Apple Watch terá de ser completamente independente do iPhone

27 Comentários

Os smartwatches estão lentamente a ocupar o seu nicho e a roubar espaço aos relógios tradicionais. Não sendo máquinas perfeitas dependem de forma completa dos smartphones, algo que não agrada à maioria dos seus utilizadores.

A Apple quer acabar ao máximo com essa dependência e por isso estabeleceu novas regras para os programadores que criam aplicações para o Apple Watch.

Apple Watch

As regras que a Apple estabeleceu para a criação de aplicações para o Watch são rígidas e precisam de ser respeitadas para que estas aplicações sejam aprovadas. A necessidade da presença de um iPhone é ainda uma realidade, para obter muita da informação ou simplesmente para processar os dados recebidos.

Mas a Apple quer acabar com esta dependência e por isso alterou agora as regras para a criação de aplicações. A partir de 1 de Junho deste ano todas as aplicações para o WatchOS que foram submetidas na loja têm de ser independentes.

Starting June 1, 2016, all new watchOS apps submitted to the App Store must be native apps built with the watchOS 2 SDK or later.

Para conseguir isto, os programadores devem usar a SDK do watchOS 2 ou posterior e desenvolver as suas aplicações para que não dependam do iPhone.

Apple Watch

Um dos maiores problemas actuais tem a ver com a dependência do iPhone que muitas aplicações têm e que o obrigam a estar sempre presente. A alternativa, que a Apple quer agora impor aos programadores, passa pela utilização mais intensiva do wifi e no processamento de dados directamente no Watch.

A data de 1 de Junho pode ter dado também outras informações importantes sobre o futuro do Apple Watch. O lançamento da segunda versão do Watch espera-se que surja no WWDC deste ano, algo que se espera que aconteça entre os dias 13 e 17 de Junho, enquadrando-se assim esta nova regra com o surgimento de uma nova versão watchOS e com o próprio Watch 2.

A Apple está a traçar um caminho para a completa independência do seu relógio, garantindo que mesmo sem qualquer ligação a iPhone consegue continuar a desempenar as suas funções.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno
    Nuno

    Fazem mto bem, so ai e q vou pensar em fazer apps pro apple watch 😉

  2. Avatar de james
    james

    parece que alguma coisa nao tava a correr bem

  3. Avatar de Nada disso
    Nada disso

    “A necessidade da presença de um iPhone é ainda uma realidade, para obter muita da informação ou simplesmente para processar os dados recebidos. Mas a Apple quer acabar com esta dependência e por isso (…) A partir de 1 de Junho deste ano todas as aplicações para que foram submetidas na loja têm de ser independentes.”
    Fica-se com a ideia de que a Apple pretende que as app para a Apple Wtach funcionem sem precisar do iPhone.

    O que pretende é “apps nativas” para Apple Watch – que arranquem mais rapidamente e sejam mais ágeis a trabalhar. Não é que sejam totalmente independentes do iPhone.

    1. Avatar de Carlos Duarte
      Carlos Duarte

      O que está implicito, pelo que entendo, é que a Apple quer disponibilizar aplicações que não dependam do iPhone. Faz sentido, até porque actualmente o Apple Watch é limitado e praticamente inútil sem um iPhone, o que reduz o mercado. A interpretação que fazes é, sobre as apps arrancarem de forma mais ágil, é outro assunto, mas não acredites que seja só para isso, até porque não faz grande sentido, o que tem interesse realmente é ter aplicações que não dependam do iPhone, como já tem algumas.

  4. Avatar de Limbus
    Limbus

    Depois de tanta palavra gasta pelos fãs a defender as inúmeras vantagens da dependência do iphone, agora isto.
    Como os iphoneros não lhe pegam, querem ver se atraem outros?

    1. Avatar de Tomás
      Tomás

      continua a depender de se ter um iPhone, mesmo que não esteja sempre por perto, apenas coloca as aplicações a correrem pelo menos parte do código no Watch

      1. Avatar de Limbus
        Limbus

        Por falar neles…
        Então e as vantagens de autonomia e capacidade de processamento e mais não sei o quê que tanto advogavas? Como é a nossa vida? Estava bem no inicio, como tanto defendias ou vai estar bem agora com estas alterações?

        1. Avatar de james
          james

          Com este nao vale a pena, seja bom ou mau o que lhe interessa é o logotipo da macanzinha o resto vai argumentando ah maneira dele e na cabeça dele a razao é sempre dele e a maçã é que é bom, qualquer noticias que tenha a ver com a apple e que alguem diga algu no sentido negativo la esta ele para dar o corpo para contrariar,ate por vezes dizendo disparidades e torcendo a conversa para tentar convencer o que é dito ah maneira dele, as questoes a fundo nunca responde, isso que perguntaste ele nunca te vai responder.

