Ucrânia desmonta drone kamikaze avançado da Rússia e descobre o segredo: NVIDIA

30 Comentários

A guerra na Ucrânia continua a revelar segredos da tecnologia militar russa. Num episódio recente, as forças ucranianas conseguiram desmontar, peça por peça, um dos drones kamikaze mais avançados do Kremlin e descobriram algo surpreendente: no seu núcleo, utilizam processadores da NVIDIA, tecnologia que está proibida de ser exportada para a Rússia. A descoberta levanta questões sobre como Moscovo tem contornado sanções internacionais e reforça a importância destes componentes no domínio aéreo.

Imagem drone da Rússia com tecnologia Nvidia


O exército da Ucrânia descobriu finalmente o segredo dos drones do Kremlin: utilizam processadores da NVIDIA que estão proibidos na Rússia. O país desmontou-os peça a peça.

A guerra da Ucrânia tem sido o campo de batalha perfeito para testar diferentes tipos de armamento militar. Não se trata apenas de tanques e veículos blindados; o conflito popularizou o uso de robots de resgate e drones equipados com inteligência artificial.

O exército russo vangloriou-se em várias ocasiões do seu esquadrão de drones não tripulados. A Ucrânia decidiu descobrir o seu segredo desmontando um deles peça a peça, graças a unidades confiscadas ou abatidas em combate.

As tropas ucranianas encontraram mensagens ocultas do exército de Moscovo. A Ucrânia verificou também a origem da maioria dos componentes e identificou o papel crucial da China na construção desta maquinaria bélica.

NVIDIA entra na guerra da Ucrânia

A Ucrânia confirmou aquilo que já era amplamente suspeitado: os drones com IA da Rússia não seriam possíveis sem o hardware da NVIDIA. O Kremlin conseguiu contornar as sanções impostas pelos Estados Unidos à compra destes componentes cruciais para a sua frota aérea.

A Rússia tem vindo a usar centenas de drones não tripulados com inteligência artificial, capazes de resistir a interferências eletrónicas e atacar alvos de forma autónoma. Alguns modelos que sobrevoam a Ucrânia passam mesmo despercebidos nos radares.

O exército ucraniano descobriu que a Rússia conseguiu integrar os potentes processadores Jetson da NVIDIA em vários dos modelos de drones mais avançados atualmente em operação. O Kremlin recorreu a contrabando em pequenos lotes e a compras através de países intermediários.

Estes chips são fundamentais: oferecem capacidade de processamento paralelo e permitem integrar funções avançadas de navegação, reconhecimento de alvos e guiamento, aumentando assim a letalidade.

Rússia domina o céu com Jetson

A NVIDIA controla cerca de 85% do mercado global de chips para IA. Era apenas uma questão de tempo até que a Rússia encontrasse forma de equipar os seus drones com estes processadores. Os Jetson, de custo relativamente acessível, já demonstraram o seu potencial em competições de 2021 e 2023, sendo capazes de derrotar pilotos humanos em corridas FPV apenas com sensores a bordo.

A versão Jetson Orin multiplica por dez a potência do TX2, a geração anterior usada no campo de batalha ucraniano. Os drones com IA utilizam algoritmos de navegação autónoma que permitem detetar alvos e realizar manobras coordenadas como as de um enxame.

A Ucrânia analisou os drones russos Lancet, introduzidos no conflito em 2023, máquinas de 11 kg com alcance de 40 km, equipadas com Jetson TX2 para funções de seguimento automático.

As melhorias de software ao longo do último ano duplicaram a taxa de acerto dos ataques guiados por IA, passando de 30% para 60%.

A nova geração, agora a ser implementada na Ucrânia, inclui três modelos com Jetson Orin:

  • Shahed modificado MS001: navegação por satélite e câmara térmica para reconhecimento de alvos;
  • V2U: quatro asas e alcance de 40 km;
  • Tyuvik: versão reduzida do Shahed, com 32 km de alcance, especializada em caçar veículos em movimento.

