iPhone 13 bateu-se com o telemóvel mais resistente de sempre e venceu!

58 Comentários

O Nokia 3310 é um dos telemóveis mais resistentes que já foram criados. Esta fio a referência durante muitos anos, quer em termos de durabilidade, quer em termos de bateria e resistência geral, num mercado cada vez mais competitivo.

Assim, e dada esta sua particularidade, é muitas vezes usado para comparações com o que chega de novo. O mais recente embate colocou frente a frente o Nokia 3310 com o novo iPhone 13 Pro. Os resultados são surpreendente e mudam muito do que era dado como certo.

iPhone 13 Nokia 3310 resistência teste queda

A cada novo lançamento os fabricantes tentam criar smartphones mais resistentes e mais duradouros. A Apple segue este mesmo caminho e a prova está no novo iPhone 13. A sua resistência foi aumentada e este e hoje um dos mais resistentes.

Para o provar, o canal do YouTube TechRax, dedicado a testar a resistência de equipamentos, resolveu colocar frente a frente 2 dos mais resistentes smartphones. Assim, temos num teste de queda o novo iPhone 13 Pro e o Nokia 3310.

https://videos.sapo.pt/2qjsv9ciLA9qZI5iFO8Y

Vídeo original
 

O vídeo fala por si e mostra que a queda destes 2 telefones de uma altura muito elevada. Os testes foram realizados de forma separada e os resultados não podiam ser mais distintos. Ambos sofreram com a queda, mas com diferentes graus de destruição.

Dada a sua fama de resistência e durabilidade, o Nokia 3310 acabou por desiludir. Na sua primeira, e única queda, este dispositivo ficou completamente separado nas suas várias peças e componentes. A capa frontal e traseira foram separadas e o teclado, e a bateria, também se isolaram.

iPhone 13 Nokia 3310 resistência teste queda

Já no que toca ao iPhone 13 Pro, este acabou por ser extremamente resistente. A cada uma das 3 quedas realizadas o grau de destruição foi aumentando, mas sem que este telefone deixasse de funcionar. A sua elevada resistência ficou aqui bem patente.

Este é meramente um teste de resistência, sem qualquer validade real, mas mostra de forma efetiva a resistência do iPhone 13. O embate foi contra um verdadeiro ícone de resistência e que aqui acabou por ficar em segundo lugar. O Nokia 3310 é à prova de (quase) tudo, mas o iPhone 13 parece estar ao mesmo nível.

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Anker
    Anker

    O melhor smartphone do mercado. Melhores cameras, melhor autonomia, melhor ecra, melhor construcao, melhor suporte. Utilizador android 10 anos mudei para iphone 13 pro max e estou rendido, e simplesmente fantastico.

    1. Avatar de Adeus
      Adeus

      Não tem a melhor camera, ecrã e autonomia…

        1. Avatar de Galo
          Galo

          @ Miguel, antes de ires embora analisa os comentários que estão no segundo link, para perceberes o quão enganador é o titulo 😉
          E relativamente ao 1º link, consegues perceber que se refere apenas a um teste de um youtube (dentro dos milhares que existem), e que comparou vários modelos de iphone?

          Agora podes ir 😀

          1. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            kkkk se fosse um android ate cantavas de galo assim nao dizes nada de jeito e nota-se a tua azia. isto vale o que vale mas quem leva a peito sao os fanaticos pelo android que ficaram feridos no ego LOLOL

          2. Avatar de Galo
            Galo

            Joao P. neste blog há-de tudo, fanáticos, pessoas imparciais, pessoas informadas, e pessoas com pouco conhecimento.
            E é por estas ultimas que comento, no sentido de não se deixarem enganar por títulos e noticias como as que o @Miguel aponto.

            Repara que não há nenhum record oficial, ou absoluto que coloque o Iphone 13 como aquele com maior autonomia. Até porque há smartphones “tijolos” que têm baterias muito maiores.

            E repara que a displaymate não disse que iphone 13 tinha o melhor ecrã de todos. A displymate atribuiu a sua maior distinção ao iphone 13, salientando-se que este se juntava ao grupo reduzido de smartphones que este ano tinham recebido exatamente a mesma distinção.

            Ou seja, João podes cantar de P(intainho) que Iphone tem excelente autonomia e excelente ecrã. Cantar de galo que é o melhor nisso é que não 😉

          3. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            LOL tu ficaste mesmo picado com o teste que e apenas um teste nada de especial mas é um teste que pode acontecer numa qualquer queda. tu es mesmo fanatico fonix.

