Huawei P50 – O primeiro smartphone com HarmonyOS é oficial e traz Snapdragon 888

23 Comentários

A Huawei marca mais uma página da sua história, hoje com o lançamento oficial do seu smartphone com sistema operativo próprio. O Huawei P50 e o P50 Pro chegam assim com HarmonyOS e ainda têm outra novidade. O processador Kirin, ainda que não tenha sido completamente abandonado, dá lugar ao Snapdragon 888.

O smartphone foi apresentado apenas para o mercado chinês e ainda não é certo se serão lançados para o mercado internacional. A acontecer deverá ser apenas no final do ano.


A Huawei, depois de um período conturbado no segmento dos smartphones pelas restrições impostas pela Google, parece ter encontrado o seu caminho. Com uma loja própria de apps, com serviços de mapas, de conversação, cloud, e muito mais, consegue ter uma oferta alargada de software para dar resposta à maior ausência notada pelos utilizadores: a Google e os seus serviços.

A juntar a isto, criou o seu próprio sistema operativo que vem assim dar vida aos smartphones que se apresentam como dos melhores em termos de hardware no mercado.

Os novos Huawei P50 e P50 Pro acabaram de ser anunciados na China e a verdade é que não se sabe como será o futuro da empresa no mercado internacional. Sendo estes novos modelos limitados ao 4G (na era do 5G), é provável que sim, que sejam lançados fora da China ainda este final de ano, mas não existem certezas.

Os novos Huawei P50 e P50 Pro com HarmonyOS

Os novos smartphones estreiam o novo sistema operativo próprio, o HarmonyOS 2.0. O mais curioso nestes modelos é o facto de virem ambos em duas versões limitadas ao 4G. Em concreto, estarão disponíveis com o processador Kirin 9000 e com o Qualcomm 888 4G. Rumores anteriores davam conta desta possibilidade como forma de responder à escassez mundial de chips.

Adicionalmente, nos dois casos existirão versões de 8 GB de RAM e 128 GB ou 512 GB de armazenamento interno.

O ecrã do P50 é de 6,5″ com resolução 2700 x 1224 píxeis e com taxa de atualização de 90Hz. O P50 Pro tem ecrã de 6,6″ também com resolução FullHD+ e taxa de atualização de 120Hz.

As câmaras serão o grande fator de destaque destes modelos, já que todas as outras especificações são bastante banais no segmento. A câmara frontal é, em ambos, de 13 MP com abertura f/2.4, a perfurar o ecrã ao centro.

Já a câmara principal dos dois smartphones é de 50 MP (f/1.8, OIS, PDAF) e a ultra grande angular é de 13MP f/2.2. No modelo P50 existe ainda uma câmara telefoto de 12MP f/3.4, a primeira periscópio num modelo não Pro, capaz de fazer Zoom até 5X e há ainda uma de efeito desfocado de 2MP.

O P50 Pro é então o modelo mais relevante neste campo já que apresenta uma câmara periscópio de 64MP f/3.5 capaz de fazer zoom ótico até 3,5x e zoom digital até 100 vezes. Adicionalmente, existe uma câmara de 40 MP monocromática. O modelo Pro tem ainda um sistema XD Fusion Pro capaz de melhorar substancialmente uma imagem com base na luz capturada. Ambos fazem gravação de vídeo a 4K e não vão, estranhamente, ao 8K.

Em termos de bateria contam com uma de 4100 mAh para o P50 e com outra de 4360 para a versão Pro, ambos com carregamento rápido a 65W com fios e 50 W sem fios.

Incluem certificação IP68 de resistência a água e poeiras e têm reprodução de som em stereo.

Relativamente à disponibilidade na China, os smartphones amanhã entram em pré-venda, começando a ser distribuídos a 12 de agosto. Os preços para a versão Pro iniciam-se nos CNY 6,000 (cerca de 780 €) e a versão P50 nos CNY 4,500 (cerca de 590 €).

