Lovemarks: O fenómeno de se ser “fanboy”

71 Comentários

Actualmente, com tanta oferta variada no mercado, ser-se fiel a uma marca é praticamente uma tendência. O termo FanBoy é hoje imensamente utilizado e podemos verificar isso mesmo em vários comentários de artigos aqui no Pplware.

Mas o que significa isso? Por que acontece esse fenómeno? É tudo culpa das Lovemarks…

Android_Fanboy

Todos sabemos o que acontece quando o Benfica, o Porto ou o Sporting perdem um jogo durante o fim-de-semana. Na segunda-feira, seja no trabalho ou na universidade, vemos como algumas pessoas estão cabisbaixas ou irritadas pela má prestação da sua equipa, enquanto que outras estão com um sorriso na cara ao longo de toda a semana.

É interessante ver como um “mero” jogo de futebol pode alterar tanto as emoções das pessoas. Uma equipa não são apenas os jogadores… são todos os seus seguidores e é por isso que, quando uma equipa perde, os seus adeptos também perdem.

benfica

Fazer parte de uma equipa ou de um grupo faz-nos sentir bem, faz-nos sentir integrados e identificados com uma ideia. Esta analogia não serve apenas para o futebol, mas também para as marcas.

As marcas que conseguem criar emoções nos consumidores são chamadas de “Lovemarks”. Elas despertam um sentimento obsessivo entre os seus consumidores que os fazem ser fiéis a elas. Muitas vezes, os argumentos para as defender nem são racionais, mas isso não importa.

Mas porquê?
Apple fans queue for the iPad mini

O caso mais conhecido é o da Apple. Basta observar aquelas pessoas que ficam noites seguidas à espera para serem os primeiros a comprarem um iPhone. Eles querem fazer parte da marca e nem se importam se existem outros equipamentos que tirem melhores fotos ou que sejam mais rápidos. Para eles, ter um iDevice é muito mais importante que tudo isso.

Para muitos, ter um iDevice é uma questão de identidade.

O mesmo acontece com outras marcas como Android, Samsung, Microsoft, Linux, entre outras.

As Lovemarks criam uma comunidade de seguidores que aceitam e comungam as mesmas ideias, as mesmas paixões. Por detrás de todas essas marcas existem personalidades que se destacam pelo seu carisma, como é o caso de Steve Jobs.

Mas não é o único. Outra empresa muito conhecida está a tentar mudar o mundo dos automóveis. O seu CEO é uma das pessoas mais eloquentes de hoje em dia. Sabem de quem estou a falar?

Nos EUA, ter um Tesla é muito mais do que ter um carro eléctrico. Tal como o iPhone, é um objecto que identifica o seu dono e aquilo em que ele acredita.

Ter um Tesla significa acreditar no transporte sustentável.

Tal como diz Simon Sinek, não se trata de vender o que se faz, mas sim o fundamento da sua criação.

Recomendo vivamente a visualização do seguinte vídeo. Explica claramente como é que as Lovemarks vendem os seus produtos e o que as distingue do resto da concorrência.

As marcas que sabem vender convertem os compradores em fãs que, por sua vez, convencem outros a defenderem as decisões da companhia mesmo sem as entender.

A próxima vez que virem alguma discussão de iOS vs Android no Pplware, lembrem-se deste artigo!

Comentários

71

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Bob
    Bob

    No ponto 🙂

    “As marcas que sabem vender convertem os compradores em fãs que, por sua vez, convencem a outros a defenderem as decisões da companhia mesmo sem as entender.”

    Quando uma marca atinge o ponto, em que o consumidor vira fanboy, e usam argumentos como:
    “o tuga fala mal, daquilo que não pode ter/comprar”, está tudo dito.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Leram bem Bugdroid fans e isheep fans?

      Ainda bem que uso Windows 10 Mobile e não tenho nada disso.

      1. Avatar de Marisa Pinto

        Maduro é aquele que, mesmo que não concorde, respeita a escolha do outro 🙂

        1. Avatar de Jorge Rodrigues
          Jorge Rodrigues

          +1

          Resposta do dia…

        2. Avatar de Bob
        3. Avatar de Mota
          Mota

          *clap clap clap* Give that woman a dicaprio!

