Manual da LG escapou para a Internet: é do novo Nexus!

74 Comentários

A chegada do novo smartphone Nexus está iminente! Já há algum tempo que vêm a ser suportados rumores de que o novo Nexus, o eventual Nexus 5, será anunciado já este mês e espera-se que, mais uma vez, seja um equipamento de topo a um preço impressionante.

Não há dúvidas de que será a LG a produzi-lo novamente e já surgiram rumores que poderia ser o modelo D820 ou D821, que caíram por terra, mas que agora se levantam com toda a certeza! Um documento interno da LG surgiu com provas claras acerca do próximo Nexus!

nexus5_0


Trata-se de um manual de serviço interno de 281 páginas, com instruções e detalhes técnicos (mesmo muito técnicos!!) acerca do LG-D821. Desde especificações técnicas de componentes, valores de tabela, fluxogramas, todos os circuitos existentes nos PCBs, pinouts, etc, o documento revela também algumas fotos claras do chassis e de pormenores visuais que até já eram conhecidos.

nexus5_1_560

Concretamente, a partir do manual, sabe-se que o equipamento Nexus terá:

  • Ecrã de 4.95″ (ou 5″) de resolução 1920×1080 píxeis (IPS TFT)
  • SoC Qualcomm Snapdragon 800 MSM8974 quad-core @ 2.3GHz
  • Memória RAM de 2GB
  • Memória interna de 32GB
  • Bateria de 2300mAh de capacidade
  • Câmaras de 8MP e 1.3MP
  • Luz de notificação, carregamento sem fios, NFC, LTE

Outros detalhes poderão ser visualizados no documento integral.

LG D821

O sistema operativo nele incluído será, obviamente, o novo Android 4.4 KitKat, que deverá ser apresentado no mesmo evento. Tudo aponta que esse evento esteja, internamente, agendado para 14 de Outubro, já daqui a uma semana, e espera-se que seja anunciado oficialmente a qualquer momento. [via AndroidPolice]

Que impacto terá um dispositivo deste “calibre” a um preço mediano? Será que desta vez o um smartphone Nexus chegará a mais países?

Comentários

74

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Stiffmeister
    Stiffmeister

    GRANDE MÁQUINA!!!!!!!

    1. Avatar de António
      António

      Tens razão mas que coisa mais feia meu deus! eles não arranjam um design de jeito?

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Ugly as f….

          Como é possível?

  2. Avatar de Marco Pinheiro

    Continua-me a custar deixar passar máquinas destas a estes preços simplesmente porque não lêem cartões de memória, why google, why…

    1. Avatar de Dwz
      Dwz

      Ya, porque precisas mais que 32gb.

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        Why not ? Tenho 4GB internos e um cartão de 32GB e só tenho espaço livre porque não gosto de ter os suportes completamente cheios, porque música que gosto de ouvir falta lá de certeza.

      2. Avatar de António Pereira
        António Pereira

        Ya, porque estar limitado de espaço é uma coisa boa.

        Espaço é daquelas coisas que mais nunca é demais, além de que ter uma entrada para cartões nunca pode ser vista como algo negativo … não ter pode sim ser visto dessa forma.

      3. Avatar de PedroM.
        PedroM.

        Quando o telemovel avaria sempre podemos tirar o cartão que tenha dados mais sensiveis, claro que podemos ter noutros sitios guardado, mas dá sempre jeito um ranhura para o SD.

      4. Avatar de Telmo M.
        Telmo M.

        Eu preciso! Espaço é daquelas coisas que nunca é demais

        1. Avatar de FDAD
          FDAD

          O meu GS3 tem um de 64GB e já tem 40 ocupados.. desde fotos.. videos de familia, jogos, filmes, musica…

          1. Avatar de Marco Pinheiro

            finalmente alguem capaz de perceber o meu ponto de vista!

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        Li o título e ocorreu-me logo isso (coincidência). Realmente faz sentido… mas não em portugal, mas se as velocidades e os consumos fossem decentes não me importava nada de aderir a isso, se bem que ter que ouvir música em streaming no telemóvel me é um pouco estranho, mas é só por falta de hábito.