Comentários

30

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de sapoide
    sapoide

    hellooo? eles devem estar a usar processadores nvidia de gráficas de há 5 anos, bem potentes ainda… Os russos sabem usar hardware antigo para fins bélicos. Não é como uns e outros que és ó tecnologia de ponta.

    Pelos vistos ainda se vão safando bem não é? LOLOL

    1. Avatar de bot101
      bot101

      Que comentário tão parvinho. De uma ponta à outra.

      1. Avatar de Zé

        bot a sério ou a brincar… este é o verdadeiro comentário Campeão !!! tentar mandar abaixo o comentário que seja anti sistema ? Sem mostrar análise, argumentação ou outros “Âos” desta vida ! ah mas espera isso é corriqueiro , nada de novo afinal !

        1. Avatar de Rui
          Rui

          fizes-te o mesmo 🙂

          1. Avatar de Nero
            Nero

            Por acaso não fez…argumentou muito bem…tu é que te limitaste a dizer a simples e vazia frase “Fizes-te o mesmo” e ainda por cima com erro ortográfico…
            LOLOLOLOLOL

    2. Avatar de virtuacool
      virtuacool

      Não havia IA há 5 anos, nem há 4 anos!
      Pelo menos, de acesso público.
      A Nvidia só entregou os primeiros chips IA (autónomos) no primeiro trimestre de 2024, julgo eu.

  2. Avatar de Mário
    Mário

    Mas afinal não eram chips de máquinas de lavar roupa da sucata?

    É desta que vão ganhar a guerra. 🙂

  3. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    Se os investidores começarem a desconfiar da NVIDIA, as acções da mesma vão descer bastante nas bolsas.

    A NVIDIA pode não conseguir proibir de venderem os produtos deles mas pode obstruir a revenda dos mesmos.

    1. Avatar de AO
      AO

      “O Kremlin recorreu a contrabando em pequenos lotes e a compras através de países intermediários”.
      Para que fique claro, alguns países nunca cumpriram as sanções internacionais e a NVIDIA não pode obstruir a revenda dos mesmos nesses países.

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Não pode não… não quer…que é diferente!!

        Se quisesse não vendia a esses países e acabava a brincadeira mas o que interessa é o negocio…siga a banda!!

        1. Avatar de Grunho
          Grunho

          Os gajos estão lá é para fazer receita, senão a empresa valia muito menos.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      Realmente, percebes muito da bolsa pelo que vejo. Da já short à confiança

  4. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    A Rússia não pode mas a Ucrânia já pode, vai entender. E isto que a Rússia já não está contra a Ucrânia mas contra diversos países ao mesmo tempo, sem ajuda a guerra já tinha acabado há muito.

    1. Avatar de Vim me em Ti
      Vim me em Ti

      Claro, afinal foi a russia que invadiu a ucrânia

      1. Avatar de ummu
        ummu

        Podes explicar porquê? É para um amigo…

    2. Avatar de Maroscas
      Maroscas

      A ucrânia esta a defender o proprio pais contra um agressor, e ainda comentas isso ?

      1. Avatar de ummu
        ummu

        Podes explicar porquê? É para um amigo…

      2. Avatar de SouHumanoNaoOcidental
        SouHumanoNaoOcidental

        Um agressor não precisa de invadir um país para agredi-lo basta falar mal desse país, interferir em negócios desse país, não cumprir com acordos que fez com esse país no passado e influenciar a política interna de países vizinhos a esse país.
        Sabe de quem falo? EUA.
        Reveja a chamada de Victoria Nuland e Geoffrey Pyatt, então embaixador dos EUA na Ucrânia sobre os objetivos dos EUA em relação ao governo. E leia o livro de Lindsey O Rourke sobre a interferência dos EUA em vários países. E depois pense porque razão um país tem 750 bases militares a volta do planeta se não é para dominar todos nós a força e não deixar-nos sermos livres

        1. Avatar de BAN
          BAN

          E a Rússia deixa alguém ser livre? E a Rússia não quer dominar ninguém? Candidate-se ao Kremlin e vai ver a sua liberdade dentro de 4 tabuas.