      2. Avatar de Daniel
        Daniel

        lol Miguel

        “Ainda bem que uso Windows 10 Mobile e não tenho nada disso.”
        não precisas muito para seres também
        kkkkkkkkkkkkkkk

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Lê-se “Ironia”.

      3. Avatar de Zaark
        Zaark

        Este comentário envergonha os users do Windows 10 Mobile que respeitam os users das outras plataformas.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Eu sou fanboy do Benfica por isso o Porto e o Sporting são cocó.

  2. Avatar de zé das iscas
    zé das iscas

    nunca percebi essa treta do fanboy, e se for uma rapariga? acho que fan já diz tudo, pra quê o boy?

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Fangirl 🙂 Até acho bastante piada ao nome 🙂

    2. Avatar de Nezeht
      Nezeht

      por acaso sempre vi o boy não como uma determinação de género, mas sim como uma analogia aos “boys” partidários, ou seja, aqueles rapazes que fazem campanha “gratuita” pelo partido.
      Também concordo com a Marisa, fangirl tem piada e pelo menos ainda não tem o sentido pejorativo de fanboy… 🙂

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Então Cowboy significa… ?

        1. Avatar de Nezeht
          Nezeht

          Rapaz Vaca!! :p Só fiz aquela analogia às “cegueiras” dos fanboys (se formos a ver, existe, em ambos os casos, uma irracionalidade idêntica) pois não tendo esse ou outro significado aconteceria como o zé das iscas disse, chamar-se-ia apenas fan.

  3. Avatar de AnaguaMateus
    AnaguaMateus

    Acho que mais do que FanBoy existe o conceito: Fui mais inteligente que toda a gente.

    E por isso defende que a sua compra foi a melhor usando todo o tipo de argumentos.

    1. Avatar de Alexandre
      Alexandre

      Vejo a coisa parecida mas no entanto diferente 😀

      Para mim quando alguém defende tanto uma marca apenas pode ser por um motivo: pagou demais pelo produto e tenta justificar para si mesmo convencendo os outros primeiro que o dinheiro foi bem aplicado.

      Verifico mais isto em pessoas cujo dinheiro custa a ganhar. Quem ganha bem não se preocupa muito se fez uma boa ou má compra.

      Espero não ter ofendido ninguém

      1. Avatar de Marcas e Marcas
        Marcas e Marcas

        Acho que não é assim tão linear, deixa-me dar um exemplo:

        Quando eu compro uma peça de hardware vou sempre pelo conceito (Bang for your Buck) mas há de facto algumas marcas que prefiro investir pela confiança que tenho. No Entanto! Há uma marca que sigo e é a AMD, que na maioria das suas vezes paga-se menos que a Intel e compensa, depende da aplicação, claro.

        E com este exemplo podemos quebrar o “ter que defender o produto por ter gasto demais”.

        E nas marcas dos carros também há alguns exemplos, quando se compra novo, isto é.

        Por vezes sou Fanboy mas as minhas marcas são sempre das mais acessiveis no mercado 😛

  4. Avatar de Marco
    Marco

    A “guerra” entre os adeptos do IOS e ANDROID é ridícula.
    Em vez de enaltecerem os aspetos positivos de cada produto, tentam deitar abaixo o produto concorrente. Generalizam a partir de um ou dois exemploa que tenha corrido mal. Insultam os outros com comentários sem argumentos. Não aceitam criticas ao seu produto….
    Diversidade precisa-se 🙂

    1. Avatar de Tony
      Tony

      As marcas fazem isso por nos (nos aspectos positivos) e vão se copiado ou comprando patentes e com o evoluir vão tendo as mesmas capacidades. Por isso acho que W10M vai tornar o Android e iOS melhor e vice versa, não queiram que um saía de cena, perderiam todos.

    2. Avatar de Bob
      Bob

      Haja concorrência!

      Quer de plataformas, ou hardware.

      Uso Android, e a fragmentação da plataforma, é a pior coisa, a meu ver.

