LHC (Large Hadron Collider), o que ainda não sabe?

95 Comentários

Hoje vamos falar do “gadget” que ultrapassa tudo o que conhecemos sobre… gadgets. É algo que a sua imaginação não faz conta, quando falamos em equipamentos tecnológicos. Trata-se do supra sumo do que se faz em tecnologia. Não, esqueça, não dá para fazer chamadas convencionais, apenas chamadas com o “impossível”.

Situado na fronteira entre a França e a Suíça, mais precisamente em Genebra e enterrado a mais de 100 metros de profundidade, podemos encontrar uma das estruturas mais impressionantes criada pelo homem até aos dias de hoje.

Falamos do surpreendente Large Hadron Collider. Mas o que é o misterioso Large Hadron Collider?

pplware_hadron-collider_00


Basicamente e tentando ser bastante sucinto, o LHC é o maior acelerador de partículas que existe actualmente em todo o mundo, tendo custado centenas de milhares de euros e tem como principal objectivo obter dados sobre colisões de feixes de partículas.

Pode não ser muito específico este tema, contudo conhecendo um pouco melhor este LHC, em curiosas 10 características, certamente irá perceber o quanto é importante este dispositivo.

 

1 – Circuito mais rápido do mundo

O LHC é na sua plenitude um anel artificial de 27 quilómetros e no seu interior estão em constante circulação, em sentidos opostos, dois feixes de protão que viajam a 99.9999991% da velocidade da luz em apenas um segundo.

pplware_hadron-collider_01

 

2 – O LHC é o espaço mais vazio do sistema solar

Para evitar que os feixes de partículas colidam com as moléculas de gás que também circulam pelo acelerador, foi criado um vácuo ultra-alto, à semelhança do espaço interestelar, sendo a pressão no seu interior de 10-13 atmosferas e a temperatura mínima no seu interior de -271.3º C.

http://videos.sapo.pt/zwjwEpeIlPACpYizSoE1

 

 

3 – E qual é o custo anual do LHC?

Preparados? O lançamento do LHC custou cerca de 4 mil milhões de dólares e anualmente para manter o mesmo em funcionamento, são necessários cerca de mil milhões de euros, 75 dos quais são contributo do nosso país vizinho Espanha.

pplware_hadron-collider_02

 

4 – Gigante mas sensível

Apesar de enorme, o LHC é também muito sensível. Para os cientistas conseguirem trabalhar é necessário colidir feixes de protão em alta velocidade, o problema é que cada protão tem de diâmetro cerca de 0.00000000000008775 centímetros, logo, obtê-lo é uma conquista.

Veja mais informação aqui

 

5 – Conseguem imaginar a fatura de electricidade que gera o LHC?

A eletricidade é actualmente fornecida pela companhia francesa EDF e o CERN estima que anualmente o consumo de energia do LHC seja cerca de 800,000 megawatt-hora (MWh). Poderia ser um valor superior, contudo o LHC não funciona durante os meses de inverno. Assim, para ter uma ideia em dinheiro, a conta da energia eléctrica totalizará algo como 19 milhões de euros.

 

6 – Mas… e para que serve o LHC?

Depois de terem descoberto o Bosão de Higgs, os cientistas que conquistaram o Prémio Nobel da Física em 2013, continuam ainda a encontrar perguntas para as quais ainda não encontraram qualquer resposta. Por isso, é normal que nos próximos anos as investigações se continuem a focar no Bosão, contudo, e continuando também a tentativa de recriar as condições que causaram o Big Bang.

pplware_hadron-collider_03

 

7 – E quem é que trabalha no LHC?

A verdade é que só 50% da equipa trabalha actualmente no LHC, no entanto o total de pessoas ronda os 2400.. E pessoas estas muito importantes, pois é devido a elas que o LHC recebe cerca de 10 mil investigadores visitantes de 113 nacionalidades distintas e mais de 600 instituições de primeira linha, onde mais de 500 são espanholas e algumas portuguesas.

 

8 – E são dados que nunca mais acabam?

Sem dúvida, o LHC gera cerca de 40 terabytes de informação por segundo, quantidade impossível de armazenar com a tecnologia actual, o que leva à necessidade de enorme filtragem. Depois desta filtragem, são armazenados cerca de 700 megabytes por segundo, o que ao fim do ano se transforma nuns fantásticos 15 petabytes.

 

9 – Com que sistema operativo funcionará o LHC?

