iPhone 6S trará evolução na qualidade da câmara fotográfica

58 Comentários

Uma das muitas qualidades que o iPhone tem é a sua câmara. Muitas vezes comparada com as da concorrência, este elemento tem sabido manter-se sempre actualizado e consegue dar imagens de qualidade elevada, mesmo com especificações menores, quando comparado com alguns concorrentes.

Com o novo iPhone 6S a ser já preparado pela Apple, surgem agora rumores sobre o que será a sua nova câmara fotográfica. A melhoria vai ser substancial, não apenas nos megapixéis disponíveis, mas também nos componentes e nas tecnologias usadas.

iphone_6s_camara_1

Lentamente começam a construir-se as habituais ideias de como vão ser os futuros equipamentos da Apple. É normal o surgimento destes rumores meses antes do surgimento das novas versões e este ano não está a ser diferente.

Com lançamento provável para o Outono deste ano, a nova versão do iPhone, provavelmente o 6S, começa a receber as primeiras ideias e os normais rumores.

O mais recente vem reforçar uma ideia que vem sendo a ser falada e que dá como certa a melhoria da sua câmara fotográfica. Deixará de ser de 8MP e passará a ser de 12MP.

Mas esta melhoria trará um efeito negativo, que se reflecte na utilização de um tamanho de pixéis menor que os actuais, o que daria origem a imagens com um aumento de ruído e uma degradação das fotografias tiradas com pouca luz.

Para compensar estes problemas a Apple estará a pensar usar um sensor da Sony, que conta com tecnologia RGBW, que introduz um sub-pixel branco junto dos restantes (RGB), o que melhora de sobre maneira a qualidade das fotografias e compensa a utilização dos pixéis menores.

iphone_6s_camara_2

Esta novidade, que chegará este ano, estava nos planos da Apple desde o início da criação do iPhone 6 e 6 Plus, mas a empresa resolveu esperar mais um ano para que a tecnologia amadurecesse e que estivesse já de acordo com os elevados padrões de qualidade que exige.

Esta tecnologia começa a ser já usada noutros smartphones, como o Huawei P8, com resultados excelentes no que toca à qualidade da fotografia, mesmo em situações de baixa luminosidade. A Apple quer fazer avançar o seu iPhone e por isso esta é a forma mais correcta e mais lógica de o fazer.

Esta é uma alteração que vai melhorar em muito a já muito boa câmara do iPhone, algo com que todos os utilizadores concordam e que muitos testes o provam.

Ainda é cedo para qualquer certeza, mas os rumores começam a acumular-se, tornando muito provável esta actualização da câmara e todas as melhorias a ela associada.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de LP
    LP

    “Samsung Galaxy S6 Edge é o smartphone com a melhor câmara ”
    “iPhone 6S trará evolução na qualidade da câmara fotográfica”
    🙂

    1. Avatar de ptpedropt
      ptpedropt

      Galaxy S6 edge Iron Man Limited Edition
      https://www.youtube.com/watch?v=wB6MId15cpo

  2. Avatar de Evandro
    Evandro

    Depois s6 o iphone vai ter que correr muito pra fazer alguma fama novamente.. fui no shopping troca o note4 pelo s6.. e so se fala de s6.. agora ja faz umas 2 semanas que estou com ele.. e eu ja tive o iphone 6 plus.. é muito boa a câmera e tudo.. mas o s6 a samsung desta vez acertou em tudo.. a câmera é realmente algo fantástico!!

    1. Avatar de Nadia
      Nadia

      O da minha maquina fotografica tambem. E é dedicada para fotos

      1. Avatar de Azia
        Azia

        Nádia qual é o problema ? Se o equipamento custa 700 euros não era obrigado a ter uma boa camera?