    2. Avatar de Profect
      Profect

      32gb mais 15Gb do Google drive.. mais opção para ligares a uma pen usb/disco externo.. queres mais? porraaaaaaa….. nem a NASA :p

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        Vives em que país? No que eu vivo não tenho internet no telemóvel com tráfegos decentes a preços decentes. Eu vivo em portugal, tu vives onde? 🙂

        E ligar uma pen ou disco tambem é muito lindo, mas é num escritório porque não vou andar com um apêndice pendurado no telemóvel para ir ouvir música.

        1. Avatar de Profect
          Profect

          Meu caro vivo em portugal, apenas tenho 150Mb por mês mas tenho uma coisa que é Fon_Zon_Free_Internet, como também existe o PT_WIFI.. se apanho sempre? quase sempre 80% das vezes que preciso e não estou num cafe/casa/empresa..

          Desculpa mas tu precisas de ter 32Gb de musica para o teu dia-a-dia? Tu deves ser DJ.. Mas para isso meu caro aconselho te a comprares isto..

          http://www.kingston.com/us/usb/wireless#wid

          quer dizer isto se 32Gb + 128Gb de musica te chega para ouvir durante o dia.. se não chegar.. meu caro DJ concordo plenamente contigo.. que m#### de smartphone.. xD

        2. Avatar de Profect
          Profect

          ouuu tens esta solução também e já te da para ouvir mais do que 32Gb + 128Gb de musica por dia..

          http://www.amazon.co.uk/EasyAcc-Portable-Wireless-External-Anywhere/dp/B00CSFCYFY/ref=sr_1_299?s=electronics&ie=UTF8&qid=1381151572&sr=1-299&keywords=wi+drive

          esta coisa a quem chamam de tecnologia.. é mesmo fantástica 🙂

          1. Avatar de Marco Pinheiro

            Não tenho que ter 32GB de música, mas com meia dúzia de jogos DECENTES, já foram 7GB cos cães. Que leve mais 15GB de música (que me parece razoável para não ouvir as mesmas músicas dia sim dia não) fico com 10GB (supostamente, porque os cartões de 32GB têm na realidade cerca de 28Gb), mais umas quantas fotos e estou sem espaço no cartão.

            Discos wifi? Não obrigado, não vou andar com um apêndice ainda maior no bolso, ainda por cima sendo discos mecânicos (porque os SSD, dados os preços, estão completamente fora de questão).

            Continuando, não sou dj nem nada parecido, simplesmente não gosto de ouvir a mesma música durante muito tempo. E não sei porquê tanta defesa da tua parte, é um bom telemóvel, sem dúvida, mas perde muitos pontos por não levar cartões de memória, ponto final. Porquê? Porque prefiro pagar UMA VEZ os 32GB e levá-lo para os meus próximos telemóveis do que andar a pagar 32GB de cada vez que compro um novo.

            Outra coisa, com 150MB/mês, achas que consegues trabalhar na cloud? tu deves é ser doido, desculpa lá.

        3. Avatar de Quim
          Quim

          Acho que precisas é de um MP3 e não de um smartphone lol

          1. Avatar de Marco Pinheiro

            E volto atrás no tempo? Ao tempo em que se tinha um dumbphone que basicamente só mandava mensagens e fazia chamadas, uma câmara fotográfica para tirar fotografias, um GPS para o caso de precisar de indicações e ainda o tal leitor de mp3 para ouvir música.

            Estão a defender com unhas e dentes uma coisa mínima, custava assim tanto incorporar um leitor de cartões microSD? Até parece que vos fazia comichão se lá estivesse. Mais interessante, vai-se a ver e vocês nem sequer estão interessados no telemóvel, só estão aqui para armar barulho, lol.

        4. Avatar de Profect
          Profect

          Meu caro.. não se pode agradar a todos.. tens que entender neste caso é que 32Gb hoje em dia já é muito bom.. se no teu caso não serve opa, tens que arranjar outras soluções que te completem..

