Nem uma granada é capaz de destruir o Nokia 3310 [Vídeo]

32 Comentários

O saudoso Nokia 3310 é um dos modelos de telemóvel que ficou, e ainda é, conhecido pela sua robustez, ou seja, aconteça o que lhe acontecer, geralmente não se parte, mantendo-se intacto e pronto para outra. Muitos vídeos circulam com testes a essa mesma resistência deste Nokia. Contudo, o que hoje mostramos vai além do que já foi visto. Na verdade, o teste mostrado neste vídeo dá conta que nem mesmo uma granada é capaz de destruir o 3310.

Não acredita? Deixamos as imagens para relembrar como era duro de doer, o velho Nokia 3310. Depois da explosão, o trabalho é montar a capa e a bateria e está a funcionar.




Os antigos telemóveis Nokia ficaram conhecidos por serem implacáveis, resistentes e, para além disso, equipados com uma bateria super potente e duradoura. Vários são os testes que encontramos na Internet a testar exatamente a fortaleza dos telemóveis finlandeses, sobretudo aos clássicos Nokia 3310 e Nokia 3330, ambos já com 20 anos.

Mas desta vez um teste foi mais longe e pôs à prova a resistência do Nokia 3310 à potente explosão de uma granada.

 

Nokia 3310 continua a funcionar após explosão de granada

Um recente vídeo, publicado no início do mês de fevereiro de 2020 no YouTube pelo canal OddlyTube, mostra uma perigosa experiência.

Um Nokia 3310, que ainda funcionava, foi acoplado a uma granada RGD-5 Firecracker. Esta granada é de origem russa e foi criada em 1950 com o objetivo de penetrar em armaduras. Contém uma carga explosiva de 110 gramas de TNT e produz cerca de 350 fragmentos.

Veja o vídeo e confirme a resistência do Nokia 3310 à explosão da granada:

No vídeo vemos todo o processo, desde a união do smartphone à granada, através de fita-cola, passando pela colocação do engenho num suporte de madeira, até à retirada do gatilho que provocará a explosão da granada. Após a explosão, o Nokia  separa-se em partes, capa, interior e bateria, mas não ficam destruídas, apenas desencaixaram. De seguida, é colocada novamente a bateria no telemóvel e, ao ligá-lo, este está a funcionar normalmente, pedindo para ser inserido o cartão SIM.

Posteriormente, são encaixadas as restantes peças, et voilá, o Nokia 3310 continua a funcionar como se nada tivesse acontecido. Nem mesmo a humidade da neve o afetou.

Em jeito de conclusão, façamos uma análise a quantos smartphones modernos teriam o mesmo desempenho e resistência a um teste destes. Parece-me que seriam poucos, pois com a mínima queda partem facilmente…

 

Leia também:

TOP 10: Os mais clássicos telemóveis Nokia

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de r41m31
    r41m31

    Muito após o desaparecimento da humanidade, da erosão levar todos os vestígios da nossa existência como as pirâmides e a esfinge, no meio da areia e pó, saberão que ali existiu vida provado pelo único artefacto ainda inteiro… o nokia 3310. 😀

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Tenho de apagar as mensagens que ainda lá tenho, senão será violação de privacidade da parte dos aliens quando encontrarem o meu 3310 daqui a 400 milhões de anos.

    2. Avatar de BA
      BA

      e ainda com 3 traços de bateria!

  2. Avatar de ze
    ze

    “granada”
    mais parece uma bombinha de carnaval. desconfio que nem a unha partia se ele deixasse la a mao

    1. Avatar de ze
      ze

      nem o plastico partiu ou rachou…lol

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pagava por um smartphone com a grossura do 3310 mas um sensor de câmera de uma polegada e apenas 12 megapixels. Zoom óptico de 10x de possível e flash xenon

  4. Avatar de Hugo Miguel Cardoso Monteiro
    Hugo Miguel Cardoso Monteiro

    Fake – é uma granada de instrução, se fosse uma granada de pressão ou estilhaços tinha ficado um caco.

