iPad Air vende 5 vezes mais que o modelo anterior

116 Comentários

Por Daniel Pinto para o Pplware.com

As grandes empresas mundiais são alvo de grande atenção, no mundo moderno, ao pormenor. Tudo o que fazem é fortemente escrutinado. Um dos exemplos mais flagrantes é a Apple. Esta empresa é um manancial de informações para quem segue o mundo da tecnologia, pois desde os projectos, patentes até aos números de crescimento, tudo é tratado por empresas da especialidade.

Com o sucesso do lançamento dos novos iPhones e com o iOS 7 a bater todos os records na taxa de adopção como sistema operativo (aos 45 dias após lançamento o iOS 6 contava com 63,9% dos utilizadores, contra os 71,7% do iOS 7), agora é a vez do iPad Air nos surpreender com os seus números que vamos analisar.


A Fisku utilizou uma app que recolhe dados anónimos e foi utilizada por milhões de utilizadores. Após a recolha desses dados, a empresa especialista em marketing online chegou à conclusão que a adopção do novo modelo do iPad foi cinco vezes mais rápida do que a dos modelos anteriores.

Adopção do iPad Air em comparação com os iPads anteriores

À data do estudo, o iPad Air já contava com 0,73% do total do uso de todos os iPads activos, contra os 0,14% do modelo anterior e 0,21% registados pela primeira versão do iPad Mini no mesmo período.

Apesar do Air ter o melhor desempenho no que diz respeito à taxa de penetração, o iPad 2 ainda continua a ser o mais utilizado com 37,1% do mercado (iPad), mas desde o dia 31 de Outubro que tem vindo a cair já mais de 2%. Depois temos à data da recolha, o iPad 3 com 17,8% do mercado, iPad 4 com 22% e o iPad mini com 20,4%.

iPad 2 continua a ser o iPad mais usado

Este crescimento pode ter várias explicações, mas uma das mais apontadas, para além de ser um novo modelo, prende-se com o facto de que o modelo com cartão SIM se encontre à venda desde o primeiro dia de lançamento, ao contrário do que aconteceu com todos os modelos anteriores.

Existe também outra análise que reporta que cerca dos 75% dos compradores do iPad Air já eram proprietários da geração anterior, contra 58% que compraram um iPad mini, possuindo também uma outra versão do iPad.

Conforme foi dito no início, há um dado também ele curioso relativamente à adopção do iOS 7. Como podemos ver no gráfico em baixo, o iOS 7 bate todos os records na taxa de adopção como sistema operativo, pois aos 45 dias após lançamento o iOS 6 contava já com 63,9% dos utilizadores, contra os 71,7% do iOS 7, o que mostra que o iOS 7 dará mais um grande salto com a massificação das vendas dos novos iPads.

Utilização do iOS 7 relativamente aos lançamentos anteriores do iOS

Estes estudo são sempre um pouco subjectivos e pode ainda ser cedo para falar em taxas efectivas de penetração de mercado, mas este lançamento deverá ter a melhor taxa de adopção na história do iPad.

E o nosso visitante, já comprou ou pensa comprar o iPad Air?

Comentários

116

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    E também parte “5vezes” mais rápido xD

    1. Avatar de Henrique
      Henrique

      Ou não… se nao sabes do que falas, mais vale não comentares!”

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Pois não. apenas já vi ” os testes”.

        Para a próxima está calado então 😉

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Não queiras dar-lhe ouvidos.

        Ele já vi “os testes”, sabes, e como já viu “os testes”, ele é que sabe tudo.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Tristeza estes gajos…

      Fica então lá contente com os teus testes.

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Pronto nelsinho, deixa-me ficar com o que vi e tu fica lá com as tuas talas.

        1. Avatar de Bernardo
          Bernardo

          lol…Boa resp

      2. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Pena é que o PPLWARE ainda não falou dos podres… ou talvez nem venha a falar.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Vai lá, volta ver os teus “testes” lol

        2. Avatar de Vítor M.

          João Pereira, como não sabes do que estás a falar e até porque desconheces este segmento, não vejo o que tragas de útil à discussão, pelo que vi todos apresentaram boa argumentação, tu não.

          Estou ainda à espera dessa argumentação clara e assumida de tua parte 😉 mas até ao momento não vejo conhecimentos de tua parte., mas estou “no aguardo” 😀

          Vá aperta contigo, traz conhecimento, detalhes inteligentes, novidades que contrarie o que outros colocaram, força, mostra que sabes argumentar… é para isso que servem os comentários, para comentar 😉

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Porque é que o comentário com o video não foi aceite?

    3. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      @João,

      Se temos um corpo em alumínio mais fino, com o mesmo tamanho de tela, parece-me óbvio que terá menos resistência. Não creio que alguém em sã consciência deixe um tablet ou um smartphone sem protecção alguma. Esses testes são extremos. É o caso do cidadão que atravessa a pé as 6 pistas da A1 em uma sexta-feira à tarde e é atropelado. Notícia: “As auto-estradas são mortais para os peões!” :-O

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        Quanto menor a massa do alumínio, menos ondas de choque deverá propagar para o vidro, não? Alguma coisa vai ter de absorver a queda… ou o vidro, ou o alumínio… não há a hipótese de acontecer como acontecia no 3310, que caía ao chão, desfazia-se todo em peças, e depois voltava-se a montar 🙂 as peças absorviam a queda…

        Além disso, o iPad é mais leve, quando cai ao chão, á mesma altura, bate com menos força, isso é óbvio.

