TSMC reconhece que investir na indústria de chips dos EUA é um desperdício de dinheiro

15 Comentários

Nos últimos anos as notícias sobre a indústria de chips tem ganho uma maior notoriedade, muito devido à escassez de componentes provocada pela pandemia da COVID-19, onde as pessoas tiveram uma maior consciência da importância deste setor.

Mas há agora uma informação curiosa, pois segundo a gigante TSMC, a maior fabricante do mundo de semicondutores, o investimento na indústria de chips dos Estados Unidos da América é um desperdício de dinheiro.



Investir em chips dos EUA é um desperdício de dinheiro, diz TSMC

De acordo com as informações, o fundador da TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), Morris Chang, deu uma recente entrevista onde basicamente reconhece que a tentativa dos EUA em aumentar a sua produção de chip será “um exercício fútil e dispendioso”.

A opinião do executivo da gigante taiwanesa deve-se a uma combinação de fatores, como a grave e acentuada escassez de talentos no setor da manufatura, a par dos custos mais elevados do fabrico de chips nos EUA do que em Taiwan. Morris diz mesmo que esta produção ficaria 50% mais cara.

Morris Chang – CEO da TSMC

Por outro lado, o executivo reconhece que a oferta de talentos de design nos Estados Unidos é a melhor do mundo. E adianta que “Taiwan tem muito pouco talento em design e a TSMC não tem absolutamente nenhum. Mas para desenvolver e fazer crescer uma indústria de fabrico de chips bem-sucedida, os EUA precisariam de lidar com a sua própria grave escassez de talentos em fabrico“. Morris explica ainda que:

Os custos de fabrico nos Estados Unidos são simplesmente proibitivos, e a TSMC tem dados para provar isso graças a 25 anos de fabrico na sua fábrica de Oregon. A fábrica é lucrativa, mas os planos de expansão foram praticamente abandonados. Éramos extremamente ingénuos ao esperar custos comparáveis, mas fabricar chips nos EUA é 50% mais caro do que em Taiwan.

O CEO da giganta taiwanesa afirma no entanto que a produção nos EUA irá aumentar, nem que seja pouco. Mas acredita que “haverá um grande aumento no custo por unidade e será difícil para os EUA competir internacionalmente“.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de O Pratico
    O Pratico

    Pronto, está na hora de os EUA parar suporte militar a Taiwan para mudarem de ideias. Mais vale mais caro do que ser bombardeado pela china.

    1. Avatar de Carlos Fernandes
      Carlos Fernandes

      Os EUA ainda não tem medo da força militar Chinesa. Ps todos temos o dever de lutar, de todas as formas, contra os ditadores

      1. Avatar de adbux
        adbux

        Vamos deixar de importar petróleo da Arábia Saudita, pois é um dos piores países em termos de direitos humanos e liberdades.

  2. Avatar de pouco sabe
    pouco sabe

    Acho que não é só a falta de talento é o custo de mão de obra, para produzir barato tens de de ter bons processos de produção e também mão de obra barata.
    Mas também estar completamente dependente de Taiwan, não é muito bom.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Taiwan tem mão de obra barata? Essa é boa. Têm um GDP per capita praticamente igual ao americano, mais de 50% acima do português, e têm um salário médio mensal perto dos $4500. Portugal não é o melhor exemplo para comparar, mas o salário médio por aqui ronda os 1300€. Por essa ordem de ideias, aqui é que seria bem baratinho fazer chips LOL.

  3. Avatar de Luis Gomes
    Luis Gomes

    Está a ver que o chão lhe vai sair debaixo dos pés…

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      +1

      As máquinas, energia e instalações custam o mesmo; não acredito que o salário de um trabalhador altamente qualificado em Taiwan seja muito inferior a um nos EUA; assim como não acredito que não pudessem enviar alguns de lá para os EUA.

      Daí que desta mensagem tiram-se duas conclusões:
      1) a TSMC explora e paga mal aos seus trabalhadores

      2) o medo que os clientes como Apple e AMD produzam nos EUA/ Euros é muito alto

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Estás-te a esquecer que o custo de vida em ambos os países não é sequer comparável.

  4. Avatar de Joao
    Joao

    “Vamos explorar trabalhadores de outros paises, e proteger os nossos”

  5. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Esta tudo ligado. Actualmente ou de à umas decadas para cá caso não tenham reparado os ” ditadores ” são pela ” finança ” ( as empresas de rating por exemplo ) ou a tal não falada ” violência econômica ” . Estas coisas não são faceis ou simples de se falar porque também estão ligadas a estratégias de fundo imperialistas ( U.S.A.; China; Russia , só para sitar algumas ou as com maior visibilidade no momento). Trata-se portanto de temas de tal ordem complexos que dissecar num comentario ficaria e fica sempre incompleto, inconscientemente e de dificil compreensão. Teriamos de ir ao inicio da emissão de divida dos varios Paises…, e as suas varias politicas, sejam as internas como as externas.
    O que podemos facilmente verificar são as dividas de cada Pais, mas, como já ocorreu com a Grecia, que teve a ” ajuda ” da Goldman Sachs ” para aldrabar as contas ou os números para a mesma Grecia entrar na C.E.E…. Facto que beneficiou directamente os U.S.A. directamente . Sabem qual é a divida dos U.S.A.?
    É superior a 134%, da Russia 19%.
    Volto a lembrar que foram e são os ocidentais, graças à sua gula e falta de escrúpulos e visão para alem do lucro facil que migraram as suas indústrias para a china ou Asia, portanto premiaram o tal sistema ao ponto dos mesmos hoje serem as fabricas do planeta… mas empobreceram os seus Paises no final das contas e esta é ou será uma lição que sairá sempre muito mais cara. Até podem dizer como o outro “… vamos dar o golpe em quem quisermos …” , mas acabaram sempre por se revelar, mas tambem por sofrer consequências. E esta é uma delas.

  6. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Estão como medo de perder a mama.

  7. Avatar de Sórrir
    Sórrir

    O meu concorrente é sempre pior, mais caro e ineficaz que eu. Claro que quem começa agora tem de investir sem ter vendas no imediato. Mas já se viu que quem é dependente nos negócios é estúpido.

  8. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Correção – Inconsistente e não inconcintemente.

    Sorry !

  9. Avatar de popo
    popo

    popo. Produzir em Portugal é que está a dar. Baixos ordenados e povo submisso.

  10. Avatar de João Cabrito
    João Cabrito

    Especialmente se houver uma guerra nuclear… taiwan esta a apostar no cavalo errado..
    Mas também é verdade que cada um com o seu dinheiro faz aquilo que quiser, e portanto taiwan pode investir nos EUA, mas a primeira coisa que vai acontecer é que os EUA vão roubar o knowhow dos Tawaneses..
    Em outras palavras.. os EUa vão comer o kunami a Taiwan.