Não adianta, o Facebook esgota mesmo as baterias dos telefones

68 Comentários

É um dado adquirido que a aplicação móvel do Facebook tem problemas e que é uma das que mais bateria consome. Mesmo com todas as queixas dos utilizadores, a maior rede social da Internet insiste em não os resolver e isso tem deixado todos os seus utilizadores aborrecidos.

Existem algumas receitas que podem ser usadas, mas o que não se sabia era que estes truques podem poupar até 15% da bateria de um iPhone e 20% num Android.

Facebook iOS

O truque mais básico foi já apresentado pelo Pplware e passa pela remoção da aplicação e pela utilização da versão web do site do Facebook.

Esta é uma medida que tanto para os utilizadores do Android como do iOS acaba por se revelar muito útil e surge agora uma avaliação que mostrou que, no caso do iOS, a poupança de bateria consegue chegar aos 15%.

Pegando na medida que foi apresentada, que recorre ao browser para acesso ao Facebook, um jornalista do The Guardian testou esta mudança durante uma semana e foi este o valor médio que conseguia ter ao final do dia. A bateria do seu iPhone tinha todos os dias mais 15% de energia do que quando usava a aplicação do Facebook. Os resultados foram obtidos contra uma semana a usar a aplicação móvel do Facebook.

Para dar maior credibilidade a este teste, o jornalista recrutou outros utilizadores do iPhone para repetirem o seu teste e os resultados foram semelhantes.

Facebook Android

A possibilidade de usar o Safari para aceder ao Facebook dá aos utilizadores praticamente todas as mesmas funcionalidades que a aplicação móvel, indo ao ponto de ter um ícone no ecrã para acesso directo ao site.

Há algumas pequenas falhas, sobretudo ao nível das partilhas directas de conteúdos, algo que não está disponível na versão web. Há ainda a perda das funcionalidades adicionadas recentemente e que dão uso ao 3D Touch para acesso directo.

Mesmo com esta diminuição de funcinalidades, o ganho de bateria é excelente, garantindo mais algum tempo de utilização num iPhone. O Facebook já reconheceu estes valores e está, mais uma vez, a avaliar formas de minimizar os consumos da sua aplicação, procurando limitá-las.

Comentários

68

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Façam como eu não tenho conta facebook, assim sou mais feliz e tenho tempo para os amigos “reais”!

    1. Avatar de gemario
      gemario

      +1
      Facebook / Twitter não fazem falta nenhum

    2. Avatar de Anti-Facebooquê
      Anti-Facebooquê

      Ou façam como a Marta, apaguem o facebook e sejam felizes.

    3. Avatar de Jessica
      Jessica

      Haja alguém que partilhe o mesmo que eu 🙂 !

    4. Avatar de Eu
      Eu

      Não tens conta no facebook, mas fazes comentários idiotas na net.
      Onde andam afinal os amigos reais?!?!
      Ai que o coxo foi apanhado :p

    5. Avatar de Jsp
      Jsp

      Epa Sinceramente…
      Se saberes usar a rede social nao vejo o que te impede de continuar a ter amigos reais.
      Isto é como as bebidas alcoólicas, ter moderação a beber não tem problema nenhum nem faz mal a ninguém.
      Por isso não deem uma desculpa tipo vegetariano para se sentirem diferentes ou superiores do resto da sociedade.

      Cumprimentos

    6. Avatar de Luis L.
      Luis L.

      Deita o telemóvel ao lixo e cancela a conta da Internet e fala directamente com os amigos…

    7. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      Eu uso o Facebook apenas para contacto

      E simplesmente deixei de seguir todas as pessoas e paginas, assim o meu feed está sempre vazio, e não tenho tendência para ficar passivamente a ver besteiras sem interesse algum

    8. Avatar de A.Santos
      A.Santos

      Mas mais terrível é verificar que as pessoas mesmo as que se dizem amigas em relações pessoais, depois nas redes sociais fartam-se de dar likes mas ajudar quando é preciso, fazem de conta, mas não se esquecem de dar o seu like, que como toda a gente sabe mata a fome, mas não é aos amigos, é à maquina que engorda nos sistemas bancários.

    9. Avatar de Pedro Duarte
      Pedro Duarte

      essa foi desnecessária…. tenho Facebook e devo ter mais amigos “reais” que tu… bocas típicas de pessoal que se julga o centro das atenções do bairro 😀

    10. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      uma coisa não exclui a outra, ter conta de rede social não implica não ter tempo para “amigos reais”
      eu por exemplo tenho contas nessas redes, e vou la uma vez ou duas por dia e chega bem.

    11. Avatar de geu
      geu

      eu vou deixar de vir aqui a net para ter tempo para os amigos reais hehehehhehehe

    12. Avatar de andre
      andre

      fazes parte dos meus.