          4. Avatar de Galo
            Galo

            Tens mais de 90 % dos leitores a criticar o teste, e eu é que sou o fanático? 😀
            Eu não estou nada picado. Foi um teste, mas não um teste comparativo em condições identicas. Tu concordas com o “iPhone 13 bateu-se com o telemóvel mais resistente de sempre e venceu!”?

          5. Avatar de Joao P.
            Joao P.

            o teste e apenas um teste em que o iphone 13 sobreviveu e o nokia nao. nao podes ficar assim afetado. no dia a dia as circusntancias podem ser outras e ate o nokia ganhar não fiques assim nao vale a pena. isso e doentio fonix sofres mesmo. que importa que tenha aqui ganho neste teste? faz tu um com o teu android e pronto. fazes um video com o android a ganhar assim calas a critica ou entao nao te desesperes. acho que deve ser triste ser assim como tu. e apenas um teste de atirar predio abaixo uns telemoveis.

          6. Avatar de LR
            LR

            “o iphone 13 sobreviveu e o nokia nao”. João P, em que parte do video viste que o 3310 não sobreviveu? Já deu para entender que és um expert.
            O 3310 não morreu, o idiota do video apenas não o voltou a montar, nem sequer experimentou recolocar a bateria. Se o tivesse feito, ia ver que o 3310 estaria a funcionar. Ele estva desenhado para se desmanchar todo, para minimizar os danos.
            A sério, tenta pesquisar um pouco sobre o 3310, e creio que vais entender o porquê de tantos comentários a dizer que este (suposto) teste não passa de uma autentica palhaçada.
            PS: De qualquer forma, não deixa de ser admirável a resistência do iPhone.

        2. Avatar de Carlos Mota
          Carlos Mota

          O adeus ja nem pia, ficou sem argumentos e cheio de vergonha. Que bela resposta!!! Tchii pumm

      1. Avatar de Joao P.
        Joao P.

        este é o melhor em varias vertentes como a autonomia, ecra e nas camaras esta nas primeiras posiçoes e por varios testes é rijo. claro que o 3310 é so plastico e nao tem hipotese. mas se fosse aqui um samsung o outro ate cantava de galo LOLOL

        boa maquina o 3310 saudades

    2. Avatar de Joao Magalhaes
      Joao Magalhaes

      Mesmo, o utilizador habitual notou uma diferença estrondosa no ecrã quando vai ao facebook ou Instagram, a camera então faz uma diferença brutal para as fotos ou videos que se vai ver num ecrã de 6 polegadas….para o ano vem o 14 e vais ver a brutalidade de melhor que vai ser, melhor camera, melhor autonomia, melhor, melhor mas que na realidade 250€ chegam para se comprar uma boa máquina que praticamente vai ser igual ao melhor de todos, tudo porque são poucas as pessoas que realmente tiram proveito da máquina que têm.

      1. Avatar de Carlos Mota
        Carlos Mota

        250 euros compras uma porcaria, um smartphone minimamebte aceitavel custa de 600 para cima. O mi11t pro e barato e custa 650. Mas iphone está noutro patamar, eu vivo bem e so compro topo de gama

        1. Avatar de José Machado
          José Machado

          Comprei um Poco F3 por 340€ e não acho que a diferença de preço para um topo de gama justifique.

          1. Avatar de Carlos Mota
            Carlos Mota

            E achas que essa porcaria chega aos calcanhares do iphone ou outro topo de gama? Software pessimo cheio de bugs sem updates daqui a uns meses, com cameras de 2megapixeis para fazer numero. Nem telephoto tem, e um tlm banal

  2. Avatar de IKAROS
    IKAROS

    Desmontar-se fazia parte da estratégia da Nokia para o tornar resistente.
    Ao dissipar o impacto da queda, resistia melhor o núcleo (a parte que interessa) às quedas.
    Qualquer um o conseguia voltar a montá-lo.
    Além disso, comprar “capas” para substituir as riscadas/partidas era super-fácil.

    1. Avatar de André R.
      André R.

      Exactamente… o meu 3310 conheceu 3 capas originais ao longo da sua vida…
      Aqui de facto poderiam montar o 3310 e voltar a lançar as vezes que quisessem.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Por isso é que eu acho que o teste é simplesmente uma fraude.

    3. Avatar de Bruno Silva
      Bruno Silva

      Claro.O 3310 sempre se desmontou quando tinha quedas fortes. Depois era só voltar a montar. No. máximo umas capas novos. No iPhone 13 quanto custa 1 vidro novo ou traseira nova? lol

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Epa sinceramente o meu poco x3 custou 200 euros tem 120hz, bateria 5000mah, camera 48megapixels e n custa 1800 euros como o iphone 13. So compra apple quem gosta de status e msotrar no cafe! Eu sinto raiva dessa gente , vem um mano do brasil trabalhar para Portugal e ver esses meninos so a desperdicar dinheiro.

