iPad consegue aterrar um avião numa emergência

76 Comentários

Xavion é uma aplicação para iPad que aterra um avião numa emergência

A integração de aplicações e dispositivos móveis em sistemas críticos começa a ser uma constante, na sua maioria para servir de suporte a situações de emergência ou simplesmente para monitorizar o seu desempenho.

Esta mistura e dependência começa a ser cada vez maior, mas surgem agora as primeiras integrações em sistemas que usamos com alguma frequência.

Um perfeito exemplo desta integração surge agora na forma de uma aplicação para iPad que permite aterrar um avião de forma totalmente autónoma, em caso de problemas.

Xavion_0

O Xavion é uma aplicação criada pela empresa que já tinha trazido o X-Plane, um dos melhores simuladores de voo que existe, e se dedica a apresentar ao piloto de qualquer avião monomotor os instrumentos que estão na sua cabine de voo.

A ideia do Xavion é garantir que em caso de uma qualquer falha de um dos instrumentos, estes possam ser apresentados directamente no iPad.

Esta forma garante uma redundância a falhas e a problemas que possam surgir durante um qualquer voo. A forma de ligação do Xavion ao avião é feita com recurso à rede Wi-Fi que o sistema de voo automático do sistema TruTrak disponibiliza.

Mas o Xavion tem ainda uma capacidade extra, e que resulta de toda a experiência que a equipa que o criou tem acumulado com os anos de desenvolvimento do X-Plane.

É capaz de, em caso de falha de um componente vital, o motor, por exemplo, dar informações específicas ao piloto relativas ao local mais indicado para aterrar, não escolhendo apenas o mais próximo mas sim aquele que, somadas as diferentes variáveis, apresenta a melhor e mais segura alternativa.

Xavion_1

Em casos extremos e se o piloto assim o desejar, o Xavion tem a capacidade de aterrar ele próprio o avião, usando toda a informação que está a recolher do sistema de voo automático TruTrak.

Sempre disponibilizando a autonomia necessária, o Xavion permite que o piloto vá ajustando os parâmetros necessários para que a aterragem seja o mais suave e bem sucedida possível.

Este não é ainda um sistema perfeito e requer ainda a aprovação por parte das agências que regulam a aviação comercial, mas mostra-se já perfeitamente capaz de ajudar qualquer piloto em situações de emergência, desde a mais simples e básica substituição de instrumentos de voo até à muito mais complicada e exigente tarefa de aterrar um avião sem qualquer motor em funcionamento.

Estes passos que vão sendo dados permitem que se criem sistemas que vão ajudar todos em momentos críticos e que requerem a intervenção de um sistema automatizado e com uma capacidade de dar respostas rápidas e decisivas em situações de emergência.

Homepage: Xavion

Comentários

76

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Reis
    João Reis

    Muito bom! iPad já é usado para consulta dos Manuais de procedimentos que antes eram apenas em papel.

    iPad sempre a bombar. Tenho um ipad2 mal saiu em PT e ainda parece como novo, usado 8h por dia, bateria tem autonomia normal. Incrivel, best buy.
    Nunca foi abaixo, ou bloqueou. Tenho agora a ultima versao 8.1.2 isto passados quase 4 anos (faz em Março 4 anos)

    1. Avatar de the Dell Guy
      the Dell Guy

      bueda fixe…

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Viva João,
      Tenho uma pergunta: não nota o iPad bastante mais lento com o iOS 8.1.2?

      Cumps,
      Pedro

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Boas.
        tive esse receio e esperei pelo 8.1.1.

        O meu espanto é que não notei problemas, não noto lentidão.
        Faça como faço sempre, nunca actualizo pelo iPad/iPhone, sempre ligo ao itunes faço backup para o PC e depois faço RESTAURO. Ele faz uma instalação nova e no final indica qual o backup que quer restaurar.

        iPhone 4S igual, noto ligeiramente mais lento a abrir as apps, mas funciona muito bem.

    3. Avatar de Vítor M.

      Sem dúvida João. É um gadgets que veio realmente mudar um pouco o rumo do mercado. Quando se apostava forte nos netbooks… apareceu a Apple e a tendência focou-se claramente nos tablet, embora ainda predomine a escolha no iPad.

    4. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      8 horas por dia e como novo?

      Incrível como facilmente se prova que há por aí pessoal que bem precisa de se fazer à vida e arranjar um trabalho.

      8 horas por dia no brinquedinho… dever ter uma vida social top dos tops mesmo.

      E depois o troll sou eu…

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Não sou eu que uso, é um familiar com idade que lhe falta mobilidade. Então é a ferramenta em que se inteira de tudo, a todas as horas, consegue ter acesso à info mais rapidamente do que elas aparecem na TV.

