MINIX anuncia set-top-box Neo X8 e X8s com Android

55 Comentários

…e suporte para videos 4K UHD

A moda das boxes para Streaming de conteúdos parece estar na moda. Depois da AppleTV, Chromecast da Google e Roku 3,  FireTV da gigante Amazon, a Minix anunciou recentemente a sua última gama de set-top-boxs com Android, o Neo X8 e X8s.

Ambas virão já com os chipsets Amlogic e há a destacar também a possibilidade de reproduzir  vídeos 4K.

neox8s_01

Ao longo dos últimos tempos a MINIX tem ganho muita reputação no segmento das set-top-box. Recentemente a empresa disponibilizou duas novas set-top-boxs: a Neo X8 e a Neo X8s, que têm um conjunto de especificações muito interessantes.

NEO X8

O NEO X8 vem com um CPU Quad Core Cortex e uma GPU Octa Core Mali-450. Relativamente à memória, o equipamento traz 2 GB de memória RAM DDR3 e 8 GB de memória de armazenamento.

O equipamento traz como sistema operativo o Android KitKat 4.4 e uma versão modificada do XBMC.

neox8_00

NEO X8s

No caso da NEO X8s as características são muito semelhantes à NEO X8. Há no entanto a destacar os 16 GB de memória de armazenamento e o suporte total para Dolby Digital e DTS. Esta versão vem com o chip Amlogic S802-H ao contrário do NEO X8 que vem com o chip Amlogic S802.

neox8s_00

A empresa apresentou também um comando remoto que pode ser usado para controlar, via wireless, as set-top-box. O comando vem com um giroscópio, botões direccionais e também outras funcionalidades.

A empresa ainda não anunciou preços nem a disponibilidade de ambos os equipamentos.

Comentários

55

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de PahAssimTodosJáSabemOmeuNome
    PahAssimTodosJáSabemOmeuNome

    “A moda das boxes para Streaming de conteúdos parece estar na moda.” – Clever indeed 😀

    Pareceu me bastante capaz do que promete, e tem vários inputs, só o preço é que vai dar uma dor de fígado.

  2. Avatar de Raul
    Raul

    Tenho a MINIX NEO X7 há um ano e é um espetáculo de box com android 4.2 Jelly Bean.

    Próxima etapa será esta MINIX NEO X8s.

    Este equipamenmto estará disponível em Maio, segundo o fórum @MINIX no qual estou registado e que dá bastante apoio em termos de atualizações de firmware da box.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Raul queres fazer uma analise ao Neo 7..umas foto e tal 🙂

      1. Avatar de Manuel Freitas
        Manuel Freitas

        Todos os firmwares minix neo x8h estão conrropidos.
        Não me consegue arranjar um bom?
        Obrigado
        Manuel Freitas

    2. Avatar de Redin

      Em que loja nacional vai isso ser vendido em Maio?

    3. Avatar de Francisco
      Francisco

      Olá, Alguém pode me dizer se posso assistir tv neste aparelho.
      posso assistir filmes em HD? Obrigado.

  3. Avatar de Rui Marques
    Rui Marques

    Perdoem-me a iliteracia, mas estes aparelhos para que servem e o que fazem? algum link explicativo?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Rui é facil, basicamente transformam a tua TV numa smartTV e Media Center. VOu ver se arranjo video.

      1. Avatar de Tiago Santos
        Tiago Santos

        Mais que isso… Eu tenho uma smartTV e senti a necessidade de ter um rPI com o XBMC ligado a mesma de modo a usofruir de certos add ons 🙂

        1. Avatar de para Tiago Santos
          para Tiago Santos

          Como fizeste para ter uma smartTV com rPI e XBMC…Tiago?

  4. Avatar de DC
    DC

    É possível com um adaptador HDMI/RCA ligar uma coisa destas a uma televisão com alguns anos (ou seja, ainda sem HDMI)?

