Foi há 10 anos que a Apple inovou e lançou o iPhone

84 Comentários

No mundo da tecnologia e da indústria não existem muitos equipamentos que se possam dizer que são revolucionários e que conseguem causar uma disrupção completa.

A Apple, há precisamente 10 anos, conseguiu isso quando colocou à venda o iPhone. A máquina que Steve Jobs apresentou é hoje um dos dispositivos móveis mais usados no planeta e mostrou o caminho a ser seguido por todos os que querem vingar neste mercado.

iPhone

Foi no dia 29 de junho de 2007 que o iPhone chegou ao mercado americano e que iniciou as suas vendas, meses depois de Steve Jobs ter subido ao palco de mais uma Keynote com um objetivo bem preciso. Segundo as suas palavras, a Apple nesse dia ia apresentar 3 produtos revolucionários. Um novo iPod com um ecrã maior e com controlo por toque, um telefone móvel revolucionário e um browser revolucionário.

Na verdade tudo se resumia a um único produto, que iria resolver e corrigir os problemas dos smartphones atuais. O iPhone seria a solução ao ser um dispositivo simples de usar, sem teclado ou caneta e que poderia ser controlado com os dedos.

A visão da Apple foi a mais acertada de todas, batendo o que outros fabricantes se preparavam para lançar. Ao agrupar num único equipamento um leitor de MP3, um telefone e uma forma de aceder à Internet, a Apple reunia num único dispositivo tudo o que os consumidores necessitavam.

https://videos.sapo.pt/f24WDZgQN1gg5IPyCdzY

Na verdade, o primeiro iPhone era um smartphone muito diferente do que hoje temos acesso. Ainda não existia uma loja de aplicações, tudo se limitava ao que a Apple incluía na primeira versão do iOS e as músicas eram carregadas pela loja de música da Apple, o iTunes.

Muito rapidamente este conceito evoluiu e desde cedo tudo se centra na App Store, onde podemos encontrar os milhões de aplicações que enriquecem todo este ecossistema.

O preço do primeiro iPhone era de 499 dólares para a versão de 4GB e de 599 dólares para a versão de 8GB. O primeiro cliente a comprar o iPhone esteve acampado à porta da loja da Apple uma semana.

iPhone

No ano do seu 10º aniversário espera-se que a Apple apresente um novo iPhone, como é normal, mas que este seja algo completamente novo e revolucionário não apenas na sua forma, mas também nas inovações que vai trazer. Este deverá ser anunciado em setembro deste ano, como é já hábito.

Não são muitos os equipamentos que conseguem ter este domínio no mercado e ter conseguido marcar de forma única a indústria. Steve Jobs teve a visão e a Apple conseguiu materializá-la, renovando-a todos os anos e trazendo sempre novidades.

Nestes 10 anos o iPhone tem conseguido continuar a inovar, a crescer no número de vendas, a superar a concorrência e, principalmente, a dominar o mercado.

Leia também

O dia do iPhone

Comentários

84

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Massificou… Mas não inovou. O primeiro Iphone era um atraso face ao que existia já no mercado. Quem não se lembra dos HTC (mesmo com o Windows Phone) e todas as funcionalidades que tinham!

    1. Avatar de Rick
      Rick

      Não concordo! Nessa altura não só inovou como conseguiu impor a sua vontade às operadoras.
      Antes do iPhone todas as operadores personalizavam os telefones que vendiam (e ainda fazem em muitos casos hoje). E falaste dos HTC! Sim tinham mais funcionalidades, mas as que o iPhone tinha, funcionavam bem. No Windows Phone…era um suplicio fazer coisas básicas como por exemplo ir à lista telefónica, seleccionar um contacto e fazer uma chamada.

      1. Avatar de Ricardo Sampaio
        Ricardo Sampaio

        suplicio? não sei porque e se não gostavas sempre podias instalar outro dialer, não havia app store oficial mas havia suporte de inúmeras companhias.

        e não vamos esquecer a fantástica funcionalidade de copy/past, que só apareceu no iOS 3.0 , dois anos depois…

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      Não inovou? Onde é que já tinhas visto um telemóvel com aquele tipo de interface e com aquela facilidade para navegar na Web? Esses HTC eram um atraso no interface, entre muitas outras coisas, por isso é que rapidamente foram à vida e a HTC mudou para Android, só a Nokia e a RIM conseguiram aguentar mais algum tempo.

