Surface ultrapassou o iPad no grau de satisfação dos clientes

76 Comentários

O mercado dos tablets não tem estado a atravessar uma fase muito propicia. As vendas têm descido de forma drástica, levando muitas empresas a ponderar se querem manter a sua presença neste mercado.

Um novo estudo veio agora mostrar que, ao contrário do que seria esperado, são os clientes da Microsoft os mais satisfeitos, deixando a concorrência a uma distância considerável.

Surface vs iPad

Este novo estudo, feito pela J.D. Power, mostrou que os consumidores que optaram pelos tablets da Microsoft estão mais satisfeitos que os que escolheram o iPad.

Tendo entrevistado, entre outubro e dezembro de 2016, 2238 pessoas, todos habitantes dos Estados Unidos, conseguiram avaliar quais se consideram mais satisfeitos com a sua escolha.

Sendo considerados cinco pontos fulcrais – desempenho, facilidade de utilização, características, estilo e design e preço – chegaram à conclusão que os utilizadores do Surface são os mais satisfeitos, deixando para segundo lugar os utilizadores do iPad, com uma pontuação menor. A Samsung, também ela com tablets disponíveis no mercado, ficou em terceiro lugar.

Avaliação Surface iPad

Este estudo da J.D. Power revelou ainda que os proprietários do Surface estão mais satisfeitos em pormenores como a conectividade, acessórios e aplicações disponíveis nos equipamentos. Para além destes detalhes, valorizaram também elementos como a beleza do Surface e o tamanho dos acessórios disponíveis.

Por fim, e também como ponto forte, destacam que são estes consumidores os primeiros a optar por adquirir as novas versões deste dispositivo, assim que se tornam disponíveis. Este é também o grupo que conta com uma maior percentagem de jovens.

Este estudo revela que a aposta da Microsoft neste novo modelo 2-em-1 foi acertada e que cada vez mais a opção é pelo Surface. A Apple continua a tentar seguir os passos da Microsoft, mas continua a apostar na sua fórmula, que muitos dizem estar ultrapassada.

Via J.D. Power

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de censo
    censo

    “ao contrário do que seria esperado” … porquê o comentário?

    1. Avatar de Napoléon Bonaparte
      Napoléon Bonaparte

      Ora adivinha…!

    2. Avatar de Rudy
      Rudy

      É recorrente.. infelizmente as notícias sobre produtos da Microsoft têm sempre estas “pérolas”.

      1. Avatar de Pllzz
        Pllzz

        Não é só Microsoft,basta ser tudo que não seja Apple

    3. Avatar de Celso
      Celso

      Realmente…

      Foi logo a primeira coisa que me chamou a atenção.

    4. Avatar de Pedro Simões

      Com o mercado todo a gritar que o iPad é que é o equipamento a ter e que os consumidores optam sempre por este equipamento, não seria esperado que fosse o Surface a ter esta preferência.

      Assim, e “ao contrário do que seria esperado”, folgamos em ver que o Surface
      e a escolha dos consumidores e que está no topo da lista de satisfação dos clientes

      1. Avatar de Toder
        Toder

        o mercado a gritar loool, pedro deixa de ser tao tendencioso com a maça, ja todos sabemos que tu es o maior fanboy da apple, não tenho nenhum problema com isso pois cada um gosta do que gosta, mas falar no mercado em geral… eu ja quis iphone mas nunca me matei por um ipad, ja minha irmã tem um iphone e fanboy de produtos apple mas nunca quis um ipad, foi ver um e disse isto é um iphone mas com ecrã maior.

      2. Avatar de Celso
        Celso

        O mercado, ou o marketing da Apple?

        A Apple tem cerca de 25% do mercado tablets, com o restante a ser dividido por Android e, cada vez mais, Windows.

        Por muito que a Apple queira o contrário, a maioria do pessoal apenas usa tablets consumo de média (vídeos, música, web, etc.) e não para trabalho. Para isso não é preciso ir para um tablet Pro.

        Até a Apple já reconheceu isto, tendo lançado recentemente um iPad mais económico.