Na sua planta, o LHC tem cerca de 10000 servidores de alojamento, que albergam cerca de 80000 discos rígidos, onde é armazenada toda a informação gerada. Quanto ao sistema operativo, o LHC utiliza o Scientific Linux.

pplware_hadron-collider_04

 

10 – E para finalizar, até quando estará em funcionamento o LHC?

Segundo está planeado, o LHC permanecerá operacional por cerca de 20 anos, altura em que os cientistas contam ter já mais informações sobre a origem e formação de todo o universo, incluindo nós.

 

Em resumo…

Digam lá, tinham ideia de quanto é importante o LHC para a comunidade científica? Mas… primeiro, será que sabiam o que era o LHC?

Ver LCH no Google Maps

Comentários

95

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Domingos Pires
    Domingos Pires

    Muito bom 😉

  2. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    P.S.: Sigo o LHC desde que foi anunciado bem como as suas descobertas.

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Podiam ter aceite o meu comentário com a correcção de “Bosón” para Bosão ou simplesment Boson (em EN) e protón para protão ou próton (em vez de protón) como estava de inicio!!

      O pplware já começa a censurar os comentários não os aprovando?

      É que o único que foi aprovado foi o meu P.S. como adenda ao comentário de “correcção” ….

      Cumps

      1. Avatar de Bruno M.
        Bruno M.

        P.S.: No comentário de “correcção” também mencionei que sim, que já conhecia o LHC….

  3. Avatar de Boa onda
    Boa onda

    Sabia que era um acelerador de partículas. Tudo o resto é novidade para mim

  4. Avatar de ignorante
    ignorante

    bom artigo

  5. Avatar de kokoloko
    kokoloko

    Contra factos não há argumentos e um facto dentro do LHC é o LINUX! Imbatível!

    1. Avatar de MAX
      MAX

      Pensava que dentro do lhc havia, vácuo, so se o linux é oco

      1. Avatar de raz0r24
        raz0r24

        You just made my night. Thank you <3 😀

    2. Avatar de Silva
      Silva

      De toda a informacao descrita aqui, a mais importante é o SO, parabens, ganhaste um balao

  6. Avatar de Liberal da Cerca
    Liberal da Cerca

    Bom artigo e bom tema. Parabéns pplware. Mas,….

    “(…) LHC recebe cerca de 10 mil investigadores visitantes de 113 nacionalidades distintas e mais de 600 instituições de primeira linha, onde mais de 500 são espanholas.”

    Quantos portugueses? Um grande bem haja para a visão extraordinária de Mariano Gago, cujo trabalho e esforço foi espezinhado e desprezado por esta dupla de falsos moralistas e pedantes que nos governa atualmente.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, alguns portugueses sim, não há um número oficial, segundo consta.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Nesse aspecto deixa lá que o Sócrates que queria construír um TGV de 12 mil milhões de euros para os espanhóis virem a Portugal …… ou o novo aeroporto onde certas pessoas influentes de Lisboa têem terrenos. Ou a nova ponte sobre o Tejo, ou 2 novas pontes se o TGV realmente avançasse. Ou pior, íamos ter o TGV com velocidades superiores a 300Km/h, quando já temos desde os anos 90 comboios de passageiros e de mercadorias que alcançam 220 e 230Km/h, mas como o amigo Sócrates mandou congelar a modernização da linha do norte, temos o Alfa a andar a 220 nuns troços e a 80 noutros…….

    3. Avatar de Prim
      Prim

      Alguns portugueses saídos directamente da FEUP, aliás, eles próprios solicitam alunos da FEUP, o ensino português tem muita qualidade.

      1. Avatar de Liberal da Cerca
        Liberal da Cerca

        Sem dúvida. Temos dos melhores engenheiros. Formadinhos com o dinheiro dos nossos contribuintes e prontinhos para ir para o estrangeiro trabalhar para países que os recebem de braços abertos. Pudera! Não gastaram um cêntimo com a sua formação. Por cá ficam os parasitas que conseguem lugares políticos à conta do papá e do partido, mas cheios de ensinamentos moralistas e outros que ainda acreditam que é possível…

  7. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Várias coisas..