    Algo nesta onda: http://www.amazon.co.uk/Mini-Composite-CVBS-Converter-1080P/dp/B00BUQR6V4/ref=sr_1_1?ie=UTF8&qid=1397637473&sr=8-1&keywords=rca+hdmi+converter

    Obrigado.

    1. Avatar de Claudio Oliveira
      Claudio Oliveira

      Não vejo qual é o interesse. Antes de pensares em investir numa box destas, pensa 1º em investir num LCD, que até estão baratos.
      Just my 2 cents.

      1. Avatar de DC
        DC

        Porque de 30€ para 200€ que sejam tem tudo a ver…

        A questão é simplesmente: funciona?

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Não, esse conversor faz exactamente o contrário.

      Os conversores HDMI para RCA são muito caros, e existem muitos conversores falsos (que não fazem nada) no mercado. Cuidado!

  5. Avatar de Bruno M.

    Será que podiam fazer uma apresentação desta boxe:
    http://www.geekbuying.com/item/Tronsmart-Vega-S89-Amlogic-S802-2-0GHz-Quad-Core-Android-TV-BOX-2G-16G-Dual-Band-WIFI-2-4G-5G-Bluetooth4-0-XBMC—Black-324676.html ??

    É identica à minix, já está out, a empresa tem lançado updates.

    1. Rom Support by Finless/d33 .
    2. Cost 120USD = +/- 90€, free S/H,
    3. Tronsmart past record for solid hardware
    4. The Minix is going to be more expensive
    5. The Minix is not out yet, Vega you can have this week.
    6. SomeCoolTech gave the Vega a thumbs up review
    7. Minix ROM updates or hybrids will most likely will be developed to run on the Vega

    A minix será certamente mais cara uns bons trocos e “all in all” as specs serão identicas. Qualidade = Preço vega s89 ganha.

    1. Avatar de Bruno M.

      O link do site da tronsmart referente a esta box é este:
      http://www.tronsmart.com/Item/72

  6. Avatar de Raul Correia
    Raul Correia

    Olá Pedro Pinto, adorava fazer a análise à box MINIX NEON X7, mas nesta altura estou sem tempo e muito ocupado, pois trabalho por turnos.

    Rui Marques, como disse o Pedro estas boxes transformam a tua tv numa smartTV, Super SmartTV.

    Não sei qual é o sistema operativo do teu telemóvel, mas neste caso imagina teres o sistema operativo Android no ecrã da tua tv.

    Esta box é ligada ao lcd através da saída HDMI (1080p) imagem, e podes ligar a saída de áudio da box por cabo óptico digital(SPDIF). Agora imagina-te sentado no sofá com um telecomando IR, e outro telecomando também por IR, mas no verso com um teclado, tudo sem fios. A box tem uma antena wifi ou podes ligá-la por cabo diretamente ao router. Depois de configurares a tua conta google nesta box, tens acesso a tudo.

    Podes ligar pens ou 2 discos HD externos para veres filmes, fotos,etc… Também lê cartões de memória, também podes ligar o teu pc, router e box tudo em rede e sem fios, ou seja podes estar no teu pc e veres tudo no ecrã do teu tv, ate mesmo estares a enviar um filme do teu pc para a tv (streaming).

    Tens acesso à internet e a qualquer site, ao facebook, skype (podes ligar uma webcam à box para tirares partido do Skype), Pplware site ou aplicação para android, tens acesso a tudo desde que instales as aplicações da play store que precises. Além de tudo isto podes ver filmes online através de streaming 1080p.

    A box trás instalada uma aplicação chamada de XBMC Minix, que é uma versão do XBMC feita para a box. De qualquer maneira podes instalar outra versão do XBMC, atualmente estou a usar a versão do XBMC Gotham (Beta3).

