Top 10 dos Supercomputadores do mundo

42 Comentários

O primeiro lugar dos supercomputadores mais rápidos do mundo pertenceu durante algum tempo ao Sunway TaihuLight da China, lugar que foi recentemente roubado por um supercomputador norte-americano, o Summit, com um poder computacional de mais de 122 mil teraflops.

Atualmente, estas são as 10 máquinas mais poderosas do mundo.

Summit - supercomputadores


A China têm-se vindo a destacar no universo dos supercomputadores, sendo detentora de algumas das máquinas mais poderosas do mundo, nomeadamente o Sunway TaihuLight, considerado o supercomputador mais potente do mundo durante os últimos 2 anos.

Hoje são os Estados Unidos que albergam o supercomputador mais poderoso que resulta de uma parceria entre a IBM e o ORNL, o Laboratório Nacional de Oak Ridge, do Departamento de Energia Norte-Americano.

Esta máquina é composta por 4608 servidores, cada um com 2 processadores IBM Power9, cada um com 22 núcleos e 6 GPUs Nvidia Tesla V100 GPUs. No total o sistema tem 10 petabytes de memória. Para o seu funcionamento, o Summit utiliza 15 mil litros de água por hora, para arrefecimento. Todo este sistema ocupa um espaço equivalente a 2 campos de ténis.

 

O Top 10

O gráfico seguinte, desenvolvido pela Statista, baseia-se na lista do TOP500 e classifica os 10 principais supercomputadores com base no seu desempenho computacional.

São os Estados Unidos que se destacam com mais máquinas a integrar esta lista dos supercomputadores mais poderosos e a China que se encontra em segundo e quarto lugares com duas das mais poderosas máquinas.

Comentários

42

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Poulos
    Poulos

    IBM, pc, Windows, a tripla imbativel.
    Adoro, pena nao ter mac a correr nestas machines.

    1. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Servidores Mac OS?

      1. Avatar de Poulos
        Poulos

        Yes, são os melhores.Não conhece ainda?

        1. Avatar de Mentecaptor
          Mentecaptor

          Claro, usados em todo o lado 😀

    2. Avatar de Susej
      Susej

      Sabes que o SO daquilo é linux certo?

      1. Avatar de Poulos
        Poulos

        Não senhor, esta enganado, é mesmo windows.
        Devia era ser mac, mas o loby não deixa

        1. Avatar de PTdoNorte
          PTdoNorte

          és tão ignorante, ao menos cala-te se não sabes do que falas
          um qualquer servidor empresarial ou estas máquinas usam linux

          1. Avatar de LooLer
            LooLer

            PTdoNorte acho que o ignorante es tu por não perceberes que isto e uma piada 🙂

      2. Avatar de Poulos
        Poulos

        o windows esta em todo o lado, no ceu, no ar no mar na terra, etc

      3. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        Não sei se troll ou ignorante este Poulos. Todas estes supercomputadores no top 10 correm Linux. Mesmo que que quissesem meter Windows não dava porque o máximo de memoria RAM que suporta é 24TB.

      4. Avatar de João Lemos
        João Lemos

        Para alem que nem windows nem mac os sequer suportam estes processadores…

    3. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      mac em supercomputadores…. 😀

      deve ser de certo linux, ou unix.

  2. Avatar de Mentecaptor
    Mentecaptor

    “15 mil litros de água por hora” O.O

    1. Avatar de Poulos
      Poulos

      Yes, o windows é muito poupado nos gastos. Não sabia disso tb?

      1. Avatar de Mentecaptor
        Mentecaptor

        Gastos? Funciona a água em vez de eletricidade, ou tem um sistema gerador tipo moinho?

        1. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Penso que a água é apenas para promover o arrefecimento do computador, ou seja, não se trata de um consumo de água mas sim o caudal de água que circula no sistema para efectuar o transporte/dissipação de energia. Se considerarmos que esse caudal sofre um diferencial de 10 ºC entre a ida/retorno estámos perante ~174 kW de energia térmica libertada pelo sistema. Caso a solução utilizada para dissipar esse energia seja uma torre de arrefecimento existe consumo de água (evaporação), caso seja um chiller não existe consumo de água.

          1. Avatar de arc
            arc

            Nem mais.

          2. Avatar de Mentecaptor
            Mentecaptor

            Exato.

    2. Avatar de Amilcar Alho
      Amilcar Alho

      Se fosse cerveja, ui ui!!! 😀 😀 😀

      1. Avatar de arc
        arc

        Ó Amílcar, tu também só pensas em Louras?!?!
        E as morenas, as ruivas, as sardentas ???

