Vietname: mineradores até vendem as gráficas usadas diretamente na rua

12 Comentários

A mineração de criptomoedas já não acontece da mesma forma que acontecia há alguns meses atrás. Nessa altura, as pessoas usavam placas gráficas, de preferência modelos mais poderosos, para levar a cabo a experiência da extração das moedas digitais. No entanto, algumas mudanças foram fulcrais para que as GPUs deixassem de ser equipamentos fundamentais para a mineração. Como consequência, começou a assistir-se a uma venda massiva destes chips.

E as mais recentes informações indicam que no Vietname os mineradores até já estão a vender as placas gráficas usadas diretamente na rua, tal não é a quantidade excessiva destes produtos.




Depois que a mineração da popular criptomoeda Ethereum alterou o seu algoritmo de PoW (Proof of Work) para PoS (Proof of Stake), as placas gráficas deixaram de ser usadas para este fim. Como consequência, o preço das GPUs caiu significativamente e começou assim a venda massiva das gráficas usadas para a extração das moedas digitais.

Uma das notícias que marcou este processo foi, sem dúvida, o facto de, no Vietname, alguns utilizadores começarem a lavar as suas placas gráficas usadas na mineração com jatos de água antes de as venderem novamente. E agora, no mesmo país, surge mais uma informação algo insólita.

Mineradores até vendem as gráficas usadas na rua

Segundo as informações, a loja local vietnamita Lê Thành tem para venda centenas de placas gráficas nas suas instalações. Praticamente todas as unidades à venda são GPUs usadas na mineração de criptomoedas e muitas delas até são mesmo vendidas sem a embalagem oficial.

E pelo facto de haver uma enorme quantidade de GPUs disponíveis, a loja até criou uma brincadeira de venderem as placas gráficas ao peso. Para além disso, há também imagens que mostram os vendedores a negociarem os equipamentos diretamente na rua.

Nas várias publicações da página do Facebook da loja, vemos que estão a ser vendidos vários modelos, como uma Galax GeForce RTX 3070 Ti por cerca de 299 euros, que há cerca de duas semanas estava marcada por 335 euros. Mas existem outros modelos, como a ASUS GeForce RTX 2060 Dual Evo por 98 euros, ou as GTX 1660 Super da ASUS, MSI ou Galax por 72 euros.

Estes são de facto preços apelativos, mas não nos podemos esquecer da origem destas placas gráficas.

Comentários

12

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Fernando
    Fernando

    Só se for de graça.

  2. Avatar de Profeta
    Profeta

    Entao ja nao serve para minerar ? A ganancia tem destas coisas.

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Serve mas não lucram o suficiente

    2. Avatar de secalharya
      secalharya

      Ethereum passou para o PoS por isso agora nada é rentável.

      A GreedVidia vendeu as placas a estes gajos e c@gou nos jogadores e agora estas placas são lixo eletrónico porque foram puxadas ao máximo durante meses a fio.

  3. Avatar de Luis Fonseca
    Luis Fonseca

    Pouco importa de onde vem, se ainda estão funcionais ainda processam dados e dá para jogar ou processar imagem 3D ou fazer biliões de cálculos por segundo.

    1. Avatar de Zé

      Então compra uma. Depois de lavadas com água se durarem um mês já valeu a experiência.

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Nem dadas as queria !! Pouco mais valem do que cascalho.

  5. Avatar de k
    k

    Até aqui é um cenário triste.

    Por um lado é uma pena tanta placa gráfica desperdiçada. Pondo de parte o mundo todo do mining e suas controvesias, avaliando o produto só pelo o que é, são placas com potencialmente algum desgaste mas que potencialmente ainda podem ter muito para dar. E não falta gente a precisar, principalmente se for por um bom preço. Com os preços a que estes produtos estão novos, uma alternativa barata faz muita falta no mercado.

    Mas por outro lado, ninguém a devia comprar para desincentivar de forma mais expressiva qualquer cenário idêntico à estupidez dos últimos 2 anos. O que ia levar a um cenário de desperdicio eletrónico de proporções significativas, principalmente por um produto funcional.

    Não há vencedores aqui.

  6. Avatar de Tiago
    Tiago

    A responsabilidade é dos fabricantes que alimentam esta ganância ! Por cada placa destas na “rua” os fabricantes deviam pagar uma alta taxa de reciclagem.

  7. Avatar de secalharya
    secalharya

    Devem estar em bom estado…

    100% 24/7…

  8. Avatar de Roberto Rodrigues
    Roberto Rodrigues

    E eu que até queria jogar o MS Flight Simulator melhor, mas com placas lavadas, mais vale estar quieto

  9. Avatar de mamba
    mamba

    nem dadas as queria..