        Basicamente essa pessoa deixou de ver tanta TV e passou a focar-se em várias fontes de informação. SUDOKU também para manter o cerebro treinado.

        É uma companhia, no fundo, e nunca deixou mal. Antes essa pessoa tinha de ir ao PC ver os mails, e paginas, agora concentra tudo ali.

        Também acho que usa em demasia, mas compensa.

    5. Avatar de Manel
      Manel

      Quem me dera ser tu…

    6. Avatar de ghu
      ghu

      Que bom, fico feliz por ti, pode ser que eu um dia chegue a esse nivel de satisfação e realização pessoal.

    7. Avatar de PAPC
      PAPC

      Que sorte a sua. O meu iPad é muito mais recente e tenho de o reiniciar 2 ou 3 vezes por dia. Isto para nem falar na lentidão após a última actualizaçao do IOS. Já tive dois iPhone’s e 2 iPad’s e não posso dizer que, de uma forma geral, a experiência tenha sido má, mas é verdade que estou bem mais satisfeito na utilização de um Surface como tablet e/ou PC e com um Samsung Note 3. O iPad neste momento é o pior dispositivo que possuo.

    8. Avatar de Bruno
      Bruno

      Realmente? 8 Horas? É pá… nem na agricultura se rega tanto!
      Tenho 1 iPad no trabalho para tarefas comuns de apresentação e é raro dia que não tenho de o re-iniciar 2-3 vezes porque bloqueia… Nos dias em que está constantemente a bloquear tenho mesmo de pedir emprestado o Asus Transformer. Bem mais fiável e de bateria dura um pouco mais… E 8 horas? lool! Porque será que o que tenho saído da caixa não dura mais do que 4???
      Agora essa “cena” de actualizar pelo iTunes que resolve todos os problemas como se fosse magia… lool! Sejam realistas!

  2. Avatar de Rui C
    Rui C

    Agora tentem o mesmo com Android .. era só mortos … lol

    1. Avatar de MM
      MM

      o android e usado para hackar avioes, o ipad para os proteger! com tanto virus o android devia ser banido dos voos

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Android? Vírus? Em que planeta andas??? Só apanhas vírus porque queres!
        Já a fiabilidade do iPad deixa muito a desejar!

  3. Avatar de Gonçalo Damas
    Gonçalo Damas

    Confiar um avião e a vida dos passageiros num iPad!? The hell no!

    1. Avatar de Vítor M.

      🙂 por vezes os equipamentos que existem nas aeronaves são muito mais antigos que o que existe dentro de uma tablet moderno e nem damos conta 😀

      O iPad ou outro tablet moderno, tem tecnologia que sozinhos reúnem vários dispositivos existentes em aeronaves, principalmente aeronaves com 10 e 20 anos em serviço.

      Por isso…. um iPad é tão simples e poderoso que facilmente, em emergência, como podes ver nos vídeos de quem desenhou a app, ajuda e pode mesmo ser o “herói” do dia…

      O mesmo se passaria, se a app existisse para qualquer outro sistema operativo, num tablet com android ou WP.

      1. Avatar de Proud Troll
        Proud Troll

        A diferença é que no equipamento com 10 ou 20 anos, concebido especificamente para o efeito, não há o risco do piloto ter que fazer colheitas para a quinta ou receber notificação de que tem mais uma vida na saga de esmagar guloseimas.

        Cada um…

        E depois o troll sou eu…

        1. Avatar de Winetree
          Winetree

          Concordo com a tua última frase! És!

      2. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Vitor M: o iPad pode ser 100x mais poderoso ou até recente que sistemas incluídos em aviões, satélites, etc, mas o rigor, estabilidade e resistencia a variações de pressão, humidade, etc são incomparáveis.

        Se o iPhone 6 Plus dobra num bolso, imagina o que acontece a um iPad submetido a diferenças de pressão e/ou aceleração rápidas. Parte, bloqueia, estoura a bateria……..e lá vai um avião e mais umas centenas de pessoas.

        Esta manobra de marketing da empresa ou Apple é no mínimo ridícula, e chega tanto ao absurdo, que nem entendo como passa aos meios de comunicação…

        1. Avatar de Vítor M.

          Errado. Se foi certificado pelo organismo competente é porque passou em todos os testes. Depois e esta no texto, é para uso em emergência. 🙂

          1. Avatar de paco nassa
            paco nassa

            certificado por quem? as entidaddes que controlam a navegação aérea não aprovaram nada!