          1. Avatar de Tomás
            Tomás

            Falar mal doutra pessoa é fácil… é a estratégia para quem não consegue melhor

          2. Avatar de james
            james

            Claro, quando é 3 da tarde nao vou dizer que esta de noite, acabaste por nao responder ao que ele perguntou, esta visto o que és.

          3. Avatar de Portimão
            Portimão

            James, o que é uma macanzinha?

        2. Avatar de Tomás
          Tomás

          estás a falar de quê?
          Como disse, ter código no Watch não exclui processamento no iPhone, o que muda é o SDK

    2. Avatar de MAC
      MAC

      Limbus, se nutres tanto ódio por quem tem um iPhone -até lhes chamas pejorativamente “iphoneros” -, porque perdes tempo a criticar coisas que não tens? Fica lá com o teu smartphone e sê feliz!

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        Também não entendo. Criticar os fanboys doentios é uma coisa, criticar toda e qualquer pessoa que usa iDevices é inveja, de certeza.

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        Qual dos dois lesados me dá a definição ofensiva de “iphonero”?

  5. Avatar de irlm
    irlm

    que tal um com 3g…

    1. Avatar de Dreamliner
      Dreamliner

      Qual é a necessidade do 3G num relógio? Não vejo utilidade nenhuma.

      1. Avatar de Portimão
        Portimão

        É pra usar a app TV da Vodafone para smartwatch. LOL

  6. Avatar de Alisson
    Alisson

    SE a samsung tivesse feito um bom trabalho no gear s r7xx como por uma bateria melhor, ele poderia ser um otimo smartwatch. o gear s2 é bom mas a bateria tb nao ajuda. e fora que algumas skins realmente chupam energia.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      dar 400eur por um smartwatch com Tizen? LOL
      Que não tem apps quase nenhumas e que é feio?
      Para isso prefiro um Android Wear BONITO, como o Huawei ou o Moto 360.
      O melhor mesmo é o Apple Watch.

  7. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Faz sentido. Alias o caminho é por aí. As pessoas para darem mais utilizado ao Apple Watch (ou a qualquer outro) têm de olhar para o dispositivo como um todo e não como parte. Assim, se o iPhone trouxer apps nativas que não precise do iPhone, poderá vingar e até atingir outros mercados. Faz sentido, alias, a Samsung já tem isso.

    1. Avatar de Nada disso
      Nada disso

      E achas que a Apple era tão pateta que só ia aprovar apps “completamente independentes do iPhone” como diz no post?

      1. Avatar de Carlos Duarte
        Carlos Duarte

        Claro que sim, até porque não se torna o smartwatch muito mais atractivo? Não faz sentido ter um Apple Watch capado de funcionalidades só porque está dependente de um iPhone. Porque não posso ter um Apple Watch com muitas funcionalidades sem ter um iPhone e este servir-me de forma global?

        É isso que a Apple quer de certeza. Agora, há funções, como o atender chamadas, a questão da câmara, a interacção com algumas funções do próprio iPhone que… isso será sempre dependente do iPhone, óbvio.

  8. Avatar de Miguel Sousa
    Miguel Sousa

    Pelas últimas notícias, a razão para isto foi o resultado de uma sondagem da Apple nos USA, onde 94% das pessoas que compraram o Apple Watch deixaram de o usar ao cabo de 30 dias, pois a bateria gastava-se demasiado depressa e estavam a ficar com metade do tempo da bateria do Iphone, mesmo sem o estarem a usar. Com as vendas a serem tão baixas, a Apple quer que o Iwatch 2 funcione por si e só precise do iphone para transferir chamadas e enviar informações. Permitindo que o Iwatch possa ser usado longe do Iphone, permitindo aumentar a autonomia da bateria em mais de 50%. É esta a ideia. E tudo porque é provável que o Iwatch 2 possa mesmo vir a trabalhar como um telemóvel independente do Iphone. É que a Apple pagou quase 400 milhões de dólares para ter os direitos de imagem da série Knight Rider durante 2017. O que leva a pensar que vão voltar aos tempos de apresentar o seu iwatch como sendo o telemóvel mais pequeno do mundo e muito melhor do que o “telemóvel que o Michael Knight usava”, como sendo a grandiosa novidade no mundo tecnológico. Por 1500 dólares podem ter o telemóvel no pulso… não incluimos é o automóvel… por agora. (Lá que já existem mais de 1000 modelos chineses que permitem ter o telemóvel no pulso, vai voltar o tempo em que dizem que a Apple inventa tecnologias totalmente novas e inauditas para o século XXI.)

  9. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    E a compatibilidade com android? Eheheh
    O android wear já permite, ou vai permitir funcionar em iOS, mas com limitações.

    1. Avatar de bruno
      bruno

      ja permite, vai permitir … ve-la se acerta no tempo certo do verbo.

  10. Avatar de kekes
    kekes

    Tanta coisa e depois da-se uma volta de 360º a ideia inicial.
    Só prova que os smartwatches nos dias de hoje são a maior inutilidade de sempre.