          E não me leves a mal a “a minha defesa” foi só uma resposta ao teu ironismo, em relação ao meu país que curiosamente é mesmo que o teu xD

          Se tanto um disco Wifi como um leitor usb/memory card não te dá.. tens que ver outras soluções para ti..

          Em relação ao meu trafego.. eu tenho tarefas as quais estão controladas, isto é.. se eu tiver 3g ligado.. não actualiza app’s, não actualiza mails automaticamente.. nem outro tipo de notificações a não ser a meu pedido.. e não instalo aplicações ou ando no youtube.. obviamente.

          chega-me perfeitamente para quando tenho que visualizar algum mail especifico.. um site de vez em quando.. ir buscar alguma coisa ao GDrive.. mas coisas “leves”.. para o que eu necessito chega-me perfeitamente.. o resto como te já disse.. com o FON_ZON fico satisfeito..

          Agora é assim.. eu falo no meu caso.. vivo numa cidade, em que normalmente onde ando tenho wifi.. não conheço a tua situação nesse sentido.. e sei que ha zonas em portugal que parece que ainda funciona a carvão..

          Apenas te tentei arranjar soluções.. não me leves a mal.. se mesmo assim não te servem, não posso ajudar mais..

          1. Avatar de Marco Pinheiro

            Não foi esse o tom que me pareceu.
            Seja como for, sim, são soluções, mas acho que não são viáveis… ninguem vai andar com um disco de 2.5″ no bolso só “porque sim”, não é? é bom para escritório, mas aí uso cabos USB-OTG (aka USB-host) sem problemas nenhuns.

            Voltando ao início, que tenho que arranjar outras soluções sei-o eu. O meu primeiro comentário foi a dizer que tinha pena de não ter leitor de cartões, não foi a dizer que o telemóvel era um monte de esterco. O telemóvel é excelente, o preço ainda melhor é, simplesmente é para mim uma falha que a google facilmente arranjava. E sim, 32GB é muito bom e para muita gente é mais que muito, no meu caso e neste momento é razoável, há uns anos achava razoável 16GB… quem sabe se para o ano não acho que o adequado serão 64GB, né? Se tiver cartões de memória, é um instante para “tratar da ferida”, se não tiver… não vou deitar o telemóvel fora.

            Mas para concluir, diz-me: fazia-te confusão o telemóvel ter slot para cartões de memória?

          2. Avatar de Profect
            Profect

            @Marco Pinheiro

            A curto prazo não me faria diferença no telemóvel..

            Mas tens que reparar numa coisa e o melhor exemplo que tens é o Nexus 7 2012.. a google baseia-se em equipamentos de parceiros.. em que estes são grandes equipamentos.. agora a Google ao implementar os Nexus, corta em certos sítios.. em que um desses é o slot para cartões.. e quem diz cartões diz outros “extras”. isto para dizer que EU prefiro pagar pouco por um equipamento Nexus como são do que mais por ter cartão de memoria entendes? tipo acho que não é um “bem primário” num smartphone, partindo do principio que no meu caso tenho soluções grátis que me ajudam a substituir..

            agora se não me pusesse o tlm lento ao longo do tempo, e se fosse ao mesmo preço, claro que não me importava de ter..

            eu dei te o exemplo do disco externo, mas nunca te daria se soubesse que era para ouvir musica em andamento xD agora a wi drive não penses que é muito grande.. aquilo metes no bolso de dentro do casaco e não mexes mais xD ate aposto que te vais esquecer que o tens lá xD opa agora é o que te disse em cima..

            na minha opinião não é um bem “essencial” hoje em dia..

        5. Avatar de Cruz
          Cruz

          Sabes que os smarthphones podem se ligar a redes wireless ?

    3. Avatar de navega
      navega

      o nosso mercado nao tem tarifarios de jeito, mas noutros paises tens a cloud que resolve isso de forma mais eficaz, e tens o google play para a musica… para alem de que as velocidades do cartao sd atrasam o sistema operativo…

      so é pena ainda termos este tipo de tarifarios… as operadoras teem que se mentalizar que o futuro das comunicacoes por texto e voz, passa pela internet…

      1. Avatar de Marco Pinheiro

        Nem mais, se tivesse tráfego ilimitado no telemóvel (e obviamente pelos 7.5€/mês que gasto actualmente pela “extravaganza” com net) não me importava. Pagar mais? não obrigado, prefiro manter-me “à antiga” e usar as memórias locais.