    1. Avatar de Curioso
      Curioso

      Porque vai ao café gastar mais dinheiro num café quando poderia beber café em casa mais barato? É só desperdiçar dinheiro…

  4. Avatar de LR
    LR

    1- Nokia 3310 não é um smartphone.
    2- Creio que quem fez este teste conhece muito mal o Nokia 3310. Ele estava concebido para, em caso de queda, provocar a separação dos componentes: carcaça, bateria e teclado. Este eram montados em seguida de forma fácil e rápida. Aliás, a Erikson tinha nessa mesma altura um modelo cuja publicidade ficava mesmo isso. Dizer que ele “perdeu” porque se desmanchou… enfim, demonstra conhecimento.
    Porque não testam o iPhone, ou qualquer outro smartphone da mesma forma que já testaram um 3310: lançá-lo de um helicóptero (não me recordo a altitude)?
    3- Se querem comparar smartphones (volto a dizer, o 3310 não o é), comparem com um CAT ou com um Rough. Isso sim, seria um teste valido.

    1. Avatar de Carlos Mota
      Carlos Mota

      O iphone revelou se mais resistente que o 3310 sao factos. Tudo o que digas a seguir vale zero pois as provas ja estao ai para toda a gente ver. Se tens azia toma kompensam

      1. Avatar de LR
        LR

        Não, não são factos, é pura treta e manipulação. E apenas demonstra que ainda és um jovem, que nunca te passou pelas mãos um 3310.
        Quanto ao Kompensan, eu por acaso prefiro Rennie, dou-me melhor. Mas a tua insistência no Kompensan é capaz de ser um sinal de adição ao mesmo. Porquê? Só tu o saberás.

    2. Avatar de Estradiol
      Estradiol

      +1

      Esta comparação é descabida. Um amigo meu tem um smartphone estilo CAT (é parecido com um Samsung S9 com uma carcaça de borracha mas que faz parte do smartphone, mas é duma marca que não conheço) e ele próprio já deixou cair imensas vezes em pedra de muita altura (sem ser propositado) e só a borracha teve umas mazelas.

      Dizer que um iPhone resiste como um destes… lol

  5. Avatar de Luis Rosalino
    Luis Rosalino

    Exato ia dizer precisamente isso… Ou seja este artigo foi mal escrito ou enviesado, enfim

  6. Avatar de Mitra
    Mitra

    Então o Nokia 3310 com 21 anos ainda tem que lutar com equipamentos de 2021?
    Coitado só demonstra que nem o tempo o vence, daqui a 21 anos dúvido que o Iphone se sujeite a este teste 🙂

  7. Avatar de Miguel Lima
    Miguel Lima

    Então o Nokia é lançado tal como é e o Iphone leva com uma capa protectora primeiro, onde está a justiça na comparação à resistência? Além disso o Iphone começa a embater nas laterais quase logo que é lançado, logo a velocidade com que atinge o último patamar onde ficou é inferior, acho eu…

  8. Avatar de Honorato
    Honorato

    O vidro do iPhone da traseira ficou estilhaçado por isso não é resistente para ser resistente não pode estilhaçar e tinha capa, o Nokia já foi feito para se desmontar quando cai e ainda não há smartphone mais resistente do que o Nokia 3310. Ultimamente a pplaware aparece mais coisas da apple nas noticias do que Android

    1. Avatar de André R.
      André R.

      O Andróide na queda dava logo erro e fazia reboot… 😀

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        o android ja n esta assim, agora so e preciso dar reboot uma vez por semana que fica logo rapido! Basta desligar bluetooth, gps e dados moveis e tem uma autonomia quase tao boa como o iphone

        1. Avatar de LR
          LR

          Quando não há argumentos válidos para defender, desviam-se atenções para outros lados…

          1. Avatar de Carlos Mota
            Carlos Mota

            Serviu te a carapuca? Poe gelo que passa

  9. Avatar de Tó Canelas
    Tó Canelas

    Vcs não devem ter visto o video que colocaram…
    Primeiro o Nokia 3310 cai de uma altura muito maior, vai para aí o dobro da altura.
    Segundo, o Iphone para além de ter capa, ficou com a parte traseira toda estilhaçada. O Nokia é só encaixar as peças e está como novo.
    Resultado: Iphone perdeu claramente! Nada ganha ao Nokia nisto.

