Vem aí o novo Raspberry Pi 3 com Wifi e Bluetooth Onboard

46 Comentários

O Raspberry PI é inquestionavelmente um projecto de sucesso, que encaixa nas mais diversas áreas. Este mini PC tem a capacidade de transformar uma tradicional TV numa smartTV, pode ser usado em projectos académicos e industriais/comerciais, na área da domótica, na área da automação, no segmento automóvel, etc etc.

Depois do lançamento do Raspberry Pi Zero, a Raspberry Pi Foundation prepara-se para lançar o Raspberry Pi 3.

Raspberry


Há alguns meses atrás um site sueco revelou que estava para breve o lançamento do novo Raspberry Pi 3. Agora tais rumores parecem ter sido confirmados, graças à Comissão Federal de Comunicações (Federal Communications CommissionFCC), o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão dos Estados Unidos.

Até ao momento não existe qualquer informação oficial das especificações do novo Raspberry Pi, mas alguns rumores indicam que:

  • Chamar-se-á Raspberry Pi 3 Modelo B
  • Terá o mesmo design da versão 2
  • A grande novidade virá do suporte para WiFi e Bluetooth LE Onboard

Algumas imagens publicadas no site da FCC mostram que o Raspberry Pi 3 terá uma interface HDMI, uma interface RJ45, quatro portas USB, um leitor de cartões microSD e uma interface de programação de 40 pinos.

Raspberry

Não se sabe ainda ao certo quando este novo modelo chegará ao mercado. A confirmarem-se as novidades, especialmente a integração de uma interface WiFi e Bluetooth LE Onboard, o RPI voltará a ganhar avanço sobre alguns projectos concorrentes. O ideal era também manterem o preço dos antecessores.

O Pplware continua a ter um preço especial, em parceria com a Mixtronica, para o Pack Raspberry Pi 2. Saiba mais aqui.

Comentários

46

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Marco
    Marco

    so lhe falta o sata

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Para FreeNAS era ouro sobre azul

    2. Avatar de Lourenço
      Lourenço

      sai para o ano!…..

    3. Avatar de Ricardo Pontes
      Ricardo Pontes

      E ethernet gigabit.
      Mas para isto temos o Banana PI quase pelo mesmo preço. Tenho 3 e funcionam 5*

      1. Avatar de 123456789
        123456789

        suporta debian?

        1. Avatar de Ricardo Pontes
          Ricardo Pontes

          OpenMediaVault
          Arch
          OpenWRT
          Gentoo
          Fedora
          OpenSuse
          Bananian (Debian para o banana pi)
          Android
          Raspbian (debian para o raspberry pi)
          Lubuntu

          1. Avatar de Luis Gomes
            Luis Gomes

            Boas. tenho andado a pesquisar bem. No banana pi oferecem várias alternativas de SO no entanto ando tentado a comprar a m2u, montar e instalar a versao portuguesa da ppwlare. Achas que pode dar conflicto com o hardware? O meu objectivo é colocar kodi , retro pie, servidor multimedia e mini desktop. O único grupo de apoio que encontrei foi no facebook , de resto os foruns da banana pi nos sites não tinham grande actividade. Abraços

    4. Avatar de dionisio78
      dionisio78

      Trocava um par de usb por uma porta sata! Despachava logo o meu NAS WD.

  2. Avatar de Rui
    Rui

    Se mantiver o preço do Raspberry pi 2 (+-40€) então será uma boa notícia.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Fixe era suporte para h.265/Hevc por hardware. Alguém sabe se esta nos planos?

  3. Avatar de Brasão SS
    Brasão SS

    Tenho o Raspberry Pi 2 Model B, mas sou capaz de comprar este! O Wi-Fi e Bluetooth dão muito jeito. Assim já não estou “atado” a um cabo de rede!
    Quando tiverem novidades apitem!
    😀

    1. Avatar de R!cardo
      R!cardo

      Mil vezes um cabo de rede que wifi.