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Eu tinha feito um comentário onde se via o Air a cair em terra “fofa” e a partir completamente o visor, mas o comentário foi removido, não sei porque…

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            se é o video que penso aquilo era tudo menos terra fofa, aliás era tudo menos terra!

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Desculpa mas era terra fofa sim. viu-se quando ele caiu que era terra solta com algumas pedras sim, mas dá para ver bem no vídeo que as pedras pareciam que estavam sobre epsonja.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            Agora já dizes que tinha pedras, que alteração de discurso virá a seguir!? dá lá o título do video ou outra referência que sirva para alguém descobrir o video e assim comprovar o que dizes!
            No video que circula a dizer que tem pior resistência, o teste foi feito sobre asfalto!

          4. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Disse que às tinha para tu não o dizeres de forma errada, pois a pedras estão lá mas não são graves, pois a terra é ”fofa” tal como disse.

          5. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Quando chegar a casa deixo o link. pois estou a usar a app android e andar a navegar no meu 2.3 é chato xD

          6. Avatar de Nunes
            Nunes

            se cai sobre pedras dificilmente podes dizer que cai sobre alguma coisa fofa – fofo é o oposto de duro, algo que amorteceria uma queda! Se por ventura essas pedras forem salientes, a zona de impacto recebe muito mais pressão do que uma queda numa superfície lisa dura, e terá uma grande variabilidade nos resultados.
            Mas como disse, creio que o teste do video que referes foi feito em asfalto, como é prática comum nestes testes que se vêem na internet – asfalto ou cimento – para imitar possíveis cenários do dia a dia!

  2. Avatar de See Mee
    See Mee

    É realmente um equipamento bastante apelativo em vários factores…

  3. Avatar de James
    James

    O único produto Apple que gostaria realmente de ter uma vez que é o único tablet decente do mercado. Muito boa adopção por parte dos consumidores. Espero que o visual mais “sleek” não traga problemas a nível de robustez.

    1. Avatar de Engate Frustrado
      Engate Frustrado

      Tambem gosto bastante, sem duvida que tablets a minha preferencia cairia em iPad se alguma vez me for util

  4. Avatar de Rui

    Mais do mesmo…. Fixe 🙂

  5. Avatar de Carvalho
    Carvalho

    A juntar uns trocos para comprar esta maquina.
    No mercado dos tablets sem duvida o melhor

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mais rápido que o meu Mac de 2010 com Core i5 2.4GHz, 8GB de RAM e 240GB de SSD. 😀

      Sabes aquele tempo que uma pessoa fica à espera para que uma página faça load? Já não há… uma pessoa carrega em ok e já está… 🙂

  6. Avatar de Audio_Sound_Designer
    Audio_Sound_Designer

    Depois de ter visto um teste ao vivo entre este e os chamados “outros”, fiquei claramente elucidado:
    Windows Surface Pro 2 é superior em TODOS os aspectos…. Retina display? Isso é para vender, porque o Tablet da Microsoft tem uma qualidade de imagem superior…. E nem vou falar de velocidade e numero de funções simultâneas….. Isso é para os Fan Boys da (CRAp)ple

    1. Avatar de Vítor M.

      Tenho aqui o novo Surface e o novo Air… deixa-me dizer-te que estás enganado. Um tem um segmento muito alargado, contudo, em termos de funcionamento é errático e confuso, o outro, mais especifico em termos de segmento, é leve, muito abrangente enquanto tablet, preciso enquanto multi-toque e com serviços anexos muito mais elaborados.

      Mas, um é Windows e o outro é iOS, cada um tem a qualidade que é única para cada plataforma, uma vende em low cost a outra não.

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        E não falaste nesse acessorio que é o carrinho de mão para o surface pro.

        Demasiado pequeno para portatil, demasiado pesado para tablet

        1. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          Essa é o grande aparelho. Não decide se é um tablet ou um portátil. É como o pato, que nem voa nem nada bem…

        2. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          “O grande PROBLEMA do aparelho”

      2. Avatar de Audio_Sound_Designer
        Audio_Sound_Designer

        Confuso? em quê?
        É só o Windows normal…. para lhe dar um exemplo, nenhum dos programas que utilizo corre no Ipad, enquanto no Surface Pro é uma maravilha.

        1. Avatar de justanotherone
          justanotherone

          E que programas são esses? Se for de masterização, num tablet, i mean.. really?

          1. Avatar de Audio_Sound_Designer
            Audio_Sound_Designer

            Não de masterizacão, mas por exemplo, o Spectrasonics Omnisphere corre impecavelmente no Surface Pro 2, enquanto no Ipad…. só mesmo em sonhos!!!
            Como eu já sabia que vinham ai os Fan Boys, façam como eu… tentem utilizar os programas ue normalmente usam nos vossos PC’s ou Mac…. as versões para esses dispositivos, não aquele lixo para Tablets. É que até agora, só mesmo no Surface é que consegui, pois no Ipad ou no Android, como já referi, só mesmo em sonhos!