    O XBMC é um software multi-plataforma, ou seja, dá para tudo e mais um par de botas, Windows, Mac, Linux, iOS (só com Jailbreak), Android (em dispositivos de qualidade), Apple TV, Raspberry Pi e ainda existem versões que podem ser instaladas diretamente no PC que funciona semelhante a uma box que é o XBMCbuntu e o Openelec.

    http://wiki.xbmc.org/index.php?title=Main_Page

    http://www.aminhacasadigital.com/2013/05/tutorial-xbmc-para-macaricos.html

    Com este software (XBMC), instalado nesta box (MINIX), e desde que depois instales os addons certos, podes fazer tudo através dele, ver filmes online(streaming com legendas), ver filmes através do teu disco externo, ver fotos, ouvir música, etc… É uma total biblioteca de audio, video, fotos… E tudo com uma qualidade de imagem e som soberba. Alta definição 1080p (1920×1080) através da box e do XBMC. Com este software instalado na box, e se instalares um addon chamado de (fightnight) tens aceso a quase todos os canais de tv por cabo distribuídos em Portugal, para além do acesso a todos os canais da SPORT.TV 1, SPORT.TV 2, SPORT.TV 3 e SPORT.TV LIVE, Benfica TV, Correio da Manhã TV, ETC… e TUDO GRÁTIS. Tenho um telemóvel com Android e tenho o XBMC instalado no mesmo. Esta box MINIX NEO X7 que tenho juntamente com o software XBMC funcionam muito bem e é um espetáculo, fiquei viciado.

    Deixo aqui um link com um “cheirinho da box em funcionamento, algumas das muitas funções da box. Não vais querer outra coisa.

    https://www.youtube.com/watch?v=0_-3KJhh9uI&feature=youtu.be

    Cumprimentos a todos,

    Raul

    1. Avatar de Rita T.
      Rita T.

      Olá Raul,
      Gostaria de tirar uma duvida contigo.
      Encomendei agora uma box minix neo x8h plus, já tenho o xbmc no telemovel com o figthnight…mas esta desctualidado e já não consigo ver os canais. tentei actualizar atrazes de uam actulizacão “xbmx tools” e nada quando vou actualizar diz que o meu dispositivo não encontra, ou não tem ROOT. também te aconteceu? conseguiste actualizar?

      Não sei ter acesso ao root no telemovel sei que se tem de fazer um tipo de um jailbreak para android.mas tenho medo de fazer mal e ficar sem tele :S.

      Na box nova x8h plus, tambem me vai acontecer isso??

      Tou mesmo a precisar de ajuda.

      Já agora conheces outro add-on com canais portugueses como alternativa?

      Obrigado

      1. Avatar de Miguel Roque
        Miguel Roque

        Ola, também estou com o mesmo problema, o fightnight não está a funcionar bem, também tenho no telemóvel e na box que é a neo x8h e nos dois casos o erro é igual e nenhum link arranca, se alguem souber outro add on agradecia imenso.

        Cumprimentos a todos e obrigado.

      2. Avatar de Raul
        Raul

        Olá Rita e Miguel Roque

        Adquiriste uma excelente box, esse é o novo modelo da MINIX, mais recente que a minha X8H.
        Para o (XBMC)agora KODI funcionar como deve ser e continuares a ver os canais da tv portuguesa com o fightnight, o (librtmp) do repositório fightnight tem que ser atualizado e como dizes e muito bem o mesmo é atualizado através do addon “XBMC TOOLS”, só que para o conseguires atualizar tens que ter privilégios de administrador no telemóvel e para isso é necessário fazeres root ao telemóvel. Eu tenho o meu tele com ROOT e por isso não tenho esse problema, consigo atualizar.
        Na tua nova box minix X8H PLUS, o mesmo irá acontecer. Eu não fiz root à minha box porque ainda está na garantia e cada vez que sai um novo update de firmware para a box o ROOT é retirado, ou seja teria que voltar a fazer root. Apesar de ser bastante fácil fazer root à box. No forum da MINIX está lá tudo explicado e as ferramentas.