          2. Avatar de Vítor M.

            Lê o artigo. Vê o vídeo sobre a utilização dessa app.

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Errado. O Xavion não recebeu nenhuma certificação da FAA, e segundo a própria Meyers, nunca irá receber. Típico…

      3. Avatar de Gonçalo Damas
        Gonçalo Damas

        Mas o problema é que aqueles equipamentos estão desenhados para fazerem a sua função e só fazem isso. E depois se por acaso esse equipamento tiver problemas existem outros no avião que podem ter utilidade quando esse se estraga.

        O iPad ou qualquer outro tablet está desenhado para ser multifunções, logo processa várias coisas ao mesmo tempo, e presumindo que esta app deve de precisar de muito poder de processamento, a app pode ser interrompida pelo sistema ou até fazer o sistema crashar.

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade, contudo e sabes disso, apenas está dito, assim como faz parte da argumentação do organismo que certificou está app, que só em casos de emergência, onde tudo o resto falhou.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            nenhum organismo certificou a aplicação ou o iPad para ser usado em voos.

      4. Avatar de Nuno Vieira
        Nuno Vieira

        A grande diferença está na fiabilidade entre os equipamentos. Os aparelho aviónicos são construídos e testados usando normas que o iPad nunca irá respeitar. Esses aparelhos que dizes que têm 10 a 20 anos de vida, daqui a mais 10 a 20 anos continuam em funcionamento. Será que um iPad com a mesma idade se encontra em funcionamento?

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Mais uma manobra de Marketing e do estilo “proof of concept”. Nunca na vida (espero eu) as autoridades oficiais deixariam isto chegar à realidade.

      Meios de transporte ou aparelhos de saúde nunca na vida podem ficar dependentes de sistemas feitos em massa e populares, que estão disponíveis em casa de qualquer hacker que pode penetrar no sistema.

      Basta o iPad levar com o iOS 8.x para encravar, ou ficar sem RAM e crashar a aplicação como o faz tantas vezes com o Safari, e lá se iam 200-400 pessoas.

  4. Avatar de Emanuel Vitorino
    Emanuel Vitorino

    Fogo, porque metem no título “iPad consegue aterrar o avião”?? Se essa aplicação também existisse para android, já iriam meter “Uma APLICAÇÃO para Android consegue aterrar um avião”, o iPad não consegue, a aplicação PARA iPad é que consegue. Bom Português se faz favor, se não pode haver pessoas que vão comprar iPads porque “ELES ATERRAM AVIÕES, JÁ SÃO MELHORES QUE TABLETS ANDROID!!”.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Mas não existe e se não tiveres um iPad não a podes usar. Por exclusão de partes é o iPad e a App que aterram o avião!

    2. Avatar de Milton Sá
      Milton Sá

      Butthurt much?

    3. Avatar de Jonathan FItzgerald
      Jonathan FItzgerald

      Butthurt much?

    4. Avatar de Proud Troll
      Proud Troll

      Se é para iPad apenas, de certeza que foi desenvolvida em Objective-C…

      …o que eu gosto de andar de comboio e de autocarro.

      1. Avatar de ACS
        ACS

        sabes que podes programar em outra línguas certo?

    5. Avatar de Nuno Goncalves
      Nuno Goncalves

      Mete essa app num android q custa menos de 100 euros e depois bates com os c###os no chao (expressao do Manel).

    6. Avatar de Paulo
      Paulo

      E ainda dizem que os utilizadores da Apple é que são fanáticos, loool Há cada um 😀

      1. Avatar de trapoi
        trapoi

        essa gente ve a Apple como se fosse um deus lol. Por mim é indeferente. Uma coisa é gostar, outra coisa é ser tao fixado a Apple dessa maneira como alguns lo. Seja ipad, seja windows phone, seja android qualquer um poderia fazer esse trabalho desde que tenha o que é pedido para o tal lol

        1. Avatar de ACS
          ACS

          Mas por alguma razão estas apps de qualidade so aparecem no ipad ou bem antes para ipad. Porque sera? não e com certeza
          por causa do guaraná

    7. Avatar de Não Não
      Não Não

      Achas mesmo para andoid?

      Isso é que era de rir! Nem para ver o YouTube com certeza que não crasha por algum motivo, quanto mais para aterrar um avião…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        Lol, opa vai lá no avião pilotado por esta app e um iPad, que eu vou num avião (diferente) pilotado por gente real, formada e controlado por um PC de 10 anos mas feito para o efeito, testado, re-testado e aprovado.

        Se ficas feliz que seja por iPad, eu fico feliz *SE* não for nesse mesmo avião.