          2. Avatar de marco
            marco

            n ligues que ele diz …ele quer um ipad n consegue é ter lolololol

          3. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            Desculpa-me marco, mas o Surface Pro 2 não é mais caro que o iPad?

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          Esses ditos programas dificilmente consegues funcionar com eles em modo tablet… E para funcionar como tablet deixa algo a desejar principalmente por causa do peso e duração da bateria. E ter os dois interfaces continuam a ser uma confusão!
          Como computador convencional talvez até permita fazer mais algumas coisas, mas o facto é que encontras melhores portáteis por mais ou menos o mesmo preço.

      3. Avatar de flavio
        flavio

        low cost aonde Vítor?

      4. Avatar de Engate Frustrado
        Engate Frustrado

        Traduzido: Gosto mais da Apple.

        1. Avatar de Vítor M.

          Verdade. Já não consigo trabalhar sem estar incluso num ecossistema onde o meu Macbook Pro, o iPad (qualquer um), o iPhone (qualquer um), a TimeCapsule, a Apple TV, são ferramentas constantes e “involuntárias”, têm “vida própria”, funcionam com a sua independência. Não consigo trabalhar sem o AirPlay, onde coloco os conteúdos dos iDevices projectados num LCD ou usando um projector, fazer uma apresentação a partir de um iPhone (por exemplo), não consigo deixar de confiar no iCloud onde estão as cópias de segurança dos meus iDevices e onde estão conteúdos que partilho de forma involuntária entre os iDevices em tempo real.

          Não me vejo a não ter AirPrint onde do iPad envio para a impressora documentos que preciso deles em papel, além de outras funcionalidades… não me vejo sem o iTunes, onde a partilha doméstica permite ter os conteúdos no Mac noutros dispositivos. Isto e ter a App Store para descarregar apps de forma simples e segura, ter a Mac App Store, iTunes Store para descarregar música, iBooks Store onde posso descarregar livros… enfim, quando nos envolvemos desta forma, quando o sistema está de tal forma perfeito… dificilmente precisamos de algo “de terceiros”.

          Só quem usa, à séria, é que sabe o que isto vale. Além disso, uso também outros dispositivos, até porque gosto muito de tecnologia, uso o Xperia Z1 e o Lumia 925 (entre outros que estão agora em stand by) e até na integração o ecossistema Apple tem forma de os integrar.

          Mas tive de adaptar também a minha de trabalhar, o que foi fácil, tendo em conta a forma de adaptação sempre presente no “mundo Apple”.

          Como te disse, só quem conhece é que pode dizer o que vale uns e outros, felizmente, pelo que faço desde há uns anos para cá… tenho em mãos tudo o que são gadgets, e sei o valor de cada um deles no meu dia a dia 😉 uso vários porque gosto de tecnologia, coloco muitos deles nas mãos de outros utilizadores para absorver a sua experiência, isso é mais valia, é conhecimento, que me permite ter informações que muita gente não tem. Sim, gosto mais da Apple.

          1. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Assim gosto de ver. Única pessoa que vejo que usa produtos apple não só para se mostrar. Assim gosto de ver comentários pois fico com uma ideia daquilo que verdadeiramente se pode fazer com os seus produtos.

            Obrigado por este comentário.

          2. Avatar de flavio
            flavio

            concordo que no ecossistema da Apple é mais simples mas também é possível usar grande parte dessas funcionalidades noutros aparelhos

          3. Avatar de Vítor M.

            flavio é verdade sim senhor, mas em nenhum tens a usabilidade e interligação que este ecossistema te permite. Já tentei, mas não consegui nenhum que me permitisse tanta optimização.

            E nem falo aqui em outros aspectos, como a sincronização de fotos que me permite fotografar com o iPhone, por exemplo, sentar-me no Mac e estar já lá as fotos prontas para eu as trabalhar.

            Os outros também permitem isso, mas não focas com os álbuns no iPhone, devidamente arquivados, com possibilidade de exportar, partilhar, editar, construir slidshows, identificar rostos e muito mais.

            Não permite uma interacção rápida dos vídeos com o iMovie, um poderoso software de edição de imagem que para trabalhos domésticos muito elaborados, serve perfeitamente (até mesmo para trabalhos profissionais que não sejam exigentes em determinadas tecnologias).

            O factor entrar na iBooks Store, escolher um livro, comprar com o teu cartão de crédito guardado na Apple, descarregar e usar em todos os teus dispositivos é… algo que não tens nos outros, esta facilidade, esta ergonomia.

            Depois tens a tua biblioteca pessoal super bem organizada, onde os teus documentos em PDF também lá podem estar.

            O Mapas da Apple está fantástico. Vou ao Mavericks, preciso de programar uma viagem, estipulo o caminho e envio essa rota do Mac para o iPhone ou iPad.

            Simples…. como usar o iTunes Match… onde a minha música está em todo o lado com uma qualidade soberba.

            Já para não falar na facilidade de usar milhares de apps que fazem tudo o que os outros sistemas oferecem, apps que não são da APple mas que os outros fazem questão de colocar lá no ecossistema Apple e… works.