  5. Avatar de Chico
    Chico

    “Para muitos, ter um iDevice é uma questão de identidade” ou “Para muitos, ter um iDevice é uma questão de iDentidade.”

    1. Avatar de Domingo Gomes
      Domingo Gomes

      hahahah, gostei!

  6. Avatar de Tony
    Tony

    Bom artigo! Até certo ponto interessante, desde que as battles sejam feitas sobre o que é dito e sobre os produtos e não insultos pessoais e gratuitos…

  7. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Como o artigo diz ser fa de alguma coisa é associar-se a algo com que se identifica, o faz sentir bem. Se assim é, não temos de criticar quem é partidário de algo, por mais supérfluo que o possa ser.
    Já a categoria oposta é muito dificil entender, que é o hater. Se um fã é porque gosta, o hater é por rancor. Usando o exemplo do artigo é muito feio ser anti-lampião. Posso até ficar contente que eles percam numa competição que actua a minha equipa, mas não faz qualquer sentido falar mal dos jogadores ou do clube só porque são rivais. Bem no meu caso, são rivais porque nos queremos meter em bicos de pés e por emancipação. 🙂
    Há alguns fanboys chatos, como vemos por vezes aqui no forum. Uma coisa é defender o seu ponto de vista, aquilo que acredita, outra é ter palas e por vezes ser arrogante.
    Mas aqui no pplware existem muitos mais haters. E se há um grupo de fanboys, existe um exercito de haters. Qualquer noticia da Apple atinge facilmente acima de 100 mensagens, sendo a maioria de ódio.
    Gostar é uma coisa, ódio não consigo entender.

    1. Avatar de Tony
      Tony

      mas pelo que vejo os fanboys de uma marca, são haters das outras, mas também não fica o mundo melhor nem pior, se os comentários forem só sobre os produtos

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Isso acontece nos posts da apple, mas parece-me (não fiz nenhuma contagem), que os posts mais ofensivos/sem argumentos acabam por ser por parte dos fanboys que a defendem.
      Vejo montes de gente simplesmente a dar opiniões bem construidas e providas de respeito e serem atacados logo a seguir sem dó nem piedade.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Vês isso acontecer sim. Concordo em absoluto.
        Mas vês muito mais o contrário. Volto aos 100 posts nos artigos sobre a Apple. A maior parte é a destilar ódio. Sim ve-se fanboys ofensivos, mas vês muito mais haters.
        A ofensa não tem desculpa em nenhuma das partes. Mas continuo a dizer não consigo perceber o que move um hater.

        Note-se que por vezes se escreve um post que parece ofensivo, mas na escrita, principalmente sem revisão, facilmente se pode ser mal interpertado. Quantas e quantas vezes quando mais tarde vejo posts meus até eu proprio fico ofendido com o que transparece de alguns posts meus. Raio de vicio de não rever os posts. Mas como me acontece a mim, acredito que haja muita gente que escreve também por impulso.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          ya mesmo lol.

          A meu ver um hater pode surgir por varios motivos:
          -Eu tenho um topo de gama aka status…vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu não posso/não quero gastar tanto dinheiro num telemóvel, portanto, quem o faz são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu sei tudo e comento todos os posts, desde culinária a saúde, ou seja, vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.
          -Eu nem sei bem o que estou a dizer, mas de certeza que tenho razão, logo, vocês são todos uns tótós porque eu assim o digo e quem vier comentar contra leva por tabela.

          Basicamente anda tudo á roda destes motivos lol

          1. Avatar de Catarino
            Catarino

            hehe muito bom
            e quem não concordar é tótó e quem vier comentar contar leva por tabela 😀

          2. Avatar de Tony
            Tony

            +1 dava para por um básico bot a responder pelos haters pelo que as mensagens são tão repetitivas

  8. Avatar de campeao
    campeao

    Pior que os “fanboys” são os “haters” que apenas por não conseguirem adquirir um smartphone topo de gama criticam os outros por o terem. ou dizem que o smartphone em questão é mau.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      eheh eu acho que é exactamente por causa de radicalismos e generalizações desse género que se criam os conflitos 🙂

    2. Avatar de Tony
      Tony

      a questão é mesmo essa, o que que cada um acha que é um smartphone “topo de gama”