    4. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Já somos dois!

  3. Avatar de Ricardo Ferreira
    Ricardo Ferreira

    Grande máquina sem dúvida nenhuma, mas peca, na minha opinião, no design… Esperava mais da Google neste aspecto. Mas trata-se apenas de uma opinião e já lá diz o ditado “gostos não se discutem” 😉

    Abraço

    1. Avatar de António
      António

      But the specs!

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Esta máquina é normal que não tenha suporte para cartões de memória e mesmo a bateria poderia ser melhor, isto porque a google não quer chatear os parceiros.

    No entanto a gama Nexus sempre foi assim, é um equipamento para apresentar o Android “as massas” e como tal tem que ser Low Cost, mas com Specs de High Cost.

    O Lg Nexus 4 chegou a estar a vendas na Playsotre Europeia a 199€ em vários paises Inglaterra, França, Alemanha, Espanha.

    Acredito que este equipamento mais uma vez vai sair na América a volta dos 250€ ou menos.

    Vai ser um equipamento que mais uma vez vai ser o melhor em relação preço/qualidade do mercado.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Esquecim-me de referir que este equipamento tem o melhor processador da qualcomm, e conta com um GPU 2x mais rapido do que vem incluido no novos Nexus 7 FHD.

      Por isso se acham que o novo Nexus 7 é rapido, este deve ser SuperMega Rápido 😀

      1. Avatar de Android 4.4 KitKat
        Android 4.4 KitKat

        Já o Nexus 4 é mais rápido que o Nexus 7, por isso “no news for me”.

    2. Avatar de Kekes
      Kekes

      Não desce dos 350e na minha opinião.

    3. Avatar de António
      António

      Preço/specs… Preço/qualidade sem se quer pegar nele ou o ver a funcionar ao vivo…

    4. Avatar de Profect
      Profect

      Para não falar que quase que aposto que o Android 4.4 vão partir tudo xD

    5. Avatar de Hélder Ferreira

      O Nexus 5 em principio custará 350€ na versão 16GB e 400€ na versão 32GB.
      Desde o inicio que se sabia que iria custar um pouco mais caro que o Nexus 4, mas que rondaria perto do anterior.

      1. Avatar de Profect
        Profect

        A ultima vez que vi o o Nexus 4 numa loja acho que estava a 370 a versão de 8Gb.. e 400 e tal a de 16Gb.. só se estou em erro..

        se fosse 350 a versão de 16gb era mesmo qualquer coisa de fantastico 🙂

  5. Avatar de Marco Sousa
    Marco Sousa

    Tem pouca capacidade a bateria, mas vou a comprar-lo.

    Dificilmente sairá no dia 14, já deveriam ter enviado os convites.

    Deverá sair no final do mes dia 30/31.

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      O Nexus 5 deverá ser apresentado no dia 14 de Outubro e será disponibilizado para o mercado na última semana deste mês.
      Muito raramente os equipamentos são disponibilizados para o mercado logo no dia de apresentação.

  6. Avatar de joao costa
    joao costa

    realmente com 2300mha de bateria ou arranjaram um sistema fantastico de poupança ou vai ser muito pouco

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Atenção que o processador que virá no Nexus 5 é de baixo consumo tal como a RAM, que segundo o suposto manual, serão módulos da Hynix, que são conhecidos por serem de baixo consumo.

  7. Avatar de santos
    santos

    Comprando nos EUA, uma vez que, sairá bem mais barato…funciona em PT?

    1. Avatar de anónimo
      anónimo

      Funciona sim.

  8. Avatar de jester
    jester

    “escapou”

    1. Avatar de Hugo Cura

      Eu diria que o nível de detalhe existente no documento é assustador, no que diz respeito aos procedimentos, concepção, implementação, design, análise etc.

