Registo da Apple revela que OSX El Capitan pode chegar ao iPad

46 Comentários

Apresentado na última WWDC e esperado para o final do ano, a mais recente versão do OSX, a El Capitan, será a mais recente versão para os computadores da Apple.

Mas a Apple poderá estar a preparar-se para tornar este novo sistema operativo mais universal e trazê-lo para o iPad. É pelo menos o que registo da marca na Europa assim o revela.

elcapitan_1

A diferenciação dos sistemas operativos dos dispositivos da Apple tem-se vindo a esbater ao longo dos anos e os seus sistemas estão cada vez mais parecidos e até integrados nas suas diferentes funções.

Este não é um passo inocente por parte da Apple e é uma decisão pensada e bem assumida. Para além de manter a mesma usabilidade e os mesmos níveis de utilização entre os sistemas, aproxima-os para uma possível fusão, que um dia poderá acontecer.

Alguns passos foram agora dados e um registo da marca El Capitan, entregue à European Patent & Trademark, revela que a Apple poderá usar este nome e marca na categoria Tablet.

O pedido de registo está ainda a ser avaliado, mas a Apple não deverá ter qualquer problema em vê-lo aprovado dentro de dias.

A presença da marca El Capitan na categoria Tablets pode abrir a porta a algo que já há algum tempo que se vem a falar, sempre como rumores e sem qualquer confirmação.

Falamos da possibilidade da Apple trazer o OSX para o iPad, provavelmente na tantas vezes falada versão de 12,9 polegadas, que se espera surja em breve.

elcapitan_2

O registo efectuado passou a conter esta entrada na categoria Tablets, algo que não aconteceu antes com o registo do OSX Yosemite e, curiosamente, também não consta da versão de registo que foi submetida nos Estados Unidos.

Com cada vez mais marcas a apostarem em equipamentos híbridos, com a Microsoft a liderar esta mudança com os seus Surface, seria uma aposta certeira da Apple que aliaria o seu tablet ao seu sistema operativo mais emblemático e mais usado, o OSX.

Tudo não passa ainda de especulação e da leitura dos dado que existem, mas tudo pode indicar que a Apple trará mesmo o OSX El Capitan para o iPad.

Via Patently Apple

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Double Seven
    Double Seven

    O android continua na mesma na frente depois desta noticia.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Algo não bate certo nesse comentário… Enganaste-te na página do artigo? Alhos e bugalhos?

      1. Avatar de Dan899
        Dan899

        O cara vem falar de Android numa postagem que não tem nada haver com o assunto, estamos falando de um sistema respeitado nao de uma porcaria de robô verde.

    2. Avatar de Darth
      Darth

      Huh? Enganaste-te na noticia.

    3. Avatar de Anti-Double Seven
      Anti-Double Seven

      Mas porque andas sempre a comentar negativamente noticias da Apple ? Não tens mais nada que fazer ? Gente triste pá !!!!

  2. Avatar de JBM
    JBM

    Tanta coisa que aparece naquele registo de marca que não se aplicará ao sistema operativo…
    Não passará dum pormenor sem grande importância, quase de certeza decorrente de alguma actualização recente da linguagem do registo nessa classe de marca. No registo para o Apple Watch na Europa aparece também “Tablet Computers”, e ninguém vai dizer que o Apple Watch vai ser um tablet, etc!

  3. Avatar de Moto g
    Moto g

    Eu que o diga, moto g aqui convertido a gpe e deixa ficar mal os bros do iphone 6.

    1. Avatar de MikeMelga
      MikeMelga

      Claro que sim…

      Tens um Moto G, porque o Nexus 6 não presta…

  4. Avatar de Eu mesmo
    Eu mesmo

    Android não é assim muito muito bom, mas sempre é melhor que o ios limitado.

