Turbo vNAS TVS-871T, o primeiro NAS com Thunderbolt 2

53 Comentários

A QNAP Systems, Inc. anunciou recentemente o primeiro NAS com tecnologia Thunderbolt 2, o Turbo vNAS TVS-871T, com largura de banda de 20 Gbps e capacidade para vídeo 4K.

Este novo NAS possui também compatibilidade com os chassis de expansão de armazenamento Thunderbolt TX-500P e TX-800P.

QNAP-TVS-871T-NAS


Com elevada velocidade de transferência de um sistema DAS [Direct Attached Storage] e a conveniência de acesso de um NAS [Network Access Storage], o TVS-871T é uma solução de armazenamento extremamente flexível e eficiente para profissionais criativos que procuram otimizar grandes fluxos de trabalho de vídeo 4K e design.

qnap_03

O TVS-871T resolve o mais comum estrangulamento para fluxos de trabalho 4K: velocidade I/O e armazenamento. Este modelo oferece um desempenho sem paralelo para armazenamento de ficheiros de alta resolução e tarefas I/O intensivas de forma a aumentar a produtividade ao focar-se mais nos fluxos de trabalho 4K ou 3D.

David Tsao, gestor de produto da QNAP

Especificações principais

  • TVS-871T-i7-16G: Processador Intel Core™ i7-4790S 3.2 GHz quad-core e 16GB
  • TVS-871T-i5-16G: Processador Intel Core™ i5-4590S 3.0 GHz quad-core e 16GB DDR3 RAM

Modelo torre de 8 baías, motor de encriptação por hardware AES-NI; discos de 3,5″/2,5″ SATA 6Gb/s, 3Gb/s HDD ou SSD “hot-swappable”; 2 x portas Thunderbolt 2 de alta velocidade, 3 x USB 3.0; 2 x 10 Gigabit Ethernet (10GBased-T), 4 x 1 Gigabit Ethernet; 1 x HDMI

Chassis de expansão Thunderbolt 2

  • l TX-800P: unidade torre de 8 baías
  • l TX-500P: unidade torre de 5 baías

Discos de 3.5”/2.5” SATA 6Gb/s,3Gb/s “hot-swappable”; 2 x portas Thunderbolt 2 de alta velocidade

 

Disponibilidade e preço

O novo Turbo vNAS TVS-871T Thunderbolt 2 e os chassis de expansão de armazenamento TX-500P e TX-800P estão já disponíveis.

  • Preço TVS-871T-i7-16G é de 2499 euros + IVA;
  • Preço TVS-871T-i5-16G é de 2139 euros + IVA

QNAP

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RootMAXX
    RootMAXX

    Se realmente conseguir 20 GB/s, é um autêntico roubo em termos de custo/benefício (a beneficiar o consumidor).

  2. Avatar de Miguel
    Miguel

    2500€ é um roubo, por metade conseguimos fazer um nas a nossa medida com o mesmo desempenho.

    1. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Não percebes nada do que estás a falar…

      Com 10GbE? E Thunderbolt 2.0? E controlador RAID por hardware de 8 portas? E o software QNAP? Pois…

      1. Avatar de joao
        joao

        os discos não devem estar incluídos nesse preço

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          E quem falou em discos?

      2. Avatar de sa
        sa

        Sim há com tudo isso sem o Thunderbolt, e mais barato – quase 1000€ menos.

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          Claro que sim, quantos é que já instalaste nos escritórios dos teus clientes?

          Pois, xicos espertos…

      3. Avatar de Jorge
        Jorge

        Viva

        Onde é dito que o RAID é por hardware? Só um bom RAID de 8 portas por hardware deve custar pelo menos metade da unidade senão mais… Este tipo de coisas só tem RAID por software.

        Cumprimentos

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          A QNAP usa sempre RAID por hardware, sim, é caro, por isso é que isto custa mais de 2000€…

          1. Avatar de KV
            KV

            Olhe que não, olhe que não. O RAID da QNAP é por software, mas isso não quer dizer que seja pior que por hardware.

