Mouse Box: Um PC dentro de um rato

21 Comentários

No mundo da tecnologia há ideias simplesmente fantásticas! Como temos vindo a debater, o Desktop, tal como o conhecemos, deverá adaptar-se à nova realidade da computação e nesse sentido é preciso criar novos conceitos.

Foi a pensar na mobilidade que um engenheiro polaco da Nokia Networks criou o Mouse Box – Um PC dentro de um rato.

mouse_box


Imagine que na hora de arrumar o PC na mochila apenas tem de levar o rato porque este é de facto o seu computador ! Com um aspecto muito semelhante aos ratos para PC, o Mouse Box tem no seu interior componentes que fazem deste gadget um autêntico computador.

mouse-600x400

O Mouse Box tem um CPU ARM Cortex a 1,4 GHz e possui armazenamento flash de 128 GB. Vem ainda com uma interface HDMI para ser ligado ao monitor/video-projector ou TV e também duas portas USB USB 3.0. Esta mini PC pode ainda ser ligado à rede sem fios através de um módulo Wifi.

Demonstração do Mouse Box

Até ao momento não há qualquer informação sobre o preço do Mouse Box mas, segundo o mentor do projecto, o Mouse Box deverá ser muito barato e estará disponível à escala Internacional.

Via mybroadband

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O rato funciona sem uma ligação USB? No vídeo diz que só é preciso um ecrã, mas pelo que sei não é possível alimentar um dispositivo pela ligação HDMI ou o Chromecast não precisaria de ligação USB certo?
    No vídeo diz também que há a possibilidade de uma bateria opcional, mas com aquele tamanho a bateria nunca será muito grande.
    Acho que este é um daqueles projectos para demonstrar é possível fazer isto, mas não creio que venha a ter muita utilidade.

    1. Avatar de Duarte
      Duarte

      Até porque quando se ligar 2 USB, mais HDMI, vai ser bonito mexer o rato, com 3 fios a irem atrás…
      Mais valia fazerem isto numa trackball…

      1. Avatar de Valter
        Valter

        Foi o que pensei quando vi,

        1. Avatar de Fabio Pisco
          Fabio Pisco

          E podia ter carregamento por wireless 🙂

    2. Avatar de Smint
      Smint

      Boas Paulo Martins,

      O HDMI tem alimentação (Um pino +5V e o GND que passa na malha dos cabos de sinal TMDS Channel x, CEC e DDC)

      http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/HDMI_Connector_Pins.jpg

      O que quer dizer que a corrente que pode ser consumida pelo dispositivo é limitada, daí no caso do Chromecast (ou do Rasberry Pi) ser necessário alimentação exterior.

      A plataforma que aqui é utilizada, suponho que já seja de uma geração mais recente de Low-Power Electronics como o “STM32” da STMicroelectronics ou outros da TI e da Microchip.

      Quanto á bateria hoje em dia tens baterias, como por exemplo as de 3,7V 700mAh LiPo que têm 43 X 25 X 7 mm com apenas 15.0g e que podem descarregar até 20x as sua Capacidade sem problemas. (Refiro me aqui a este exemplo para não alongar muito mais o post, mas os dados podem ser facilmente confirmados online.)

      Las but not least, existem aplicações muito promissoras com esta tecnologia, mas vejo a como aqueles Wireless Presenter que são muito xpto e têm n features, mas é para quem faz apresentações diariamente.

      Cumps. 🙂

      1. Avatar de A experimentar nomes novos
        A experimentar nomes novos

        Wow obrigado, este tipo de comentários é o que se quer 😀
        Já agora há alguma informação quanto ao SO que tras?

        1. Avatar de Smint
          Smint

          Boas,

          Estive a pesquisar um pouco, mas não encontrei nada de concreto assim á primeira. Encontrei o site deles:
          http://mouse-box.com/ Mas não há referência ao SO. Parece me porêm, que dado o “CPU ARM Cortex a 1,4 GHz” e algumas imagens no site que referi acima, se tratar de SO Android. (O que faz sentido dada a portabilidade.)

          No “mybroadband” o developer diz que o carregamento sem fios e possivelmente a integração de OS Windows (suponho estariam a pensar Win 8 RTM) estariam a ser desenvolvidos.

          Continuo a achar um projeto interessante apesar de todos os comments que não é práctico e what ever.. Temos de ver que aquela equipa pegou numa ideia e a tornou realidade, faltam pormenores? Sim, daí o R&D nestes projetos ser ongoing. 🙂

    3. Avatar de JJ

      Estava a pensar no mesmo…

      Alem disso, um equipamento desses com bateria, torna o rato muito pesado, deixando de ser pratico.

      Alimentar-se por USB seria uma ideia, mas eles tinha de desenvolver um cabo duplo com USB e HDMI, para ligar ao ecrã e a uma fonte USB.

      Outro ponto, em todos os cenários apresentados como sendo util, a opção cybercafé é a menos recomendada… O café ficava sem os “ratos” em pouco tempo.
      E mesmo que só tivessem o ecrã/teclado, sendo o cliente a levar o “rato”, seria um risco muito elevado, podendo facilmente ser roubado. É que roubar um portátil dá mais nas vistas que um simples rato.

  2. Avatar de FXX
    FXX

    Se a bateria é opcional a energia vem de onde, do HDMI??

    1. Avatar de Tiago Correia
      Tiago Correia

      Veem dos cabos que ligas ao rato 😉

      1. Avatar de Freitas
        Freitas

        “veem” ?

        1. Avatar de Cromos do Cosmos

          Sim, ele avista a energia, e puxa-a.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Wireless, via mousse pad?

  3. Avatar de smonteiro
    smonteiro

    Seria mais interessante num mini teclado com rato touch. Aí sim, seria uma coisa independente.

    1. Avatar de Roberto
      Roberto

      +1 como o logitech daria também mais espaço pra componentes

    2. Avatar de Luis Silva
      Luis Silva

      Sim isso sim tb concordo, sempre se podia colocar uma bateria razoavel.

      Quem sabe alguém tenha essa ideia 🙂

    3. Avatar de Xis
      Xis

      Pois é, voltávamos ao tempo do Amiga 600 e dos Spectrum. héhé

  4. Avatar de Haadok
    Haadok

    Não é prático. Mouse (rato) são dispositivo que estragam facilmente. Comigo nem os da Microsoft ou Logitech duram muito. Normalmente o botões param de funcionar.
    Ainda o mais prático seria tudo junto em um teclado dobrável, como um antigo teclado desenvolvido para o PDA Palm Vx.

  5. Avatar de Jorge Fernandes
    Jorge Fernandes

    E vamos andar com os cabos todos atras? a ideia está bastante interessante mas nada funcional

  6. Avatar de Cesar Vieira
    Cesar Vieira

    Fala-se muito dos cabos. Mas ainda existem ratos sem ser wireless e muita gente ainda usa desses, mesmo muitos de nós certamente os usámos durante anos. É certo que depois de nos habituarmos aos wireless custa voltar aos ratos com fios, mas…