  3. Avatar de sakura
    sakura

    Windows?????
    https://www.ornl.gov/news/ornl-s-summit-supercomputer-named-world-s-fastest

    “””and runs a standard Linux operating system from Red Hat in Red Hat Enterprise Linux. “””

    1. Avatar de Poulos
      Poulos

      No no, windows server modificado para elevada disponibilidade. Tb não conhece?

      1. Avatar de Pedro Fonseca
        Pedro Fonseca

        Windows Server modificado? Sim, até por que o windows é open source e tudo…

    2. Avatar de Poulos
      Poulos

      esse link e virus, o avast nao abre.xiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

      1. Avatar de Criticao
        Criticao

        Caro Poulos, não insista em engrupir os leitores.
        O SO do Summit é Linux.
        https://www.olcf.ornl.gov/for-users/system-user-guides/summit/system-overview/#operating-system
        “Summit is running Red Hat Enterprise Linux (RHEL) version 7.4.”

  4. Avatar de Susej
    Susej

    Há sempre um a “comentar”….

    1. Avatar de arc
      arc

      Há pois e aumenta exponencialmente a cada minuto!

  5. Avatar de Mc
    Mc

    Acho graça quando falam de um super computador. Para mim aquilo é um array de computadores. Um dia destes vou reunir um trilião deles e vou bater o recorde.

    1. Avatar de Mentecaptor
      Mentecaptor

      Uma questão de definição e não está errada.

    2. Avatar de Hefesto,o Grande
      Hefesto,o Grande

      “Um dia destes vou reunir um trilião deles e vou bater o recorde.” AH,AH,AH,NEM EM SONHOS !! 😀 😀 😀

    3. Avatar de Jardador
      Jardador

      Concordo perfeitamente é basicamente uma array… o habitual.

  6. Avatar de Filipe Silva
    Filipe Silva

    Eu pensei que antigamente os computadores eram grandes mas agora ainda são maiores… retrocesso tecnologico

  7. Avatar de Hefesto,o Grande
    Hefesto,o Grande

    Esse supercomputador da IBM(Summit) é qualquer coisa do outro mundo !! Só em manutenção e custos de conservação o que não se gasta !! —»”Para o seu funcionamento,o Summit utiliza 15 mil litros de água por hora, para arrefecimento.Todo este sistema ocupa um espaço equivalente a 2 campos de ténis.” 15 MIL LITROS DE ÁGUA POR HORA ?? Meu Deus do céu,o que se gasta,foge !! 🙂

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Deviam meter nitrogénio nisso.

      1. Avatar de Hefesto,o Grande
        Hefesto,o Grande

        Tenha vergonha do que diz !! Sinceramente !! 😐

    2. Avatar de Vitor Correia
      Vitor Correia

      Seria interessante saber se este é um sistema aberto ou fechado. Se for aberto o gasto de água é brutal!

  8. Avatar de NT
    NT

    Porque é que tem que correr em linux?

    https://docs.microsoft.com/en-us/windows/desktop/Memory/memory-limits-for-windows-releases#physical-memory-limits-windows-server-2016

    E depois de analisarem bem o link vejam as especificações do bixo “(…)2 processadores IBM Power9, cada um com 22 núcleos e 6 GPUs Nvidia Tesla V100 GPUs. No total o sistema tem 10 petabytes de memória. ”
    E repito 10 PENTABYTES de memória…

    1. Avatar de PTdoNorte
      PTdoNorte

      o problema de correr linux não tem nada haver com memoria ou cpu, mas sim pelo SO em si

  9. Avatar de arc
    arc

    Ena, mais um inicio de manhã a aprender.
    Ó Poulos, não me diga, Windows, Mac?
    Não será antes Free DOS?

    É cada NABO!!

  10. Avatar de arc
    arc

    Ena, outra pérola, “array”!!!
    Tá certo, sempre a aprender!

  11. Avatar de Sr. Velho
    Sr. Velho

    Pena que não consigam correr o minecraft com pelo menos 60 Fps. 🙁

  12. Avatar de Looper*
    Looper*

    Deixo aqui algumas estatísticas que poderão interessar.
    – a soma de todo o top500 em 2004 e igual ao mais fraco supercomputador em 2018.
    . em 2001 o supercomputador em 1º tinha um desempenho de 7.2TFlop/s, atualmente um gpu de 300€ tem o mesmo desempenho.
    – um sistema com 4 gpu’s de 2018 igual ao 1º lugar da lista em 2004 com 35.97.2TFlop/s.
    – dos 7 primeiros supercomputador, 5 utilizam nvidia gpu’s.

    o top100 do 3dmark all of fame é contituido por sistemas de 4 gpu gtx 1080ti mais de 45.2 TFlop/s (FMA)(stock), 452TFlop/s.