          2. Avatar de RootMAXX
            RootMAXX

            Não sei que QNAP é que tem conhecimento, mas nesta gama, são por hardware, sim!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      + o preço de 8 discos a volta 1800€ para os de 5tb.

      1. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        E depois? Iam agora oferecer os discos!?

  3. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    Ainda n compreendi porque é que esse padrão 10GbE está a demorar tanto a entrar no mercado
    Praticamente nem existem routers domésticos com este padrão

    1. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Muito dificilmente…

      A Intel não vai meter isso tão cedo nos seus chipsets, e os fabricantes de motherboards/portáteis não querem saber, porque o mercado é de nicho…

      A Intel não mete, porque lhe interessa puxar pelo Thunderbolt, que a AMD não pode ter…

      1. Avatar de Jorge
        Jorge

        Talvez por isso a Intel têm dos melhores conjuntos de placas 10GbE seja em fibra ou cobre e remarcadas por HP, Dell e outros.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          Exacto, placas EXTRA.

      2. Avatar de zemac
        zemac

        Estás a misturar as coisas. De facto o Thunderbolt foi invenção conjunta da Intel e da Apple que reservou o exclusivo durante 2 anos. Mas já estão no mercado placas PCIe com implementação do Thunderbolt e diversas motherboards de alguns fabricantes implementam Thunderbolt
        O Thunderbolt é eficiente na comunicação entre periféricos locais (ecran, discos, etc) e é na prática uma extensão para o exterior do PC do bus PCIe nada tem a ver com protocolos de rede tipo GbE.

        1. Avatar de Ruben
          Ruben

          En isso não garante nada, não faz nada nos portáteis e AIO, e a esmagadora maioria dos PCs vendidos

        2. Avatar de JBM
          JBM

          Isso não quer dizer que o Thunderbolt não pode ser usado como ligação de rede. Pelos menos os Macs suportam o uso do Thunderbolt para ligações em rede, imagino que no Windows isso também seja possível.

    2. Avatar de zemac
      zemac

      10 GbE não se destina ao mercado doestico mas sim a interligação de servidores

      1. Avatar de Ruben
        Ruben

        Por enquanto

      2. Avatar de RootMAXX
        RootMAXX

        Fantástico!

        Também há 10 anos dizias que GBE era para ligação de servidores e não doméstico!

  4. Avatar de Alcagoita
    Alcagoita

    Muita gente pensa que as NAS são quase todas iguais, mas de facto podem existir diferenças evidentes.
    É muito importante a qualidade dos discos que se colocam. Há discos para uso doméstico e outros que suportam estarem praticamente sempre em uso.

    Já tivemos várias NAS: 3 LaCies (avariaram), Thecus (não é má mas 2 dos HDDs em Raid 5 só funcionavam quando lhe apetecia, talvez problema do controlador) e 2 QNAP (sem problemas até agora), e vejo nesta muita qualidade.

    Não quer dizer que uma solução barata não sirva para o comum dos mortais para guardar as fotos e vídeos da família, os filmes, mas o barato sai caro se quiserem elevar o nível.

    1. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Avariar discos, é normal, se tiverem o uso… e os discos de “NAS” não são tão diferentes como as pessoas pensam…

      Mas é para isso que estas NAS servem… para te avariarem discos, e só substituíres por um novo, e continuar como se nada acontecesse…

    2. Avatar de Marco
      Marco

      pois só que o Thunderbolt faz a diferença.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        n era para ti como é óbvio. fujam da lacie

    3. Avatar de Pedro Fonseca
      Pedro Fonseca

      Alcagoitas, “…2 dos HDDs em Raid 5 …”, OI? Cumé?
      Que eu saiba para teres RAID 5 precisas de, no mínimo, três discos. O que referes tendo só dois discos ou é RAID 0 ou 1.