      1. Avatar de kekes
        kekes

        Isso não foi a inovação. O primeiro iPhone tinha 2G, achas que isso era inovação para navegar na internet?

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          O primeiro iPhone tinha WiFi, e já havia WiFi em muitos lados! Ser 2G não retira a vantagem de se poder navegar na Web com um browser que podia ver facilmente, de forma intuitiva, quase tudo o que se podia ver num PC. Até então era um suplício fazer isso num telemóvel.

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Tinha WiFi, que hoje é normal, mas na altura não eram todos!

          Mas de que te serve ter 3G, se o browser do telemóvel não acompanha?

          O browser do iPhone era muito, muito à frente dos outros e permitia navegar na Internet normal, esse problema do 2G desapareceu rapidamente e hoje não passa de nota de rodapé.

          Não só o iPhone tinha HTML5 e JavaScript completo para a altura, como tinha YouTube, como tinha Google Maps, e não se borrava todo quando o fazia.

          1. Avatar de PJMS
            PJMS

            Como é que o iPhone “tinha HTML5” se esta linguagem só foi lançada em 2014 ?

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Lamento mas tenho que discordar. A Apple inovou sim, com conceitos como o pinch to zoom, entre outros.

      1. Avatar de Ricardo Sampaio
        Ricardo Sampaio

        ja existia….

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Não existia multi-touch em aparelhos móveis!

          1. Avatar de Ricardo Sampaio
            Ricardo Sampaio

            nao da para responder a todos, mas pinch to zoom não requer multitouch de ecrans capacitivos, resistivos conseguem essa capacidade.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Ricardo Sampaio, pinch to zoom é talvez o maior exemplo de multi-touch do primeiro iPhone, que só é possível ser feito se reconhecer separadamente os dois dedos e os seus movimentos, o que é por definição multi-touch, como até o próprio dá a entender!
            Ecrã capacitivo é uma coisa, multi-touch é outra! Os ecrã capacitivos tinham a vantagem de ter melhor sensibilidade para algo como o multi-touch. Mais tarde apareceram ecrãs resistivos que também podiam ter multi-touch

          3. Avatar de Ricardo Sampaio
            Ricardo Sampaio

            @Bruno

            pinch to zoom pode ser feito com ecrans resistivos e sem ter multitouch, não conseguir detetar 2 dedos é uma coisa, mas o movimento do pinch dá.

          4. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ Ricardo Sampaio, pensa bem no que estás a dizer! O movimento de pinch é um movimento de dois dedos e só pode reconhecer que há movimento de dois dedos se identificar os dois dedos separadamente, logo multi-touch!
            Se insistes com essa história explica como se pode identificar um movimento de dois dedos em sentidos opostos sem ser possível reconhecer dois dedos, ou então dá a referência factual para a tua história.

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Ricardo Sampaio
            Podes-me dizer como é que tu fazes um gesto com dois dedos num ecrã que não suporta a deteção simultânea de dois toques e o controlador consegue detetar o gesto corretamente?

            E ainda estou à espera qual era o dispositivo que disponibilizava o pinch to zoom antes da Apple, tal como tu indicaste.

        2. Avatar de Helder
          Helder

          Não.

          Ponto final.

        3. Avatar de Vlad
          Vlad

          Em que dispositivo?

