Thunderbolt 5: 80 Gbps para transferências de dados

10 Comentários

Os computadores com a funcionalidade Thunderbolt 4 começaram a ser vendidos no ano passado, mas, de acordo com informações recentes a Intel já está a trabalhar no Thunderbolt 5.

Segundo rumores, o padrão de comunicações da próxima geração pode suportar velocidades de dados de até 80 Gbps, mantendo o conector USB-C.

Thunderbolt 5: 80 Gbps para transferências de dados


O padrão de comunicações Thunderbolt tem vindo a evoluir bastante. De relembrar que, por exemplo, o Thunderbolt 3 suporta comunicações até 40 Gbps com conectores USB tipo C, sendo que a nova versão do protocolo deverá duplicar essa capacidade.

A revelação foi feita por um executivo da Intel, que publicou uma imagem no Twitter e que posteriormente a eliminou.
Gregory M Bryant publicou uma série de fotos de uma visita ao centro de investigação e desenvolvimento da Intel em Israel e, por engano/distração publicou também uma foto com as especificações do Thunderbolt 5.

Thunderbolt 5: 80 Gbps para transferências de dados

Thunderbolt 5 deverá usar tecnologia de modulação PAM-3

Um elemento incomum na imagem era a menção ao uso de uma “nova tecnologia de modulação PAM-3: Pulse Amplitude Modulation”. Tal significa que a Intel tem intenções de  apostar num sistema de fluxo de bits completamente diferente do normal.

O processo de modulação consiste numa operação realizada sobre o sinal ou dados a transmitir, que produz um sinal apropriado para a transmissão sobre o meio de transmissão em causa. A escolha da técnica de modulação permite “moldar” as características do sinal a transmitir e adaptá-lo às características do canal.

A modulação da amplitude do impulso (PAM) consiste na utilização de impulsos com amplitudes diferentes para representar símbolos diferentes. Na sua forma mais simples são utilizados impulsos com duas amplitudes diferentes, o que correspondo à modulação OOK se uma das amplitudes for nula. Se forem utilizados impulsos com mais que duas amplitudes diferentes, estamos em presença de modulação multinível.

Comentários

10

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Álvaro Campos
    Álvaro Campos

    Porra!
    Cheguei a usar discos com menos largura de banda!

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Todos nós! Um disco mecânico típico pode estar ligado por SATA III, mas nunca terá taxas de transferência muito superiores a 120MBps.

      80Gbps é quase 100 vezes mais rápido!

  2. Avatar de MS
    MS

    Talvez os eGPU’s se tornem viaveis com TB5

    1. Avatar de cel
      cel

      então não jogas, eu ganhei uma viagem ao futuro com a maquina do tempo, mais um que num lado só vai dizer mal, aqui vem pregar mentiras do que mais uma vez não conhece.

      deves ser o maior ai do teu quarto, quando os teus pais não estão, vens para net dizer barbaridades.

    2. Avatar de PeFerreira98
      PeFerreira98

      São viáveis com TB3/4 mas com degradação de performance na ordem dos 15/30% (Quanto melhor a GPU mais % de degradação).
      Dá para usar e jogar até, mas não 4K60 HDR como certas pessoas erradamente sugerem. Nada como fazer a nossa propria pesquisa e ver builds e experiências de outras pessoas.

      https://egpu.io/best-external-graphics-card-builds/

      https://egpu.io/forums/builds/2017-15%e2%80%b3-aorus-x5-v7-gtx1070-7th4chk-rtx2080-32gbps-tb3-razer-core-x-win10-%ed%91%b8%eb%a5%b8%eb%b0%94%eb%9e%8c/

  3. Avatar de Azeitugalia
    Azeitugalia

    Isto…
    Ando a sonhar à anos ter um ultrabook com CPU minimamente decente que eh só chegar a casa e Dockar com Ecrã ultra wide+teclado+rato+eGPU

    1. Avatar de Blackbit
      Blackbit

      Ultrabook? Porque não o telemóvel? 🙂

      1. Avatar de iDroid
        iDroid

        Porque os telemóveis ainda não têm sistema operativo Windows ou macOS…

        1. Avatar de PeFerreira98
          PeFerreira98

          No entanto consegues instalar ambos os OSs em mobile processors.
          O problema está mesmo na arquitetura ARM que ainda não está a par da x64.

      2. Avatar de azeitetugalia
        azeitetugalia

        Porque não tens thunderbolt em ARM a não ser no m1?
        E porque num ecrã de télemovel não consegues trabalhar?