      1. Avatar de JBM
        JBM

        ou então ele está a falar que 2 dos discos de entre os discos duma configuração RAID 5, não eram fiáveis

  5. Avatar de zemac
    zemac

    É o primeiro com Thunderbolt 2 (da QNAP) … devendo esclarecer-se que há mais de 2 anos que no Tour-de-France se editam conteudos 4k em tempo real em unidades Thunderbolt 2 …
    Existem diversas motherboards com Thunderbolt 2 incorporado, que é reconhecido pelo Windows ou Unix, e este tipo de ligação não é NAS – é direct attached. Ou seja esta unidade é DAS (filesystem é criado pela máquina à qual está ligado) e NAS (tipicamente filesystem Linux, local, disponibilizando shares na rede.
    Já agora – para editar 4k em tempo real é preciso bem mais do que 20GB/s (ou 200Gbits/s) e o Raid nestas unidades é feito por software e com recurso a SSD’s para cache …

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      Nas ou DAS não se medem pelo tipo de ligação.

      A ligação thunderbolt é usada uma ligação de rede sobre thunderbolt, continuas a aceder por SMB, FTP, etc…

      1. Avatar de zemac
        zemac

        O Ruben, se assim é (rede sobre thunderbolt, que tambem existe) onde está a vantagem do Thunderbolt 2 (20 Mbs) se na rede são só 10Mbs ??? e o impacto do protocolo Ethernet na taxas de transferência (colisões, retransmissões, etc) ???

        1. Avatar de JBM
          JBM

          20mbs?
          O thunderbolt 2 dá 20 Gb/s em ambos os sentidos. Rede 10Mbs? A velocidade do Thunderbolt em rede depende da configuração do software de Bridge, por isso em teoria tem disponível os 20 Gb/s.
          A vantagem é que pode ter mais do que uma máquina a usar o NAS ao mesmo tempo.

    2. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      LOL, falar sem saber…

      Isto utiliza TCP/IP sobre Thunderbolt. E permite vários utilizadores ao mesmo tempo, é rede.

    3. Avatar de JBM
      JBM

      Thunderbolt 2 pode ser usado como interface para ligação em rede. Se leres a página do produto poderás verificar que o NAS suporta vários serviços de rede sobre o Thunderbolt, e permite ter 2 computadores a usar simultaneamente o NAS, via Thunderbolt.
      Quanto a editar 4k em tempo real tens aí uma profunda contradição. Primeiro dizes que no Tour-de-France se editam conteudos 4k em tempo real em unidades Thunderbolt 2, que é 20 Gb/s, depois vens dizer que é preciso mais do que 20GB/s (ou 200Gbits/s). Thunderbolt 2 é suficiente para edição de 4k e ainda ligar o monitor

  6. Avatar de zemac
    zemac

    na ultima linha queria dizer M.. em vez de G..

    1. Avatar de zemac
      zemac

      Fiz um comentário e a seguir outro corrigindo a ultima linha, mas só o da correção é que é publicado …

  7. Avatar de Me and me
    Me and me

    Querem nas a serio? Compram um servidor com discos SAS e controladora que faz RAID por hardware. Isso sim fazem um file server..
    Usar um nas para file server numa empresa é ma ideia.
    Sequerem armazenamento a serio, arranjam um SAN ligado por fibra optica a um file server com rede 10Gbps.
    Depois para acompanhar, workstations com rede a 10Gbps.
    Por fim uma infra estrutura para suportar isto tudo…

    2500€, +discos, compram um bom file sserver com raid por hardware e que pode ser expandido sempre que necessario

    1. Avatar de RootMAXX
      RootMAXX

      Bem se vê que sabes do que falas… ou não…

      1. Avatar de RootWhat
        RootWhat

        Tu é que parece que não sabes, enfim.

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Olha olha temos um especialista…. Ou não.

      3. Avatar de Me and me
        Me and me

        Sei, mas não tanto quanto tu claro…

        2500€ para um nas é mau investimento, especialmente se usarmos discos SATA…
        Discos SATA são para pc’s e não nas ou file server. Mesmo com disco SATA, mecânico ou SSD, “preparados” para tal, como a serie RED da WD, estes nunca terão o desempenho e fiabilidade de um SAS, mecânico ou SSD.
        Nas serve para backup, não para escritas e leituras continuas e com multiplos acessos em simultâneo. Para tal temos, lá esta, file server.