            Atenção, não é um sistema bom em tudo, até porque uso aplicações de terceiros substituindo as da Apple, mas até estas funcionam muito bem na sua condição.

            Não tens paralelo na usabilidade, qualidade de apps, qualidade de hardware, qualidade de serviços, a App Store não tem concorrente, a Play Store ou a Loja da MS são muito pobres graficamente comparadas com a da Apple, já para não falar em termos de oferta. Pese o facto de ambas estarem a crescer com muita qualidade (lembro que este modelo de negócio foi desenvolvido pela Apple e seguido por todos os outros e é hoje o modelo de negócio que todos querem).

            Fora isso… cada um sabe do que precisa. Sem dúvida que para ter este nível de trabalho e usabilidade é preciso um bom investimento, mas lá está… investimento e não um custo como se faz noutras plataformas, nos tais “outros aparelhos”.

          4. Avatar de flavio
            flavio

            mais uma vez concordo contigo. mas assim como tu usas essas aplicações todas, muita gente não as deve usar e dessa forma qualquer ecossistema mais básico e com custos mais reduzidos serve perfeitamente. no meu caso por exemplo basta me que as fotos apareçam no PC, e para isso Dropbox chega me

          5. Avatar de Vítor M.

            flavio exacto, verdade sim senhor, isso chama-se poder de avaliação e escolha. cada um de nós tem essa capacidade, embora que por vezes possamos ter de testar vários cenários até encontrar o certo, ou o mais justo às nossas necessidades.

          6. Avatar de MC
            MC

            Posso dizer o mesmo do ecosistema da microsoft.
            Tudo isso é possível no ecosistema Windows, xbox e windows phone. Lá por não conhecer ou preferir esse ecosistema, não significa que não existe alternativa ao da apple.

          7. Avatar de MC
            MC

            Eu vou-lhe dar a conhecer um ecosistema ainda melhor e mais profissional que esse.

            Surface pro 2 + um monitor de alta resolução, um teclado e rato bluetooth + lumia 1020.

            Sempre que tirar uma foto com a fantastica camara do l1020, ela é enviada automaticamente para o seu skydrive. Ao chegar a casa, liga o surface pro ao monitor e abre o photoshop. Na barra lateral do explorer tem la o skydrive com a sua foto. É só abrir e editar a gosto. Depois de editada pode levar o seu surface para qualquer lado e mostrar aos seus colegas e amigos sem andar com montes de dispositivos atrás! Se quiser mostrar na tv da sala é só partilhar o ecra para a xbox. Aqui tem um ecosistema mais poderoso e com menos dispositivos para andar ás costas.

          8. Avatar de Vítor M.

            Agora sincroniza isso com a tua TV a partir desses dispositivos e repõe uma cópia de segurança do Skydrive para o Surface desde aplicações, drives e documentos. Haaa já agora usa o teu Lumia para jogares na TV, tipo servir de comando 😉

            Estás longe amigo… muito longe 🙂

          9. Avatar de MC
            MC

            Lá está caro amigo. Eu nem sequer tenho surface pro nem tenho o lumia 1020 mas tenho ambos os sistemas operativos que esses dispositivos usam e sei as suas capacidades ao ponto de reconhecer que permite ter um excelente ecosistema por um preço mais reduzido que todo o seu conjunto em que “investiu”. E digo-lhe ainda mais. Não precisa de nenhum ecosistema desses para conseguir desenvolver conteúdo de excelente qualidade, muito pelo contrário. 😉

          10. Avatar de Vítor M.

            Estás a conjecturar e a tocar de ouvido 🙂 isso é eu estar a falar com conhecimento de causa e tu não, é injusto 😛 ficas a perder assim.

            Uma coisa é ter, usar outra é falar em cenários hipotéticos.

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Todos os aspetos?

      Processador é mais rápido, ok…

      É mais grosso
      Mais pesado
      Maenos autonomia
      Menos resolução, que sim, interessa, só não interessa para quem nunca teve um tablet

      Preço? Pelo preço de um SPro 2, dá para comprar 2 airs…

      boa sorte… não sabes do que falas, o Spro é um PC, nada mais

      1. Avatar de João Pereira
        João Pereira

        Mas o iPad é para “brincar”… No Natal do ano anterior o meu tio esteve cá com um iPad 3/4 nem sei e aquilo só dava para brincar/lazer… tudo que necessitava de fazer para “trabalhar” dirigia-me ao meu pc…

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          O teu tio… LOL

          iPad é para brincar?

          Isso é porque não tens as apps necessárias.

          Deixa de ser laggard, um iPad serve ainda para completar um PC, não serve para substituir um PC. Um dia, estes dispositivos servirão para substituir os PC’s, assim como os portáteis praticamente substituíram os desktop para a maioria dos utilizadores.

          1. Avatar de Nuno Vieira
            Nuno Vieira

            E não é isso que o Surface Pro representa? Um tablet que pode substituir os computadores tradicionais?

            Não é perfeito, mas é um primeiro passo para o que mencionaste.

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sim, Nuno Vieira, é um passo intermédio.

