Falha do Siri permite controlar iPhone pelo ecrã de bloqueio

34 Comentários

Não são raros os problemas associados ao Siri e à sua capacidade de fornecer informações mesmo com o ecrã bloqueado. São por norma falhas que permitem inadvertidamente o acesso a funções do iOS.

Uma nova falha foi reportada por um utilizador do Reddit e permite controlar o acesso à ligação de dados móveis de qualquer iPhone, mesmo com este bloqueado.

Siri

Não se espera que o Siri aceite comandos no ecrã de bloqueio sem, pelo menos, confirmar o código do utilizador, garantindo assim a segurança mínima de que quem deu as ordens está autorizado a fazê-lo.

Uma falha, recentemente descoberta, mostra que afinal o Siri, mais uma vez, tem problemas e está a permitir que sejam desligados os dados móveis, bastando para isso dizer dados móveis (dados do celular).

O mais caricato é que, se derem a ordem para ligar os dados móveis ou para desligar os dados móveis, o Siri e o iOS requerem que o utilizador coloque o seu código de bloqueio, tal com seria esperado.

Dos testes efetuados, chegou-se à conclusão que este problema não é exclusivo da versão 10 do iOS, estando também presente em versões anteriores. É também provável que não se limite aos dados móveis, podendo ser explorada para o Bluetooth e outras funções.

A Apple não deverá ainda ter conhecimento desta falha, uma vez que a mesma está presente na mais recente versão de testes do iOS, a 10.3.3 beta. É também natural que muito em breve surja uma correção para este problema.

Tal como nos problemas anteriores, e até a Apple lançar uma correção para o problema, devem desativar a Siri e o acesso à central de controlo pelo ecrã de bloqueio.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Primeira foto com Siri em modo voo a funcionar? lol

    1. Avatar de Vítor M.

      Lol porque? Repara que mesmo estando em modo voo tem o Wireless ligado 😉 além de que a imagem é ilustrativa. Sabes que mesmo em modo voo consegues SÓ ligar algumas antenas verdade? 😉

      1. Avatar de iDespairing
        iDespairing

        Desculpa mas no meu diz Siri not available. You not connected to the internert. Dai vem o “lol”

        1. Avatar de iDespairing
          iDespairing

          Da ligar wifi em modo voo oops. Aprendi algo novo. Mas eu tenho sem acesso a Siri bloqueado por isso no probs.

          1. Avatar de Adrien
            Adrien

            Chico esperto

          2. Avatar de Joao Magalhaes
            Joao Magalhaes

            Mais um com um Iphone só para mostrar pois já reparamos que não percebe nada dele.

          3. Avatar de iDespairing
            iDespairing

            Tenho desde o 3G de 2008 mas nao sei tudo. Mas comentarios de droids com dores sao bem vindos

        2. Avatar de Bruno
          Bruno

          Tu podes activar o modo de voo e a seguir ligar o WiFi! Continuará a apresentar o símbolo do modo de voo, pois não tem ligação à rede de telemóveis, mas terá ligação ao WiFi.

      2. Avatar de Joaquim
        Joaquim

        Modo voo? Aquele icone é do GPS…

        1. Avatar de Joaquim
          Joaquim

          Esquece, não estava a ver a primeira foto.. loool

  2. Avatar de PR
    PR

    Não estou a conseguir reproduzir o erro (Siri em português do Brasil). É possível dar mais detalhes?

    1. Avatar de Emanuel Vitorino
      Emanuel Vitorino

      Tens que dizer apenas “Dados móveis” em vez de “Desativa os Dados Móveis”

    2. Avatar de vargas
      vargas

      Não percebo a razão de ser considerado um “erro”, uma vez que é suposto a siri identificar apenas e só a voz do utilizador,,,

      1. Avatar de Vítor M.

        Identificar a voz do utilizador? Não, se eu no teu disser isso, o SIRI vai cumprir a ordem, independentemente de quem seja a voz.

        Experimenta num iPhone de um amigo para testares.

      2. Avatar de Bruno
        Bruno

        A Siri identifica a voz apenas para “Hey Siri” para activar, não identifica a voz na conversa.

    3. Avatar de Catarino
      Catarino

      Como é em brasileiro tens de dizer apenas “dados do celular” depois já a aparece opção para desactivar.

    4. Avatar de Vítor M.

      Não, tem mesmo de ser Dados celulares e depois, desativar dados celulares.