  5. Avatar de Maia12
    Maia12

    Passados 3 anos a Apple apresenta um concorrente ao Surface Pro. É claro que virá o hype todo, e assim vai parecer que o iPad trouxe outra “revolução” (ex. ver o caso do Apple Music, parece que para os Media, a empresa da maçã inventou o streaming). Isto pode parecer um bocado fanboyismo, mas mesmo assim, estou curioso para ver o resultado.

    1. Avatar de Moto g
      Moto g

      Como eu te percebo.

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Nop, a Apple lançou o Mac inventou o PC, a Apple lançou um macbook inventou o portátil, o iPad os Tablet e agora vai inventar o híbrido. Daqui a uns anos vai abrir uma enciclopédia online e inventar a “Wikipédia”, mas só acessível a quem tem Mac e vai ser a melhor.

      Agora on topic: seria o ideal mas não vejo como irão fazer um SO híbrido ARM/x86. Ou então irão lançar um iPad Pro de 12″com um Core M de 2a geração.

  6. Avatar de irlm
    irlm

    interessante osx no ipad

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Não é no iPad (arquitectura ARM), seria num iPad Pro (de arquitectura de base Intel, como os Macs).

      Semelhante ao Surface (que também era Pro, para distinguir o que tinha arquitetura Intel, quando havia o Surface RT de arquitetura ARM).

      Têm-se falado de um iPad Pro – agora, se corre iOS, como os iPad, ou OS X, como os Mac não se sabe. Que o OS X, para Mac, na versão El Capitan, não vai correr nos iPad ARM é limpinho. Nem se ganhava nada com isso. Quem precisa de um Mac compra um Mac

      1. Avatar de irlm
        irlm

        E os Mac tem ecrã Touch – híbridos

        1. Avatar de JBM
          JBM

          Os Mac não têm ecrã touch, os iPads não conseguem correr o OS X, e o Apple Watch não é um Tablet.

          1. Avatar de Lourenco
            Lourenco

            IBM,
            Vamos lá tentar separate os assuntos,
            Os mac’s por norma não têm ecrã touch porem o sistema operativo vêm preparados para isso…
            Ha mac’s que não têm sequer ecrã, isto automaticamente significa que o complemento para esses mac’s especificamente nos ecrãs fica à escolha do utilizador se touch, touch, se regular, regular…., e todos os macs suportam um segundo ecrã, o que tendo em conta o que disse a cima do SO suporte touch. Torna possível OSX com Touch! Já nos dias de Hoje!

          2. Avatar de JBM
            JBM

            O OS X não tem suporte para ecrã com touch! O que tu encontras é empresas que desenvolvem alguns dispositivos e drivers capazes de fazer interface com o que o OS X providência, mas depois esbarram sempre no desenho do interface gráfico que não foi pensado para usar o touch, com muitas partes pequenas que são difíceis de interagir, o mesmo problema que o Windows também tem no lado do velho ambiente do desktop.

          3. Avatar de MikeMelga
            MikeMelga

            @JBM, por acaso, tem…

          4. Avatar de JBM
            JBM

            tem onde!? onde é que tu podes usar um ecrã touch sem instalar drivers e software adicional!? E onde é que o OS X consegue resolver os problemas do interface gráfico não adaptado a essa interacção?

  7. Avatar de Mikes
    Mikes

    Quando sair um ipad pro, o conceito híbrido que até agora segundo os isheeps não presta, deverá passar a ser fantástico e nunca antes visto…

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      As moscas das caganitas ainda não perceberam que um iPad (ARM) custa muito menos que um Surface (Pro/PC).

      Um iPad Pro (Mac), com ecrã touch e teclado, entrava na gama de preços Mac upa upa. E não tinha as apps para iOS. Só se a Apple conseguisse – a revolução – de fazer correr o iOS num Mac, sem lag.

      O Mac não é um sistema, em número de utilizadores, equivalente ao Windows em que aparecem alguns, mesmo que poucos, a querer comprar o Surface. Num IPad Pro (Mac) seriam ainda menos. Isto está longe de ser a filosofia da Apple – com o iPad – para todos – com PCs, Macs e smartphones Android. Interessa-lhe muito mais um iPad Pro nesta área.