      2. Avatar de R. Amor
        R. Amor

        Surpreendeu na altura .. hoje é só mais um smartphone, mas quando saiu “era bom”, mas quando saiu o jailbreak .. venha lá quem vier .. o iphone “arrasou” abrindo portas para um novo mundo .. (ter ssh num dispositivo móvel, desbloquear a operadora)

    4. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Ecrãs resistivos e necessidade de pen… Não deves ter usado nenhum para dizeres que era semelhante.
      O iPhone representou uma inovação tecnológica semelhante à que o primeiro PC representou.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Ele deve ter 14 anos, quando saiu o iPhone, ele tinha 4, por isso, parece-lhe tudo igual…

    5. Avatar de Toni
      Toni

      Eu lembro-me dos HTC, infelizmente!! Comparar o Iphone com os HTC’s da altura… é como comparar a água com vinho. Esqueça lá as funcionalidades: a resposta ao toque que o Iphone tinha foi, para mim, a maior inovação. Ou quer comparar isso com o HTC e a sua stylus? 😀

    6. Avatar de kekes
      kekes

      Não era o melhor (nem de perto), mas tinha coisas que se tornaram standards.

      Na minha opinião o mais importante que fizeram com o iPhone foi a AppStore. Até então era tudo uma verdadeira loucura. Eu acho que foi o verdadeiro trunfo da Apple, e o que fez com que muitas empresas da concorrencia caissem, abriram os olhos demasiado tarde. C
      Continuaram a pensar que um telemovel tinha que ser como um PC, esquecendo-se que se queres que desenvolvam para o teu aparelho tens que lhes dar visão e possibilidade de lucro.

      Eu acho que essa foi a gande inovação da Apple.

      1. Avatar de Witness
        Witness

        A App Store apareceu mais tarde. Quando o iPhone foi apresentado não tinha App Store.

    7. Avatar de Santa Comba Dona1
      Santa Comba Dona1

      +1000

  2. Avatar de Jeton99
    Jeton99

    Olá pessoal eu tenho este equipamento 😉 e a funcionar..

    1. Avatar de Toni
      Toni

      Também eu 🙂

  3. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Sim senhor, concordo, foram inovadores, acima de tudo aventureiros, como em situações anteriores, em que outras empresas nao acreditavam e chutavam para canto, a Apple ia buscar e aventurava-se e saia a ganhar, um exemplo disso foi o rato.
    Voltando ao iPhone, na altura era de longe o melhor produto, nao havia nada assim, mas tal como se passou com a Nokia, bastou começar com o pé direito, com um produto inovador e de boa qualidade, depois de conquistar a confiança do público toda a possível falha é desculpavel, e mesmo desacreditada, e mais uma vez, isso passou-se com a Nokia, tinha uma larga gama de equipamentos, muitos partilhavam a mesma board, ate mesmo chassis, muitos foram de fraca qualidade, mesmo assim amados por todos.

      1. Avatar de Zeque Tefodd
        Zeque Tefodd

        Porque te ris? Nao sou fan da Apple, pelo contrario, mas a verdade tem de ser reconhecida.
        Claro que o foco principal da Apple nunca foi o utilizador ou a evolucao tecnologica, e isso esta bem patente nestes factos que acima indico.
        Eles foram inovadores por partirem com confianca para um mercado arriscado, com um produto arriscado. Foram inovadores no amrketing, na aposta por um equipamento dependente de servicos como o itunes. Mas em relacao a smartphones, e ao tao badalado touchscreen, nao, nao foram inovadores, apenas copiaram o que ja ha muito tinha sido feito por outros e estava a dar frutos.
        O iPhone so apareceu em 2007, mas os smartphones ja existiam ha muito, vejam aqui por exemplo, um dos maiores players neste campo: https://en.wikipedia.org/wiki/HTC
        Espero que te tenhas rido por teres percebido o meu sarcasmo no comentario acima, senao percebeste neste fica patente esse mesmo sarcasmo.
        Resumindo: Apple foi inovadora na arte de manipular massas, e isso ainda hoje funciona (ainda nao se sabe bem porque).

        1. Avatar de Helder
          Helder

          > Claro que o foco principal da Apple nunca foi o utilizador ou a evolucao tecnologica

          Opá… vai dar uma volta e acalma-te…

          1. Avatar de Wooden
            Wooden

            “Nao sou fan da Apple, pelo contrario” – vale a pena ler o resto? LOL

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      O rato não foi invenção da Apple, nem a Apple foi a primeira a comercializar um computador com um.