  2. Avatar de Toni da adega
    Toni da adega

    No caso do ipad, nunca ouvi ninguém dizer que fossem maus, mas a maioria das pessoas ficam um pouco frustradas com as inúmeras limitações.
    Aqui na empresa andava tudo contente que vinham iPads para o pessoal, maioritariamente para gestão.
    O pessoal já estava farto de andar com um portátil e um tablet atrás porque o ipad não faz metade das coisas. Ter que estar sempre a passar ficheiros entre dispositivos, ir a uma reunião e ter problemas aceder a redes internas ou problemas a ligar a um projector.
    Passado nem um ano foi tudo para surface. Passou a ser a máquina de trabalho. Basta chegar ao trabalho e colocar na docking station, e fica logo ligado a tudo – 2 monitores, Lan, teclado rato, discos externos (sim ter VM na rede torná-lo lento).
    Para uma reunião ou viagem basta levar um único dispositivo.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Pois ai esta, quando se quer fazer trabalho a sério e nao ir pars redes sociais e apps então nem se pode comparar os dois

    2. Avatar de Não Interessa
      Não Interessa

      Surface tornou-se numa óptima ferramenta de trabalho e iPad num brinquedo, na minha opinião.
      Claro que brincar tb é saudável 🙂

      1. Avatar de Toder
        Toder

        todo tablet que nao tem windows normal, seja esse ipad, tablet com android ou tablet com windows rt, todos eles sao brinquedos pois servem ir a net etc etc

  3. Avatar de Nuno
    Nuno

    Todos os produtos da Apple são bons produtos, de boa qualidade de construção, bom design, etc… mas o preço e mais que tudo as suas limitações sao o seu maior entrave e sempre assim será. Por menos preço podemos ter um aparelho que faça mais do que um ipad, iphone, macintosh, é a realidade!! Quem não aceitar terá sempre de usar 2 aparelhos seja do que for.

    1. Avatar de Ze_Pirata
      Ze_Pirata

      Estás errado. Tens uma visão muito limitado do mundo “Apple” .
      Tenho ambos os sistemas e em nenhum momento me senti limitado no sistema da Apple.
      Simplesmente quem não têm ou não sabe usar diz estas barbaridades.
      My 2 cents.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        é factual as limitaçoes dos produtos Apple, nao ha que inventar nada! ou queres exemplos?

        1. Avatar de Ze_Pirata
          Ze_Pirata

          As limitações , são tuas em não saber solucionar as coisas. Não é do equipamento.

          1. Avatar de Toder
            Toder

            as limitações existem, e se não as vês é porque não queres, isto é tipo a malta do windows phone que dizem que o problema dos apps não existem e so existe para quem quer

          2. Avatar de Nuno
            Nuno

            Como é que um telefone de 700€ nem radio tem?? como um telefone de 700€ nem tem slot para cartoes? um ipad custa quase o preço de um surface e nao tem mais limitaçoes queres ver? um mac entao… tudo o que fuja ao “normal” já nao é compativel… e digo mais, o que um destes aparelhos faz que os outros nao façam por menos preço??

        2. Avatar de Brasão SS
          Brasão SS

          Limitações dos produtos Apple?
          Isso é completamente ridículo.
          Falando do Mac por exemplo, porque a IBM e a Google por exemplo só usam Mac’s? Só dei 2 exemplos, mas muitas outras empresas usam Mac.
          Limitações é para quem não conhece e não sabe usar.

      2. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Se usas os dois à partida tens limitações em ambos

  4. Avatar de Spit
    Spit

    Muito bem 🙂

  5. Avatar de L. Kanbaru
    L. Kanbaru

    Ultra satisfeito com o meu Surface Pro 4.
    O facto de ser um verdadeiro computador com o tamanho de tablet ganha muito valor, também acho o iPad pro incrível em certos aspectos, mas deixa muito a desejar.