            Mas que faz menos sentido a cada dia que passa…

            Vai ver a review da ars do Surface 2 RT e Surface 2 Pro:

            RT: mais que um tablet
            Pro: menos que um portátil

            Acho que diz tudo…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          há muita gente a usar o iPad para trabalhar, mas obviamente que isso não é o que queres ouvir!

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Claro…

            Esta App é utilizada por agricultores para plantação de precisão

            https://itunes.apple.com/us/app/fieldview/id489885110?mt=8

            Esta App da Siemens Medical serve para ver TACs, Radiografias e coisas do género

            https://itunes.apple.com/ca/app/siemens-syngo-.via-webviewer/id410836437?mt=8

            Podes ler, também da Siemens, uma entrada no blog de como os engenheiros trabalham nas eólicas com os iPad’s:

            https://blogs.siemens.com/energymix/stories/122/

            Esta App, é utilizada para treinar atletas em patinagem no gelo artística:

            https://itunes.apple.com/ca/app/sk8-sports-figure-skating/id442125222?mt=8

            Tens Apps para gerir reservas e pedidos num restaurante

            https://itunes.apple.com/ca/app/opentable-manager-for-ipad/id496352481?mt=8

            Tens sistemas de facturação “a sério” para o iPad, que funcionam aqui, em PT

            http://www.tapinvoice.com

            E aqui no PPLware, exemplos do iPad a ajudar numa operação:

            https://pplware.sitedev.pt/pessoal/ciencia_saude/ipad-ajudou-em-cirurgia-ao-figado-na-alemanha/

            iPad para produzir vinho:

            http://www.apple.com/ipad/business/profiles/jordan/

            Navegação off-road:

            https://itunes.apple.com/ca/app/pathaway-gps-lite-off-road/id404497081?mt=8

            Pilotar aviões:

            http://cloudahoy.com

            Coreografia:

            http://www.stagewritesoftware.com/Stage-Write-App.html

            AutoCAD:

            https://itunes.apple.com/br/app/autocad-360/id393149734?mt=8

            Criação Musical:

            https://itunes.apple.com/br/app/garageband/id408709785

            Criação de documentos científicos com qualidade 100% profissional, com ferramentas profissionais:

            https://itunes.apple.com/us/app/texpad-latex-editor/id550419159

            Tanta utilização…

            Mas é tuuuuuuudo mentira… bah! Só serve para mostrar que se tem…

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Para muitas pessoas como tu penso que sim!

          3. Avatar de flavio
            flavio

            a única aplicação que uso das que estao é o AutoCAD e, para ver os projectos o ipad pode funcionar mas para fazer um projecto a serio, ficavas com os olhos em bico. se a mim com um ecrã de 15 ja me custa, então trabalhar com um de 10 durante horas

          4. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            ótimo. mas para mim um iPad não passa de um brinquedo. Para mim não ia servir para mais nada a não ser jogar, seguir os fóruns na Net e ver filmes.

            e Nelson para defender aquilo que tanto gostas não precisas de ser arrogante meu caro.

          5. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ João Pereira
            há uma grande contradição no que dizes! Se aceitas que há pessoas a usar o iPad para trabalhar, não podes dizer que o iPad não passa dum brinquedo! Seria o mesmo que alguém dizer que o PC não passa dum brinquedo pois não usa para trabalhar!

          6. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Confesso que me Expressei mal. Eu queria dizer para o meu dia-a-dia, não para todos.

          7. Avatar de Nelson
            Nelson

            @flavio, óbvio!

            A minha mãe trabalha numa empresa de construção civil, e os engenheiros deixaram de levar o portátil para usar os iPad, pois dá muito mais jeito.

            Presumo que já podiam usar tablet PC, mas o ipad é muito mais leve, e o ecrã consegue-se ver melhor, para mostrarem uns aos outros.

            Óbvio que para editar? Nem se põe em causa… já que precisa de REAL ESTATE que um tablet não dispõe ainda… eu também não consigo trabalhar no iPad, preciso de janelas, e nenhum tablet tem janelas a sério, mas posso sentar-me confortávelmente a rever o que fiz, e até editar pequenos erros em um documento…

            Agora se fizessem um iPad de mais de 30″, e com CPU mais potente, não querias outra coisa, aposto… lol

          8. Avatar de flavio
            flavio

            engraçado. eu estou a tirar eng. civil. é como dizes, para mostrar trabalho uns aos outros da mas para os projectos a serio , quer aqui na universidade quer quem conheço que já esta a trabalhar ninguém usa ipad ou qualquer outro tablet pelas razoes que já disse acima

          9. Avatar de Vítor M.

            João Pereira estás a ver? Eles trazem argumentos, exemplos… e tu?

            Anda lá, traz argumentos à discussão, só te vi a mandar postas de pescada 😉 assim não vais lá homem!!

            Traz factos, traz conhecimentos, isso é de valor, até agora não conseguiste.

          10. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Digo e repito Vitor M vocês fanáticos quer Google/Apple levam as coisas demasiado a sério. Eu levo tudo numa boa vocês ficam logo ofendidos porque não falo bem de do que querem ouvir. Se reparares eu não falo bem nem de uma coisa nem de outra, apenas brinco com as situações. Mas vá, não fiquem ofendidosa pois não disse nada de mal. Desta vez apenas me expressei mal, e sim, para mim um tablet não me traria nada de novo.