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Aqui entra a questão da relação qualidade/preço.
        Algumas pessoas acham que um telemovel com boa qualidade/preço passa a ser o melhor telemovel do mundo e depois compara o incomparável.
        Esquece que o telemovel mais rasca do mundo se for dado tem o melhor rácio qualidade/preço.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          BINGOOOO 🙂

        2. Avatar de Hugo
          Hugo

          No entanto falhaste na matemática, pois há aí malta que tem telemoveis com qualidade “infinita, pelo que o rácio qualidade/preço é enorme.
          Nesses casos a qualidade justifica qualquer custo.

        3. Avatar de Miguel
          Miguel

          O problema é que matematicamente “qualidade/preço” não pode ser dividido por 0…

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            0 pode ser 0+ ou 0-.
            Para o exemplo vamos utilizar valores que se aproximam de 0 infinitamente, mas não são 0 😀

            oOu então pra simplificar vamos tomar por certo que telemoveis dados não são de todo o pior negócio que se possa fazer LOL

          2. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            podes dividir sim dá-te um racio infinito. Não pode é ter qualidade zero.

          3. Avatar de Sergio J
            Sergio J

            Hugo obviamente não podes ter preços a tender para 0- (só se alem de te oferecerem estivem quase a dar ainda dinheiro também), portamto tende para 0+, logo o rácio é positivo.
            Caso te estivessem ainda quase a oferecer dinheiro teria o pior racio de todos. Mas que post mais parvo estou eu para aqui a escrever.

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Matematicamente nem consegues dividir maçãs por batatas.
            Quando se fala em qualidade/preço nem há hipótese de fazer o cálculo a não ser que sejam definidos determinados parâmetros 😛

          5. Avatar de Miguel
            Miguel

            Por isso é que se chama Índice de Qualidade. 🙂

    3. Avatar de Xinuo
      Xinuo

      Isso que falaste é uma falta de respeito. Vens falar de fanboys e haters, pois vejo algo pior, um arrogante com argumentos furados.

      1 – não conhece a quem está se dirigindo, porquê acha que a pessoa que lhe critica não têm dinheiro para adquirir o quer que seja?
      2 – atribuir a inveja dos outros as criticas que recebe pela futilidade que transparece. Não é porque alguém lhe critica que significa que esteja com inveja, já pensou que a pessoa simplesmente têm razão para criticar?
      3 – E outra coisa: acredito que boa parte das criticas não são pessoais, certamente muitas vão para o aparelho, para a empresa, para as escolhas técnicas ou de design, para atitudes dos dirigentes, etc. mas um fanboy toma às críticas como algo pessoal e muitas vezes revida da mesma forma, de forma pessoal.

      Eu acho que nos posts da Apple essas guerras aparecem mais, pois o público que a Apple mira é um público que compra produtos premium. Então certamente dentro desse grupo, estão pessoas fúteis, que querem aparecer, que querem ser melhores que as outras, pessoas arrogantes.

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Exactamente. Não vamos é como é óbvio generalizar o “arrogantes”, mas a prova disso é o iwatch de ouro num post de há alguns dias atrás, em que alguns seguidores do pplware defendiam o produto como se realmente a qualidade justificasse o seu valor.
        Quem compra um relógio daqueles só tem 2 motivos:
        Ou tem dinheiro de sobra (nada contra)
        Ou lá está, fútil. (nada contra desde que não sejam hipócritas)

    4. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      Até neste post vêm mandar indiretas. 😉
      Mas achas mesmo que o facto de não gostar do iOS ou do MacOS tem a ver com o facto de não ter dinheiro para comprar??? Então e os que compram Galaxy s7, Nexus 6p, Lumia 950XL… Não têm dinheiro para um iPhone que custa no mínimo 500eur???
      Que mentezinhas… Sempre a tentar espalhar que têm inveja deles. LOLOL

  9. Avatar de RVM
    RVM

    “Lovemarks”?

    “Marcas” como Apple, Google, Tesla, etc. não são “marks”, são “brands”. O correcto é “lovebrands”.

