O VLC já chegou à nova Apple TV

21 Comentários

O VLC conseguiu algo que mais nenhum dos players multimédia até hoje foi capaz. Está presente em praticamente todas as plataformas, sejam elas desktop, móvel ou até outros tipos.

Depois de um falso arranque no início do mês passado, chega agora à Apple TV, dando-lhe capacidades que não tinha e tudo graças a esta pequena aplicação.

vlc_appletv_1

O VLC para a Apple TV segue a mesma linha de desenvolvimento que esta aplicação tem nas diferentes plataformas da Apple. Com uma interface limpa e muito simples de usar, permite que tenhamos na nossa televisão acesso a conteúdos espalhados pelos nossos discos que estão na rede de casa.

Mas esta primeira versão não é ainda um produto acabado. Os seus criadores alertaram, no seu anúncio, que ainda faltam alguns desenvolvimentos, como a ligação a serviços Cloud com o Dropbox ou OneDrive, mas que estão já a ser testados internamente e em breve vão ser públicos.

Com o VLC para a Apple TV, esta ganha a capacidade de reproduzir conteúdos em formatos que até agora não estavam disponíveis e que podem agora ser vistos.

Ao instalar e lançar o VLC na Apple TV ele vai automaticamente descobrir todas as fontes que existam na rede, sejam elas via SMB, partilhas Windows, media servers UPnP, FTP ou PLEX.







anterior próxima

Depois o utilizador apenas necessita de navegar para o ficheiro que quer ver e dar a ordem de reprodução.

Durante a leitura é possível adicionar legendas, aumentar ou diminuir a velocidade de leitura, ver a capa associada ao conteúdo e muitos mais.

Por ser uma aplicação universal, se a tiverem já instalada no vosso iPhone ou iPad ela irá aparecer automaticamente na vossa lista de aplicações. Se não for esse o caso, uma simples pesquisa por VLC irá mostrá-la.

Comentários

21

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de gemario
    gemario

    Ao VLC só falta reproduzir o video de sites que usam a bosta do flash em streeming

  2. Avatar de Nitroglycerine
    Nitroglycerine

    Eu instalei o VLC no meu novo portat com Windows 10 e estou bastante satisfeito com o resultado: o funcionamento é excelente e não me custou um cêntimo
    pelo que recomendo a respetiva instalação nas vossas máquinas, pois ficam bem servidos.

  3. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    e falta chromecast 🙂

    1. Avatar de Douglas Ferreira
      Douglas Ferreira

      Pois é, abri a notícia pensando nisso.

      Já há tempos existe uma promessa de suporte ao Chromecast que nunca se concretiza. Enquanto o suporte não é implementado, eu sigo usando a extensão VideoStream for Chromecast no Google Chrome, quebra um galho, pois minha TV Sony reproduz apenas vídeos em MKV, e com o Chromecast eu não preciso mais converter os vídeos.

  4. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    Ja existe VLC oficial para windows phone?

    1. Avatar de Artur
      Artur

      Tenho quase a certeza que já há uma aplicação oficial do VLC desde o WP 8.1. Tenho a certeza que existe uma para Windows 10 PC mas não sei se é universal

  5. Avatar de Manuel
    Manuel

    Excelente noticia;)

  6. Avatar de Paulo
    Paulo

    comprei uma apple tv recentemente de 4ª geração e curiosamente fiquei admirado por não ter qualquer tipo de browser. tem apps, youtube e jogos que nunca mais acaba, mas um simples browser… nada. tirando isso estou contente com a compra

    1. Avatar de Emílio
      Emílio

      Por acaso existe um hack qualquer que activa o browser. A Apple desenvolveu o browser na tvOS, mas, por alguma razão, escondeu-o. Provavelmente ainda não se encontra “maduro” o suficiente… Quem sabe nas próximas versões da tvOS 😉

      1. Avatar de JBM
        JBM

        A Apple não desenvolveu nenhum browser para a TvOS, apenas inclui suporte limitado do WebKit que foi aproveitado por outros para fazerem o seu próprio browser.
        Isto e mais as políticas delineadas para as aplicações na loja, dá a entender que a Apple não está muito interessada em que haja um browser.

    2. Avatar de JBM
      JBM

      A experiência seria relativamente má e destoaria do resto que a AppleTV pretende fornecer. Acaba por ser mais prático e rápido uma pessoa usar o browser no computador, smartphone, tablet, e depois usar a TV como segundo ecrã se quiser.
      Não quer dizer que não é possível fazer ou que não haja pessoas que queiram na mesmo isso, mas ter tudo não torna um produto melhor, mais intuitivo e agradável para a maioria.

  7. Avatar de KaPutnixZ
    KaPutnixZ

    Boas..

    Só não concordo com a afirmação de reprodução de conteúdos que até agora não estavam disponíveis.. O Infuse já existe há algum tempo na Apple TV e faz precisamente isso..

    Mas boa notícia na mesma..

  8. Avatar de Helder Correia
    Helder Correia

    Excelente !!!! Apple sempre a inovar

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Comentar por comentar xD

      1. Avatar de Helder Correia
        Helder Correia

        Como assim? A Apple está sempre a inovar 🙂

  9. Avatar de Duarte
    Duarte

    Comprei por acaso ontem uma Apple TV. Estou bastante satisfeito. Instalei o Infuse (vou comprar versão completa, por 10 euros merecem) e neste momento com a NAS tenho o meu media center de dimensões reduzidas a funcionar 5*. Estou muito satisfeito mesmo. Em termos de OS e usabilidade a Apple está de parabéns com esta pequena caixinha.

  10. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Tenho um apple tv 3ºg como instalo o VLC ou o infuse? alguem pode me ajudar?

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Não é possível instalar nem VLC nem Infuse na AppleTV3. Só é possível usar o que ela traz (que é ver os conteúdos do iTunes ou da Apple Cloud) ou “substituir” uma das aplicações existentes (normalmente a de “trailers”) pelo PlexConnect (que é um dos muitos “clientes” do Plex Media Server).

      Só as AppleTV2 e AppleTV4 é que permitem instalar aplicações.

  11. Avatar de Aybara
    Aybara

    Minix.

    Acho dificil o investimento numa Apple TV.

  12. Avatar de Manuel
    Manuel

    Boas, alguém já tentou aceder a uma Time Caspule, para não ter sem um computador ligado?