        3. Avatar de Gaius Baltar
          Gaius Baltar

          A questão é que um tablet não veio para substituir um computador (por mais que Steve Jobs o dissesse), mas antes complementa-lo. Na minha área de atuação (saúde) consegues uma boa produtividade ao aliar os dois equipamentos. Eu posso visitar vários doentes, tendo seu histórico clínico, radiografias, análises, etc., sem precisar andar com uma montanha de papéis ou um portátil às costas.
          Posso emitir receitas, consultar publicações médicas, compartilhar fotos ou notas em tempo real com colegas em qualquer parte do mundo.
          Mas se quero um trabalho mais pesado (edição de vídeos, jogos, etc.), vou ao desktop. Portanto não há uma competição e sim uma complementação.

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Olha que os elementos que dizes, por acaso são possíveis e fáceis no iPad : edição de vídeo e jogos.

            A analogia que ele deu, foi de PC=truck iPad=carro. Nem toda a gente precisa de uma carrinha grande pesada e cara e pode fazer o mesmo numa coisa mais simple…

          2. Avatar de Gaius Baltar
            Gaius Baltar

            Eu sei. Tenho iPad desde a primeira geração.

    3. Avatar de James
      James

      Desculpa lá mas até eu, que nem acho piada à Apple, acho o iPad air o melhor tablet do mercado.

  7. Avatar de Audio_Sound_Designer
    Audio_Sound_Designer

    Esqueci-me de dizer que o Galaxy Tab 10.1 ficou em segundo lugar!!!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      LOL, lixo de tablet…

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        ps: tanta tanga no post anterior, para agora falar bem dum tablet android caro?

        1. Avatar de Audio_Sound_Designer
          Audio_Sound_Designer

          Não… falo de classificação.
          O teste foi feito por especialistas em IT e não por mim.
          A Apple já não é que era…. como disse anteriormente, a Microsoft veio tarde, mas agora com o Surface Pro 2, acertou na mouche!!!

          PS: Eu tenho 2 Mac book, e se não fosse por causa do Logic, já tinham ido para o lixo. Só as vezes que já avariaram….

          1. Avatar de nothing to!
            nothing to!

            Mas qual é a ideia de comparar um surface PRO com um ipad? O surface PRO é um PC e se queres comparar terá que ser com o macbook air, o surface concorrente ao Ipad é o Surface 2 com Windows RT e nem chega aos calcanhares do Ipad.
            O que estavas a fazer era igual a comparar um carrinho das comprar com um automovel mesmo, são coisas de segmentos diferentes

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Prefiro o Nokia 2520… não porque já utilizei os dois mas Nokia é Nokia e acho-o mais bonito…

          3. Avatar de Nelson
            Nelson

            O Nokia 2520, é um bom tablet, agora melhor que o iPad?

            Pode ficar mais barato, se estiveres interessado em 32GB para cima, e com LTE.

            Agora melhor, não consegue ser… nem é preciso procurar muito, basta ver os SOC’s, o peso, os ecrãs, o tamanho das bordas laterais, os materiais…

            E aplicações? O iPad é o com mais apps apropriadas para um tablet, de longe, até nisso os fãs de android sabem ver…

          4. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            Deve ser esse o meu problema então…

          5. Avatar de AX
            AX

            pa queres produzir profissionalmente num tablet? nunca vi isso em lado nenhum. so em musicos em fim de carreira que nao tem mais nada pa inventar. raio de produtor…querer correr o omnisphere e produzir com ele no ipad.. nem no ipad, nem no surface, nem no android!
            compra um mac ou um windows de jeito

          6. Avatar de Vítor M.

            João Pereira estou curioso por testar o 2520 confesso, pode ser uma fantástica surpresa e o verdadeiro conceito de tablet com Windows 8…

          7. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            E eu vou ter de começar a levar a sério os postes e comentário sem brincadeiras senão vocês até batem mal :/

          8. Avatar de Vítor M.

            João Pereira a ideia é ter um espaço de troca de opiniões, experiências e não de anedotas, isso é
            à sexta 😉

            Aposto que tu tens muito o que partilhar.

  8. Avatar de Nuno
    Nuno

    Concordo Nokia 2520 e no TabletRocket os motivos de escolha pendem para o 2520 e não para o Ipad air!! estou a espera para ver quando sai no UK para testar e tem sempre a mais valia do office, pena é terem feito o 1520de 6 como é que trabalhamos com um bicho daqueles a sir do bolso?? devia ser de 5 maximo.

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Huur duurrr… o CPU do iPad é mais rápido, porque tem uma arquitectura ARMv8, que já é de 64bit e tudo, e é, o que nós, engenheiros, chamados de “wide” (mais instruções por ciclo), mas esse site diz que é melhor o lumia, porque tem mais cores e mais ghz… Além disso, o iPad corre apps nativas, o Windows 8, corre apps interpretadas (máquina virtual que corre CLI), mas isso não interessa para nada…

      Nem a quantidade e qualidade de software que há para iOS…

      Só especialistas… 😀

      1. Avatar de golias17
        golias17

        Tenho de concordar, esse site é manhoso. As comparações nos processadores são erradas tem de se fazer com outros tipos de testes de resto podes confiar no site.