    2. Avatar de Modem
      Modem

      Se estás limitado é porque queres, tens dongles WiFi compatíveis com o Pi por 5€.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        @Modem
        Eu tenho esse dongle! Tanto para WiFi, como para o Bluetooth, a questão é que no meu caso fico com duas portas USB preenchidas, e só me restam outras duas! Teclado e rato, e depois não tenho mais entradas para pen’s etc.
        Isso já sabia!
        Lol
        😀

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para Kodi neste momento troquei de Raspberry Pi 2, para Wetek Core e não quero outra coisa sempre a derreter filmes/series directos do Thepiratebay e Kickass 😀

    1. Avatar de Rui Faria
      Rui Faria

      Faço o mesmo com o Raspberry Pi 2 e custou-me metade de uma Wetek Core.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Nao fazes nao, nem para la caminha. Saco directo do thepiratebay a 120Mbps com a rasp nao passa dos 30mbps.
        Jogo asphalt, real race, com a rasp jogas jogos vintage:)
        Vejo netflix a 1080p com a rasp so 720p e com aplicacoes manhosas cheias de bugs, vejo filmes 4k e h.265 na rasp nem cheirar… Por isso nem em sonhos compares a wetek core com rasp.

        1. Avatar de makavely
          makavely

          podes dizer que a wetek seja melhor que um rasp, mas dizeres que o rasp não rola 1080p é falta de conhecimento da tua parte ….e já agora estar a pagar por um aparelho só porque rola 4k quando praticamente não há conteúdo não entra na minha matemática …

          1. Avatar de Modem
            Modem

            Netflix 1080p só em aparelhos certificados e a wetek core é uma das poucas.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Estas a dizer que os outros não tem conhecimentos e não fazias a mínima que a Rasp não tem Netflix a 1080p.(Sim ficas a saber Netflix a 1080p na tua rasp só em sonhos)

            Wetek Core é das poucas box que tem licença Netflix 1080p e DTS para produzir netflix a 1080p.

        2. Avatar de Rui Faria
          Rui Faria

          “não passa dos 30mbps” http://i.imgur.com/K7VXzPS.png
          Só não dá mais porque a minha internet é só de 50 Mbits

          Jogos desses prefiro os bons velhos classicos de consolas antigas. Se quero jogar jogos recentes em condições uso a PS4 ou o PC.

          Para quê pagar pela Netflix quando vejo tudo o que tem lá a 1080p no Kodi sem pagar xavo ? Já para não mencionar no conteúdo miserável que tem a Netflix portuguesa comparada com a americana.

          Filmes 4K ainda não vi nenhum, mas tu já deves ter visto montes deles, os sites de torrents estão cheios deles…

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Vamos por partes:
            – Rasp não tem netflix a 1080p, wetek sim e adoro ver netflix USA(VPN)1080p na minha Tv Samsung 4k(10 bit).

            – Caso não saibas sim o piratebay / kickass tem muitos filmes em 4K se não os encontras é porque não sabes procurar como deve ser, grandes filmes já só vejo em 4K isto numa tv com painel de (10 bits) é outro mundo.

            – Quando falei em 30Mbps não era sacar para ver mais tarde mas sim atraves do kodi, utilizo um addon que ves logo em tempo real do thepiratebay mal clico passado 5 segundos começa logo a dar o filme e ai a rasp não consegue fazer as 2 coisas ao mesmo tempo como deve ser devido a limitação cpu e na wetek consigo a 120Mbps que é o maximo da minha ligação (NOS) até deve dar muito mais.

          2. Avatar de Rui Faria
            Rui Faria

            -A tua TV 4K 10bits pode ser muito boa, mas para ver 1080p, a qualidade de imagem é a mesma com o RPi 2 ou a Wetek Core.

            -Os filmes 4K que existem nos torrents são todos upscaled (sabes o que isso quer dizer ?), o que existe de 4K nativo são só demos.

            -Estás a falar do Quasar ? http://i.imgur.com/NqY97Om.jpg

        3. Avatar de luixmod
          luixmod

          hahahah a comparar um “media center” com uma develop board bravo colega, continua assim…..

          1. Avatar de Andre L
            Andre L

            *grins*

      2. Avatar de Jpp
        Jpp

        N troco o meu pi por uma wetek. Podes dizer maravilhas que n trocava. E o pi 2 faz 1080 e n apenas 720.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Caso não saibas Rasp não tem Netflix a 1080p. Mas como não tens netflix nem deves saber isso.
          Wetek é das poucas box que tem licença Netflix 1080p e DTS para produzir netflix a 1080p.

  5. Avatar de Joaquim
    Joaquim

    Eraaa bom que viesse com ethernet 1gb ou ethernet separado do usb. em vez de ser como agora “ethernet pelo usb”.
    E o wifi é sempre uma boa adição, mas para mim seria file server, o que era melhor o adição da ethernet ou a separação da usb

  6. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Mesmo assim deixa a desejar comparando com o ODROID

    1. Avatar de cpp
      cpp

      Há alguma loja em Portugal ou na UE que os venda?

