TSMC e Sony juntas para a construção de uma fábrica de chips no Japão

9 Comentários

O mundo tecnológico está a sofrer significativamente com a escassez de chips. E tal não significa que as fabricantes não estejam a dar tudo por tudo para entregar aos clientes o máximo de componentes possível. Acontece é que a pandemia provocou um enorme aumento da procura, enquanto que a oferta ficou fortemente condicionada nas fases de maior confinamento.

Assim, a maior fabricante de componentes do mundo, TSMC, estará a finalizar uma parceria com a gigante Sony para, juntas, avançarem com a construção de uma nova fábrica de chips no Japão, no valor de 7 mil milhões de dólares.



TSMC e Sony em parceria para fábrica no Japão

De acordo com as informações mais recentes, a TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company), maior fabricante de chips do mundo e a Sony estão a considerar a construção conjunta de uma fábrica de semicondutores na zona oeste do Japão. A notícia acontece numa altura em que a escassez de chipa assola o mercado tecnológico, podendo assim esta ser uma arma contra este problema.

Segundo os detalhes, o investimento total deste projeto rondará os 800 mil milhões de ienes, cerca de 7 mil milhões de dólares (~6 mil milhões de euros). No entanto o governo japonês deverá participar com metade desse valor, com o compromisso de que o fornecimento do mercado do país seja prioritário.

Há também a indicação que a Denso, que é a principal fabricante de peças de automóvel japonesa e membro do grupo Toyota, está interessada em também participar do negócio através da configuração de equipamentos no local.

Leia também: Toyota vai reduzir a produção em 40% por falta de chips

Investimento interessa à Sony para garantir produção de sensores

A fábrica deverá ficar localizada na região de Kumamoto, num terreno que pertence à Sony, adjacente à sua fábrica de sensores de imagem. Segundo as fontes, a fábrica irá produzir semicondutores usados em sensores de imagem de câmaras, chips para automóveis entre outros produtos. Estima-se que as instalações iniciem o fabrico em 2024.

Caso se concretize, esta será então a primeira operação de produção de chips da TSMC no Japão. No caso da Sony o interesse prende-se com o facto de a empresa querer manter a estabilidade da rede de fornecimento no meio de uma escassez de chips. No entanto a fabricante taiwanesa diz que algumas empresas estão a provocar artificialmente a falta de componentes.

Para já, a TSMC e a Sony recusaram tecer comentários sobre esta notícia.

Esta já não é a primeira vez que surge a hipótese de a TSMC investir com a sua atividade em solo japonês. Mas parece que agora esta é uma possibilidade cada vez mais certa.

Comentários

9

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Mas é para construir a fábrica na Alemanha. Que anda esta empresa a pensar? Provavelmente os alemães até lhes pagariam para fazerem lá a fábrica.

    1. Avatar de Cristina Rodrigues
      Cristina Rodrigues

      Não sei não , a Tesla andou la a criar uma fábrica e só tiveram problemas, parte dos problemas foram por causa dos nazis climáticos.

      1. Avatar de Joao Ptt
        Joao Ptt

        Certo, mas esses não são quem paga as contas no final do dia, e seria certamente o estado a financiar as obras.
        Qual é o país (estado) que não gostava de ter uma fábrica própria de chips de última geração?

      2. Avatar de Adeus
        Adeus

        Nazis climáticos? Tenha juízo

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      E os ordenados? e as condições de trabalho, interessam?

  2. Avatar de Nuno
    Nuno

    Estão a preparar se para depois da invasão de da China

    1. Avatar de Joao Ptt
      Joao Ptt

      Provavelmente sim, mas não é muito inteligente instalarem-se no Japão, mais valia um país como os EUA ou um mais neutro tipo Brasil, se instalarem-se na Europa (Alemanha) estiver fora de causa.
      Porque em caso de conquista total de Taiwan, o alvo seguinte lógico é precisamente o Japão devido a terem descoberto gás para os lados de ilhas do Japão…. e claro que a China automaticamente decidiu que como gás lhes interessa, então aquilo é deles e ninguém mais tem direito… só que ao contrário de Taiwan o Japão já é um alvo um pouco mais complicado e como é reconhecido em todo o lado dificilmente em caso de guerra os outros países todos da região incluindo EUA não irão intervir… porque do contrário é provável que a China leve a guerra até eles e ganhe.

  3. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Achas que os usa vão permitir que a China anexe territórios… Pensa bem compra mas é uns comprimidos de iodo

  4. Avatar de KeyboardWarrior
    KeyboardWarrior

    Com esse comentário mostras ser mais uma negacionista das alterações climáticas……