  6. Avatar de Kekes
    Kekes

    Lol, leste bem o teu comentário falso? Começas a misturar alhos com bugalhos só para tentares fazer chegar o teu ponto de vista. Ou seja queria trabalhar no colo como um portátil, mas foste comprar um iPad para jogares candy crush y ir ao Facebook. Boa.

    1. Avatar de miguel
      miguel

      a pergunta é: vocês acham credível um gajo que escreve assim? ahaha

      1. Avatar de Ruca
        Ruca

        Tenho o surface e é bem prático para trabalhar com ele no colo.

        Curiosamente também tenho um iPad Mini 3 e devo dizer que são campeonatos diferentes, complementam-se até.

  7. Avatar de Rui
    Rui

    Temos informático!

  8. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    Comparação despropositada e injusta para o iPad. O surface é um PC “a sério” o iPad um gadget para ver redes sociais e vídeos.

    Para o meu trabalho, o surface é uma ferramenta arrasadora não há igual, mas não desdenharia ter um iPad em casa para estar no sofá. Produtos diferentes para funções diferentes.

    1. Avatar de Toder
      Toder

      Pois claro que nao tem comparação, mas depois tens aqueles gajos tipo no primeiro comentário que dizem que preferem o ipad pois tem melhores apps blablá, eles nao olham para o surface como sendo um pc mas sim um tablet que tem a opção de ser pc

    2. Avatar de Dc
      Dc

      “…o iPad um gadget para ver redes sociais e vídeos.” Esta afirmação deu-me cancro

    3. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Um PC a sério, no meu dicionário, é o meu MacBook Pro 15″ de 2016, ligado a dual monitor de 5K a 60fps, e com uma placa de captura 4K por Thunderbolt 3.0.

      Surface, sim, é para ver redes sociais…

      Só aquele teclado todo em plástico e borracha!

      1. Avatar de Rui
        Rui

        O Surface Pro 4 também liga a 2 monitores externos e liga a uma rede de 1Gbps, através de uma dock station de custa 200€ a somar aos 900€ que ele custa!

        Acreditas mesmo no que dizes? Vês as notícias? Vê lá que portáteis costumam utilizar os pivot! E já agora que programa utilizas mais no teu mac? O Parallels? 🙂

      2. Avatar de Pllzz
        Pllzz

        Hahahah sim sim com hardware de um PC de 1000 euros. O Mac faz downscale a tudo porque não aguenta a resolução por falta de hardware. até em 2k num único monitor as animações do sistema operativo tem lag. Por o preço que deste por isso compras um computador a sério com o triplo das specs.

      3. Avatar de Toder
        Toder

        um pc a serio que precisas de adaptadores para tudo! waw que pc, mas se queres comparar MacBook pro entao tens que o comparar com o surfacebook ou outros laptops top de linha com windows. surface pro é feito para os que querem ter pc e tablet em um so

        1. Avatar de Helder Correia
          Helder Correia

          Eu só preciso de adaptadores para a saída de vídeo, tal e qual precisaria em QQ equipamento Apple uma vez que é exactamente igual neste aspecto…

          Quem diz que o surface não é um PC ou não sabe o que é um surface, ou é fan boy.

          O iPad é top, como tablet. Neste aspecto o surface apenas deserrasca pois de facto a nível de apps a loja Windows é muito fraca. Agora a nível de programas “a sério” nem vale a pena discutir.

          1. Avatar de Toder
            Toder

            eu axo que tu interpretaste mal o meu comentario

      4. Avatar de Belmiro
        Belmiro

        RuiZ, os Macbook Pro usam CPU Intel e dos fraquinhos, já para não falar que a gráfica mesmo a dedicada é de chorar a rir. Se tu usasses 2 monitores 5k o único que irias com tal combinação era ver uns filmes em 4K ou mexer em fotos porque de resto esse hardware nem a fazer o pino se mexe, ainda mais com um TDP tão limitado.

        Por conseguinte o surface 4 pro i7 faz tanto ou mais por muito menos dinheiro. E o meu Desktop que é pelo menos 4x mais potente em CPU e umas 20x em GPU tem stress se mexo em muitas fotos de alta resolução, que fará o teu bloco de alumínio ligado à 2 monitores.