      1. Avatar de Rui Loupa
        Rui Loupa

        Sem pin não consegues.
        Onde esta o problema .

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          Consegues daí estarem a dizer que é um problema.
          Só não consegues se disseres “desactivar dados do celular”, aí sim pede o pin
          “dados do celular” não pede pin

          1. Avatar de Rui Loupa
            Rui Loupa

            Não pede o pin com dados celulares,mas a seguir não consegues na mesma desativar sem pin.

            confirmei e continuo sem ver problema

          2. Avatar de VC
            VC

            Não sou utilizador Apple, mas é um “bug” muito fácil de corrigir… não considero algo grave por esse motivo… existe outros “bugs” que podem dar muito mais trabalho, nomeadamente ter que alterar várias linhas de código para tal… agora este bus, uma linha de código corrige.

          3. Avatar de Catarino
            Catarino

            @Rui Loupa
            Como já referi já testei todos eles.
            Se disseres “desactivar dados do celular” ele pede o código de bloqueio como seria esperado, se disseres apenas “dados do celular” ou só “wifi” ou só “bluetooth” ou só “modo de voo” dá acesso a botão que permite activar sem o desbloqueio.

  3. Avatar de PedroMorais
    PedroMorais

    Na minha opinião faz todo o sentido, a Siri serve exatamente para nós pedirmos e ela executar, se eu quero desativar os dados sem ter que ir desbloquear e ir ás definições, acho perfeitamente normal.
    De seguida ela pedir para desbloquear ou por o “PIN” também está correto.
    Imagina que roubam o iPhone e para impedirem de ter acesso à localização tentam desativar os dados para tentar aceder ao equipamento com tempo o mesmo se torna impossível, ou desligam o iPhone ou a rede mantém-se ligada.
    Não vejo falha nisso, é uma medida de proteção.
    Agora se me disserem que podem tirar de lá o cartão e fica sem rede? Podem, mas se voltarem a por lá outro cartão diferente ele vai usar os dados móveis desse novo cartão e o iPhone fica online de imediato.
    Ou seja um iPhone roubado, não vão conseguir desligar os dados (se tiver com proteção), mas a opção está lá, no caso de ser o dono do iPhone a querer desligar os dados e não se tratar de nenhum “roubo”.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      Consegues daí estarem a dizer que é um problema.
      Só não consegues se disseres “desactivar dados do celular”, aí sim pede o pin
      “dados do celular” não pede pin, é só desactivar

      1. Avatar de Francisco Pinto
        Francisco Pinto

        No texto do artigo diz:’O mais caricato é que, se derem a ordem para ligar os dados móveis ou para desligar os dados móveis, o Siri e o iOS requerem que o utilizador coloque o seu código de bloqueio, tal com seria esperado.’ logo não conseguem. Mais uma vez não sei a onde está o problema!

        1. Avatar de Catarino
          Catarino

          O problema é que não lêem bem o texto.
          Se disseres “desactivar dados do celular” ele pede o código de bloqueio como seria esperado, se disseres apenas “dados do celular” ou só “wifi” ou só “bluetooth” ou só “modo de voo” dá acesso a botão que permite desactivar sem o desbloqueio.
          Testei todos eles.

          1. Avatar de Vítor M.

            Exactamente, aliás, se não quiserem ler, até temos a imagens que são nossas para mostrar. Mas….

  4. Avatar de Helder
    Helder

    Não tem falha nenhuma, é isso que qualquer um espera!

  5. Avatar de N5.1
    N5.1

    Após isto vou trocar para o smarphone Android… farto da Apple

    1. Avatar de stealth
      stealth

      eu nunca tive iphone mas n me parece uma justificacao para se mudar…

      1. Avatar de Weirdo
        Weirdo

        depende… este pode ser.um problema entre muitos que ele já teve com a apple

  6. Avatar de irlm
    irlm

    falta de suporte por parte da apple quando diz: “A Apple não deverá ainda ter conhecimento desta falha, uma vez que a mesma está presente na mais recente versão de testes do iOS, a 10.3.3 beta. É também natural que muito em breve surja uma correção para este problema.”

    deveria ser mais rápida a intervir.

  7. Avatar de Catarino
    Catarino

    Estive a testar outras funções e permite desactivar/activar WiFi, bluetooth, dados moveis e no caso do modo de voo também permite desactivar, activar não porque perdemos o acesso.

    1. Avatar de Catarino
      Catarino

      *queria dizer activar modo de voo