      2. Avatar de Nuno
        Nuno

        Boas, então pelo que percebi embora mais Ram e mais GHz, o Nokia lumia 2520 acaba por ser inferior ao ipad vir? Igual situação entre por exemplo um Nokia 1520 e um iPhone 5s? Mas o Office temos que concordar que não há substituto possível e o number e o pages nem se comparam!!

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Sim. Fácilmente.

          Em termos de Office, sim, o iWork serve bem, funciona bem para 99% dos utilizadores, mas para alguns não.

          Ambos os tablets já devem estar expostos nas lojas, vai a uma e compara os dois. Abre o IE, abre sites, muda de tabs, abre Apps, muda de apps, e vês…

          1. Avatar de Gaius Baltar
            Gaius Baltar

            Permita-me discordar. Tenho o Pages e o Numbers, comprados ainda na altura de lançamento do iPad 1, e embora sejam muito belos e funcionais têm um defeito grave, que afecta uma grande parta dos utilizadores: não conecta com o Dropbox (ou qualquer outro serviço na nuvem a Excepção do iCloud). Para quem utiliza somente equipamentos Apple isso não é problema, mas eu utilizo diversos dispositivos de diferentes plataformas, assim o Dropbox é fundamental para o meu trabalho.
            Por essa razão no iDevices e nos Androids optei pelo DocsToGo, que é uma excelente suite de produtividade, compatível com Dropbox, Boo, SugarSync, etc.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Boas, então pelo que percebi embora mais Ram e mais GHz, o Nokia lumia 2520 acaba por ser inferior ao ipad air? Igual situação entre por exemplo um Nokia 1520 e um iPhone 5s? Mas o Office temos que concordar que não há substituto possível e o number e o pages nem se comparam!!

      4. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Processador de 64 bits com 1GB ram, deves ser muito bom engenheiro.

        1. Avatar de Nelson
          Nelson

          Para quem não sabe mais nada para além de juntar peças e montar PC’s…

        2. Avatar de Nunes
          Nunes

          os resultados falam por si, em termos de ganhos em performance!

  9. Avatar de Oscar Marques
    Oscar Marques

    pois, ainda bem então que existem:
    o ipad
    o surface
    os tablets android de topo
    os tablets chinocas
    etc etc

    quem ganhar é quem sabe escolher o que necessita e claro, tem por onde escolher

  10. Avatar de Francisco
    Francisco

    Para quem estiver interessado, aqui fica um vídeo das potencialidades quer de um iPad ou de um iPhone.
    http://www.apple.com/ios/videos/#developers
    Vale a pena ver, nem que seja para conhecer mais um bocado do que se pode fazer com a tecnologia disponível.
    Estamos a falar de ios6 e iPhone 5 e iPad 4, agora imaginem com o processamento dos actuais.

    1. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      Logo quando chegar a casa vou ver 😉

        1. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Não vou ver só porque o Air é mais rápido? Lol, eu quero é conhecer…

          1. Avatar de Nelson
            Nelson

            Parte mais rápido… Tu viste os testes…

          2. Avatar de João Pereira
            João Pereira

            😉 nos dois sentidos 😉

  11. Avatar de RF
    RF

    PPLWARE deixo aqui o desafio de uma análise completa ao novos Tablet’s da Microsoft.. com o Windows RT 8.1 e o Windows Pro. Certamente a Microsoft Portugal vos cede os aparelhos para poderem testar.. Obrigado!

      1. Avatar de RF
        RF

        Obrigado Vítor M.
        E quanto ao Surface 2 com o RT 8.1 ?
        É alternativa face ao valor elevado do PRO?

        1. Avatar de Vítor M.

          Sim, também queremos avaliar esse sim, até porque vai também chegar em breve ao mundo académico, tal como aconteceu com o seu antecessor.

  12. Avatar de JorgeC
    JorgeC

    Só desejo que todos comprem o Air para quando sair o mini2 sobrar um para mim.

  13. Avatar de MC
    MC

    Esta noticia é falaciosa. O ipad 4 não tinha quase diferença nenhuma em relação ao 3 por isso não vendeu grande coisa. O ipad air traz melhorias bem mais relevantes que o ipad 4 trouxe.
    Gostava de ver aí no gráfico o 3 para ser uma comparação justa.

    1. Avatar de Vítor M.

      Do ipad de 3ª geração para o iPad de 4ª geração há uma diferença substancial, o novo processador. O iPad 3 tinha um processador dual core A5X, já o iPad 4 trazia um A6X que, segundo a Apple, duplicava o poder de processamento.

      A porta de 30 pinos desaparece no iPad 4 e a lightning é agora a porta universal nos iDevices.