    3. Avatar de Raiana
      Raiana

      Ricardo, nota-se que percebes da poda. Se te entrarem em casa, não te vais defender, porque afinal a compra é tua de te invadirem a casa… Enfim.

    4. Avatar de B@rão Vermelho
      B@rão Vermelho

      Quem a Rússia?
      E que o Put In já lá tem Chineses, Norte Coreanos, a Iranianos.
      Mas claro esquecime que é tudo propaganda.

      1. Avatar de Nero
        Nero

        Tu queres ver que na Ucrânia só há ucranianos no campo de batalha?!
        LOLOLOLOLOLOLOLOLOL
        Deves ser um comediante … e tens jeito.
        Adicionemos ainda que se não fosse a ajuda externa que os ucranianos receberam, mesmo antes da guerra começar, a guerra já tinha acabado há dois anos atrás.
        Falo concretamente dos 60 mil homens treinados e equipados com material de guerra ocidental que os ucranianos tinham prontinhos para mandar contra os independentistas prórussos e contra a crimeia.
        Coitadinhos do ucranianos que são umas “vitimas”.

  5. Avatar de Pedro António
    Pedro António

    Sanções à Rússia? Ahahah… os europeus são tão ingénuos! Com a China ali ao lado, a Indía, o Irão, A Turquia, e, mais distante , mas igual, o Brasil…sanções de quê afinal?

    1. Avatar de Grunho
      Grunho

      Para haver sanções é preciso haver quem esteja disposto a cumprir. E só está disposto a cumprir quem ganha dinheiro com elas. Os europeus são mesmo otários.

  6. Avatar de há cada gajo
    há cada gajo

    Este processador é um NVIDIA Tegra Orin (T234) TE980M‑A1 (família Jetson Orin NX/Nano), fabricado em julho de 2022, com montagem na Coreia do Sul.

  7. Avatar de jorgeg
    jorgeg

    lolll,… tb encontraram um passaporte e de um agente russo junto com o drone,..

  8. Avatar de ummu
    ummu

    Isto dito pelos mesmos que “não forçam ninguém a entar em carrinhas”, deve ter a mesma credibilidade… ZERO!!!

  9. Avatar de Leonel matos
    Leonel matos

    Se bem me lembro há uma tempos atrás a China andava a comprar essas placas todas. Ainda deve ter ganho uma pipa de massa

  10. Avatar de B@tm@n
    B@tm@n

    A Nvidia vende material a criminosos. O que interessa é faturar.

  11. Avatar de Anónimo
    Anónimo

    “As ceroulas do Ti Jaquim e os drones russos”

    O Ti Jaquim, homem de sabedoria antiga e ceroulas grossas até ao pescoço, estava sentado à porta do café da aldeia, a olhar para o céu com os seus binóculos de brincar (uns óculos escuros riscados da feira).

    De repente, vira um zumbido lá no alto.

    — Ó compadre, aquilo é um passaroco ou é mais um daqueles drones russos com placas da NVIDIA? — pergunta o Zé da Mercearia, com um sorriso maroto.

    Ti Jaquim arregala os olhos e responde:

    — Eh pá, se for russo, não me espanta nada… aqueles gajos metem placas gráficas de gamer até nas panelas de pressão! Aposto que até as ceroulas deles têm IA!

    Zé ri-se:

    — Mas tu também não tiras as tuas ceroulas desde 82!

    Ti Jaquim endireita-se, indignado:

    — Pois é, e ainda funcionam melhor que muito drone: mantêm-me quente, fazem corta-vento e se as virarem do avesso ainda filtram propaganda!