      1. Avatar de tilt
        tilt

        Ebay UK , despachado de Espanha, Alemanha .

    2. Avatar de pedro
      pedro

      Gostei de conhecer essa opção!
      Obrigado pela dica.

  7. Avatar de Andre L
    Andre L

    bem depois de comprar um adaptador wifi usb e um adaptador Bluetooh, não me dá grande vantagem só porque é a 3, se viesse com porta Gigabit e sata é que era um mimo. Banana descarto, tem isso que quero, mas GPU é fraco, SW é limitado, chinesice.

    1. Avatar de Andre L
      Andre L

      Vim corrigir o meu comentário. Pelo que li em outras fontes a RPI3 parece que vem com um pouco mais do que está anunciado aqui. Sendo assim a RPI3 é uma mais valia, caso se confirme, em relação a RPi2

  8. Avatar de Branets
    Branets

    enquanto nao vier com rom vai estar sempre manko

  9. Avatar de Jorgemcm
    Jorgemcm

    já tenho esse equipamento há quase um ano MXiii 4K com todas essa funcionalidades descritas no artigo

    1. Avatar de TiagoDM
      TiagoDM

      +1 tenho uma dessas, com 2Gb de RAM e processador s812 e estou bastante satisfeito… comparando com o raspberrypi, só faltavam updates regulares ao firmware e SO android (há por aí umas ROMS, mas incrivelmente quase não há variedade – que eu tenha visto, apenas duas).

  10. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Qual a diferença desse X do sitehttps://www.pine64.com ????

    1. Avatar de Eu mesmo..
      Eu mesmo..

      Alguém sabe me dizer a diferença entre o PINE64 que será lançado em maio 2016???
      http://www.pine64.com

  11. Avatar de MiguelC
    MiguelC

    Boa noite
    Obrigado ao pplware pela notícia.
    A minha dúvida não tem a ver com o conteúdo da notícia mas com os comentários, como conseguem meter o Netflix a dar no PI?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Atraves de addons manhosos e cheios de bugs que nem sequer da 1080p, queres uma coisa a sério opta por uma wetek core.

      Vamos lá ver se existe aqui algum iluminado que te explique como por a dar Netflix 1080p na Rasp.

      1. Avatar de MiguelC
        MiguelC

        Bom dia
        Obrigado pelo cometário, mas não se trata de ter Netflix a 1080, isso tenho nativo na box, eu não consigo é meter o Netflix a dar no rasp, soluções que tenho visto passam por utilizar o pc para fazer streaming para o rasp e não são gratuitas. Tenho pensado em mandar vir algo do género mk809 mini pc, alguém tem?
        Cumprimentos

      2. Avatar de Diogo Santos
        Diogo Santos

        Addons, bugs ? Que eu saiba o Netflix ou dá ou não dá. E tudo gira principalmente à volta de licenças (DRM). Tem de haver certificação por parte da Netflix.
        No Raspberry Pi não dá porque não tem estas licenças.
        O que existe sim, é APKs “manhosas” do Netflix para Android, que te permitem ver Netflix mas só 480p ou 720p, em dispositivos não certificados.
        Até pode dar para pôr no Raspberry Pi, mas eu pelo menos, desconheço. E se der, como não é certificado pela Netflix só dará os tais 480p ou 720p.

        1. Avatar de TheMediaCenterGuy
          TheMediaCenterGuy

          Diogo, apk’s manhosas?
          Vais à loja da google e instalas a versão oficial.
          Como o dispositivo não tem licença para 1080p no netflix, só vai dar entre 480p ou no máximo a 720p.
          Para netflix HD é WeTek Core, Nvidia Shield, as da amazon, ou então em aparelho com Windows 😉

  12. Avatar de renato
    renato

    boas, comprei o pi3 tudo bem ate agora, uso só para openeelec, mas 2 coisas se me poderem ajudar, estou a usar micro sd kingston class 10, será que fica mais rápido se for por pen? e tenho visto no youtube a abrirem e nos menus do kodi e nas próprias fanarts do exodus ou outro addon, o meu demora 15 20 segundos a abrir as fotos dos filmes, e no youtube a malta a mexer nos rpi3 deles abre logo as miniaturas , obrigado abraço