        1. Avatar de Zero Zero Sete
          Zero Zero Sete

          Um PC com 10 anos?

          Isso é o tempo do Windows Vista… boa sorte…

          1. Avatar de rmcrys
            rmcrys

            Sabes que os aviöes näo usam Windows, certo? 🙂

          2. Avatar de Zero Zero Sete
            Zero Zero Sete

            Então deixa de ser um “PC”, pela aceitação comum da palavra.

            BTW, os aviões também não usam Linux.

            Usam RTEMS, QNX, MS/DR-DOS entre outros.

          3. Avatar de Bahh
            Bahh

            Ou uma das milhentas variantes do Unix

          4. Avatar de Não Não
            Não Não

            Não, o UNIX, sistema operativo da AT&T nunca foi usado em aviões.

  5. Avatar de Lourenço
    Lourenço

    mas esperem la…, n é suposto os passageiros (pilotos não deixam de ser passageiros) desligarem os seus aparelhos electrónicos, não va o diabo andar por ali a tece-las e criar algum tipo de anomalia conflituosa com o sistema electrónico do avião… ou em caso de extrema necessidade, usar em “modo avião”???…,

    i mean!…, a app funciona em modo avião?! para aterrar aviões?!.. ou a app que não funciona em modo avirão, faz aviões entrarem em modo de emergência por criar conflitos eletrônicos por estar ligado, e depois…, já em modo de emergência, ele aterra esses mesmos aviões?! ….

    1. Avatar de Vítor M.

      Hehehe que filme 😀 mas vê o artigo e as explicações da autoridad de aviação americana sobre o assunto 😀

    2. Avatar de rmcrys
      rmcrys

      Lourenço, aquilo é tanto de rir que “A forma de ligação do Xavion ao avião é feita com recurso à rede Wi-Fi que o sistema de voo automático do sistema TruTrak disponibiliza”, o que significa que:

      1) sistema passível de ser hackeado
      2) sistema na banda 2.4 / 5 GHz, o que significa que pode ser destabilizado por outros aparelhos na mesma banda
      3) o ponto-de-acesso ou router podem bloquear/ter problemas, lá se vai o piloto automático…..e tudo o resto.

      Wait…wait…wait…. LOLOLOLOLOLOLOL

      1. Avatar de FG
        FG

        Podias ficar calado, é que o iPad suporta ligações de rede por USB, e app’s podem comunicar por USB.

        1. Avatar de rmcrys
          rmcrys

          FG, näo te enerves, o anúncio é que o diz (por WIFI) 😀

          Acredito que consiga por USB, se calhar vai obrigar a empresa de aviacäo comprar um adaptador da Apple por uns 40 euros a peca, a mudar o SO do aviäo dum da Apple, e ainda uns cabos Lightning suplentes, uns 20 euros a peca 🙂

          1. Avatar de Não Não
            Não Não

            Não, porta Lightning, o mesmo cabo que vem na caixa para carregares e sincronizares o iPad.

            É isso mesmo, bota mais azedume…

            Não te preocupes, a samsung vem já mostrar o mesmo num galaxy táb… Mas só para a fotografia.

  6. Avatar de ramcrash
    ramcrash

    Naturalmente que a Apple revolucionou a forma como se utiliza um tablet, mas a ideia inicial foi da Microsoft. Nunca se esqueçam disso.
    Eu tenho um iPAD

    1. Avatar de MM
      MM

      eu tb tenho uma ideia de carros automaticos que voam, quando alguem os criar nao se esquecam de mim! /ironia off… foi o ipad o primeiro pois foi o que marcou a tendencia. microsoft? hoje em dia quem n quer fugir da microsoft…

    2. Avatar de ACS
      ACS

      A ideia inicial foi da microsoft? Essa ideia vem antes disso até a apple fez um ipad antes do ano 2000 mas não ficou bem feita (não existia tech) por isso ficou na prateleira

      1. Avatar de Não Não
        Não Não

        Antes de haver computadores pessoais, já existiam ideias para tabletes (filme “1999 space odyssey)

  7. Avatar de trapoi
    trapoi

    se nao for ipod o aviao nao aterra. Cuidado nessa hora. Nao tente com outro que nao seja um Ipod mas da Apple

  8. Avatar de ramcrash
    ramcrash

    Obrigado pela correção, mas escrevi num Android.