  9. Avatar de Nuno Santos
    Nuno Santos

    Nunca se leu tanto um manual de instruções como este, que ainda nem saiu o equipamento.
    Mas promete…

  10. Avatar de Carlos
    Carlos

    LG?

    Mas a Google não tinha gasto uma pipa de massa a comprar um fabricante de telemóveis moribundo? Não era para passar a ser esse fabricante moribundo a fabricar os telemóveis da Google e com isso deixar de ser moribundo?

    1. Avatar de Profect
      Profect

      por alguma coisa não usa.. burros não são..

      motivos? desconheço..

      1. Avatar de António Gonçalves
        António Gonçalves

        Acesso à tecnologia já desenvolvida pela blackberry quiçá?

        1. Avatar de Profect
          Profect

          Patentes? também pode ser..

    2. Avatar de João Simões

      Uma das condições da aquisição da Google sobre a Motorola consistia em não beneficiar a mesma durante alguns anos (se bem me recordo), ou seja, a Motorola durante esse tempo seria tratada como qualquer outra empresa de telemóveis, algo que tem vindo a acontecer. Isto tudo para não concorrer contra as empresas que utilizam o seu sistema operativo (não causando assim tanta entropia ao crescimento da quota de mercado).

      Este ano foi lançado o Moto X que, apesar de não ser um topo em especificações, é o primeiro telemóvel lançado onde a Google colocou as mãos e isso nota-se. É extremamente fluido e tem funcionalidades que mais nenhum outro smartphone oferece. Estamos a chegar ao fim do período do acordo, e prevejo que no próximo ano a Motorola (Google) irá atacar em força. Admito que sou grande apreciador de dispositivos Motorola (e Nokia, pena não serem Android).

      Como nota, as únicas pessoas que sabem as reais razões da aquisição da Motorola são os donos da Google mas, pelo menos uma das razões já esclarecidas, são as questões de branding. Todos sabem quem é a Google, mas não a conhecem como produtora de dispositivos móveis e como tal, a utilização do sobrenome Motorola em telemóveis Google facilita imenso penetração de mercado. Toda a gente sabem quem é a Motorola e a sua qualidade em dispositivos móveis.

    3. Avatar de luislelis

      Chama-se a isso acordos comerciais em que sai muito caro quebrar o acordo.
      Ja agora uma pergunta.
      Nao existem planos de Internet ilimitada em portugal e de preferência sem contrato?
      Estou interessado num plano mas nao consigo encontrar nada na net.
      Obrigado antecipadamente e,
      Aquele abraco

    4. Avatar de António
      António

      Meu amigo não sei se é esse o caso mas não pense que as coisas se fazem de um dia para o outro. As fabricas tem de ser montadas e desenhadas para receber produtos novos.
      Só para lhe dar um exemplo do caso da apple. O A7 acabou de ser lançado e já ha fabricas a preparar-se para o A8 e o A9. Estes já estão ha 3 anos a preparar outra empresa de semi-condutores para abandonar as fabricas da samsung. Produzir em massa e com qualidade requer anos de preparação.
      Possivelmente o Nexus 6 ou no maximo o nexus 7 já seja feito pela motorola. Até lá há que manter parceiros até porque são assinados contractos de fornecimento com varios anos de antecedência pois não fica barato renovar fabricas para produzir algo. é por esta razão que vemos chips antigos a serem introduzidos em outros produtos pois os contractos també´rm não são só de um ano apesar de todos os anos sairem chips diferentes.

  11. Avatar de Jarda do Demónio
    Jarda do Demónio

    Algo que ainda ninguem comentou….
    Mas…
    Será que o FM Radio virá mesmo no Nexus?
    E que nas versoes anteriores nao tinha…

    1. Avatar de Telmo M.
      Telmo M.

      Uma característica à qual também dou valor!

    2. Avatar de Hélder Ferreira

      Bem, em base do manual, sim terá.
      Agora vamos lá saber se o sistema terá aplicação para isso ou não.