        Se não quiseres fazer root ao telemóvel e à box, aconselho-te a efetuares o registo no Fórum de “aminhacasadigital”, porque lá existem várias versões do XBMC/KODI para android,ios e para as boxes MINIX, versões com a atualização do (librtmp) do fightnight atualizada, pois eles vão fazendo versões atualizadas para quem não tem root.

        Existe outro addon para veres os canais portugueses, o addon chama-se “PHOENIX” e para o instalares tens que ter o “fusion” repositório instalado no xbmc. Para o instalares abres o xbmc,sistema,gestor de ficheiros, adicionar fonte,introduzes esta localização:

        http://fusion.xbmchub.com

        Em baixo escreves só FUSION para depois encontrares a “pasta” e validas no fim.Depois vais a sistema,definições, add-ons, instalar a partir do ficheiro zip,na janela lateral clicas em FUSION e escolhes “START HERE”, depois clicas em “PLUGIN.PROGRAM.ADDONINSTALLER-1.2.0.ZIP e esperas um pouco que o mesmo instale. Depois vais a programas e clicas em cima de um que diz “ADDON INSTALLER” lá dentro clicas em featured addons e dentro tens vários addons que se quiseres podes instalar. Para veres os canais da tv portuguesa é o PHOENIX, clicas e instalas,
        depois tens lá outros para filmes em streaming como o MOVIE25, ou ICEFILMS. Depois de tudo instalado, vais a vídeos, addons, entras no PHOENIX e lá dentro tens um que diz “CRUZADOR88, entras e escolhes “INERNATIONAL CHANNELS”,e é só procurares PORTUGAL e entrar. Tens acesso a todos os canais portugueses e se quiseres também tens “n” canais de outros países. Isto parece complicado mas é muito fácil a instalação.

        Eu tenho instalado o KODI no meu laptop com Windows 8.1 e os canais da TVPORTUGUESA FIGHTNIGHT funcionam na perfeição porque no pc consegues atualizar a librtmp do fightnight com o XBMC TOOLS desde que abras o XBMC/KODI (executar como administrador).

        No meu tele funciona bem porque tenho ROOT e na minha Box MINIX X8H apesar de ainda não ter feito root à box porque não quero, os canais funcionam todos bem porque “saco” as versões do XBMC/KODI com a librtmp atualizada.

        Estou “farto” de instalar o XBMC/KODI nos pc`s e nos telemóveis dos meus amigos (android), mas também tem acontecido que mesmo com a última versão do XBMC/KODI atualizados quem tem ROUTER`s dos operadores MEO ou ZON, por enquanto na Vodafone isto não acontece, eu tenho vodafone fibra. Há cerca de 2 meses os operadores de televisão foram judicialmente informados para bloquearem os acessos aos canais da SPORTV através de aplicações como é o caso do XBMC/KODI e outras, por isso é que a maior parte das pessoas deixou de conseguir ver os canais portugueses no xbmc, principalmente a SPORTV, não consegues ter acesso a nenhum servidor, está tudo em baixo. Só que há uma pequena artimanha para tudo voltar a funcionar, e é o que tenho feito, basta alterares os DNS ENDEREÇOS IPV4 para os da GOOGLE por exemplo e tudo volta a funcionar, ou seja deixas de usar os da operadora e usas os DNS da GOOGLE, et voilá, todos os canais funcionam.

        O texto já vai longo e espero ter ajudado.

        Cumprimentos,

        Raul

        1. Avatar de Miguel Roque
          Miguel Roque

          Bons dias. Acho que percebi, é perfeito acordar com uma resposta mais completa do que já tinha sonhado.. Vou estar atento à minha casa digital mas vou também instalar esse add on que falaste porque parece ser muito fixe. Da minha casa digital tenho quase todos instalados. Agora vou já tratar disto e depois deixo um feedback.

          Muito muito obrigado.

        2. Avatar de Rita T.
          Rita T.

          Boa tarde Raul,
          Obrigado pelo tempo que dedicas te a escrever a resposta.
          não sei se percebi tudo tenho de ler com mais calma.tenho tido pouco tempo..