        1. Avatar de RootMAXX
          RootMAXX

          Isso de fiabilidade não tem nada a ver se é SATA ou SAS, são mecanicamente a mesma coisa. E existem versões SATA com tanta fiabilidade e performance como SAS.

          Para um mercado deste tamanho, SAS é uma estupidez, não arranjas discos em lado nenhum, ficam caros, não têm diferença, etc!

          Se isto fosse um menino de 20 baías ou mais, estávamos a falar de outra coisa, agora 8? LOL! Bem se vê que não tens experiência nenhuma!

          1. Avatar de Me and me
            Me and me

            SATA são tao fiáveis quanto os SAS?

            Tu è que não sabes o que falas….

          2. Avatar de Ruben
            Ruben

            Arranja lá estudos independentes a dizer que são

        2. Avatar de Jorge
          Jorge

          Caro Me and me

          O especialista não és tu, mas sim, alguém que dispara em todas as direcções, tem ar de raiz, mas pouco percebe do que fala. Ele sim é o grande especialista.
          Onde é que um QNAP alguma vez tem RAID por hardware (azar dele que trabalho com QNAP mas não só, e os conheço bem por dentro) além de outras bacoradas sobre discos, enfim.

          1. Avatar de me and me
            me and me

            eu entendi jorge… esta tudo na boa ;).

    2. Avatar de Hugo C
      Hugo C

      Efectivamente não gosto muito da QNAP já tive algumas ocorrências em 2 nas da Qnap equipados com 8 discos da WD (equipados de fabrica) onde a controladora de RAID basicamente avariou varias vezes e andar a brincar com 16 GB de informação não é muito agradável, e se formos comparar qualidade/preço é bem preferível um SAN ligado diretamente a um server, e a qnap a nivel de assistência deixa um bocado a desejar…
      Mas tambem digo SAN de preferência fujitsu ou dell que a HP não sei se é por usar por vezes discos SAS da WD que acho que nos servers e quipamentos HP que tenho os discos nao duram mais de um ano.
      e para nao dizerem que as avarias sao por as maquinas irem a baixo por falhas energéticas tenho os equipamentos com fontes redundantes e 2 UPS em circuitos separados e com gerador automático e as maquinas estao em ambiente controlado e monitorizado 24×7 basicamente um TEAR IV a nivel energetico

      1. Avatar de me and me
        me and me

        experimenta usar discos da HP nas maquinas HP.
        estranho o que estas a dizer porque as maquinas HP que tenho os HDD duram bastante. alguns com 7 anos a bombar e em zonas com ma electricidade…

        1. Avatar de Hugo C
          Hugo C

          Falha minha… é o que faz usar fujitsu, dell, HP e outras marcas tudo a mistura :3 nas maquinas HP estou a usar discos HP mas as falhas de discos sao mais evidentes na linha proliant com discos SAS 15k em meia duzia de meses ja foram uns 8 discos e a HP ja verificou o server e esta tudo ok
          Por acaso nao acho muito normal este caso do HP porque tenho maquinas com uso mais intensivo de HDD e so tenho uma ou outra falha muito ocasional mas também com uso intensivo e no meio de tantos disco é normal haver uma ou outra avaria para animar o dia

          1. Avatar de me and me
            me and me

            sim ams 8 discos nao acho normal.
            a linha proliant é a que mais uso. nunca tive problemas de hardware com eles.
            hdd avariar sim, mas normalmente por falta de refrigeração do ambiente o que leva os discos a falharem mais.
            8 discos em tao pouco tempo é muita fruta.. um batch defeituoso?
            como te disse, tenho HP’s com 7 anos a bombar sem parar. até eu ver um hdd a parar demora uns 5 anos.

          2. Avatar de Hugo C
            Hugo C

            como é uma situação anormal e a maquina ja esta a fazer 4 ou 5 anos para o ano devo de a substituir… tomar medidas preventiva ja que trabalho com dados sensíveis