    1 – Já conhecia até porque um conterrâneo meu trabalho lá como um dos cientistas.. Sim.. Também há portugueses lá.. Pasme-se.. 🙂

    2 – Achei interessante a categoria de “Gadaget”.. :p

    3 – Fez-me confusão a frase “dois feixes de protón que viajam a 99.9999991% da velocidade da luz em apenas um segundo.” Não se percorre uma velocidade em segundos.. Percorre-se uma distância em segundos (o que dá uma velocidade) ou percorre-se uma determinada velocidade DURANTE um determinado tempo.. Ou então isto está num nível científico que me ultrapassa completamente.. (o que também não será muito complicado.. 🙂

    1. Avatar de +1
      +1

      Uma velocidade por segundo é uma aceleração. Mas não é intuito da frase, está mesmo mal escrito 🙂

  8. Avatar de Diogo Alves Gouveia
    Diogo Alves Gouveia

    +1

  9. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    ” 99.9999991% da velocidade da luz em apenas um segundo.”
    Essa frase não faz sentido, é o mesmo que dizer andar a 100km/hora em um segundo

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Inicialmente pensei o mesmo, mas faz todo o sentido. Inclusive a tua frase.

      Uma coisa é dizeres andares Porto-Lisboa sempre a 100km/hora, outra é nesse percurso teres atingindo um pico de 1 segundo onde conseguiste andar a essa velocidade.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        “e no seu interior estão em constante circulação, em sentidos opostos, dois feixes de protón que viajam a 99.9999991% da velocidade da luz em apenas um segundo.”

        Não é um pico, é constante, e o “em apenas um segundo” tambem faz com que não seja assim.

        No maximo, é que o sistema demora 1 segundo a atingir essa velocidade.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          Está em constante circulação, mas as mesmas particulas percorrem em menos de 1 segundo. Ora pensa lá, se viaja a quase velocidade da luz, quantas voltas não dá num segundo. As particulas depois colidem, não estão sempre a andar às voltas.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nesse caso seria “durante apenas 1 segundo”

      3. Avatar de Dr. Physics
        Dr. Physics

        Não faz sentido nenhum.
        O feixe viaja a 99.9999991% da velocidade da luz.

        1. Avatar de Dr. Physics
          Dr. Physics

          (E ponto).

          1. Avatar de Cap. Kirk
            Cap. Kirk

            +1
            E eu que o diga, que viajo a velocidade maior, mas em conjunto com o espaço à minha volta.

    2. Avatar de Vítor M.

      Estás a misturar algos com bugalhos.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Não não estou, 100km/hora é uma velocidade, assim como anosluz é a distancia que a luz percorre num ano aka velocidade.

        Para ser mais exato, 100km/hora de um lado para 300.000km/segundo

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          Ano-luz não é uma velocidade mas sim uma unidade de distância.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        O rjSampaio esta certo; Sao duas unidades de medida diferentes.

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          vê a minha resposta acima.

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Ok mas,sao mesmo unidades de medida diferentes. E o problema e mesmo a construcao da frase.

      3. Avatar de André Alves

        Já percebi, aquilo consegue atingir 99% da velocidade da luz num segundo

        1. Avatar de Sergio J
          Sergio J

          não. Ao fim de 1 segundo já colidaram

      4. Avatar de Prim
        Prim

        Explica lá de onde vem o raio do segundo, que eu também não estou a perceber a ideia…

    3. Avatar de Rui Miguel Costa
      Rui Miguel Costa

      Faz mais ou menos sentido, tirando o facto que a frase está mal escrita.

      A velocidade da luz é de 299.792.458 metros por segundo, logo, para referenciar a velocidade do feixe de protões, bastaria dizer que a mesma é de 99.9999991% da velocidade da luz, Resumindo, a velocidade do feixe de protões é de 299.792.455,3018679 metros por segundo.

      1. Avatar de Jonas Tamagochi
        Jonas Tamagochi

        É fácil. Tudo no mundo faz mais ou menos sentido, tirando o facto que está mal escrito.

    4. Avatar de lmx
      lmx

      Não esta muito sucinta,mas analizando bem…

      O que eles querem dizer é que esta coisa consegue acelerar durante um segundo QUASE á velocidade da luz, claro que para isso, o anel tem que ser um supercondutor o mais perfeito possivel, para não haver perdas, ou para serem minoradas por efeito de joule…

      Se não percebem o conceito, ele existe ha imensas decadas …alguém se lembr do que é uma televisão com tubo de raios catódicos??

      Um acelerador de electrões!Acelera-os para eles chocarem contra o ecran e produzirem um ponto de luz…estes electrões na tv são guiados por magnetrómetros..

      O Tubo é normalmente alimentado a cerca de 7-10Kv, mas o gaz que está dentro é ionizado, dependendo do tamanho da TV pode ir até aos 24Kv.