          Encontrei uma alternativa
          Cliente PVR-
          estou a usar uma lista m3u URL
          htt://goo.gl/aOLLyX

          por enquanto funciona bem.
          Vamos ver quanto tempo dura.
          tenho estado a explorar está parte da tv é muito bom! valeu a pena está semana perdida a pesquisar tudo o que podia em fóruns.
          mais uma vez Obrigado. 😉

    1. Avatar de Bruno M.

      Mencionei alguma coisa que não está de acordo com as regras do site nos meus 2 posts anteriores? O comentário ainda não foi aprovado.

      Obrigada.

  7. Avatar de para os Tiagos Santos
    para os Tiagos Santos

    Já agora…aproveito para perguntar…o que é isso dos rPI’s?

    1. Avatar de Joao Campos
      Joao Campos

      http://www.raspberrypi.org/ É um mini-computador.

  8. Avatar de Tiroliro
    Tiroliro

    Era porreiro era um comparativo entre os vários dispositivos (Apple TV, Chromecast, Roku, e outras chinesices que por aí andam). Ando há tempos para comprar uma coisa destas e ainda não me dicidi por qual.

  9. Avatar de tony
    tony

    ligo isto ao meu pc que tem um disco com muitos filmes depois emito para a televisão que tem wireless é assim?

    porque se não for é mais um disco multimedia

  10. Avatar de Hugo Cardoso
    Hugo Cardoso

    Tony não..

    Pegando na tua pergunta, isto ligado na tua tv permite, via wireless, acederes ao teu pc onde tens um disco com muitos filmes 🙂

    Mas esta é só uma das inúmeras funcionalidades 😉

    1. Avatar de tony
      tony

      não é a mesma coisa pois neste momento faço com um filme com algo que corre na internet no youtube no PC no portátil no tablet e digo projetar na televisão e já está simples e procuro algo deste género pois o que tenho só funciona em Windows 7

  11. Avatar de H1berto
    H1berto

    Estes miniX são bastante potentes, quanto ao preço não sei, mas mandei vir do “coisas” um mini pc android por 69,99€, que demorou quase 3 semanas a chegar (à Madeira), tendo parado na alfândega em Lisboa (8/9 dias)e mais um ou dois dias na do Funchal, mas não paguei nada!Este agira custa 59,99, é um quad-core com 2 gb de ram e 8gb de armazenamento e corre o xbmc muito bem;)
    Investir 700€ oou mais numa smartTV que, por muito boa, terá no máximo dual core é desperdício (a meu ver).
    Isto será o próximo “boom”, na minha opinião!
    Cumps

  12. Avatar de Estafeta
    Estafeta

    Boas, queria arranjar um mini computador com arquitectura x86 que tivesse um consumo muito baixo (tipo uns 8W a 10W).

    Alguma sugestão?

  13. Avatar de Filipe Viola
    Filipe Viola

    tenho uma Neo X7 mini há alguns meses e só tenho boas coisas a dizer deste equipamento; preço adequado, performance muito boa e muito facil de ligar a diversos equipamentos.
    Utilizo-a juntamente com um teclado logitech K400 e uso essencialmente para consultar as app’s de tecnologia (tal como PPLware) e para ver videos em Mkv.
    A minha última adição a este equipamento foi um receptor bluetooth para poder ligar qualquer tipo de headphones e torna-los bluetooth visto que o minix suporta esta conexão.

  14. Avatar de Maria
    Maria

    Parece optimo mas pedia ajuda… Onde encontro à venda e por que preços aproximadamente?

  15. Avatar de KáKá
    KáKá

    Tenho o Xbmc intalado no meu tablet e não me aparece nada, como faço para ver filmes ou tv, que tenho que fazer que não estou a fazer? Agradecia que me ajudassem.