      1. Avatar de sómaisum
        sómaisum

        Nem o touch foi invenção da Apple, nem da Google, nem da HTC, nem uma carrada de coisas. Mas foi às custas da Apple que o touch virou o que é hoje, e às custas da Apple que o rato ficou massificado, e “normal” em qualquer computador.

        Ele já existia prai uns 20 anos antes é verdade… Carros elétricos também já existem à muito tempo, e, como analogia, vais dizer qua a Tesla não inovou?

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          A Apple não inovou o rato com o Lisa ou com o Macintosh. Conseguiu sim trazer uma tecnologia que quase ninguém a conhecia e massificou-a. A implementação do rato da Apple na altura era a mesma de várias outras empresas, nomeadamente a Xerox. A Apple inovou o rato quando lançou o Magic Mouse.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Multi-touch num aparelho móvel foi uma invenção da Apple.

      2. Avatar de Aguamenti
        Aguamenti

        O Goncalo não disse que o rato foi invenção da Apple. Ora lê lá outra vez, mas com mais atenção 😉

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Disse inovadores e aventureiros. Mas a Apple não inovou, pois o rato era o mesmo que as incarnações anteriores. Também não foi aventureira quando já existiam empresas que comercializavam computadores com ratos. Inovar e sucesso não são sinónimos.

  4. Avatar de Leggo
    Leggo

    Apple na vanguarda

  5. Avatar de Nick Tesla
    Nick Tesla

    inovação e Apple não combinam
    melhoramento sim, inovação não

    1. Avatar de Witness
      Witness

      Deves inovar mais tu.

  6. Avatar de censo
    censo

    Não concordo com o conceito de inovação. Antes tínhamos os PDA´s. O que apple fez, e bem, foi aprimorar o conceito. Não inovou, mas contribuiu fortemente para a sua evolução.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Vê no dicionário o que é inovar! Não foi um mero aprimorar dos PDAs, não havia aparelhos móveis com aquela forma de interface. Já agora PDA é um termo criado pela Apple no início dos anos 90 com o Newton, um dos primeiros PDAs, talvez o primeiro se se considerar o interface típico dos PDAs.

      1. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        PDA é um termo criado pela Apple !??!?!?!?!?!?!?
        BIG LOL toma juizo pá

        1. Avatar de Vlad
          Vlad

          Correto o termo PDA foi usado pela primeira vez pela Apple com a introdução do Newton. Agora não foi a primeira a lançar um dispositivo daquele tipo. Tal como a Apple foi a primeira a usar o termo Retina Display, no entanto já existiam no mercado aparelhos com uma densidade de pixeis grande o suficiente para também o serem.

          1. Avatar de PGinTheHouse
            PGinTheHouse

            O termo foi usado pelo CEO da Apple, mas isso não significa nem que tenha sido ele a inventar o termo nem a Apple, pelo simples facto de que se o fosse … os outro teriam que pagar à Apple para designar os seus equipamentos como PDA, ou não achas ?
            Quanto ao que o termo representa, o trambolho que era o newton estava a anos luz dos palm ou do psion da altura.

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não disse que tinha sido o primeiro PDA, disse que talvez terá sido o primeiro com o interface típico de PDA – ecrã touch com caneta, reconhecimento de escrita, etc.

          3. Avatar de Bruno
            Bruno

            @ PGinTheHouse, não sei qual é o teu problema, a origem do termo está mais do que assente historicamente. Por que carga de água haveriam de pagar à Apple, é apenas um termo que foi usado numa apresentação da Apple para designar uma área tecnológica, a marca da Apple era o Newton.
            Os Palm só apareceram mais tarde e os Psion na altura não eram mais evoluídos que o Newton…

          4. Avatar de Vlad
            Vlad

            @PGinTheHouse
            Eu não disse que foi o CEO que inventou o termo, disse que foi usado pela primeira vez o tempo pela Apple, e não há registo anterior de alguém que o tenha feito. Ter inventado um termo não é a mesma coisa que um trademark, não confundas as coisas.

