Surface Pro 4 tem problemas de ecrã e a solução não é normal

63 Comentários

O investimento da Microsoft no seu hardware tem sido, nos últimos anos, muito elevado. Depois de ter inventado a forma certa, através do Surface, tem sabido manter o interesse do mercado ao renovar estes equipamentos.

Infelizmente têm existido problemas, alguns bem graves, que têm manchado a sua reputação. O mais recente chega com o Surface Pro e com o seu ecrã, que está a apresentar uma cintilação anormal.

Surface Pro 4

A linha Surface mostrou ser uma excelente aposta da Microsoft no campo dos computadores portáteis. Ao misturar um portátil com um tablet, consegue dar a portabilidade necessária, ao mesmo tempo que garante a potência necessária para a realização da totalidade das tarefas, mesmo as mais exigentes.

O problema dos Surface Pro

O novo problema está a impedir a utilização destas máquinas, uma vez que o ecrã começa a apresentar uma cintilação anormal, tremendo ao ponto de não permitir ser usado. Alguns utilizadores relatam que já tiveram o problema resolvido com uma atualização, mas que terá regressado com a chegada de outra.

Esta questão que agora está a ser reportada parece não ser nova e afeta centenas de utilizadores destes equipamentos. Existem centenas de queixas e de relatos.

A solução temporária para este problema

Esta falha parece estar associada a um problema de hardware e ocorre com o aquecimento anormal do ecrã durante a utilização. A solução que alguns utilizadores encontraram para este problema passa pela sua colocação dentro do frigorífico, para acelerar o arrefecimento. Há quem refira que consegue meia hora de trabalho após 10 minutos no congelador.

É claro que esta não é a solução desejada para este problema, até porque poderá trazer outros maiores. O caricato da situação é que esta falha parece surgir pouco depois do fim da garantia do equipamento, inviabilizando a sua troca por um novo ou recondicionado.

A Microsoft já reconheceu o problema e estará a trabalhar no sentido de o resolver. Infelizmente não o deverá conseguir resolver com software, uma vez que o problema parece ser físico e associado ao hardware.

Comentários

63

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de José Francisco
    José Francisco

    No meu permanece perfeito, já com 1 ano e meio e nunca tive problemas com ele

    1. Avatar de Filipe Bernardo
      Filipe Bernardo

      O meu vai com cerca de 1 ano e 4 meses e igualmente sem problemas a registar.

    2. Avatar de João
      João

      O artigo menciona logo após o final da garantia. Ainda tens 6 meses de perfeição. Aproveita!

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Nos EUA a garantia é de um ano 😉

        1. Avatar de Joana Isabel Fonseca Canelas
          Joana Isabel Fonseca Canelas

          O meu tem 1 ano e 2 meses e começou agora com o ecran a tremer… é um atrofio…

  2. Avatar de Vf
    Vf

    Só não e informado que nos mesmos modelos por vezes não existe ventilador interno no surface. Só isso reduziria quase a zero a taxa de possibilidade de avaria pois o calor teria de sair por algum lado, que existe

  3. Avatar de Vf
    Vf

    Só não e informado que nos mesmos modelos por vezes não existe ventilador interno no surface. Só isso reduziria quase a zero a taxa de possibilidade de avaria pois o calor teria de sair por algum lado, que existe

  4. Avatar de Helder
    Helder

    A solução é ver e aprender, e para a próxima, ou ir para os baratos, ou ir para quem sabe, Apple.

    A Microsoft entrou nisto porque pensou que era fácil, que já sabia o que as outras andaram a aprender durante décadas e décadas de investimento, está visto o resultado, são os piores de todos em fiabilidade segundo a consumer reports…

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Olha o lobo em pele de cordeiro lol o meu SP3, mais antigo, a bombar e considero o modelo com mais sucesso e fiável da linha.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        O meu Mac mais antigo é mais antigo que qualquer surface e também bomba nas horas…

        E agora?

        1. Avatar de YO
          YO

          OLHA, vai toar os medicamentos…
          Que tal comprares um iBosta X cheio de problemas???
          Estão todos assim

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Não mintas que é feio.

    2. Avatar de Marco
      Marco

      ui vamos falar no map pro de 2011/2012/2013 com problemas na gráfica? aquele q a Apple deu garantia mudando a board e agora ja n dá?
      Ou nos problemas de teclado dos novos mb/mbp.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Pois deu A ALGUNS.

        E depois? A Apple compôs de borla, muitas marcas e modelos também deram problemas nas gráficas e as marcas simplesmente poseram-se a andar porque já tinha passado da garantia…

        Ao fim ao cabo, as estatísticas não mentem, Apple a mais fiável.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          Não foi só a ALGUNS, foi a uma grande maioria por isso é que deu garantia UMA vez fora da garantia, agora quem está com o mesmo problema e com um computador desses ainda em garantia (sim é possível) da primeira reparação, a Apple já não está a dar a garantia de um problema que sabe que existe.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            A Apple já deu inúmeras vezes garantias fora do período de garantia. Eu tive um macbook que eles ativaram garantia após 5 anos. Casos não faltam.

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Mac Com problemas? Isso é impossível Pensei que fossem rumores.

          1. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Tudo tem problemas neste mundo.Macs, Windows, Androids.. Até os rumores.

    3. Avatar de carlos p
      carlos p

      ir para apple para quê? para perder desempenho e for preciso trocar a bateria? kk

      1. Avatar de Marco
        Marco

        a sério? Então e no modelo em questão?
        BTW a minha bateria num mac aguentou firmemente uns bons 7 anos. Só ao 6.º ano é que começou a dar problemas.

      2. Avatar de Marco
        Marco

        ah espera tu estás a confundir computadores com smartphones.

