Upgrade para Kinect em vista??

15 Comentários

Que o Kinect representa um conceito inovador de interacção com os jogos, e que o seu lançamento foi, de certa forma um sucesso (na passada semana, ver aqui) já há poucas dúvidas. No entanto a Microsoft poderá estar já a preparar a sua próxima geração, e para tal a seguinte noticia terá o seu peso relativo.

Recentemente vieram a lume, noticias que ligavam a Microsoft e a Canesta Inc., um dos mais representativos contribuidores para a tecnologia por detrás de EyeToy. Segundo as mesmas noticias, a Microsoft adquiriu a própria Canesta. Pouca informação ainda se encontra disponível, como por exemplo os valores envolvidos, mas parece que será apenas no final deste ano que a Microsoft irá efectivamente passar a possuir a marca.

Esta noticia, só por si torna-se uma semi-novidade. No entanto, basta pensar um pouco no assunto para pressupor que algo mais está em mente para os lados da gigante norte-americana.

O principal produto da Canesta Inc. é precisamente um sistema sensorial 3D mono-chip, que permite a diversos dispositivos de hardware interpretar e reagir em runtime a quaisquer tipos de movimentos que se desenrolem próximo do dispositivo.

Aparentemente esta tecnologia é capaz de percepção e reconhecimento de movimento em 3D, sendo assim um forte indicativo de que esta tecnologia poderá vir a ser usada para melhorar e consolidar ainda mais a experiência Kinect.

Uma versão experimental desta tecnologia pode ser vista nos jogos EyeToy para Playstation 2.

Entretanto a Canesta providenciou também chips para a Honda, para efeitos de auto detecção de perigos de colisão e de proximidade) e para a Hitachi, para TV controladas por gestos.

“This is very exciting news for the industry,”

afirmou o CEO da Canesta Inc., Jim Spare.

“There is little question that within the next decade we will see natural user interfaces become common for input across all devices.”
“With Microsoft’s breadth of scope from enterprise to consumer products, market presence, and commitment to NUI, we are confident that our technology will see wide adoption across many applications that embody the full potential of the technology.”

foi ainda afirmado por Spare.

Como todos sabemos, a inovação acaba por ser muito importante nos tempos que correm, bem como a tentativa de melhorar o que já existe criado. Se bem que o Kinect seja um produto de certa forma, inovador, há que mantê-lo em forma e, limar as arestas que ficaram mais salientes. Um dos pormenores menos bons que realmente já tinham sido atribuídos ao Kinect, foi precisamente a sua limitação no que toca em 3D, e pequenas confusões quando uma pessoa coloca inadvertidamente um braço por detrás do corpo, ou um dos jogadores se coloca à frente do outro, por exemplo. Pensando um pouco neste negócio fica a questão, será que esta aquisição da Canesta Inc. é uma tentativa de resolver tais problemas e levar a experiência a outros níveis ainda mais elevados???

Resta-nos aguardar pelo inicio do ano que vem, para sabermos mais novidades ….

Homepage: Canesta Inc.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Me
    Me

    Sempre achei piada a estas notícias no género de “Empresa X pode já estar a preparar a próxima versão do Produto Y”… Claro que estão, a empresa não pára só porque foi lançado um produto para o mercado! 🙂

    E, geralmente, o planeamento e desenvolvimento da(s) próxima(s) versão(ões) quando a versão anterior ainda nem está no mercado…

    /offtopic

  2. Avatar de atacha
    atacha

    A verdade é que o produto que é lançado já tem uma versão upgraded em fase quase final para ser lançada a seguir.

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Boas,
    Se calhar o titulo desta noticia ficava melhor :
    “Upgrade para Kinect À vista??”…
    Porque da maneira que está dá a sensação que é um upgrade no sistema operativo windows vista…
    Cumprimentos

    1. Avatar de avalanche
      avalanche

      Lolololol
      O chaço do Vista persegue-nos…

    2. Avatar de UKN
  4. Avatar de stan
    stan

    “Que o Kinect representa um conceito inovador de interacção com os jogos”

    Não concordo! O conceito inovador já tinha sido lançado pela Wii, a Microsoft apenas aperfeiçou ou melhorou esse conceito!
    Também, pelo video, não me pareceu que o upgrade traga algo de inovador…

    1. Avatar de centaurius
      centaurius

      Que outro “produto” tens que nao use nada (de comandos e afins) para que possas interagir? A inovação está nisso…

      1. Avatar de João Ramiro
        João Ramiro

        EyeToy?!

        1. Avatar de djStormy
          djStormy

          Subscrevo!

          EyeToy = Kinect
          Wiimote = PlayStation Move

  5. Avatar de CS_Tbone
    CS_Tbone

    E será que essa actualização vai poder ser feita aos aparelhos já adquiridos? Ou, quem já os tem, terá que comprar outro para usufruir da nova tecnologia?

    1. Avatar de Alexandre Pinto
      Alexandre Pinto

      Qdo compras um carro e sai outro modelo a seguir tb tens direito á troca pelo novo?

      1. Avatar de CS_Tbone
        CS_Tbone

        O artigo não fala de um produto/modelo novo, mas sim de um upgrade!
        Já que estamos numa de exemplos: Quando saiu o FireFox 3.6, não precisaste de comprar um PC novo pois não?

        O que eu pretendo saber é se se trata de um Upgrade de software ou de hardware!

  6. Avatar de Diogo Correia
    Diogo Correia

    A Microsoft, deve estar a tentar apagar possivéis concorrentes. Para além de querer melhorar o produto.

  7. Avatar de UKN
    UKN

    E jogos !?

    Que tal se se concentrassem em mandar cá para fora jogos dignos desse nome e não as cagadas que saíram entretanto …

    Que importa o Hardware x e y quando os jogos não são atraentes ?! Alguém se lembra da Jaguar 64 !? … Ou da 32X … ou do Kinect ?! 😛