      Imaginem agora a secção central em vez dos 10kv, com muito mais e com uma extensão de 27 km…brutal..é sempre assapar!! 🙂

      Claro que o anel que está no CERN é muito mais dotado tecnologicamente, mas o conceito é o mesmo.

      Quer isto dizer que se alguém la estiver quando ele for ligado…morre frito, não pelo calor, mas pelo campo magnético… 🙂

  10. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Andei a ajudar minha namorada a escrever a tese de Fisico-Quimica nestes ultimos meses e ela é mais de Quimica. Coube-me a mim explorar todas as novas particulas sub-atomicas, modelo padrão. super-cordas, etc… Depois explicar-lhe para ela escrever.

  11. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    näo acreditam que convenceram os governos a gastar esta quantidade de dinheiro (e ainda gastam) só para saber de onde vimos e como o universo se formou, pois näo? 😉

    Se näo abrem o bolso quando se trata de investir na saúde/educacäo, väo abrir para investigar a “matéria”?

    Ora pensem lá como convenceram os governos a abrir o bolso… 🙂

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Tinfoil hat ON
      Desenvolve lá essa teoria. Que aplicações práticas teria o LHC para um governo?
      Tinfoil hat OFF

    2. Avatar de Prim
      Prim

      Numa palavra, energia.

  12. Avatar de Dr. Physics
    Dr. Physics

    FYI, que eu tenha conhecimento, existem pelo 14 Portugueses a trabalhar directamente.
    E muitos outros (como eu), nas universidades a trabalharem com dados de lá.

    1. Avatar de Vítor M.

      Sim, não há é um número certo de quantos directa e indirectamente estão ligados ao projecto, pelo me nos não consegui obter uma resposta concreta.

  13. Avatar de Eric
    Eric

    protón ? nova partícula?

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Sim.
      É um protão espanhol, que é diferente dos protões normais porque faz uma sesta à tarde.
      :p

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Chama-se a isso abrasileirar o nosso Portugues. Algo que o AO nao contempla mas que muita gente insiste em adoptar.

    3. Avatar de Vítor M.

      Eric, já está reposto o protão.

  14. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Artigo excelente, desconhecia algumas curiosidades.

    PS: alguns comentários em vez de ajudar só criam ruído dasssss

  15. Avatar de Gonçalo Tomás
    Gonçalo Tomás

    No primeiro ponto será 10^-13 atmosferas e não de 10 a 13

    1. Avatar de Vítor M.

      Correcto. Está corrigido.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        tem piada! tinha apontado para o erro e nem sequer aceitavam o comentário

        1. Avatar de Zaark
          Zaark

          +1, já são meia dúzia de vezes.

  16. Avatar de RuiB
    RuiB

    A pressão pode descer até 10 elevado a -13 atmosferas.

  17. Avatar de Gonçalo Tomás
    Gonçalo Tomás

    Correcção ao comentário anteriores: É 10^-13 mBar que será 10^-16 atmosferas

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Encontrei 10 curiosidades neste artigo.
    Para que realmente serve, e porque há anos que procuro quem consiga explicar de forma mais ou menos simples para os leigos no assunto, ainda não descobri.
    Ok tem partículas engraçadas, a teoria do Bosão de Higgs, mas na pratica o que se pode obter daqui? Sem achar que isto deve ser excepcionalmente importante, gostava de entender um pouco mais…

    1. Avatar de RuiB
      RuiB

      Além de ser importante para a humanidade compreender como funciona o universo há retornos práticos que há partida não são evidentes mas que mais tarde revelam-se marcantes. Por exemplo sem a mecânica quântica que parece não ter nada a ver com o nosso dia a dia não seria possível fabricar os chips actuais que existem nos computadores.

    2. Avatar de Vítor M.

      É um tema que cada vez mais vamos ouvir falar e que, quer queiramos quer não, é o ponta de lança da tecnologia (os dos) nos dias que correm.

      Não é fácil, contudo, traduzir para “palavras fáceis” os conceitos, as tecnologias, os números em si. palavras essas que fazem com que mais pessoas saibam do que se fala. Um bom tema portanto. 😉

    3. Avatar de Eric
      Eric

      Se tens a tecnologia e qualidade de vida que tens hoje é porque nos últimos séculos a física avançou, ou seja, descobriu-se como funciona a natureza, que por outras palavras quer dizer que sabes a relação numérica (fórmulas) entre as várias grandezas naturais. Porém, isto é sempre válido num intervalo de condições de validade, isto é, tu sabes como funcionam as coisas até uma certa escala e energia, já que tens experiências a ocorrer nessas escalas cujo objectivo é verificar e encontrar a física de todos os processos. O cern o que está a fazer é basicamente atingir escalas de energia ainda não atingidas, tentando descobrir nova física, confirmando teorias e mecanismos (por exemplo bosão de higgs), entre outras coisas.

