WoA installer: Já pode ter o Windows 10 no seu Raspberry Pi

20 Comentários

É caso para dizer wow! Como sabemos, a Microsoft tem várias versões do Windows 10, sendo que uma delas é a versão ARM. Em suma, esta versão foi desenvolvida para funcionar em PCs como CPU ARM, tal como o Raspberry Pi que na sua última variante vem equipado com um Cortex-A53 ARM de 64 bits com 4 núcleos a 1.4GHz. Já viu o nosso seu pack económico?

Agora existe uma ferramenta, batizada com o nome WoA installer, que permite instalar facilmente o Windows 10 ARM no seu Raspberry Pi.

WoA installer: Já pode ter o Windows 10 arm no seu Raspberry PI


Chama-se WoA installer e é um instalador do Windows 10 ARM para o Raspberry Pi.

Esta ferramenta foi desenvolvida por José Manuel, que refere na página do projeto que os utilizadores não têm de se preocupar com drivers ou com a interface UEFI, ou outras opções avançadas.

 

Requisitos para executar o Windows 10 no Raspberry Pi

Para executar o Windows 10 no seu Raspberry Pi, deverá ter os seguintes componentes:

  • Raspberry Pi 3 model B (ou B+)
  • Cartão MicroSD
  • Imagem do Windows 10 ARM64 (podem obter imagem aqui)

O WoA Installer é apenas uma ferramenta que simplifica o processo de execução do Windows 10 no Raspberry Pi. Além disso, precisa de um conjunto de binários, como o Core Package, para fazer o seu trabalho. Esses binários não são do programador que desenvolveu a ferramenta.

Para instalar o Core Package, é necessário abrir a ferramenta WoA Installer e depois aceder à opção Advanced. Desta forma, basta carregar em [Import Core Package]  e selecionar o pacote. Assim, não é preciso proceder à descompactação do pacote.

Após a instalação do Core Package, estão prontos a executar o Windows 10 no vosso miniPC.

Em breve iremos produzir um tutorial passo a passo, com esta ferramenta.

 

Leia também…

Quer comprar um mini PC em 2019? Conheça 4 dos mais populares

Comentários

20

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jorge
    Jorge

    Excelente notícia!

  2. Avatar de ze
    ze

    Win num raspberry Pi?! Vai queimar assim que chegar a primavera e o calor aumentar.

  3. Avatar de umx
    umx

    Isto é só uma prova de conceito ou tem alguma utilidade?

    1. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Ainda não testei mas julgo que é mais prova de conceito do que outra coisa. Repara que as especificações mínimas do Windows 10 64 bits são 2GB de RAM, portanto tudo vai funcionar “devagarinho”. E repara que isto é a versão ARM64 e não a usada nos desktops, x86, portanto se quiseres correr um determinado programa, terá que existir a versão compilada para ARM64.

    2. Avatar de Diogo Santos
      Diogo Santos

      Bem, após ler mais um bocado, supostamente permite correr aplicações x86 através de emulação, mas isto ainda vai tornar as coisas mais lentas. Mas se o objectivo for correr uma aplicação “levezinha”, talvez sirva.

  4. Avatar de Francisco
    Francisco

    Podem esclarecer se é o Windows IoT ou versão tipo desktop/W10M, por favor?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Leu iot em algum lugar na matéria?

  5. Avatar de tiago
    tiago

    Até à bem pouco tempo não tinha suporte para net nem bluetooth. Alguém confirma se isto já foi ultrapassado?

  6. Avatar de José Borges
    José Borges

    isto funciona bem?

  7. Avatar de Jose Lapao
    Jose Lapao

    Nada melhor que experimentar para ver se tudo funciona bem, se der para correr aplicações x86/x64 do windows no RPI excelente, tenho um programa de CNC que só funciona em x86 e a maioria de todos os outros que uso funcionam em Linux ARM. Assim seria oro sobre azul, o RPI 3 chega perfeitamente para colocar a CNC 3 eixos a funcionar perfeitamente.

  8. Avatar de Marco Tulio Castro
    Marco Tulio Castro

    Por que motivo alguém instalará um vírus no Raspberry pi. Se bem que o Windows não pode ser considerado um vírus. Os virus são programas pequenos, eficientes e podem causar danos aos dados. O Windows só atende ao último tópico. Não é nem pequeno nem eficiente.

  9. Avatar de Marco Tulio Castro
    Marco Tulio Castro

    Por que motivo alguém instalará um vírus no Raspberry pi. Se bem que o Windows não pode ser considerado um vírus. Os virus são programas pequenos, eficientes e podem causar danos aos dados. O Windows só atende ao último tópico. Não é nem pequeno nem eficiente.

    1. Avatar de Ana
      Ana

      Tudo dito
      Seguinte

    2. Avatar de Mario
      Mario

      Também podias aprender a falar e a estruturar melhor as tuas ideias.

  10. Avatar de Vasco Alves
    Vasco Alves

    Boas. Durante a fase de colocar a imagem no Cartão SD, tive o seguinte erro.
    Error: There has been a problem during deplyment: DISM exited with code 21.
    Alguém sabe o que isto significa e como se resolve?

    Obrigado

  11. Avatar de Joao Marcos
    Joao Marcos

    Bom Dia, O WOA Intaller, nao abre a interface para clicar em avançado, como resolvo??

  12. Avatar de Luis Mé
    Luis Mé

    Bem ontem perdi um tempinho a instalar e testar o sistema…
    Conclusões:
    1 – Acabe por não conseguir acabar de instalar o Windows porque estava a dar um blue screem devido a um problema com a Ram
    2 – É uma instalação demorada, devido ao tamanho do iso demora alguns minutos a ser compilado no cartão de memória
    3 – Pelo que vi vai ficar um pouco lento a funcionar.

    Mas durante a semana vou ver qual o erro e depois deixo aqui a solução!! E ver se o sistema fica suficientemente estavel para fazer um pc all in one…

    1. Avatar de henrique sena
      henrique sena

      aqui aconteceu a mesma coisa erro de ram e tela azul, conseguiu resolver?

      1. Avatar de Luis Mé
        Luis Mé

        Nunca consegui resolver, acabe por desistir…

  13. Avatar de gedehuyaru
    gedehuyaru

    Abri apenas o ficheiro cmd e apagou-me ícones do ambiente de trabalho e todos os ficheiros das subpastas.
    Bom tutorial!