  12. Avatar de mário
    mário

    Eu até puxava o manual para ler mas isto de ter de estar registado num qualquer site para o fazer é uma treta

    1. Avatar de jm
      jm

      se carregares na seta de download por baixo da imagem do manual, não precisa de registar nada.

  13. Avatar de Ze
    Ze

    Nunca se falou tanto de maquinas que ainda não saíram como agora.
    Nokia, Apple, SAmsung, LG….Alguns modelos aparecem no café, outros o CEO esta a telefonar com fotógrafos ao lado XD, aparecem fotos e documentos na net.

    Eu adoro tecnologia e ainda bem que a competitividade.
    Mas não estamos paranoicos e a pagar balúrdios por Smartphones?

    1. Avatar de Profect
      Profect

      Eu só espero é que chegue rápido a Portugal..

      para derramar líquidos em cima do meu actual 🙂

  14. Avatar de K
    K

    Estava à beira de vender o S3 pelo nexus4, vou aguardar mais um pouco. E como estou à espera de que portugal fique outra vez de fora destes assuntos, escolher em que país o comprar…

    Alias, tenho um amigo que me quer dar um iphone 4 8Gb + 150€ OU 300€ pelo meu S3. Eu estava a pensar ir para o Nexus por isso estava a pensar ficar com o iphone + € (só para não ficar sem telemóvel), comprar o nexus quando ele sair e despachar o iphone nessa altura. Qual a vossa opinião?

    1. Avatar de Francisco Machado
      Francisco Machado

      A minha opinião é que quando chegar a altura de comprares o nexus já não vais querer o nexus, vais é comprar um iPhone 5 ou 5S. 🙂 🙂 🙂 🙂

    2. Avatar de Profect
      Profect

      Não te vais arrepender..
      até mesmo que fosses do S4 para o Nexus 5.. 🙂

  15. Avatar de Rui P
    Rui P

    Ai o meu Galaxy Nexus a ganhar uns primos tão interessantes e tentadores…

  16. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    só sou eu a acha-lo um bocado feio relativamente ao anterior?

    1. Avatar de Marco Pinheiro

      Não o acho feio de todo, acho-o estranho, isso sim, mas acho que facilmente me habituava a ele 🙂
      Mas gostos são gostos!

  17. Avatar de Profect
    Profect

    btw.. vejo na página 8 que diz “+ 16GB eMMC”

    o que pode significar que iremos ter versão de 16Gb e 32gb pelo menos..

    1. Avatar de Hélder Ferreira

      Sim.
      16 32GB e pelo que parece o chip do eMMC será da SanDisk de um dos modelos mais recentes que podem chegar aos 150MB/s de leitura e escrita.

  18. Avatar de jose martins
    jose martins

    Boa tarde. Vivo em Inglaterra e tenho 1 Nexus 4 e estou muito satisfeito. Tenho 1 tarifário Lycamobile de £10/mês , 250 m e 3 GB !! data.

    1. Avatar de luislelis

      Tens tb Virgin a 8.50 internet ilimitada, 500 minutos, msg ilimitadas. Giffgaff 12 libras 250 minutos msg ilimitadas e internet ilimitada todos os acima sem contrato (pay as you go).
      Aquele abraco.

  19. Avatar de ruben silva
    ruben silva

    Adquiri um sgs II lte a uns 4 meses.. tao cedo nao vou trocar ne, mas se este telemovel sair entre 300/350 euros vou me arrepender tanto..

    Esta uma maquina, e apesar de nao ter cartao de memoria, eu penso que com 32 gigas mais cloud chega!

    E estao a queixar a bateria de 2300, a minha e de 1850 por isso.. xD

  20. Avatar de Android 4.4 KitKat
    Android 4.4 KitKat

    O meu Nexus 4 16Gb é mais bonito que esse e não desilude nada, pelo contrário. E agora que vai ser lançado o KitKat ainda vai ficar melhor.
    As diferenças em relação ao meu, só vejo maioritariamente a nível de processador, o meu é quad-core a 1,5 Ghz (chega e sobra), esse é a 2,3Ghz, GPU e Board. O resto é praticamente igual.