  9. Avatar de Toder
    Toder

    Tiveste tu um surface com eu tive um bmw, so que nao. Diz la para a malta quais os problemas que tiveste?; então e o ipad consegues usar ao colo como um laptop? Restarts hibernates? Loool so os fazes porque queres, e o hibernate é so pressionar no botão que este logo liga no ecrã da password

    1. Avatar de Pllzz
      Pllzz

      O teu nome diz tudo

    2. Avatar de João MS
      João MS

      O ipad durante a noite perde 0% de bateria? Oi? Como é que é?

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        Tenho ipad air em casa, perde 3-5% de carga desde a uma da manha ate as 7/8 da manhã.

    3. Avatar de LR
      LR

      Desculpa, mas o único adjectivo que posso usar aqui é: Mentiroso! O meu 4 Pro não perde 20% da bateria de noite, nem pouco-mais-ou-menos.

  10. Avatar de RuiZ
    RuiZ

    A JDPower que diz que o Mac é o melhor portátil, o iPhone o melhor telemóvel, e por aí a diante com o Apple Watch, Apple Music, até a AirPort.

    Portanto, tá bem, depois de comprar tudo da Apple, compra-se um Surface Pro de 1500€ com Core M3 e 4GB de RAM!

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      Que estranho, tentei procurar esse modelo e a esse preço e não encontro.. ***www.fnac.pt/Microsoft-Surface-Pro-4-Core-i5-4GB-128GB-Caneta-Surface-Computador-Portatil-Portatil-Mobilidade/a921299?Origin=fnac_google***
      É que este de 999€ com melhores specs não em satisfaz, queria mesmo esse de 1500€

    2. Avatar de Rui
      Rui

      Com 1.500€ compras um Surface Pro 4 com Intel i5 igual ao do Mac Pro, de 6ª geração e ainda dá para incluíres a capa teclado. Informa-te antes de falares.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Lollipop, igual ao MacPro?

        Não sei que MacPro (ou MacBook Pro, devias querer dizer este).

        Sabes o que é TDP?

        Claramente que não!

    3. Avatar de Pllzz
      Pllzz

      Chama se fanatismo.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        Chama-se o quê?

        Não gostaste do que leste, furou a tua bolha?

        1. Avatar de sinam
          sinam

          deixa de ser palhaço

    4. Avatar de Celso
      Celso

      Esses estudos da JDPower dão sempre uma pontuação de 1 a 1000, sendo que a diferença entre o 1º e 2º classificados é muitas vezes extremamente pequena.

      Por exemplo, o ano passado, em tablets, a Apple ficou em 1º com 830 pontos e a Microsfot em 2º com 829! A Samsungo ficou com 822. Nada de transcendente.

      Em segundo lugar estes estudos refletem apenas os States, não o resto do mundo, onde, como se sabe, a Apple joga em casa e tem um mindshare muito superior ao de outros territórios. Para muitos americanos o facto de um telemóvel/tablet não ter iMessage (que praticamente ninguém utiliza fora dos states) é já uma enorme dor de cabeça que condiciona muito a escolha do sistema a usar.

      1. Avatar de RuiZ
        RuiZ

        É engraçado que esses “argumentos” só valem contra a Apple…

        Já aqui, também vais dizer o mesmo?

        Microsoft é Portuguesa, já agora?

        1. Avatar de Sergio
          Sergio

          Não.. tens outros exemplos, A ford tem uma dimensão astronómica nos states comparada com o resto do mundo..

          Na tecnologia pode-se muito bem dizer que a apple, e por mérito proprio, domina os states.. e grande parte dos estudos feito so lá não vao representar a generalidade.

  11. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Hibernate e restart? Já deve fazer uns anos que não usas Windows lolol diz-me onde está o Hibernate no Windows 8 e 10 … no teu surface não foi de certo 😀 😀 😀 e restart também não precisas, o surface acorda num par de segundos (e não minutos) e o Office Mobile (gratuito em W10) é 100% desenhado para touch e mil vezes melhor do que algo no iPad.