  5. Avatar de Guedes
  6. Avatar de RM
    RM

    Nokia 3310: Help, I don’t feel my legs 🙂

  7. Avatar de Woot!
    Woot!

    Isto não é o 3330? O 3310 tinha o rebordo à volta do ecrã cizento claro em vez deste azulado.

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Ia dizer que é mesmo um 3310, mas depois de uma pesquisa, não há diferença visual, apenas em algumas características de memória de contactos e WAP.

  8. Avatar de LFC
    LFC

    firecracker não é granada de verdade.
    Usaram uma imitação da granada verdadeira.
    A verdadeira é letal num raio de 3metros.

    1. Avatar de LFC
      LFC

      E a caixa de madeira ficou inteirinha… xP
      Mas que granada letal…. 😉

      1. Avatar de Íngreme
        Íngreme

        Quanto muito era uma granada de instrução. Essas “granadas” só dão um estalido e fazem algum fumo, mas não são letais. Claro que podem causar ferimentos se quem as armar não se afastar…

  9. Avatar de José Cardoso
    José Cardoso

    Uma “granada”…lol já comi petazetas com mais jarda que isso xD

    1. Avatar de Hugo Nabais
      Hugo Nabais

      Comentário top!

  10. Avatar de LFC
    LFC

    Já agora… Se esta é a capa de origem, então é um Nokia 3330 e não um Nokia 3310.
    cumps

    1. Avatar de Íngreme
      Íngreme

      Penso que a diferença entre um e outro é que o 3330 podia aceder (de forma bastante rudimentar, entenda-se) à Internet. De resto eram iguais.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Haviam várias diferenças. O 3330 tinha editor de toques, permitia sms animadas, bitmaps animados (o 3310 só permitia imagens estáticas)

        1. Avatar de falcaobranco
          falcaobranco

          O 3330 era 99,9% igual ao 3310… era pequenos pormenores que o distinguiam…

  11. Avatar de Hugo Nabais
    Hugo Nabais

    Granada?!
    LOL

  12. Avatar de Íngreme
    Íngreme

    O meu não precisou de engenho explosivo, de água ou de ir ao chão para ser destruído. Bastou ir no bolso onde estavam uns trocos e as moedas fazerem curto circuito nos contactos que, se bem se lembram, estavam à superfície na parte de baixo.. Não explodiu a bateria nem sequer aqueceu, mas este contacto acidental provocou a inutilização de qualquer coisa nos circuitos do aparelho, o que provocou o seu fim.
    Quanto ao vídeo, talvez fosse útil ter-se mencionado que a “granada” utilizada era uma granada de instrução, não letal, mas que pode ainda assim provocar ferimentos em caso de manuseamento incorrecto. Era giro em vez de terem faito a experiência com uma granada de instrução, terem-no feito com uma das outras (também conhecidas por “ananás”). De certeza que quem a accionou não a ia pôr ali e limitar-se a afastar-se um pouco…

  13. Avatar de Luis
    Luis

    Deixem de ser picuinhas malta, este vídeo não deixa de provar a resistência que aqueles telefones tinham, é só pela piada.

  14. Avatar de Valter Schulz
    Valter Schulz

    Sinceramente, tenho mais saudades do tempo em que os celulares eram simples, não pelo fator tecnológico, e sim por questão de relacionamentos pessoais, hoje o pessoal fica muito vidrado no virtual, em redes sociais, cada vez mais vorazes por likes e curtidas, se tornando cada vez mais arrogantes, e vão deixando mais de lado a convivência, humildade e generosidade com o próximo.

    1. Avatar de Ribeiro
      Ribeiro

      Christophe Galtier, treinador do Lille, é que tem razão. São a heroína da década!

  15. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Sabem o que a granada provocou ao Nokia? Cócegas… 😀 😀

    Eu tive dois… grandes maquinas mesmo…já não se fazem telemóveis desses…

  16. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    Granada de instrução, se fosse defensiva, ou mesmo ofensiva, não se aproveitava nada lol