Poderá a Huawei ultrapassar a Samsung, mantendo-se a Apple em 3º lugar?

15 Comentários

A Huawei continua a crescer, ignorando assim o clima de desconfiança que se faz sentir em torno da sua empresa. A este ritmo, a tecnológica chinesa pode ultrapassar a rival Samsung, contando que a Apple se mantenha estável.

Após ter reiterado uma e outra vez a sua vontade em superar a Samsung para se tornar na maior fabricante de dispositivos móveis, o caminho da Huawei prefigura-se repleto de obstáculos.

Poderá a Huawei ultrapassar a Samsung, mantendo-se a Apple em 3º lugar?


Estando privada do terceiro maior mercado mundial de dispositivos móveis, os Estados Unidos da América, a Huawei tem outros entraves. De acordo com o relato da Sky News, a operadora Vodafone deixará de utilizar o seu hardware no Reino Unido.

Conseguirá a Huawei manter-se à frente da Apple?

Ainda assim, desde que ultrapassou a Apple em 2018, a Huawei continua firme na sua convicção de que será possível passar também a Samsung. Entretanto, de acordo com os dados da IDC, a Huawei registou o maior crescimento no volume de vendas dos seus equipamentos premium.

Aproveitando um deslize da Apple e da Samsung, enquanto ambas as empresas se debatem com a crescente saturação de mercados, uma oportunidade que a fabricante chinesa soube explorar a seu proveito.

A fabricante começou por se dar a conhecer ao mundo com os seus equipamentos competitivos. Dispositivos que, apesar de terem boas especificações, continuavam a manter uma relação preço/qualidade muito aprazível.

Huawei P20 Lite

Algo que rapidamente catapultou a Huawei para o topo do seu mercado natal, a China. Aí, a Samsung continua a definhar e a sentir as consequências da saturação de mercado. Por sua vez, a Apple tem sido incapaz de ultrapassar jovens marcas como a Xiaomi que a confinam ao 5º lugar nesse mercado.

O crescimento da Huawei tem sido gradual e sustentado

Nesta primeira etapa, a Huawei singrou num mercado que não demonstra grande apego ou fidelidade a uma só marca, valorizando sobretudo a relação preço/qualidade dos equipamentos.

Entretanto, durante os últimos anos a fabricante chinesa tem crescido a dois dígitos e agora já se afirma perante as rivais, Samsung e Apple. Aliás, vemos já uma Huawei com ofertas premium, capazes de fazer frente aos Galaxy S e iPhone.

Esta nova abordagem acabou por valer à tecnológica asiática rasgados elogios, sobretudo para a sua gama de produtos P20 e, mais tarde, aos Mate 20. Dois nomes que já são sinónimos de qualidade para os consumidores europeus.

Em Portugal, o público Android divide-se entre a Samsung e a Huawei

Na Europa, a marca implementou-se assim com os seus dispositivos premium e um bom portfólio de equipamentos mais acessíveis. Em Portugal, de acordo com os indicadores da AppBrain, 5 dos 10 smartphones Android mais utilizados são modelos da Huawei, com os outros 5 a pertencer à Samsung.

Além disso, abonando as vendas da Huawei, os smartphones e dispositivos móveis da Honor têm sido cada vez mais procurados. Esta sua submarca tem ajudado a casa-mãe a impor-se em novos mercados como a Índia, podendo assumir uma importância pivotal daqui em diante.

A contração do mercado chinês afetou a Samsung e a Apple

A Huawei conseguiu surpreender os analistas de mercado quando se manteve em crescendo, contrariando assim a desaceleração do mercado chinês. A prova de que esta marca já não depende, exclusivamente, da China.

É um ponto louvável, mesmo quando o seu mercado natal atingiu novos mínimos, a tecnológica de Shenzhen manteve-se firme. Uma confiança, notória, e que tem ajudou a marca a crescer durante todo o último ano de 2018.

Nesse sentido, podemos referir as declarações de Richard Yu à Reuters. Durante uma apresentação de produtos na China, Yu afirmou que os seus utilizadores têm confiança na marca.