      De maneiras que é deixá-las pousar 😉

      1. Avatar de Mikes
        Mikes

        Ah, quanto ao preço, o que não faltam por aí são híbridos ao preço de um ipad.
        E não são assim tão poucos os que compram surface.

        1. Avatar de Lourenco
          Lourenco

          Comprar vs Usar!

    2. Avatar de JBM
      JBM

      O que é para ti o conceito híbrido!?
      Será que não sabes que o há anos existem teclados para o iPad? creio até que passado pouco tempo de sair o primeiro!

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Para ser um híbrido era preciso que o iPad fosse um PC, no mínimo com teclado, mas como serve só para jogar e ir à net, não é considerado híbrido

        1. Avatar de JBM
          JBM

          resumindo, para ser um Híbrido para ti tinha que ter Windows, e não te importa que milhões de pessoas já usem teclados com o iPad e com milhares de aplicações produtivas!

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Windows não, um SO “completo” estilo Windows, Linux, OSX. Um limitado iOS que “faz-de-conta” não entra para as estatísticas. Um SO sem suporte de rato tem a utilidade muito reduzida.

            Se pegares num smartphone iOS e Android e lhe meteres um teclado e lugares a um monitor passas a ter um PC ou híbrido?

            No Android até podes “dobrar” o conceito já que tens um sistema de ficheiros, OTG e suporte de rato, e verdadeiro multitasking como nos SO de Desktop, agora no iOS nem pintando de ouro e comando o símbolo da maçã.

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Não é preciso ser um SO estilo Windows ou Linux para ser completo para um ambiente produtivo. O iOS tem tudo para se transformar num sistema com muito mais versatilidade já que tem muito em comum com o OS X, apenas a Apple não expõe algumas coisas do lado interface gráfico, o qual seria muito mais fácil de expôr do que tentar “remendar” o OS X/Macbooks para correr aplicações do iOS.
            E mesmo agora, o que não falta são empresas que usam os iPads para trabalhar, que usam aplicações como o Office no iPad. Há até aplicações com suporte para rato, vê lá!
            OTG é o uso dum cabo especial para USB se transformar em host. O iPad desde sempre pode ser host com os seus cabos

          3. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            JBM: para ser um híbrido, tem que fazer de PC independentemente do SO, e para o iOS o fazer teria que se transformar num OSX, ou a Apple incluir acesso a funções que trariam as limitações do hardware. Daí a Apple não incluir (ainda).

            Se a Apple incluir já não é um iOS mas OSX.

          4. Avatar de JBM
            JBM

            para ser um híbrido tem que seguir uma definição do híbrido, mas não é preciso ser um híbrido para ser um aparelho produtivo!
            Quanto à tua ideia cómica de já não ser o iOS mas o OS X, vejamos, o iOS 9 no iPad vai poder ter aplicações a correr lado a lado no ecrã, o que mostra multitasking. Rato é fácil de adicionar quando desde sempre o simulador do iOS o usa, havendo já aplicações com suporte. Suporte USB já lá está, apenas limita o acesso a certos dispositivos, uma questão de suporte não de interface. Acesso a um sistema de ficheiros também já é grande medida possível, pois as aplicações podem ir buscar ficheiros a outras que suportem as APIs do iCloud.
            Chegamos ao fim e temos ainda o interface do iOS distinto do OS X. Não é preciso fazer grandes mudanças para chegar às funcionalidades que enumeraste, e não ficamos com o OS X! A vantagem da Apple está nas aplicações que foram criadas para o iPad, é onde tem a enorme oferta e excelente qualidade de aplicações bem feitas para o formato. A vantagem está em partir daí, não em criar mais outro sistema que nem é carne nem é peixe!
            Não penses que o que aparece neste registo de marca diz alguma coisa, pois é o mesmo que aparece noutros registos já feitos pela Apple para coisas que não têm nada a ver com tablets

      2. Avatar de Mikes
        Mikes

        Que raio tem o teclado a ver com híbrido ou não?
        O ipad faz o mesmo que o macbook? Não, pois não? Tens aí a resposta.