        1. Avatar de Nadia
          Nadia

          A diferença é que eu prefiro uma óptima bateria a uma boa camara.
          E os fabricantes passam a vida a colocar coisas nos telemóveis acessórias, quando a prioridade seria aumentar a disponibilidade do equipamento.
          Se eu vou acampar ou de viagem mais radical, não quero ter de andar sempre preocupada com a bateria do telemóvel…
          Preferências… Se eu quiser uma boa camara tenho a minha fotográfica, Se quiser um bom GPS tenho o meu GPS dedicado.
          Se o iphone ou outro telemóvel como este a preços que roçam o p.o.o.o.nografico cair no chão, de certeza que não vou perder ao mesmo tempo um conjunto de funções que me faz falta.
          Mas cada um é como cada qual 🙂

          1. Avatar de Rui
            Rui

            “Mas cada um é como cada qual”

            O que não falta aí são opções para aquilo que pretendes. Até baterias extra e capas à prova de bala para poderes ir acampar 1 semestre inteiro numa selva.

            Só não percebi a tua critica… qual é o teu problema em outros quererem algo que tu não queres?

          2. Avatar de Marco Chapita
            Marco Chapita

            entao mas se queres uma boa camera tens uma DSLR certo?segundo dizes se queres GPS tens o teu gps dedicado certo?entao se queres ir a net levas um netbook e se queres um telemovel que aguenta uma semana,arranjas um nokia 3310 que da a semana toda a acampar e sobrevive facilmente a qualquer tipo de ambiente.

      2. Avatar de Joao Magalhaes
        Joao Magalhaes

        A minha nex3 também é muito boa para fotos

  3. Avatar de Marcos Santos
    Marcos Santos

    O criador do PureView da Nokia agora da Microsoft, Ari Partinen, está na Apple não admira que eles evoluam a sua câmara.

  4. Avatar de Cláudio linux
    Cláudio linux

    12mpx , 5mpx frontais e 2gb ram com 4k video é um processador melhor..eis o novo iPhone

    1. Avatar de Julio
      Julio

      isso é o quê? Oneplus One? =) JK… não me batam

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Oneplus one tem android logo nem é considerado smartphone mas lagfone

        1. Avatar de Ivo Curado
          Ivo Curado

          Nunca tiveste com um na mão de certeza…

          1. Avatar de Makvrski
            Makvrski

            O carlinhos pensava que aquilo era uma selva e baixou o safari, é claro que começou a lagar por todo lado kkk

    2. Avatar de DóiDói
      DóiDói

      4K ??? Só 🙁 eu queria 16K já…

  5. Avatar de daiquiri
    daiquiri

    com miseráveis 8mp que ao menos traga alguns mais. Sim sim, a história que megapixeis não é tudo. Mas antes de serem papagaios os megapixeis influencia RADICALEMENTE em recortes, composicao de panoramas e níveis de ruído com pouca luz.

    Por isso sim, 8mp é miserável e está na hora de os aumentar…

    1. Avatar de António Henriques
      António Henriques

      Tenho uma Nikon com 6 “miseráveis” megapixeis e garanto que bate 99% dos telemóveis (para não dizer 100%). O que conta é a capacidade de captar a luz. Tenho uma máquina mais pequena, “normal” (não reflex) com 18mp e as fotos são de longe piores…

      1. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        sim sim, recortes? chapéu. low light? chapéu. e com uma nikon tens a lente, coisa que não tens nos telemoveis

        1. Avatar de António Henriques
          António Henriques

          Precisamente….

        2. Avatar de Hélder
          Hélder

          Os telemóveis não têm lente?

          Quer gostes ou não, com uma Nikon que ele fala, com apenas 6MP tira melhores fotos que qualquer telemóvel.

          Recortes? Também! E low light, também.

          Aumentas esses 6MP para os 8 ou 14 ou 16, e pões lado a lado com um telemóvel, e a DSLR tem mais qualidade…

          1. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            Prova o que estás a dizer

          2. Avatar de António Henriques
            António Henriques

            Tal e qual.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      “os megapixeis influencia RADICALEMENTE em recortes, composicao de panoramas e níveis de ruído com pouca luz”
      No meio disso tudo só uma delas é que é verdadeira – recortes!
      Composição de panoramas num bom smartphone e câmera tanto faz se tem x ou y megapixeis.
      Níveis de ruído com pouca luz a tendência é a oposta, quantos mais megapixeis em sensores com o mesmo tamanho e tecnologia, mais pequenos são os pixeis e maior o ruído. É aliás esse um dos motivos porque as câmeras da Apple [e tb da HTC] se comportam muito bem nessas condições. A própria Nokia usava uma tecnologia que reduzia os megapixeis efectivos das fotos para poder reduzir o ruído!