    O surface não é touch porque precisa, touch é pasta ler, navegar e desenhar. É acima de tudo um PC. O iPad é acima de tudo para matar tempo

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      por acaso o hibernate existe,só tens é que ativar a opção para ele aparecer xD

    2. Avatar de PL
      PL

      A serio ??? Segundos ????
      O meu se estiver toda a noite em standby, leva mais tempo a arrancar que o meu MacBook.
      O surface não tem comparação com tablet, está a anos de luz, por isso deixei de usar o iPad mas contudo continuo prefiro o MacBook.
      Não digo que seja melhor, mas ajusta-se melhor ao uso que preciso.

  12. Avatar de Cortano
    Cortano

    Não dá para usar ao colo ou será tua falta de jeito?
    O ipad também não dá para usar ao colo, esse é que não dá mesmo com aquela manta que chamam de teclado

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    É normal, temos um produto que quando comparado ao outro é mais limitado, também existe uma diferença substancial no preço.
    A Microsoft soube encontrar a simbiose correcta e está de parabéns por isso, quem quer “desenrascar” fá-lo com facilidade no surface, no ipad nem tanto.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Desenrascar o quê?

      Toda a gente que vejo com Surface não o usa como tablet, mas como portátil fashion que adquiriu com grande desconto de descontinuado…

      1. Avatar de sinam
        sinam

        és tolo da cabeça

      2. Avatar de Hugo
        Hugo

        Aprende alguma coisa com quem comenta reconhecendo todos os pros e contras da concorrência.
        Até lá tens que decidir se preferes que te chamam fanático ou ignoratnte.

      3. Avatar de Sergio
        Sergio

        já agora não respondeste ao meu comentário lá em cima.. diz-me lá onde arranjas esse surface pro de 1500€ com um processador de à 5 anos atrás 😉

        O que as pessoas exibem é com elas, eu com um surface termino em metade do tempo determinadas tarefas em relação a um ipad, isso é um facto não é exibição.. ninguem aqui falou em macbooks ou ultrabooks.. o artigo fala em parte do surface do ipad

  14. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Mas existe comparação possível um ipad para um surface? o ipad é simplesmente um tablet com iOS. Apenas serve para visualização de vídeos, joguinhos, navegação web e uns programas na óptica do utilizador. O surface “no caso da gama Pro” esse já é usado nas áreas profissionais tal como edição de imagem, produção áudio e claro a grande vantagem é podermos usar os programas do windows normal sem estarmos sujeitos e a depender de apps de loja.

    1. Avatar de RuiZ
      RuiZ

      Ahahahah!

      Edição de imagem num Surface Pro?

      Deixa-me rir!

      1. Avatar de Sergio
        Sergio

        sim dá para editar o teu riso 😉

  15. Avatar de PGinTheHouse
    PGinTheHouse

    Há uma grande diferença entre pesquisar na net por “surface” e depois vir para aqui opinar.
    De qualquer forma fica a saber que o teu “surface” imaginário e problemático, mesma assim dá uma coça no iPad maravilha, até dá para jogar Candy imagina lá tu 🙂

  16. Avatar de juq
    juq

    Já agora o grafico mostra o grau de satizfação e nenhum comparação entre os devices, ao contrario do que alguns comentarios aqui dão a entender

    1. Avatar de Dope
      Dope

      Comparar o iPad com o Surface seria uma comparação para os isheeps…. eles é que são os defensores do dinheiro mal gasto em equipamentos “overpriced” e “fashion”…

  17. Avatar de SergioM
    SergioM

    Não sabes o que dizes nem dizes o que sabes.

  18. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    O único aspeto que me desilude no Surface é a duração da bateria. Esperava mais, desejava mais.

    1. Avatar de Paulo Santos
      Paulo Santos

      Ora aí está o calcanhar de aquiles do Surface Pro. De resto, tudo bem.

