TSMC diz que algumas empresas estão a provocar artificialmente a escassez de chips

25 Comentários

A escassez de chips é um dos mais graves problemas do momento na indústria tecnológica. Como sabemos, vários setores estão a ser fortemente afetados, e as pessoas estão com dificuldades em conseguir os equipamentos que procuram. A pandemia da COVID-19 é a principal responsável por esta situação, no entanto parece que nem tudo é o que parece.

De acordo com a gigante TSMC, algumas empresas do setor estão a provocar artificialmente a escassez de chips. Ou seja, há empresas na rede de fornecimento que acumulam stock de componentes e aumentam os preços dos mesmos.



Será que a escassez de chips não é como se pensa?

A TSMC (Taiwan Semiconductor Manufacturing Company) é atualmente uma das maior e mais importantes fabricantes de chips do mundo. A empresa taiwanesa fornece algumas das mais poderosas marcas tecnológicas, sendo, por exemplo, responsável pelo fabrico dos chips dos equipamentos da Apple.

Mas Mark Liu, presidente da TSMC, falou agora à revista TIME sobre o flagelo da escassez de chips. O executivo deixou uma acusação importante que nos pode ajudar a compreender melhor o que se passa, afinal, nesta situação. Liu referiu que uma parte da escassez de chips poderá estar a ser provocada artificialmente por uma ou mais empresas da rede de fornecimento de chips.

Mark Liu, presidente da TSMC

Nas declarações, o presidente não revela nenhum nome para esta acusação. No entanto tenta assim limpar o nome da TSMC, pois muitos julgam que o facto de o mercado ter sofrido um aumento de preços se deve à limitação que a fabricante tem de não conseguir garantir uma produção adicional em casos de emergência.

De acordo com Mark Liu, o setor automóvel, por exemplo, apontou de imediato o dedo à TSMC, uma vez que consideravam a fabricante como principal responsável pela escassez de chips. E Liu esclareceu:

Eu disse-lhes “vocês são os clientes dos meus clientes. Como eu poderia [dar prioridade a outros] e não vos dar chips?”.

Há empresas a armazenar chips e a aumentar os preços

Dessa forma, o executivo reuniu uma equipa para investigar o que se estava a passar e apurar quais eram os clientes que realmente estavam a ficar sem stock. E também determinar quais os clientes que poderiam estar a armazenar chips ‘no colchão’ para benefício próprio, o que resultaria numa falsa escassez de componentes e aumento dos preços.

Como resultado, a TSMC decidiu reduzir o stock fornecido às empresas que acreditava estarem a armazenar stock quando ainda tinham componentes. E também aumentar o fornecimento às empresas que acreditava estarem verdadeiramente sem stock. Assim, embora a decisão não tenha sido muito bem vista por algumas empresas, parece ter sido a mais justa dada a situação atual.

Em suma, a TSMC sugere que o problema não são os seus clientes, mas sim os intermediários e distribuidores que acumulam chips sem necessidade e, intencionalmente, aumentam os preços dos mesmos para saírem a ganhar.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    Quando eu disse isto, aqui, acusaram-me e estar a conspirar… Afinal…

    1. Avatar de Indignado
      Indignado

      Não ligues. quem ri por ultimo ri sempre melhor …

    2. Avatar de Elektro
      Elektro

      Estás em Portugal, onde as ideias contrárias ao próprio umbigo são sempre punidas com pena máxima e rotuladas como conspiração.
      Não podes dizer o que pensas, tens de escrever com base na Ordem dos Tudólogos e nos seus estudos fictícios financiados por uma falta de bom senso .

    3. Avatar de just_saying
      just_saying

      Qualquer coisa dita sem provas é conspiração ou simplesmente mentira. Este CEO veio dizer isso e nao apresentou provas, logo está a conspirar contra empresas concorrentes. Qualquer pessoa pode dizer o que lhe apetece, não pode é esperar que alguém acredite na sua palavra só porque sim.

      1. Avatar de Damastor
        Damastor

        Basta ler o texto! Ele não está a acusar empresas concorrentes mas sim os intermediários/Distribuidores de estarem a fazer stock de chips para aumentar artificialmente os preços e a maior prova é uma empresa chamada Apple que não tem sido mt afetada pela falta de chips… porquê? Não tem intermediários!

        1. Avatar de Tadeu
          Tadeu

          A Apple tem intermediários em muitos chips. Não tem é para alguns chips seus, mas isso não evita ter problemas com os outros componentes.
          A Apple não ter problemas até aqui tem mais a ver com a sua escala de uso e a excelência da sua logística e política de contratos, sendo que já avisou que também espera vir a ter problemas nos próximos tempos.