  9. Avatar de NT
    NT

    Boa, assim os ‘estates’ podem dizer que os terroristas do 9/11 já possuíam aplicação/tablet e dessa forma até que torna mais credível a história de um manel com meia dúzia de horas de simulador conseguiu fazer uma façanha que muitos pilotos profissionais não iriam conseguir…
    Mas tendo em conta a evolução dos simuladores de voo é mais fácil de confiar na máquina do que no piloto…

  10. Avatar de Renato
    Renato

    Titulo no minimo subjetivo, a diferença está na App, não onde corre. Mas os fanboys lá pensam que por terem um iPad já lhe podem construir um avião á volta ás peças.
    http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2417668,00.asp

    1. Avatar de Vítor M.

      A questão aqui é que é o iPad que corre a app e dá indicações ao Piloto.. mas não é só isso, é que por trás isto está uma certificação e isso é o mais importante. Mas a certificação é a quem? Sim, é à app que apenas corre num… iPad, pois claro.

      Mas isso não quer dizer que o iPad seja o melhor tablet da actualidade, isso pensam alguns que têm uma mania da perseguição, apenas quer dizer que o iPad foi o que deu, certamente, motivos aos programadores para criar nessa plataforma, se não existiria para qualquer outras, verdade? 😉

      PS: até porque há tablet Android fantásticos

    2. Avatar de João Reis
      João Reis

      Podes ter a certeza que tem tudo haver com o iPad.

      Foi o unico tablet aprovado para ter os manuais e procolos na cabine. Como auxiliar aos papeis.

      Nao é a App, mas a fiabilidade do iPad.

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        “Foi o unico tablet aprovado para ter os manuais e procolos na cabine…”.

        Não houve comparativo, foi escolhido porque é o modelo mais massificado nos EUA. Em todo o caso e já tendo tido vários iPad, sem dúvida que a nível de construção e qualidade das apps, é de topo.

        1. Avatar de João Reis
          João Reis

          Mas digo-te eu que já existem a funcionar com os manuais de procedimentos dos aviões.

          Desde 2011:
          http://appleinsider.com/articles/11/07/05/faa_approves_use_of_apples_ipad_as_electronic_flight_bag

          Certo que a nivel de apps é bom, mas tem haver com o sistema iOS e a fiabilidade, além do hardware também.

    3. Avatar de Zero Zero Sete
      Zero Zero Sete

      E para correr essa App, tens de ter um SO ao nível, que garanta a fiabilidade, que a app corre de forma normal e fluída, e no momento certo, não vai empacar 2 ou 3 segundos, coisa normal no android…

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        0 0 7: 1 ou 3 segundos? Ui isso deve ser um topo-de-gama Android com 32-core… é que o meu Octa-core até costuma empancar uns 15 minutos, tenho que ir tomar uma cerveja e só depois voltar.

  11. Avatar de Pedro Simões

    Vê os vídeos com atenção, principalmente o primeiro e vais ver quem é que aterra o avião.

  12. Avatar de Paulo Gonçalves
    Paulo Gonçalves

    Espera ai, é possível num avião fazer uma coneção aos sistemas de voo via wifi????? não se está a abrir uma caixa de pandora?

  13. Avatar de João Reis
    João Reis

    Para que se conste, desde 2011 que o iPad está a ser usado.

    http://appleinsider.com/articles/11/07/05/faa_approves_use_of_apples_ipad_as_electronic_flight_bag

    Fácil entender a fiabilidade do sistema operativo e dos seus componentes.

  14. Avatar de Dário
    Dário

    Ridículo. Como já disseram o iPad não foi concebido para isso. Os sistemas que existem nos aviões são velhos e lentos. São difíceis de actualizar. Contudo, estes sistemas são desejados para ser faul-tolerant e terem mecanismos de recuperação. Tal como não faz sentido um sistema destes ser usado para aceder ao browser ou mai, não faz sentido usar o iPad para recupetar. Além disso, os custos desta indústria são dominados pela certificação e testes… Cada sistema tem o seu objectivo e arquitectura… Não é ser fã ou não de iPad mas é uma ideia ridicula

  15. Avatar de joao bacalhau
    joao bacalhau

    sabem a diferença entre real-time SO e os outros SO do dia-a-dia? entre cpu cisc e risc? entao n comparem brinkedos com sistemas computorizados específicos!

  16. Avatar de paco nassa
    paco nassa

    akilo é um simulador tipo cessna, tentem la controlar um 747 ou um a340 e vao ver o resultado!

  17. Avatar de Rui Rio
    Rui Rio

    o k vejo ali é um simulador e nao um aviao a serio! alem disso quando os controlos automaticos e computorizados falham, existe o “fly by wire”, ou seja o backup mecanico com os controlos basicos para aterrar o aviao em segurança, ainda que possam ser auxiliados via radio pela torre de controlo. não é uma treta de um gadget com uma app de caca que vai por um bicho de 200 toneladas no chao em segurança!