          5. Avatar de Vlad
            Vlad

            @Bruno
            E eu por acaso indiquei que tu disseste que a Apple foi a primeira a lançar um PDA? Não! A resposta foi para o PGinTheHouse que alguém pode inventar um termo para representar um tipo de dispositivo sem que tenha inventado esse tipo de dispositivo.

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          @ PGinTheHouse, o termo PDA apareceu pela primeira quando a Apple apresentou o Newton.

      2. Avatar de Jona
        Jona

        Basicamente nunca ouviste falar do LG prada

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Basicamente não fazes ideia o que fazia o LG Prada! Multi-touch? Não! Gestos!? Não! Browser completo? Não! Smartphone? Não! etc. O LG Prada era um feature-phone que mantinha ainda muito da lógica de interface de menus desse tipo de dispositivos. Nem um teclado qwerty tinha.

      3. Avatar de Ricardo Sampaio
        Ricardo Sampaio

        esquece os PDA, um qtek s100 velhicimo (2004) podia ter launcher 3D, widgets e uma carrada de outras coisas, o interface do iphone1 até ao 5 ou 6 é uma lista de apps.

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          e onde é que esses foram parar?

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Pois tínhamos, tínhamos o Apple Newton, o primeiro PDA a sério!

  7. Avatar de Al CiD
    Al CiD

    …and the “Selfie Sapiens” was born…

      1. Avatar de PJMS
        PJMS

        Mas é mesmo “was”. Perdeste uma boa oportunidade para estares calado!

  8. Avatar de V.T.
    V.T.

    Parabéns iPhone e parabéns à Apple!

  9. Avatar de marco720
    marco720

    Inovou sim, com o primeiro iPhone como um produto inovador inovador e depois com o 4 pela sua qualidade de construção com nada comparável até então. A partir daí, nada…

    1. Avatar de Witness
      Witness

      E o 5s, que foi o primeiro a trazer um sensor biométrico e processador 64bit?

  10. Avatar de Rui Matos
    Rui Matos

    A Apple foi a primeira(ponto)…….ainda tenho um 3gs, tenho é pena de ser lento comó raio senão estava a usar.

  11. Avatar de B@rão Vermelho
    B@rão Vermelho

    É uma grande verdade, na altura só o facto de podermos interagir com o tlf sem ser com a Pen, dos HTC, na altura comprei o de 8GB, e fiquei impressionado com a qualidade do visor, tem de ser visto a altura da sua saída.
    Outra coisa que me surpreende na altura era a qualidade e ainda hoje é a forma de ouvir podcast nos produtos da Apple.
    E fui cliente Iphone até ao 4S, depois fiquei um pouco farto de ser sempre igual, continuo a ser cliente Apple, em Ipad e Ipod.

    1. Avatar de Álvaro Campos
      Álvaro Campos

      Eu tive vários Palm (M100 e M130, Tungsten E2 e T2), Qtek (1010 e 2020), HTC (Dimond e Dimond 2, Tytn e Tytn II) e Compaq (ipaq) e raramente usava o estilete… E se há coisa que tenho saudades era de conseguir “escrever” em vez de “digitar” e mesmo nessa altura usava as unhas a maior parte das vezes 🙂
      Lembro-me de, em Inglaterra, andar a namorar um dos Sony Clié mas já nessa altura eram muito caros.
      Sim, o ecrã era de uma outra tecnologia (bem fraquinha mas era o que havia para os preços não serem muito altos) comparando com o do iPhone mesmo assim conseguia-se usar com os dedos.

  12. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Se a Apple inovou ou não isso não me importa mas que revolucionou o mercado isso é indiscutível.
    Parabéns Apple.