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    pode ser boa máquina mas é mais feio do que eu..

    mais 1 dispositivo sem identidade

    1. Avatar de nocode
      nocode

      Identidade tem…não há outro com um aspeto semlhante. Pode ser feito e tal…mas é iconico no sentido em que todos conseguem ver que é o P50 ao contrario de alguns Xiaomi ou Samsungs ou outros Huawei do passado.

    2. Avatar de Vitor Tavares
      Vitor Tavares

      O conceito de “feio ou bonito” é uma coisa muito pessoal e não pode ser levado em consideração na apreciação seja do que for. O que é feio para ti pode ser “maravilhoso” para mim ou outra pessoa qualquer…se todos gostassem só do amarelo o que seria das outras cores?!

      1. Avatar de ervilhoid
        ervilhoid

        sim claro, na minha opinião e ainda bem que há gostos para tudo, no entanto acho que mais uns lançamentos de outras marcas e nem se destinge lá no meio

    3. Avatar de Mapril
      Mapril

      Há telemóveis muito lindos na montra da loja. Mas em uso, com capa e protector de ecrã em plástico, todos ficam feios.

  2. Avatar de asdasd
    asdasd

    Grandes lentes para esmorrar bem no bolso

  3. Avatar de asdasd
    asdasd

    Quem é o fabricante da camara? visto ja nao ser a leica?

    1. Avatar de asdasd
      asdasd

      https ://www.gizmochina.com/2021/05/15/huawei-and-leicas-partnership-will-end-with-the-p50-series/

      Afinal este ainda tem, é o ultimo…

      1. Avatar de SANDOKAN 1514
        SANDOKAN 1514

        É o último,”asdasd”,porque a nova parceria da Leica será com a Xiaomi.Aliás,o novo smartphone que virá com 200 MP da Xiaomi já virá com as lentes da Leica.Se for um sucesso a parceria terá pernas para andar e no futuro ambas as empresas só lucrarão com isso.

        1. Avatar de asdasd
          asdasd

          really ? com a xiaomi ?

    2. Avatar de tomazturbano
      tomazturbano

      leica so faz as lentes

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Só vai estar à venda no Japão. Logo, é irrelevante.

      1. Avatar de Vitor Tavares
        Vitor Tavares

        O Japão foi “anexado” pela China…ou foi ao contrário?!

  4. Avatar de robin
    robin

    Os Huawei além de terem um hardware de topo , gosto imenso da EMUI deles .

    1. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      A Huawei acabou com a EMUI para dar lugar ao HarmonyOS.De agora em diante com os novos smartphones da marca a EMUI já não estará presente.

      1. Avatar de asdasd
        asdasd

        logo, sem google play

  5. Avatar de Polo
    Polo

    Configuração das cameras parece feia

  6. Avatar de claudio
    claudio

    A parte das cameras tem semelhanças com a Apple.
    O Telemovel é bonito.
    A Huawei continua a sofrer com bloqueios dos EUA, porque se não bloqueassem a possível Apple já tinha caído.
    Acredito que os bloqueios não são por causa da China mas sim porque a Apple não consegue acompanhar a inovação. Se a China fosse o motivo dos bloqueios não havia qualquer marca chinesa no mercado dos EUA e Europa.

    1. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      “Acredito que os bloqueios não são por causa da China mas sim porque a Apple não consegue acompanhar a inovação.” Como ?? Esta é boa. 🙂

  7. Avatar de iFernando
    iFernando

    Não sei se compre este Huawei, se o Lumia 950 XL

    1. Avatar de SANDOKAN 1514
      SANDOKAN 1514

      O Lumia 950 XL ?? Mas se o Windows Mobile já acabou que vai fazer com esse smartphone ?? Ainda por cima um smartphone já descontinuado pois foi lançado em Novembro de 2015,quase a fazer 6 anos ?? Foge… 😐

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Uma Ironia do Fim dos Lumia pela Microsoft e a Google… A Huawei padece desse problema…