    1. Avatar de Marisa Pinto

      O correcto é Lovemarks… uma breve pesquisa mostra que a intenção é exactamente descontruir o conceito de ‘brands’

    2. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      És completamente arrogante e desagradável de ler.
      Dás-me vergonha por ter os meus produtos Apple. Só crias confusões e és tão obcessivo pela Apple que criticas tudo o que não tem uma maçã , deitas abaixo o sucesso de produtos tecnológicos não Apple e crias mau ambiente aqui no site.
      Faz um favor a ti mesmo e a nós, deixa de comentar. Tu suscitas ódio a qualquer pessoa, és indubitavelmente irritante!

  10. Avatar de hmmn
    hmmn

    o problema são os fanboys a comentarem ou são os administradores a validarem os comentários? e já agora fazem este post dedicado para quem é fanboy e comenta no pplware mas os administradores já são fanboys.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      E se forem? É proibido ser fanboy de alguma coisa?
      Não queiram mandar em casa alheia 🙂
      Respeitem, e quem não gostar não é obrigado a “entrar”.

  11. Avatar de Marco
    Marco

    Devíamos, todos, ter feito uma declaração de interesses antes de comentar.
    🙂
    Toca a postar ai o que usam…

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Eu tento usar o melhor para as minhas necessidades em relação à qualidade/preço.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Eu simplesmente tenho o melhor possível:

      Lumia 950

      🙂

      1. Avatar de juliuscaesar
        juliuscaesar

        uso com base na experiência que tenho/tive com a marca.
        Sony e Apple são as minhas marcas de eleição.
        Samsung, ultima smart tv que comprei foi a gota de água, espero não precisar de comprar mais nenhum produto electrónico da marca

    3. Avatar de juliuscaesar
      juliuscaesar

      uso com base na experiência que tenho/tive com a marca.
      Sony e Apple são as minhas marcas de eleição.
      Samsung, ultima smart tv que comprei foi a gota de água, espero não precisar de comprar mais nenhum produto electrónico da marca

    4. Avatar de Britney Spears
      Britney Spears

      iPhone 6s Plus, iPod Classic 6th, MacBook Air, Xiaomi Redmi Note 3, iPod Shuffle 1st.
      Uso aquilo que eu gosto, A Apple é aquilo que gosto, é a minha marca preferida, mas nem por um momento critico outra marca só pelo simples facto de não ser a minha marca preferida. Estive sem iPhone desde Outubro e usei durante esse tempo Windows Phone e recentemente Android (MIUI) e gostei muito. A Apple tem concorrência à altura. O Windows 10 não deixa a desejar nada ao MacOS. O Samsung Galaxy s7 Edge e o Xiaomi Mi5 são os smartphones mais bonitos do mercado e a MIUI é a interface mais bela que já vi, está ao nível do iOS. Gosto tanto que adoro o meu Xiaomi Redmi Note 3 e mantenho-o ao lado dos meus produtos Apple.

      Ser cega não me ajuda em nada, só me prejudica, pois faz com que eu seja inculta, não me permite conhecer outros horizontes para além do que eu conheço e gosto.
      Se trocaria os meus iDevices por outros produtos? Já o fiz. Se manteria os outros produtos não Apple na minha mão? Não, pois a Apple é PARA MIM (leiam bem o “para mim”) o que mais se adequa à minha pessoa e o que mais satisfaz os meus gostos, mas JAMAIS penso que isso é uma verdade absoluta e que é a melhor marca do mundo. Para mim é, para todas as restantes pessoas não. Pois felizmente vivemos num mundo livre, onde cada um pode ter os seus gostos e usar aquilo que gosta.

      Deixem de ser fanboys! A Apple jamais é perfeita e a Samsung, Microsoft, Google, Xiaomi também! Aceitem os defeitos das marcas e admitam as más atitudes das empresas.

  12. Avatar de Dc
    Dc

    É das coisas que mais detesto são fanboys e infelizmente é o que não falta no pplware….
    Sinto cada vez mais que eu é que acabo por ser o “anormal” no meio das ovelhas…

  13. Avatar de Boss
    Boss

    Note-se que o “hate” aparentemente incompreendido é maioritariamente pelos “lovers” de outras marcas e não pela marca em si. Quanto mais cego for o “love”, mais “hate” gera, e “o caso mais conhecido é o da Apple”.