  13. Avatar de carlos sousa
    carlos sousa

    A ignorância desta malta que comenta aqui …chega a ser triste…não inovou? Se hoje usam o facebook messenger com aquela interface de mensagens bonitinha tipo conversa…deve-se ao iPhone …se hoje acham simples com o dedo passarem listas para baixo e para cima de forma simples…iphone…dois dedos para fazer zoom…iphone…apps…iphone…navegar na web como no pc…sim…iphone…duplo clique para fazer zoom…sim iPhone…etc…etc…etc…podia estar aqui a manhã toda…tudo aquilo que agora acham normal…apareceu primeiro com o iPhone…não existia até ali…não falem do que não sabem…

    1. Avatar de Nuno Peixoto
    2. Avatar de Ricardo Sampaio
      Ricardo Sampaio

      Facebook? não foi no iphone 1 de certeza
      usar o dedo para passar listas? windows CE/mobile fazia
      dois dedos para zoom? qtek e htc faziam, mesmo com ecrans resistivos
      apps iphone? market estruturado talvez, mas apps existiam para windows CE/mobile
      navegar na web como pc? windows CE/Mobile
      copy /past? windows CE/mobile fazia , no iphone só dois anos depois… no iOS3…

      a única coisa grande que a apple fez foi o market, antes os makets eram inexistentes ou eram de cada marca, o que o da apple também é, mas como cresceu transformou-se num universal.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        “dois dedos para zoom? qtek e htc”????? Onde é que antes do iPhone essas marcas faziam algo que por definição é multi-touch?
        O interface do Windows CE era minúsculo, estava pensado para usar estilete. Lá por conseguires usar o dedo nalguns sítios não o torna parecido a um interface pensado exclusivamente para haver interacção directa com o dedo.
        Os browsers no Windows CE eram uma porcaria e mais limitados.

  14. Avatar de TugAzeiteiro
    TugAzeiteiro

    Estou para ver é o que a Apple irá trazer realmente de novo passados 10 anos.. é que o efeito WOW nos últimos anos desapareceu completamente das suas apresentações! Vamos ver…

  15. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Parabéns à Sony pelo desenho e Inovação

      1. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        Sim Sony !

      2. Avatar de PGinTheHouse
        PGinTheHouse

        Googla que ficas a saber

        1. Avatar de Bruno
          Bruno

          Talvez tenhas que ser tu a “googla” para reparares bem no teu disparate.

  16. Avatar de Aguamenti
    Aguamenti

    A aversão à Apple chega ao ponto de se negar a inovação de um dos seus produtos através de artefactos gramaticais e de dicionário. Não digo que seja “hate” (não em todos os casos, anyway).

    Eu não sou fã nem hater: reconheço factos, entre eles o facto de estar aqui a comentar no meu Android devido ao iPhone lançado há 10 anos atrás. Podiam haver os PDAs, mas eram usados massivamente como os smartphones hoje? Não: eram demasiado complicados e “tacanhos” para uso diário; os Nokia eram o modelo de até então e representava 70% dos telemóveis em Portugal.

    A falta de inovação pode ser debatida nos modelos mais recentes do iPhone… mas debater a inovação do primeiro? Sejamos ponderados.

    1. Avatar de Witness
      Witness

      Gente que lança ódio gratuito. Aqui se vê o que eles são. Odeiam porque têm um complexo qualquer dentro deles.

  17. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Tenho um 3G de 2008 como reliquia e ainda funciona 100%.

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Reliquia com 9 anos? lol.. isso foi ontem
      Reliquia é ter um newton e ainda funcionar ou ter um mac 512k, um iPhone 3G não passa de um saudosismo.

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Pois mas sera um dia! ha ha

  18. Avatar de Filipe
    Filipe

    A principal inovação da Apple no iPhone foi o marketing.
    Conceberam um aparelho com um design fantástico e conseguiram criar a ideia de que o iphone era um objecto de luxo ao alcance de poucos, e isso permitiu-lhes vender um telemóvel/PDA a preços super-inflacionados, porque as pessoas têm uma necessidade compulsiva de mostrar que têm mais dinheiro que os outros

    1. Avatar de PGinTheHouse
      PGinTheHouse

      nem mais

    2. Avatar de Wooden
      Wooden

      Tens toda a razão 🙂

      Por isso é que a Nokia ainda vende 3310 às paletes, a RIM está em altas no mercado empresarial com o maravilhoso teclado qwerty, e o Android não é nada parecido com o iOS. Puro marketing 😀