  16. Avatar de Popes
    Popes

    Tenho uma pen 4g da Vodafone. Consigo ligar directamente ao Neo X7 mini ou tenho de comprar algum adaptador?
    Obrigado

  17. Avatar de Tiago Moreira
    Tiago Moreira

    Boas,
    Não sei se alguém me poderá esclarecer a minha dúvida. Pelo que percebi a diferença entre o X8 e o X8-H é no armazenamento e na Digital Output (DTS??). A minha dúvida é, neste momento tenho um RPI ligado ao Home Cinema por HDMI e ele faz o passthrough do audio para o HC sem problemas. Se eu optar por comprar um X8, ele vai fazer o mesmo ou terei que adquirir um X8-H?

    Thanks.

  18. Avatar de INOX
    INOX

    UPDATE 26/05/2014

    http://www.minix.com.hk//downfile/2014052619071941571.jpg

    he NEO X8-H will be released on Wednesday 4th June, whilst the NEO X8 will be available the following week, Wednesday 11th June. Official presales shall commence this Wednesday 28th May. Please visit our website for full list of MINIX Authorized Resellers: (http://www.minix.com.hk/AboutUs/Wheretobuy.html)

    Recommended Retail Price:

    NEO X8-H = US$149.00 | €124.90| £104.90
    NEO X8 = US$129.00 | €109.90| £89.90
    NEO M1 = US$24.90 | €24.90| £19.90 (when sold separately)

  19. Avatar de anderson
    anderson

    MINHA TV NÃO É SMART E NÃO TEM ENTRADA USB,SÓ TEM ENTRADA HDMI,SÉRA QUE CONSIGO CONECTAR ESSE APARELHO EM MINHA TV? OBRIGADO

  20. Avatar de Lino Ferreira
    Lino Ferreira

    Este brinquedo dá para jogar os jogos da playstore?

  21. Avatar de Lino Ferreira
    Lino Ferreira

    Já agora, dá para fazer root?

      1. Avatar de Miguel Roque
        Miguel Roque

        Boas,
        Tenho uma minix x8-h e funciona perfeitamente so que em relacao a isso dos jogos nenhum que tenha instalado funcionou, alguem me consegue explicar porque?
        E em relacao a novas roms alguem me sabe indicar o link para download?
        Cumps

  22. Avatar de João
    João

    Mas isto não faz basicamente o mesmo que um cabo MHL/HDMI ligado entre o smatphone/tablet (com as apps e xbmc instadadas) e a tv? É que a diferença de preço é enorme..

  23. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Boa noite,

    Gostava de saber se é possível fazer updates dos SO android nos diferentes equipamentos, como por exemplo quem tem o minix x7 com jelly bean 4.2 fazer o udpate para o kitkat 4.4.

    obrigado

  24. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Boa tarde,

    Muito obrigado Artur, assim já fico mais descansado para comprar o x7, pois um amigo meu tinhas dito que cada equipamento tinha o seu sistema operativo específico e que não dava para alterar.

    Abraço.

  25. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Peço desculpa Raul pelo equívoco no nome.
    Mais uma vez obrigado.

  26. Avatar de Pedro Martins
    Pedro Martins

    Peço desculpa Raul pelo equívoco no nome.
    Mais uma vez obrigado.

  27. Avatar de João
    João

    E um teclado wireless mini para poder basicamente ver streamings vídeo confortavelmente no sofá? Alguém me pode sugerir um?

  28. Avatar de Pedro Costa
    Pedro Costa

    Boa tarde amigos.

    Estou a pensar adquirir um MiniX Neo-X6 Set-top-Box Android. Tenho uma Smart Tv e gostaria de saber se para além das inúmeras funcionalidades, conseguiria ver canais por cabo ou ir buscar os canais a algum lado.
    Obrigado

  29. Avatar de Ricardo Santana
    Ricardo Santana

    Alguém me sabe dizer se com o Minix U1 funciona um disco NAS? Posso liga-lo em rede? Como só tem uma porta de ethernet tenho medo de só servir para aceso à NET e não à rede local. Além disso vejo sempre referência de ligação de discos por Usb e nunca por cabo ethernet.
    Obrigado