        2. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Não tem sido afectada porque não faz stock, escoa tudo.
          E também porque compra em muito maior quantidade.

          1. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            não “fazer” stock não é justificação, pelo contrário, já que não ter stocks próprios tornaria uma empresa mais sensível à escassez de componentes dum fornecedor.

      2. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        Tens razão. Inquebeu fiz na altura, foi levantar essa questão, uma hipótese, que foi logo descartada por “conspiracionismo”. Este CEO levantou a mesma hipótese e, para além de estar dentro do mercado (ao contrário de mim), ainda investigou e agiu em conformidade. Pode ter provas e não as divulgar, porque não lhe é conveniente, ou pode não ter provas, mas fortes suspeitas. Não posso dizer que é verdade, mas também não podes dizer que é mentira (pelas mesmas razões). A sabedoria popular diz que “onde há fumo, há fogo”.

    4. Avatar de AqueleAmigo
      AqueleAmigo

      Conspirar porquê?
      Isso faz todo o sentido. Compro chips a 10€ vendo a 20€ .. mas se o mercado precisar deles com urgência vendo a 500€

      Faz todo o sentido.

  2. Avatar de ETH
    ETH

    Vejo bolhas prontas a rebentar por todo o lado, bolhas energéticas, imobiliário, chips, empresas marítimas, dividas soberanas, stocks, S&P500. Estados Unidos sempre a imprimir dinheiro, vão ter que aprovar em congresso o aumento do tecto da divida, vem ai o papão, é só esperar…

    1. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Imobiliária ainda não vi a rebentar, pelo contrário.

  3. Avatar de Guilherme Lino
    Guilherme Lino

    Teorias da conspiração. Isto é desinformação e devia ser removido! /s

    Empresas a armazenar, ou a utilizar para criar um ataque dos 51% no bitcoin

    1. Avatar de Mata
      Mata

      provavelmente não será do teu tempo, mas isto já foi feito no passado. não em chips, mas sim em arroz. pergunta a alguem com mais idade que certamente se vão lembrar

      1. Avatar de José
        José

        Com arroz, leite, café, frutas e até peixe! Houve gente a deitar ao mar milhões de produtos para manter os preços altos. Quanto a mentiras e notícias falsas, sempre em toda a História as houve, a diferença, é que hoje há criaturas sagradas cuja opinião não pode sob qualquer pretexo posta em causa. O povo antigamente dizia que se apanhava mais depressa um mentiroso que um coxo, agora, até os mentirosos profissionais passaram a ser criaturas divinas a sua palavra a dogma sagrado. O problema, é que são demais ao ponto de não sabermos bem aonde mora a Verdade, que foi sempre o desígnio de toda a busca e humana, quera nivel filosófico, religioso quer a nivel científico. Verdade? Dá trabalho e não excita uma sociedade inculta e alheada do mundo em que realmente vive.

  4. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    também já tinha pensado nisto, mas cada vez mais é difícil saber o que é verdade/mentira

    1. Avatar de José
      José

      Temos de ser nós a investigar a estudar e a escolher outros que não seguem modas nem se deixaram corromper – e dizem ser esta a “geração melgor preparada de sempre”! Eu considero-a muito ignorante e cheia de preconceitos. É difícil encontrar honestidade e valor, mas ainda há por aí gente dessa.

  5. Avatar de Luis Costa
    Luis Costa

    Porque isto não será uma boa oportunidade para certas empresas mais honestas venderem abaixo do preço inflacionado (o preço antes da escassez) e conseguir muitos clientes? Por mais atrasos nas encomendas pelo menos criará mais confiança com os seus compradores

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Isso acontece porque a grande maioria das pessoas apenas pensa em consequências (e lucros) a curto prazo. Como as empresas são constituídas por pessoas, aí tens a tua resposta…

      1. Avatar de José
        José

        Pessoas imbecis, “armadas” em “patos-bravos”! Sempre os houve.

  6. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    ” por exemplo, responsável pelo fabrico dos chips dos equipamentos da Apple”

    Como poderia ser Google, Microsoft, Wolkwagen…
    Enfim. Mais do mesmo.

    1. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      A Apple é o maior cliente da TSMC…

      1. Avatar de ToFerreira
        ToFerreira

        *Wolkwagen

      2. Avatar de José
        José

        Deve ser um “wagen” (carro) sem o “Volks” (povo). Um automovel tipo Flintstones ou então a banda de rock, cujo nome quer dizer “rios” temos então: o carro dos rios, um anfíbio então;)