      Onde é que isso pode vir a ser útil? à umas dezenas de anos atrás, quando descobriram a radiação electromagnética, disseram que era apenas uma curiosidade e que não ia ter grandes aplicações. Se a humanidade quer evoluir tem que conhecer, só assim poderá jogar com o que a natureza nos dá.

      Neste momento trabalho na área de fusão Nuclear, em que se está a tentar fazer fusão nuclear sustentável na terra (este processo existe por exemplo no sol). Esta é – sem margem de dúvida – o futuro da humanidade no que diz respeito a energia. Garanto-te que é extremamente complexo (à 50 anos que há investigação existindo enormes progressos, puxando por outros ) e neste momento as máquinas que estão a ser construidas – ITER e stellarator – serão as “novas” máquinas mais complexas do mundo. Garanto-te também que nada disto seria possível se não tivessemos as últimas décadas de investigação, muitas vezes em coisas que aparentemente não têm qualquer utilidade; todas as teorias e conhecimento adquirido estão a ser utilizados na construção desta máquina, e ainda hoje se aprende todos os dias, nomeadamente a nível do comportamento do plasma.

      Finalmente digo: E se não tiver utilidade? É conhecimento. Conhecimento que “por ali não vale a pena ir”.

      1. Avatar de Eric
        Eric

        ITER e WX7, queria eu dizer. Para os interessados em física de topo podem procurar por esses nomes, parece que toda a gente só conhece o cern quando se fala em experiencias de física…

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Muito boa a sua ajuda, Eric. Obrigado!

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Excelente artigo, mas uma questão em relação ao consumo eléctrico do LHC… consome anualmente 120MW?? ou MWh? ou tem uma potência instalada de 120MW? algo aqui não me parece bem…

    1. Avatar de Vítor M.

      Pedro, coloquei agora em termos anuais com valores totais. Para ver se fica mais perceptível.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Many Thanks!

  20. Avatar de Cepa Torta
    Cepa Torta

    Mais uma curiosidade o LHC é administrado pelo CERN, em português “Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear” e foi em 1990 no CERN que numa primeira fase foi desenvolvido um sistema informático que permitia aos cientistas trocar dados e que foi batizado de World Wide Web, acabou por se tornar naquela coisinha essencial a que chamamos INTERNET.

    1. Avatar de Vítor M.

      Boa informação. Obrigado.

    2. Avatar de NewJ
      NewJ

      Então não foram os americanos que inventaram a internet?

  21. Avatar de Carlos
    Carlos

    Quem quiser dar uma mãozinha…

    http://lhcathome.web.cern.ch/

  22. Avatar de JBM
    JBM

    estou a ver que corrigiram, mas nem assumem!

  23. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    Em relação à teoria do Big Bang, é mais fácil de acreditar no Adão e Eva, ainda ninguém do mundo cientifico conseguiu explicar a existência de um ”espaço”, para que esse tal embuste do Big Bang pudesse expandir, e isto é apenas a primeira e a maior incongruência da maior ”anedota” sobre a origem do universo se é que alguma vez existiu tal coisa….

    1. Avatar de Bruno M.
      Bruno M.

      Acho que a maior anedota teria sido Adão e Eva e a criação da mulher pela costela de adao.. Não há factos reais nem concretos apenas escrituras biblicas.

      Relativamente à parte cientifica são muitas as investigações e os factos verídicos ainda que incertos que de o Big Bang realmente existiu….

    2. Avatar de Zaark
      Zaark

      Uma Testemunha de Jeová veio com uma conversa semelhante a essa numa das suas “excursões” para converter mais pessoas. What are the odds?

  24. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Conhecia o LHC desde o início e “ajudei” usando o boinc na altura que precisavam de correr testes com a aplicação.

  25. Avatar de Fernando Marques
    Fernando Marques

    Impressionante é mesmo lá ir! Aconselho. Para esclarecimento de alguns, todo o dinheiro gasto tem aplicabilidade direta na medicina (os detetores de ressonância, tomografia computorizada…..), por exemplo, daí o interesse dos países envolvidos. Hoje temos a internet porque a mesma nasceu lá!!

    1. Avatar de Vítor M.

      Deve ser brutal de certeza. É um local que pretendo um dia conhecer, sem dúvida.