  14. Avatar de Narco
    Narco

    De alguma maneira vejo pessoas sem ambições, ou que acham que ser fan de uma marca é sinonimo de ser bem sucecido.

    Chego a ter pena dessas pessoas.

  15. Avatar de fakir
    fakir

    O ser humano sempre viveu enclausurado em tribos. Logo, uma marca para perpetuar a sua existência/lucro tem de se transformar numa tribo/culto, sob pena de se marginalizar e consequentemente se extinguir, como aliás demonstra a evolução humana.

  16. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    a cena dos fanboys ou fangirls não tem nada de mal.. até chegar ao ponto da cegueira extrema.. aí é que começa o mal..
    – como quando tentam à força converter outros;
    – quando acham/afirmam que o seu produto é melhor.. mesmo sabendo que afinal já há (ou já havia) outros melhores;
    – quando começam com insultos aos outros só porque gostam mais do device A, B ou C.. ou so SO A, B ou C..
    No caso mais específico dos ifanboys.. normalmente são cegos.. mesmo.. tipo: wireless charging.. isso não serve para nada.. tel algum jeito. … um dia destes a apple lança um iphone com esta tecnologia.. e a reação vai ser: espetacular! excelente! sempre a inovar!! mais uma invenção da Apple!! 😀 LOL .. isto é o que eu chamo de cegueira já sem cura.. e nestes casos é preciso dar um desconto e não contrariar muito.. 😀
    PAZ! no fundo no fundo.. o meu NOKIA 6310 com 15 anos e ainda a bombar.. continua a ser o melhor! será que sou fanboy da nokia? 😀

  17. Avatar de Um Cidadão
    Um Cidadão

    “Fanboy” = “Fã” = “Fanático” = “Problemático” = Errado
    Por isso deixem-se de fanatismos.

  18. Avatar de Vlad
    Vlad

    Chama-se a isso consumismo.

  19. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Um discurso à prova de burros. Acho que com esta explicação ninguém fica com duvidas sobre a diferença entre empresas como a Apple e outras de melhor qualidade em que ninguem acredita.
    A Apple tem uma forma especifica de atacar o mercado, que em Português simples e claro quer dizer “uma maneira de influenciar, ou até quase enganar”, mas não é a única marca a fazer isso e não é só neste mercado que isso existe. Cabe a cada um de nós detectar a maneira que os produtos são vendidos para tomarmos decisões e até mesmo de avaliarmos se vale a pena acreditar nas empresas e nos seus produtos.
    Pessoalmente, eu acho ,e a experiencia confirma que se uma companhia tenta vender um produto através de técnicas invasivas ou pouco ortodoxas quando comparadas com aqui lo que é éticamente correcto, é porque quase com certeza o produto não tem qualidade suficiente para fazer concorrência aos seus rivais, e/ou está a ser comercializado por um valor muito acima daquilo que seria justo tendo em conta a relação qualidade/preço.
    Este vídeo é uma prova bem clara e informativa daquilço que tenho vindo a dizer e a pensar desde as minhas experièncias a adquirir produtos de forma irracional, tal como portáteis aparentemente topo de gama (baseados no preço), assim como telemóveis. Mas agora vejo as coisas de uma forma mais clara, e tenho sempre em conta a qualidade do produto, o preço, o suporte ao cliente, e faço muitas comparações com os concorrentes, chego sempre à mesma conclusão: muitos dos produtos de marcas como o Samsung são realmente muito atrativos, mas há outras opções com valor bem mais baixo, e talvez até com melhor qualidade e com o mesmo nível de evolução tecnológica. No entanto para marcas como a Apple nem sequer encontro um justificação para a sua insistência nas mesmas ridicularidades, ou até mesmo para a sua existência. O que me traz a uma outra conclusão: a Apple tem de ser mesmo algo mais que os outros, para conseguirem vender produtos com preço muito mais elevado a outros produtos de maior qualidade de outras marcas.