        1. Avatar de JBM
          JBM

          E um MacBook também não faz o mesmo que um iPad. Mas torna-se muito mais fácil para um iPad se tornar próximo da funcionalidade do MacBook do que ao contrário, adicionando um teclado e usando boas aplicações. Do lado da Apple/iOS é também muito mais fácil adicionar algumas funcionalidades que tornam os aparelhos mais versáteis do que tentar que o OS X se transforme num bom sistema para tablets.

          1. Avatar de Mikes
            Mikes

            Todos os tablets permitem o uso de teclado externo, até os Android e não é por isso que são híbridos.
            Um híbrido basicamente é um equipamento que corre software normal como um computador normal, mas com a componente tablet também (touch e em modo stand alone, ou seja, não confundir com portáteis com touch).
            Um ipad se não correr software, continuará a ser um tablets e nunca um portátil (que corre software).

          2. Avatar de JBM
            JBM

            Não disse que o iPad era um híbrido, perguntei-te o que para ti era um híbrido! E ficou claro que é só uma questão de ir atrás de certos sistemas operativos e não uma questão de funcionalidade, e que ignoras a oferta de software no iPad!
            E falo no iPad poder usar um teclado, ter imensas aplicações produtivas, o iOS poder sofrer melhorias, etc, para centrar a discussão no que realmente interessa.
            O iPad não corre software!?

          3. Avatar de JBM
            JBM

            E só para concluir, não é de esperar que o iPad venha a ter o OS X. O que aparece no registo de marca não passa duma curiosidade

  8. Avatar de 1berto
    1berto

    Por favor, podem citar as palavras do Tim Cook após o lançamento do Surface? É que pensava que um híbrido era um aparelho confuso, e que não se devia misturar as coisas…

    Já agora, quantas portas usb tem o iPad, se tiver menos que duas, leva já comentário negativo aqui no pplware!

  9. Avatar de Cenas
    Cenas

    Mas… Mas…
    A apple dizia que não podias ter o mesmo SO em dispositivos móveis e desktop. Aliás, disseram mesmo que era impossível e que a microsoft não sabia o que fazia.

    1. Avatar de João
      João

      Mas… Mas… Isto são só rumores.

    2. Avatar de Lourenco
      Lourenco

      Tambem não consegues meter um navio dentro de uma garrafa, mas se modificares a forma do navio e o fizeres entrar, consegues… Tens é que deixar de ser teimosio e modificar o formato do que já existe de forma a fazer Caber!

      Não foi o que o windows Fez? Não é no que eles têm andado a trabalhar no OSX?

      Mas é curioso a forma como ignoras esses factos para levares o sarcasmo para a Frente!!

    3. Avatar de JBM
      JBM

      mas isto não passa da imaginação de alguém que não reparou que o registo para o WatchOS e Apple Watch mencionam também tablets e muitas outras coisas que nada têm a ver. Nos registos de marcas é muito habitual alargar a aplicação!

  10. Avatar de Alex
    Alex

    foi se o tempo que a Apple nos trazia as novidades, hoje ela simplesmente segue as tendências criadas pela concorrência, vamos aguardar o iPhone 6$ pra ver se a genialidade de Jobs ainda influência os desenvolvedores da marca.

  11. Avatar de Ciro Espítama
    Ciro Espítama

    Pode ser apenas um MacBook Air conversível.

  12. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Meu comentários não aparecem mais. Gostaria de saber por que fui bloqueado.

    1. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Ok. Esse apareceu. Seria por usar o Chrome?

  13. Avatar de Mascarenhas
    Mascarenhas

    So questao de tempo para que o Ipad PRO e o macbook pro sejam a mesma coisa.