  26. Avatar de José Carlos Ferreira
    José Carlos Ferreira

    Já conhecia as instalações. Pela internet, claro. Aliás, conheci aquando da abertura que foi noticiada. Mas sempre conheci este deispositivo de dimensões astronómicas por CERN e não por LHC. Conseil Européen pour la Recherche Nucléaire AKA CERN. Também sabia que era o acelerador de partículas mais rápido do mundo, sim porque há outros aceleradores de partículas mas muito menos evoluídos. Mas 7 ou 8 das 10 características também as desconhecia!

  27. Avatar de F. Gomes
    F. Gomes

    Muito bom artigo. Embora não seja fácil a um leigo entender o que é o bosão, para que serve a sua descoberta, a leitura de um artigo desta qualidade, acerca da tecnologia que permite, ou permitiu a sua descoberta, ajuda a perceber a sua importância. E ainda nos esclarece das principais características do LHC, e desperta-nos a curiosidade para a procura de mais informação.

  28. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    Acho a noticia extremamente interessante, agora a traducao é que foi um pouco á Letra:

    “vácuo ultra-alto” nao será mais “vacuo extremo”, ou “perto de um vacuo perfeito”?

    1. Avatar de Zaark
      Zaark

      “Alto vácuo” e “muito alto vácuo” são as expressões mais comuns.

  29. Avatar de NoFait
    NoFait

    Bom, é de 2012 mas… https://council.web.cern.ch/council/en/Governance/TREF-PersonnelStatistics2012.pdf Talvez ajude 🙂

    PS: Muitos empregados do CERN de origem portuguesa têm dupla nacionalidade (seja Francesa ou Suíça), logo poderão estar também distribuídos pelos outros países.

  30. Avatar de Miguel Gato
    Miguel Gato

    Excelente artigo! Parabéns!

  31. Avatar de SSaraiva
    SSaraiva

    Não sei porque um comentário meu não foi introduzido …

  32. Avatar de José Coelho
    José Coelho

    Eu já la estive 🙂
    Tenho um grande amigo que lá trabalhou!

    1. Avatar de Vítor M.

      Ora isso serve para fazer inveja 😉 é sítio que está nos meus planos… um dia.

  33. Avatar de Zaark
    Zaark

    O CERN é sem dúvida um local fascinante. Em miúdo sonhava trabalhar lá, mas acabei por enveredar por uma área muito diferente. Mas uma visita tenho de fazer… a ver como realizá-la um dia destes 🙂

  34. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    Apesar de estar na área das TIC, está é uma área que me fascina imenso, e em que gostava de trabalhar. O meu conhecimento resume se ao que vejo em documentários, mas é fantástico ver tudo o que já descobri mos sobre está “experiência universo”, e o que ainda falta descobrir. Sobre o LHC já sabia muita coisa do que se falou, mas são sempre bem vindos artigos destes.

  35. Avatar de KNIGHT
    KNIGHT

    [{(((( Star Gate !!!! ))))}]

    Corram para as montanhas.
    Estoquem água!!!!

  36. Avatar de dajosova
    dajosova

    A ciência é muito importante para a civilização/humanidade mas continua-se a gastar demasiados recursos para provar algo que jamais conseguirão saber, em vez de se empenharem em tornar este mundo melhor por outras vias!

  37. Avatar de Raclima23
    Raclima23

    excelente artigo …

  38. Avatar de Bruno
    Bruno

    “tendo custado centenas de milhares de euros”
    Penso que será no mínimo centenas de milhões de euros, provavelmente mais…

  39. Avatar de pedrostrik
    pedrostrik

    ”O LHC é na sua plenitude um anel artificial de 27 quilómetros e no seu interior estão em constante circulação, em sentidos opostos, dois feixes de protão que viajam a 99.9999991% da velocidade da luz em apenas um segundo.”
    Pela teoria da relatividade especial (em que não entra o factor gravidade), fica aqui demonstrada que é impossível num futuro incerto, fazer viagens ao futuro, apesar de que o tempo num corpo a velocidades próximas da velocidade da luz, passa mais devagar, mas sempre inferiores à mesma, a sua massa iria aumentar infinitamente, à medida que se aproxima da v. da luz e a energia necessária para tal efeito, seria proporcionalmente infinita.

  40. Avatar de Alirio
    Alirio

    Necessário é compreender a ação das subdivisões da antimatéria quando em interações subatômicas com a matéria escura, na incidência de radiação de quarks