Ucrânia fecha sistema de mineração ilegal com 3.800 PlayStations 4 e 500 GPUs

14 Comentários

As criptomoedas são um assunto frequente nas notícias sobre tecnologia. Mas nem todas elas são abonatórias para os mineradores e investidores das moedas digitais.

Segundo as últimas informações, a Ucrânia fechou agora um sistema ilegal de mineração com 3.800 PlayStations 4 e 500 placas gráficas.



Ucrânia fecha sistema ilegal de mineração de criptomoedas

O Serviço de Segurança da Ucrânia (SSU) divulgou na sua página oficial que descobriu um sistema clandestino de mineração de criptomoedas. De acordo com as informações, para minerar as moedas digitais, o sistema usava 3.800 consolas PlayStation 4 da Sony.

Para além das consolas, as autoridades apreenderam também 50 processadores e 500 placas gráficas. Foram ainda levados vários equipamentos tecnológicos, como computadores portáteis, telefones e pens USB.

O sistema, por sua vez, era usado para minerar a criptomoeda Ethereum e estava localizado nas antigas instalações da JSC Vinnytsiaoblenerh, no parque industrial da cidade ucraniana de Vinnystsia. Este serviço funcionava clandestinamente pois encontrava-se a ser alimentado ilegalmente através de uma ligação à rede elétrica da cidade.

Contudo, os mineradores não foram muito perspicazes e não pensaram que o pico de consumo extra de eletricidade poderia levantar suspeitas. Mas foi isso mesmo que aconteceu. A empresa responsável pelo fornecimento de energia detetou um aumento anormal e focou-se em saber qual o destino dessa mesma energia.

De acordo com as autoridades, este foi, até ao momento, o maior sistema de mineração de criptomoedas subterrâneo descoberto pela polícia ucraniana. Desta descoberta resultou assim a apreensão de quase 5.000 equipamentos informáticos.

As autoridades assumiram que o sistema foi criado por residentes de Kiev e Vinnytsia. E para ocultarem a atividade ilícita, os mineradores recorriam a meios tradicionais de contabilização de consumo elétrico. Como meio de prova, toda essa documentação foi também apreendida.

Perdas energéticas até 216 mil euros

Segundo as conclusões preliminares de especialistas, estima-se que o valor mensal de perdas consequentes destas atividades varie entre 5 a 7 milhões de UAH, ou seja, entre 155 mil e 216 mil euros. Além disso, esta prática pode ainda ter um impacto mais global, nomeadamente ao deixar mesmo alguns bairros de Vinnytsia sem eletricidade.

Os criminosos violaram assim a parte 2 do artigo 188-1 do Código Penal ucraniano, que corresponde a roubo água, eletricidade ou calor através da utilização não autorizada.

Atualização: Anteriormente, vimos um relatório do Serviço de Segurança da Ucrânia (SBU) onde era afirmado que apreenderam milhares de consolas PS4 Pro de um depósito. As consolas seriam parte de um sistema ilegal de mineração de criptografia. Contudo, um novo relatório surgiu alguns dias depois, onde eram atualizadas estas afirmação da agência.

Segundo as novas informações, em vez de ser uma operação de mineração de criptografia, as milhares de consolas foram usados ​​num bot farm do FIFA Ultimate Team (FUT). Apesar disso, estas são ainda conclusões provisórias e o caso continua em investigação.

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sayWhat
    sayWhat

    A saga continua…

  2. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    Nem a roubarem electricidade as ps4 faziam grande coisa.

  3. Avatar de Fo
    Fo

    Man crypto currency is the future!!

  4. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    70% de todo o mining é com puxadas ilegais, com electricidade gratuita vale bem a pena.

    1. Avatar de paulo
      paulo

      fizeste ai um estudo em casa? hahahah

  5. Avatar de cel
    cel

    Existe falta de chips, uma pessoa quer comprar um equipamento, depois não consegue pois andam a surgir a conta gotas e a preços pornográficos, no fim vemos que continua a haver isto da mineração das CRIP moedas.

    Não ponham mão nisto não.

    1. Avatar de Sheep of wall street
      Sheep of wall street

      A culpa é da tua geração boomer, deixaram um legado de corrupção e lixo político social e econômico. Agora vai jogar dominó e deixa os novos limpar a tua borrada

    2. Avatar de paulo
      paulo

      e como vao por??? nao sabes que nao dao para parar? estado so sabe rouv«bar mais nada!

  6. Avatar de Satoshi
    Satoshi

    BaH CrYpTo BaD & BaNkStErS gOoD!

  7. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Siga…mais um…

  8. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    “Perdas energéticas até 216 mil euros”,e até deixaram certos bairros sem electricidade.É vergonhoso.Tudo por causa dessa m**** das criptomoedas.

  9. Avatar de PedroLeal
    PedroLeal

    ansioso por ver a cara de certas pessoas ao saber que crypto não vai desaparecer hehehe

    1. Avatar de Night
      Night

      Os paises que comecem a pensar legalizar em vez de andar a caça porque o futuro sao crypto moedas. Eu proprio minero e não roubo energia os paineis solares fazem o trabalho sem pagar 1c ao estadoe m impostos. A falta de chip nunca foi por causa da mineração mas sim pelo covid 19 ter feito as fábricas fecharem provisoriamente.

      1. Avatar de Luís Rodrigues
        Luís Rodrigues

        Não se trata de legalizar nada… não se pode legalizar o roubo de eletricidade. Deves querer dizer legislar?!

        Por outro lado, ainda não havia covid19 e já havia escassez de gráficas e as que haviam em stock eram super inflacionadas. Consequência da mineração, de quem recorre a aquisição em massa das gráficas.

        A falta de chips é outra história…