O responsável máximo pelos smartphones da Huawei referiu ainda que as pressões sentidas têm um caráter puramente político. Algo que não interfere nas ambições da marca em liderar o mercado de dispositivos móveis.

A Huawei quer ultrapassar a Samsung, o mais tardar até 2020

Mesmo sem o mercado dos Estados Unidos da América, seremos os líderes de mercado. Na melhor das previsões, ainda este ano. No máximo, este objetivo será alcançado durante o próximo (2020)

| declarações de Richard Yu, de acordo com o relato da Reuters.

Muito em breve, a Huawei apresentará o seu smartphone dobrável e preparado para as redes 5G. Será durante o Mobile World Congress (MWC) em Barcelona que ficaremos a conhecer estes novos e promissores equipamentos.

https://youtu.be/Zwvu-jbG1Lg

Aí veremos também toda uma nova geração de topos de gama da Samsung, os seus Samsung Galaxy S10. Ademais, a rival sul-coreana estará também a preparar um smartphone dobrável bem como pelo menos uma variante preparada para as redes 5G.

O smartphone dobrável poderá ser o capítulo redentor para esta fabricante chinesa, agora que os seus planos para as redes 5G estão envoltos em crescente suspeita.

Em 2018, a Apple deixou-se ultrapassar pela Huawei

Vemos um interesse claro e ponderado por parte de todas as grandes marcas, estando a Apple também incluída. Apesar de a tecnológica de Cupertino não revelado qualquer intenção nesse sentido, as suas patentes fizeram-no por si.

A Apple estará a maturar este novo conceito de smartphone e poderá demorar alguns anos até produzir um iPhone dobrável. Até lá, certo é que esta mesma Apple tentará recuperar o 2º lugar, perdido em 2018 para a rival chinesa.

Ainda assim, não podemos ignorar o facto de a Austrália ter banido a Huawei no que ao desenvolvimento de infraestruturas para o padrão de redes 5G diz respeito. Algo que vai privar a tecnológica chinesa de futuras receitas.

A desconfiança alastrou-se

Entretanto, também na Alemanha, República Checa, Noruega a empresa encontra cada vez mais resistência. Aliás, também um dos vice-presidentes da Comissão Europeia expressou os seus receios e advertiu os países membros a desconfiar da marca.

A cada novo dia desenrola-se um novo capítulo nesta já longa guerra comercial entre os Estados Unidos da América e as empresas chinesas. Para esta empresa em franco crescimento, isto valeu-lhe a designação de alvo.


Huawei quer ultrapassar o lugar da Apple em apenas 2 anos

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Ora aqui se vê o “bom” exemplo de Portugal, num país onde o salário mínimo são 600€, as 2 marcas mais vendidas são marcas que possuem equipamentos que na sua maioria valores acima de metade do salário mínimo. É reclamar do dinheiro não abundar, e depois fazer vida de rico.

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Isso são um monte de falácias:
      – As duas marcas mais vendidas são marcas generalistas, fazem telemóveis de 100 a cerca de 1000€, quem te diz que em Portugal a maioria são mais caros?
      – e quem te diz que a maioria das pessoas ganham 600€ e as que ganham 600€ são as que compram terminais caros ?

      Quem ganha pouco geralmente compra um telemóvel novo acessível ou um terminal de topo mas já em final de vida a bom preço. Óbvio que tens quem se endivide mas os que o fazem por norma são com o iPhone 7 s parecer o 8, iPhone X a parecer o XS e coisas assim. Ou contratos.

  2. Avatar de Lcanver
    Lcanver

    Que comentário fraco. lê novamente o que escreveste, dizes umas palavras e pronto, fizeste estatística. Mal de Portugal, se a escala e tabela, maioritária de rendimentos, se reduzissem a isso. Recomendo-te Xiaomi e Meizu, liberdade de escolha.

    A Huawei, oferece neste momento grandes máquinas, com as melhores baterias. Posiciona-se no segmento ” alternativa à Samsung”. Por enquanto é uma excelente opção até subirem demasiado os preços.