  19. Avatar de M.
    M.

    O que me aborrece no surface nem é culpa do surface. Um exemplo: quando estão dois monitores externos ligados os pdf abertos no acrobat no ecrã do surface têm um tamanho adequado, nos outros ecrãs, por terem resolução menor (Full HD), têm botões e menus do acrobat gigantes que não dão para nada e ocupam o ecrã quase todo.
    Tirando isso é cinco estrelas. Substitui um portátil normal empresarial sem problemas. Já não se pode dizer o mesmo de portáteis tipo workstation mais potentes.

  20. Avatar de Alvega
    Alvega

    Este estudo é “mafiado”, assim como o outro publicado nestes dias e que nao apareceu aqui no blog, por dizer que a TESLA, somente aparece em 12º LUGAR no ÍNDICE de AUTOMAÇÃO AUTOMÓVEL.
    Como pode a APPLE e a TESLA, serem assim renegados para o seu JUSTO lugar ?
    Pensava que esse fenómeno da corrupção, somente era visível em Portugal, enganei-me, estes estudos , contra corrente, indiciam, isso. Ou a meu ver, espelham que o dinheiro nao é TUDO, e existem pessoas, que fazem o seu trabalho, sem interesses “obscuros” e com ISENÇÃO.

  21. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Este estudo vale o que vale.
    Em primeiro lugar o universo de pessoas inquiridas é muito pequeno e limitado a um só país, para se chegar a uma conclusão absoluta. Que é o que muitos comentadores aqui querem fazer parecer. Outro ponto é que estamos a falar de um PC híbrido e um tablet. É complicado comparar os dois pois são para mercados diferentes e necessidades diferentes. A vantagem do surface é que consegue ser um bom PC mas não consegue ser um bom tablet. A vantagem do ipad é que não consegue substituir o PC para a maioria dos utilizadores mas consegue ser o melhor tablet. Falando do ipad pro para o mundo empresarial a vantagem deste é as apps exclusivas, que a Windows Store nem sonha ter, e optimizadas para o touch e quiçá Apple pencil. Há apps touch que são simplesmente brutais. A tarefa complicada é encontrar as que realmente são boas e de interesse para o utilizador ou empresa. E as empresas sempre podem desenvolver as suas apps. Tudo bem que o surface tem também stylus, mas e as apps da Windows Store? Estão optimizadas para a stylus? Uma das coisas que não aprecio no Surface é trabalhar com programas universais com o touch, a experiência não é nada boa. Pelo menos para mim. Vale a stylus para colmatar essa “falha”.
    Tirando estes pontos acho que é ridículo comparar tablet com um híbrido.
    Tenho um feeling que mais depressa a Apple adapta o iOS do ipad, com funcionalidades touch presentes no Mac OS, sem perder o verdadeiro poder de um tablet, deixando algumas apps dedicadas para trabalhar com mouse por exemplo, do que converter o Mac OS em híbrido. Aliás creio que a longo prazo o Mac OS será apenas para um nicho muito específico, com o Mac Pro, iMac e MacBok Pro.

    Ja agora para quem diz que um ipad não substitui um PC ou Mac, que vejam estes artigos.
    Naturalmente que cada um tem as suas necessidades, isto não é uma verdade absoluta.
    Mas acredito que num futuro o ipad será capaz de substituir um computador pessoal na sua plenitude.

    https://www.macstories.net/stories/working-on-the-ipad-one-year-later-still-my-favorite-computer/

    http://www.speirs.org/blog/2015/12/22/all-in-on-ipad-pro

    https://brooksreview.net/2016/06/ios-only/

    https://macmagazine.com.br/2016/11/29/artigo-de-leitor-usando-o-ipad-como-o-meu-computador-principal/
    Abraço

  22. Avatar de Echo
    Echo

    Os iFans a aziar… Ja não há Rennie que os salve! 😀

  23. Avatar de José Bacalhau
    José Bacalhau

    Sou grande adepto dos Surface. Máquinas boas e bonitas. Um raro hit da Microsoft nos tempos mais recentes.