Linha “Compact” da Sony pode ressurgir depois do iPhone 12 mini

14 Comentários

Durante alguns anos, a Sony popularizou-se no segmento mobile com os seus Xperia X e o respetivo modelo “Compact”. Para quem não se recorda, era basicamente o que a Apple trouxe este ano para o seu iPhone. Ou seja, um smartphone com praticamente o mesmo hardware, mas numa estrutura mais “compacta” e um ecrã substancialmente mais pequeno.

Meio adormecida no mercado, a Sony pode, no entanto, regressar este ano com um novo modelo Compact.


Hoje é muito comum vermos as marcas a lançar um modelo base e depois outras versões Premium ou Plus com ecrãs maiores, mas não o contrário. Aliás, é bastante difícil encontrar modelos de topo hoje em dia com ecrãs abaixo das 6 polegadas. A Apple continua a fazê-lo, mas no universo Android para encontrar um modelo mais pequeno só mesmo nas gamas mais baixas.

Foi em 2018 que a Sony lançou o seu último smartphone “Compact”, associado ao Xperia XZ2. Numa comparação rápida, os dois smartphones de topo (na altura) são praticamente iguais. Têm o mesmo processador, as mesmas câmaras, as mesmas tecnologias de comunicação e até de bateria, apenas com a diferença da capacidade, que no Compact é inferior. A grande diferença entre estes dois modelos é que o Xperia XZ2 foi lançado com um ecrã de 5,7″ e o Compact com um ecrã de 5″.

Agora, com a popularidade do iPhone 12 mini, a empresa nipónica pode estar a preparar-se para fazer ressurgir os seus modelos Compact.

Sony prepara-se para lançar um novo smartphone Xperia Compact

De acordo com uma partilha recente do leaker OnLeaks 2021 trará ao mercado um smartphone Android com um ecrã de 5,5″. Apesar de ter um ecrã maior que o último Compact lançado, a verdade é que com a tendência de margens reduzidas, terão uma dimensão muito semelhante.

Segundo as informações partilhada, o modelo deverá medir 140 x 68,9 x 8,9 mm. Em comparação, o Xperia XZ2 Compact media 135 x 65 x 12,1 mm e o novo iPhone 12 mini, com ecrã de 5,4″, 131,5 x 64,2 x 7,4 mm.

Foram ainda deixadas informações relativas às câmaras. O novo modelo terá câmara frontal de 8 MP, num recorte em gota. Na traseira, a câmara será dupla, com a principal de 13 MP.

Adicionalmente, pelas renderizações, vê-se um jack de áudio de 3,5mm e um sensor de impressões digitais na lateral.

Infelizmente, esta partilha não revela mais nenhuma especificação relevante, deixando em aberto a gama onde se vai inserir. Seria interessante que esta proposta fosse um verdadeiro concorrente em termos de tamanho ao iPhone 12 mini ou que, melhor ainda, fosse uma solução para todos os que querem ter um topo de gama, mas com dimensões mais pequenas.

Contudo, parecem existir indícios de que a Sony talvez deixe cair este modelo para um segmento mais baixo. Seria bom para o mercado que não…


Leia ainda:

Vendas do iPhone 12 mini muito abaixo do esperado levam a redução da produção

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Lourenco
    Lourenco

    Boas notícias. Smartphone com boas características são todos enormes. Um telefone potente mas de média dimensão, prático na mão e no bolso é difícil de encontrar. Venha ele.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Mesmo!! bem haja a Apple e Sony, se se concretizar um telemóvel competente com os melhores

  2. Avatar de David
    David

    Ainda não perceberam que estes telemoveis pequenos não têm mercado por alguma razao o iphone mini é o menos vendido

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      E as pusessem as características das câmaras dos modelos pro no mini? É um facto conhecido que um dos maiores factores para upgrade de telemóvel é a câmara fotográfica.

      A Apple fez apenas segmentação de mercado.

      1. Avatar de SSD
        SSD

        Isso fazia sentido se o 12 normal não vendesse praticamente ao mesmo nível das versões pro e o mini não ficasse a uma larga distância. Se o pessoal realmente preferisse o mini, pelo tamanho, este deveria vender mais que o 12 pelo menos e não é isso que acontece.
        Agora é bom gostarmos de coisas diferentes e acho que há mercado para os minis, agora a maioria das pessoas prefere ecrãs maiores.

        1. Avatar de IDroid
          IDroid

          Não sabia que o 12 normal se vendia quase tanto quanto os modelos pro; sendo assim o que eu disse não faz sentido.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            O 12 Tem o tamanho ideal, mesmo assim é pequeno no mundo Android, não existem muitas alternativas

    2. Avatar de Nuno T.
      Nuno T.

      se vende tem mercado! O que podes dizer é que o mercado é pequeno!

    3. Avatar de ervilhoid
      ervilhoid

      é menos vendido porque pelo preço as pessoas escolhem outros modelos

    4. Avatar de darth
      darth

      so nao comprei ainda um phone novo pq sao todos grandes. ha mercado

  3. Avatar de Zé Duarte
    Zé Duarte

    A Sony sempre a usar uma câmara frontal de 8 mp. Se meterem algo melhor a canalhada ia adorar. Smartphone pequeno bom e com câmara para as selfies boa.

  4. Avatar de lumia
    lumia

    Desde que não sejam comos anteriores, que sofriam de descolamento dos displays…

  5. Avatar de Roque
    Roque

    no que me toca .. sony nem ver a quantidade de crapware que metem nos telefones é impressionante

  6. Avatar de Jorge
    Jorge

    O pessoal compara com o iPhone mini, mas o mini é minúsculo, menor que o iPhone 5. Este, por outro lado, tendo em conta o tamanho do anterior xperia z5 mini será do tamanho de um iPhone x que na minha opinião é o tamanho ideal.