  2. Avatar de TiJoaquim
    TiJoaquim

    Estas apps inúteis, assim como a própria app do pplware, quando simplesmente se pode ir ao website e ver tudo da mesma forma?

    1. Avatar de Realista
      Realista

      A app da pplware para Windows Phone é boa…

  3. Avatar de Anti-Facebooquê
    Anti-Facebooquê

    As pessoas querem é tudo de mão beijada, felizmente eu tenho uma app que consume muito menos que a App do Facebook.. Qual é? Uma coisa que nunca ninguem ouviu! O Browser!

  4. Avatar de Leoni
    Leoni

    Será que no Windows 10 mobile terei os mesmos resultados?

    1. Avatar de tekMan
      tekMan

      No meu WP 8.1, o Facebook e o Internet Explorer foram as apps que mais bateria gastaram na última semana (18,2%). Podem ver essas estatísticas nas Definições > Poupança de Bateria.
      De notar que abro a app do Facebook 2/3 vezes por dia, vejo apenas o feed, não publico nada nem uso o messenger. Mas basta ter as notificações ligadas, para ela estar sempre a trabalhar em 2º plano.

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        podes desativar o segundo plano para certas apps em poupança de bateria

  5. Avatar de José Lopes
    José Lopes

    Facebook lite…..também dá…..

    1. Avatar de antonio
      antonio

      E consome muito pouco bateria.

    2. Avatar de André
      André

      Apenas para android.

    3. Avatar de ppfoasld.1
      ppfoasld.1

      yep se for para usar apps, a lite é bem melhor

  6. Avatar de Kekes
    Kekes

    Eu uso o Metal em Android, uma aplicação ligeira que integra a versão web como nativa e melhora a cada actualização. Recomendo darem uma visita de olhos.

  7. Avatar de phex
    phex

    Usem windows Phone, digam depois se tem destes problemas. Uso desde wp7 , sempre sem estas coisas..

    1. Avatar de Nuno José Almeida
      Nuno José Almeida

      O WP não tem aplicação nativa tem o web wrapper ou seja na prática é a solução que aqui se apresenta.

      1. Avatar de tekMan
        tekMan

        Não é nada um web wrapper. A app do Facebook para WP é produzida pela Microsoft, mediante acordo com o Facebook e é uma app completa integrada no OS, incluindo LiveTile, Lockscreen, notificações. e um layout bem diferente do site mobile.

      2. Avatar de phex
        phex

        Nuno, a app é nativa. Recomendo que testes. Atenção, não sou fanboy de nada. Sempre usei windows e quando tentei android não tive boa experiencia com este tipo de situações, dai sugerir que testem wp.

  8. Avatar de Neok
    Neok

    No fim de contas parece que a app para o Windows phone é melhor que as suas congéneres.

    1. Avatar de antonio
      antonio

      Windows phon não tem app para facebook tem o web wrapper que é mais o menos como utilizar o browser.

      1. Avatar de Mário
        Mário

        Se não sabes o que dizes, então não induzas o pessoal em erro. Informa-te primeiro, comenta depois.

      2. Avatar de Tiago
        Tiago

        Já usaste um Windows Phone sequer? O Facebook para Windows Phone sempre foi uma aplicação nativa.

  9. Avatar de Filipe
    Filipe

    Se a app é melhor no Windows Phone não sei, mas que o Windows Phone é um SO mais fluido que Android é! Noto diferença nos jogos!

    1. Avatar de Jorge
      Jorge

      sim obviamente que notas 🙂

    2. Avatar de Jorge
      Jorge

      ha jogos para o wp? 😮

      1. Avatar de joao alves
        joao alves

        adquiri recentemente o lumia 905xl e sim existem jogos para WP e o melhor e que temos acesso a loja da xbox o que qualquer dia ate jogos da plataforma xbox podemos jogar no telemovel… agora claro que android ou ios tem muito mais jogos (quase sempre o mesmo) que wp

        1. Avatar de Miguel Nóbrega
          Miguel Nóbrega

          Lol o pessoal ainda anda no WP7 de certeza… Já existem tantas aplicações!
          Até tenho mais jogos instalados agora do que tinha no Android..

      2. Avatar de Joao Pinho
        Joao Pinho

        que resposta 😀

    3. Avatar de Tiago
      Tiago

      Há sim. E não são poucos.

    4. Avatar de André
      André

      A loja de jogos tem scroll?

  10. Avatar de Castlead
    Castlead

    Mesmo no WP a app do face é a que mais bateria consome.

  11. Avatar de ZarkBit
    ZarkBit

    Estranho, no meu L630 (W10M) desde que instalei a app do facebocas não vi grande aumento na utilização da bateria.

  12. Avatar de Maudo
    Maudo

    Recomendo Facebook lite

  13. Avatar de Marta
    Marta

    Comparar uma app que está sempre a correr em background para vos oferecer notificações near real time, de modo a estarem sempre conectados à rede social, com o acesso remoto por um browser que só vos notifica quando se lembram de abrir o broweser e fazer refresh é de génio.