  3. Avatar de Wishmaster
    Wishmaster

    Bem podem tentar lançar desconfianças sobre a marca, relacionadas com a privacidade e que o “bicho papão” (China, Comunismo, atentado aos direitos de privacidade…) vem aí, mas isso é só para tentarem deitar a baixo um player que eles sabem perfeitamente que está a ganhar. Então agarram-se a isso….manobra para descredibilizar.

    Mas…..é tarde demais!!! ahahah
    E não é nenhum bicho papão…nem têm perspectivas imperialistas. Só querem saber do lucro, que é isso mesmo que uma empresa faz….Só que a UE e EUA estão a perder nesse campo e não gostam nada disso, então há que os tornar num “monstro”.

  4. Avatar de PTdoNorte
    PTdoNorte

    No fim do ano será
    1º Huawai
    2º Xiaomi
    3º Samsung
    4º Apple
    ….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Também prespetivo isso… A não ser que haja alguma mudança por parte das marcas e que façam com que as coisas ganhem outro rumo, porque a manter-se a tendência não tenho grandes dúvidas que se não for já este ano, será no próximo essa ordem!

    2. Avatar de Joao
      Joao

      Também penso assim, só não aconteceu ainda em Portugal porque a Xiaomi não tem loja nem reparado oficial.

  5. Avatar de AS
    AS

    -Tenho aqui uma óptima notícia sobre a Huawei ultrapassar as vendas da Samsung.
    -E a Apple?
    -Nada. Mantém se igual.
    -Vá, mas coloca lá qualquer coisa no título.
    -Só se recuperasse uma notícia antiga.
    -Boa

  6. Avatar de SG
    SG

    Sou utilizador de iPhone há 3 anos (memso equipamento, pois não dá para mudar com tanta frequência quanto isso), mas devo dizer que, em inovação, a Huawei está de parabéns. Os últimos dois anos foram um salto gigantesco em relação ao que era. O Mate 20 Pro, para mim, é o melhor do mercado neste momento. E acho mesmo indecente o que lhe estão a fazer, pois não passa de um jogo económico-político. Sem vender oficialmente (pois há sempre quem importe) nos EUA, a Huawei consegue ter a segunda posição em unidades vendidas… Não parece estranho a ninguém que haja tanta resistência à entrada da Huawei nesse mercado? Ou seja, a Huawei espia para o governo chinês, mas na Europa, aparentemente, os governos estão ok com isso… Que banhada. Sim, porque o governo chinês ia ganhar de caraças a ouvir-me cantar no duche ou a falar ao telefone com a minha mulher quanto às compras que estou a fazer no supermercado…

    1. Avatar de Pedro Bras
      Pedro Bras

      Huawei e perigoso, sou director da cyber security europe alliance e em caso de guerra eles podem usar informacoes recolhidas para uma invasao.

      1. Avatar de Wishmaster
        Wishmaster

        LOL 😀

      2. Avatar de Joao
        Joao

        Não é preciso ser um cyber scurity para saber isso.

    2. Avatar de pois
      pois

      Ainda não há provas concretas, mas há um monte de indícios que levam a essa suspeita, agora claro que enquanto não se provar o contrário a spywei será inocente, mas não te esqueças que são coisas que levam tempo, tal como cá os grandes políticos e banqueiros que andam a ser investigados à demasiado tempo.

      Ainda te digo mais, assim que tiverem provas da spywei a espiar mais marcas vão ser descobertas a fazer o mesmo.

      Todos as marcas podem espiar, mas é pior ser espiado por uma empresa que é detida maioritarimante pelo governo chinês, acredita.

  7. Avatar de rodrigo
    rodrigo

    Acho que mais depressa a Xiaomi e a Oppo ultrapassasem a Apple , do que a Huwaei a samsung, ainda por cima vem ai o galaxy s10 e quanto a apple nada de novo

  8. Avatar de Fruta para dormir II
    Fruta para dormir II

    Eu aposto uma descida da maçã de 3º para 5º