    1. Avatar de honorato
      honorato

      o tipo do video é fanboy da apple e da a vitoria ao iphone porque nao se desmontou e depois ele nao monta o nokia so para dar a vitoria forçada ao iphone 13 todo estragado e estilhaçado pura burrice do gajo

    2. Avatar de To Canelas
      To Canelas

      Mas ainda mais burro do que quem publicou este artigo é o autor do video. Quem tiver dois dedos de testa, sabia logo á partida, que o Iphone ia perder. O novo Iphone é um equipamento de topo, toda a gente o sabe, mas estes testes são ridículos, e quem os faz e quem faz publicidade a estas falacias só se tornam tema de chacota e com razão.

  10. Avatar de Anonuser
    Anonuser

    Esta comparação é ridícula! O nokia, desmota-se e monta-se e fica a funcionar 100% Quero ver o 13 a desmontar-se (com queda) e ficar a funcionar 100%

    Outra coisa! Pq o 13 usa a proteção e o nokia não?

  11. Avatar de Manuel Costa
    Manuel Costa

    O 3310 já fez 4 anos de vida. Foi baseado num telemóvel com 15 anos e manteve a construção semelhante. Se não tivessem colocado a capa de silicone reforçada no Iphone, tinha ficado em cacos. O 3310 a capa era parte do próprio telemóvel, além de ser fácil e barato mudar capas e bateria… no Iphone a capa só dá para ser de plástico transparente ou silicone e a bateria são 395 euros por uma nova.

  12. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    3310 win

  13. Avatar de lello
    lello

    A minha dúvida é saber quanto pagou a apple para este tipo de publicidade enganosa? Enfim, completamente ridículo.

    1. Avatar de Carlos Mota
      Carlos Mota

      Apple não precisa de publicidade tem os melhores produtos do mercado, agora para a tua azia de pobre sugiro kompensam

      1. Avatar de LR
        LR

        Eu gostava de poder sugerir algo para a tua patologia, mas acho que para a parvoice pura ainda não há medicamento. Lamento.

  14. Avatar de Galo
    Galo

    Realmente este “teste” é uma fraude completa, no que toca ao propósito que almeja.
    Então um equipamento (3310) vai sem qualquer proteção, é largado na vertical (menos resistência na queda), e em queda direta. O outro (iphone) é lançado com protecção, na horizontal, e acaba por cair metade da altura, e com embates que lhe vão retirando velocidade.

    Isto é tudo o que um teste comparativo NÃO deve ser 😀

    1. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      LOLque dores 😀

      1. Avatar de Galo
        Galo

        Joao P. dores só por ver um “teste” destes aqui publicitado. Com certeza se fosse ao contrário, estaria aqui na mesma a dizer que o teste era uma fraude por não serem testados nas mesmas condições.
        Mas se fosse ao contrário era muitissimo provavel que não passasse por aqui a noticia

    2. Avatar de José
  15. Avatar de Abreu
    Abreu

    Post para encher balões

  16. Avatar de Artemus
    Artemus

    Descobri hoje que o 3310 era um smartphone…

    1. Avatar de José
      José

      Também eu. Sempre a aprender 😉

  17. Avatar de Reporter
    Reporter

    Que comparação ridícula! 3310 Forever!!

  18. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    É interessante é ele não ligar o nokia 3310…porque ia ficar mal visto… a nokia tinha mesmo esse proposito…desmontar e montar…parecia lego… o ideal era indicar ao bacano os verdadeiros testes que a nokia fazia ao 3310… metia marteladas e micro-ondas… e nunca morria… 3310 win!!

    1. Avatar de Joao P.
      Joao P.

      para ter maior resitencia ele separava-se para dissipar a energia. e como nos carros.

  19. Avatar de Joao P.
    Joao P.

    o iphone sendo muito mais pesado tem um impacto maior. o 3310 como tem uma carapaça de plastico amortece o choque e dissipa a energia ja o iphone passa essa energia para as partes exteriores e por isso o vidro de tras ficou estilhaçado. mas mostrou ser duro na queda.

  20. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    Um 3310 sem a capa é mais resistente que um iphone ou qualquer smartphone dentro da caixa e ainda selada, just saying..

  21. Avatar de Francisco Esteves
    Francisco Esteves

    Ahahah artigo ridículo, nem sei bem o que dizer

    1. Avatar de Carlos Mota
      Carlos Mota

      Mais valia estares calado entao. Iphone vence e mostra ser o melhor e mais resistente. Quem tem um adora, quem não tem guita para um chora e azia, e a vidinha

      1. Avatar de MJSantosLx
        MJSantosLx

        Segues uma lógica fantástica, não há dúvida. Quer dizer que achas que quem compra um topo de gama da Samsung, Huawei ou OPPO não pode comprar um iPhone, é isso?