    Nem sei porque é que acusam a App de ter problemas, usando esta comparação. O Facebook tem melhorado imenso a Facebook app e a Messenger app tanto no iOS como no Android. Não vejo problemas nenhuns com a app. E o consumo de bateria deve-se ao facto de ser uma app always on que corre nativamente no smartphone. Mas isso é verdade com qualquer app nativa versus browser access.

    O facebook é das que consome mais devido ao sistema de notificações near real time e a quantidade e tipo de informação que é carregada. Se não gostam do always on podem configurar o ritmo das notificações e obviamente tornar a app menos intensiva.

    Prefiro mil vezes usar todas as funcionalidades da app nativa, inclusive emparelhado com o meu smartwatch do que andar a aceder aos bochechos pelo mobile browser. Compram smartphones cuja mais valia é precisamente o facto de correrem apps nativas e depois andam-se a castrar por causa de 15% de bateria?

    Tenho um melhor conselho! Não liguem o smartphone e vão poupar 99% da bateria.

  14. Avatar de Armando Coelho
    Armando Coelho

    I been using the facebook direct, without downloading the android apps and definnetly i am saving lots off battery comsumption.

  15. Avatar de Kaboom
    Kaboom

    So nerds a comentar , viver sem facebook é algo que so um geek nerd pode, pois uma pessoa normal tem de ser socialmente ativa

  16. Avatar de Hugo
    Hugo

    Uso o Facebook lite e basta menos bateria e é muito mais rápido a abrir

  17. Avatar de Tiago
    Tiago

    No meu Windows Phone, a aplicação do Windows 10 Mobile para o Facebook é bem eficiente na minha opinião, consome apenas 2,7% (é o que diz no Battery Use). A Microsoft realmente adaptou bem a aplicação

  18. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    pelo menos no android o consumo é muito reduzido. utilizando o greenify.

  19. Avatar de So7t
    So7t

    Experimentem o Folio para aceder ao Facebook.
    Eu ja a estou a usar há algum tempo e posso dizer que cumpre perfeitamente a função com poupança de bateria incluída!!

  20. Avatar de José
    José

    Troquei um Nokia 3310 por um Lumia 830 e a bateria dura menos 75%. Acho que vou ter de desinstalar aquela app que permite fazer chamadas…

  21. Avatar de ICavalera
    ICavalera

    Facebook lite. Recomendo. Consigo ser notificado, conversar, ver o feed, tudo que a app normal faz e para falar temho de ter o messenger.

    Acho que apesar do aspecto mais fraco, e em tudo melhor, mais rápido, menos consumo de net e bateria.

  22. Avatar de Adão Alves
    Adão Alves

    Pelo amor de Deus desinstalem a aplicação facebook e usem o browser
    como por exemplo o Chrome

    1. Avatar de Realista
      Realista

      Um smartphone para gente inteligente 🙂

  23. Avatar de abdu
    abdu

    se não é para usar apps, utilizem os velhos tlm e estes duram uma semana sem carregar

  24. Avatar de Santos
    Santos

    Blackberry Passport – “Average battery life- 2 days 2 hours”. Nao preciso usar, lite, browser, offline, online, etc. Utilizo o telefone normalmente com wifi e bt sempre ligado. Utilizo como ferramenta de trabalho para email, messages, chamadas, etc. WhatsApp, slack, FB, etc. O vosso problema e terem telefones que tem baterias de manteiga. Nao prestam (especialmente os Iphones). Comprem um telefone a serio, o problema passa.

  25. Avatar de Bruno Tavares
    Bruno Tavares

    Isto parece-me tudo uma grande treta.
    Então desinstalar apps que trabalham em background poupa bateria? Quem diria hem?…
    Tenho mais uma ideia.
    Desinstalem todas as apps, mas todas mesmo. Desliguem WiFi e Bluetooth e já agora claro so dados móveis.
    Baixem o brilho para minimos, e evitem fazer muitas chamadas e mandar mensagens.

    Vai-vos durar uma semana!!! Ou mais!

    E a seguir, deixem de ser camelos e comprem um 3310 que fica mais barato e dura mais ainda.
    Ou então, aproveitem a máquina que têm e pela qual pagaram, deixem de ser parvos, usem e abusem e carreguem quando tiverem de carregar. Eles são feitos para serem aproveitados!

  26. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    Eu, por exemplo, tive de fazer ‘root’ no meu telemóvel, pois só assim iria conseguir eliminar a aplicação oficial do Facebook do meu dispositivo. Também só tenho Facebook por causa dos grupos que frequento no meu dia-a-dia e das mensagens, e só no browser ou no FB Lite.

    Já agora, um pequeno ‘off-topic’: perco a garantia do meu dispositivo depois de ter feito ‘root’ com a app KingRoot e desinstalá-la em seguida?