      1. Avatar de Hélder
        Hélder

        Claramente que não sabe do que fala…

        Mais MP = melhores recortes?

        Errado, porque a qualidade das lentes é mais importante.

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Recorte – ampliação duma zona da foto. Com mais pixeis permite uma maior ampliação antes de se começar a notar pixelização. Claro que outros factores podem degradar o aspecto [ruído, desfocagem, artefactos…] mas a afirmação assume que se parte de fotos semelhantes.

          1. Avatar de LP
            LP

            Portanto, sem zoom óptico, os mpx são importantes.

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            e…!? a importância é relativa, dado que não é a única coisa que determina a qualidade da foto ou o uso pretendido…

          3. Avatar de LP
            LP

            e… O iPhone precisa de mais mpx para poder ter algum zoom, pensei que fosse fácil de entender. O uso pretendido é para tirar fotos, qualidade foi naquele artigo com o teste da dxo onde até o velhote note 4 ultrapassou o iPhone 6.

          4. Avatar de Nunes
            Nunes

            nem todas as fotos precisam de zoom e nem todos os zooms necessitam de algo mais do que 8 megapixeis!
            Quanto ao velhote Note 4 ultrapassar o iPhone 6, não é isso que transparecia nas imagens com pouca luz! Isto sem falar no iPhone ser óptimo a tirar boas fotos rápidas

          5. Avatar de LP
            LP

            Não são todas, mas são algumas. Estás a duvidar da dxo?

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            a dxo que dá a mesma pontuação em fotografia aos dois e que ao nível de ruído dá uma pontuação de 75 para o Note e 79 para o iPhone 6+!

          7. Avatar de LP
            LP

            Estàs! Chegas ao ridículo…

          8. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ LP
            ridículo é invocar uma análise sem ler o que diz, sem perceber que ao contrário de defender a tua posição confirma o que eu disse!

          9. Avatar de LP
            LP

            Como habitual, não te decides… umas vezes sim, outras não… ou melhor, ficas sempre pelo meio termo, assim podes sempre optar por um lado ou o outro conforme for mais conveniente, normalmente para ser do contra… acho que em tantas discussões nunca te consegui arrancar um sim/não… se fores assim em tudo, és uma pessoa deveras… “especial”…

          10. Avatar de Nunes
            Nunes

            Pos claro, mais uma vez em vez de assumires o erro inventas que os outros são isto e aquilo.
            Ora vamos lá ver o quão claro que fui:
            “Claro que outros factores podem degradar o aspecto [ruído, desfocagem, artefactos…]”
            isto é, logo no comentário com o qual implicas, ressalvo que a importância do recorte/Mpixeis é relativa, pois há outros factores que podem degradar o aspecto da imagem ampliada, que irão variar de caso para caso!

            A que se segue a questão o Note 4 ultrapassar o iPhone:
            “Quanto ao velhote Note 4 ultrapassar o iPhone 6, não é isso que transparecia nas imagens com pouca luz! ”
            LP: “Estás a duvidar da dxo?”
            “ao nível de ruído dá uma pontuação de 75 para o Note e 79 para o iPhone 6+”

            mas pronto, já se sabe que a realidade não é o mundo em que gostas de viver, o que gostas é de vir para aqui gozar com as pessoas para te divertires!

      2. Avatar de daiquiri
        daiquiri

        Nunes agora experimenta o seguinte:
        tiras uma foto com 20MP (exemplo)
        tiras uma outra foto com 8MP.

        Isto ambas com pouca luz. Agora queres imprimir ambas. Como boa pessoa que és até das um toque nas fotos para ficarem mais bonitinhas e tal antes de imprimir

        Reduzes ambas as fotos para 20 por 30.
        E a de 20mp garanto-te (e pago uns amendoins e finos se provares o contrário) que a de 20mp fica mais cristalina, menos ruido, mais nitida e com melhores cores que a de 8 😉

        1. Avatar de Nunes
          Nunes

          Em sensores com a mesma dimensão não ficas! Um sensor com pixeis maiores “tem” logo à partida menos ruído… por isso o mais provável é em muitas situações nem ser preciso fazer retoques para “mascarar” o ruído! E o ruído em fotos com pouca luz é complicado fazer desaparecer e ficar com uma imagem em condições – convém notar por exemplo que as próprias máquinas já fazem muitas correcções para reduzir o ruído!
          Procura por informação… acho até cómico defenderes uma coisa dessas e depois dizeres para fazer retoques à mão!