      Além disso, ao nível de antenas… o iPad 4 (versão Wi-Fi + Cellular) suporta LTE “universal”, enquanto o iPad 3 suportava 4G especifico para dois ou três países, only ;)… entre outras pequenas, mas importantes, melhorias.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Alguêm me explica o seguinte, avaliamos os equipamentos por Ram e Ghz ou não? por exemplo o Ipad air tem um Arm v8 64 bits e funciona com 1 G de Ram e a 1,3 Ghz? como pode ser mais rapido que o novo nokia lumia 2520 que funciona com 2G de Ram e a 2,2 Ghz, os 2 sistemas são leves tanto o RT como o Ios comparando com o W8.1 completo, logo estão em igual patamar mas o ipad tem apps nativas e o RT interpretadas qual a diferenças e como afecta as velocidades de processamento e lentidão dos sistemas em desempenhar tarefas, pois acho que toda a gente detesta quando tentamos fazer algo e o sistema arrastasse, obrigado

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      A diferença entre o 3 e o 4 foi significativa em termos de performance, mas mesmo assim tal não vem ao caso, pois esta análise é sobre o efeito do novo iPad nas vendas da Apple em período homólogo. Comparar com o iPad 3 não seria em período homólogo (época do ano diferente, apetência dos consumidores diferente), o que introduziria outra variável, para além de que nessa altura só havia 2 categorias de ipads e neste momento há 4!
      Não deixa de ser verdade que a comparação com o iPad 4 não é muito satisfatória, pois as circunstâncias no ano passado foram diferentes. Com a introdução ao mesmo tempo do novo iPad mini a atenção e vendas foi repartida!
      Todavia, não se pode ignorar que estamos a olhar para valores relativos em cada momento. Como o número de iPads em uso, neste momento, é maior que no ano passado, a diferença em vendas absolutas será até maior do que os valores do gráfico dão a entender!

  14. Avatar de Nuno
    Nuno

    Alguêm me explica o seguinte, avaliamos os equipamentos por Ram e Ghz ou não? por exemplo o Ipad air tem um Arm v8 64 bits e funciona com 1 G de Ram e a 1,3 Ghz? como pode ser mais rapido que o novo nokia lumia 2520 que funciona com 2G de Ram e a 2,2 Ghz, os 2 sistemas são leves tanto o RT como o Ios comparando com o W8.1 completo, logo estão em igual patamar mas o ipad tem apps nativas e o RT interpretadas qual a diferenças e como afecta as velocidades de processamento e lentidão dos sistemas em desempenhar tarefas, pois acho que toda a gente detesta quando tentamos fazer algo e o sistema arrastasse, obrigado

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Porque o CPU do Lumia não é comparável ao do iPad.

      O CPU do Lumia é ARMv7. O CPU do iPad é ARMv8.

      Os cores do Lumia são desenhados pela Qualcomm. Os cores do iPad são desenhados pela Apple.

      Não estás a comparar dois CPU’s Intel, com a mesma arquitetura.

      Quanto á RAM, apesar do Windows 8 ser eficiente, não é tanto como o iOS, e a verdade é que não tens nada que precise de mais RAM, experimenta usar um e outro, vê por ti.

      Quanto a interpretado vs nativo: http://en.wikipedia.org/wiki/Common_Language_Runtime

      É como comparares um carro com caixa automática com um com caixa manual.

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Não consegues comparar equipamentos dessa forma se os “desenhos” dos processadores são diferentes e os Sistemas Operativos são diferentes! Tens que fazer uma avaliação da performance recorrendo a benchmarks fiáveis!

      Os processadores da Intel actuais, por exemplo, têm menos GHz que há uns anos atrás e são bastante mais rápidos. Quanto a memória, cada sistema gere esse recurso de forma diferente, e as aplicações no iOS tendem a necessitar menos memória que nos outros sistemas!

    3. Avatar de Gaius Baltar
      Gaius Baltar

      Não sou especialista no assunto, mas já vi carros motores V12 terem desempenho pior que outros com motores V10. Depende muito da conjugação entre as diversas partes para formar um conjunto funcional. Há que lembrar que o 2520 é a primeira incursão da Nokia no segmento, e o Air é o 5º de sua espécie. Já houve tempo para a Apple limar arestas e adequar o hardware ao software que, lembremos disso, ela mesma projecta.

  15. Avatar de Gaius Baltar
    Gaius Baltar

    Não tenho muito interesse pelas vendas da Apple, pois não é ela (nem a Samsung, Sony ou Microsoft) que paga minhas contas, mas posso dar uma palavra acerca da excelência do iPad Air. Como utilizador do iPad desde a primeira versão, embora não seja um fanboy da Apple, devo dizer que esse é o melhor tablet que já tive em mãos. E já testei praticamente todos os tablets de 9/10 polegadas que são relevantes. O único capaz de fazer-me ponderar a troca foi o Surface RT, na minha opinião o verdadeiro concorrente do iPad feito pela Microsoft, pois o Pro é um portátil com tela destacável. O problemas do Surface para mim são dois: a ausência de apps e a tela em formato pouco amigável para ser usada na posição vertical. De resto o seu desempenho é melhor que qualquer tablet Android que já testei, incluindo aí o Note 10″, um excelente aparelho para quem é incondicional do Android.
    O Air é muito rápido, muito leve, muito fino e o facto de vir com o pacot iLife e iWork gratuitos é uma “prenda” bem vinda. Estou muito agradado com o tablet e recomendo-o a todos que queiram um tablet. Àqueles que procuram um substituto a um computador eu indico o Surface Pro, sempre com o alerta de que não é propriamente um tablet e sim um portátil com ecrã independente.