          1. Avatar de daiquiri
            daiquiri

            até com uma full frame dás uns toques, sempre. toda a gente dá. ainda por cima com telemovel que é tao dificil acertar no horizonte direitinho

          2. Avatar de Nunes
            Nunes

            Qualquer especialista vai te dizer que pixeis maiores, num sensor com a mesma tecnologia, têm menos ruído. E ruído por baixa luminosidade não é fácil de resolver, é informação perdida, que aparece de forma aleatória, alterando tons e cores. Os retoques que tentares fazer tenderão a levar a perda de definição, dificilmente conseguem corrigir todo o ruído e ficar com uma imagem melhor do que tirada com uma máquina com baixo ruído!

    3. Avatar de Marco Chapita
      Marco Chapita

      achas que sim eles vao trazer as cameras 480p ,parece que é o que eles usam nos novos portateis saidos em 2015 🙂

  6. Avatar de Henrique
    Henrique

    Mas afinal o que é que este pessoal quer?
    … um aparelho para telefonar (falar com outra pessoa à distância) ou uma máquina fotográfica?
    Acho que em qualquer dos casos estão a pagar “fortunas”… um tlm custa 70€ e uma boa máq. 200€.
    Tristes… vivem para ostentar aparelhos electrónicos dos quais nunca usam (nem precisam) + que 10 % das funcionalidades.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      Outros vão para os cafés beber minis e fumar cigarro atrás de cigarro. Cada um com os seus vícios e “triste” à sua maneira.

      1. Avatar de Ricardo A
        Ricardo A

        Nem mais, antes um iphone que andar com panca de cerveja a beber minis e cigarros..e que duma gasta mais nos cigarros que eu em iphone..escolhas

  7. Avatar de android REALY sucks
    android REALY sucks

    pois sim.. o iphone está ultrapassado porque tem 8mpx de camera, 1G de ram…. e ENTÃO?!
    O que é certo é que com menos faz tanto ou melhor que todos esses androids cheios de numeros grandes, onde no final se revela cheio de bugs, crashs, perdas de memória e afins…

    1. Avatar de daiquiri
      daiquiri

      calma rapaz. meter tudo no mesmo saco é a mesma coisa que dizer que todos os ciganos são traficantes.

      nem todos os android sao como falas, aliás, são cada vez uma percentagem mais inferior. E não conheco nenhum android na mesma gama de preço do iphone que tenha qualquer um dos sintomas que falas

        1. Avatar de daiquiri
          daiquiri

          yep. resolvido. próximo argumento?

          1. Avatar de Artur
            Artur

            Hahaha bem jogado!

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Para mim sera fail se nao trouxer OS X e correr os programas do mac como os lumia vão fazer

  9. Avatar de Danny
    Danny

    Fogo, estou com o meu Nexus 5 desde 2013 e não me queixo 😀

    1. Avatar de Pedro Oliveira
      Pedro Oliveira

      +1

    2. Avatar de Carlos
      Carlos

      -1 nexus pior tlm que já tive, bateria durava 1h30.. E câmera tão ma, sem gps

  10. Avatar de Ricardo A
    Ricardo A

    Eu quero uma camera 5mpx frontais,12 traseiros, 2gb ram e o gps com precisao indoors de cms

  11. Avatar de paulo
    paulo

    Meus amigos se querm uma boa foto, ha as máquinas dedicadas.
    Se querm um tlm com a melhor fotografia, têm os Lumia 930 ou 1520 que ja eram os melhores nesse aspecto e que agora com as últimas atualizaçoes de ha dias, ficaram FABULOSAS, com qualquer nível de luz. Comparem e mudam logo de opinião.

  12. Avatar de Makvrski
    Makvrski

    Sempre achei que mais de 1080p num ecrã de 5-5.5″ é demais…se com um 7″ a 1024×800 79% da bateria vai para o ecrã não quero imaginar 4k “retina HD” lel