      3. Avatar de Helder
        Helder

        Isso, inventa aí… depois compra um destes, e não chores…

    4. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      E qual seria o equipamento que aconselharias para concorrer com um Surface Pro?
      (repara que a frase está toda no condicional 😉 )

    5. Avatar de Enfim...
      Enfim…

      Exacto… e de problemas de hardware por mau desenho passavas a problemas de hardware porque a Apple quer vender os novos modelos…
      Isso so mostra duas coisas… desconhecimento do mercado, e fanatismo ao mais alto nivel.
      Para que saibas ha muitas mais marcas alem de Apple/Microsoft sem termos que falar na Samsung…
      Queres qualidade vai a marcas qie sabem o que fazem tipo HP/Asus

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Parece que ainda não percebestes, ou não quiseste perceber o caso das baterias dos iPhones.

      2. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Especialmente a HP e ASUS que estão em último nas listas de fiabilidade. Ya, muito mais seguros sem dúvida.

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Para quando a analise dos antivirus para android?

    1. Avatar de carlos p
      carlos p

      antivirus no android? deixa-te disso

      1. Avatar de Alvaro Campos
        Alvaro Campos

        Fia-te na virgem e não corras!

    2. Avatar de Alex
      Alex

      uso Norton, não me arrependo

  6. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    Meter no frigorífico com aquele frio e … Humidade? Bom conselho, só falta adicionarem para metem um cubo de gelo em cima dos buracos da ventilação ….

    1. Avatar de Marco
      Marco

      Acho que Pedro deixou-se levar pelos sites internacionais que aconselham isso, mas esqueceu-se de ler alguns comentários em que recomendavam NÃO meter por causa da humidade e por causa do que pode acontecer quando se submete alguns componentes a temperaturas muito baixas.

      1. Avatar de Blackbit
        Blackbit

        Mete o portatil dentro de um saco plastico hermeticamente fechado, fica resolvido o problema da humidade

  7. Avatar de Marco
    Marco

    Isso ponham, qd a MS fizer recall para garantia, vão ver o que vos vai acontecer.
    Sigam o conselho do life hacker e NÃO ponham.

    https://lifehacker.com/please-don-t-freeze-your-surface-pro-4-to-fix-the-flick-1822667278

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      acho que qualquer pessoa com 2 neuronios não comete esse erro.

      Se querem “arrefecer” aprendam com profissionais:
      – no Windows 10 mudem na zona da bateria para “better battery life” ou equivalente se tiverem com carregador metido;
      – peguem num secador de cabelo, liguem SÓ NO FRIO e NA MINIMA velocidade e apontem para as entradas (e não saídas!) de ar a uns 10 cm de distancia

      Arrefece num instante.

      1. Avatar de Marco
        Marco

        nao sei, o problema é que o Pplware é lido por muita gente que electronica é um bicho de sete cabeças e se virem alguém em quem confiam a dizer para o fazer eles fazem, apesar de acharem estranho.

      2. Avatar de António Vieira
        António Vieira

        Olá, Já agora se tivermos o surface à nossa frente de que lado estão as entradas? Obrigado

  8. Avatar de Helder
    Helder

    Tenho um surface pro ,á cerca de 6 meses , e sendo um i5 ,não tem ventilaçaõ ,pelo que não tenho esse problema ,pelo contrário o aparelho é excelente ,ecran excelente ,super rápido ,e boa autonomia,recomendo para quem quiser um pc para trabalhar e uso pessoal

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Eu é o ultimo Surface que compro se a MS não muda de estratégia apesar que adoro o meu SP3: a maioria dos modelos (seja linha pro, book, laptop) a preços ainda comportáveis são extremamente limitados (TDP, SSD/RAM) com GPU integrados muito fraquinhos; os modelos i7 com Iris Pro ou Nvidia e capacidades de jeito custam uma fortuna. E pelo preço pedido pela MS a conectividade é no mínimo de chorar a rir e a gozar com o cliente. Para teres ideia nenhum (que eu saiba) tem Thunderbolt 3 por exemplo ou mesmo USB-C 3.1 GEN 1.

      Desse modo a MS está a lançar modelos de gama média mas com metade do SSD habitual para baixar o preço 200-300€ e escoar a montanha de aparelhos que tem em stock… O Surface 3 foi um fiasco (preço/hardware), o SP4 um fiasco de conectividade e bateria e preço e nem com isso a MS aprendeu. Em 2017 volta a dar tiros no pé…

  9. Avatar de José Santos
    José Santos

    Tenho um surface pro 1 que custou 440 € na Worten (com oferta de capa teclado e caneta) na altura em que saiu o 3. Continua a funcionar sem problemas, rápido e sempre actualizado pelo que ainda não senti necessidade de mudar para outro surface que me parece ser uma máquina excelente. Se comparar-mos com o ipad pro verificamos se quisermos usar o apple pencil para escrever numa “suite office” temos que usar as aplicações da microsoft pois a suite da apple não funciona com o apple pencil…..

  10. Avatar de Hugo Gomes
    Hugo Gomes

    Quem quer brinquedos caros e bonitos é assim

    1. Avatar de Mike
      Mike

      Os brinquedos feios e baratos também tem problemas. Quem pode, compra e quando avaria, compra outro e aparentemente é-lhes atribuído um estatuto qualquer de “grandeza”, que pessoalmente não entendo muito bem. Quem é realmente afectado, é quem faz o “sacrifício” para comprar um artigo deste valor, e espera ter algo de qualidade garantida.
      É uma autentica afronta é pagar balúrdios por algo sem qualidade. Essa tendência tem escalado vertiginosamente nos gadgets, principalmente nos smartphones. Um sticker que diz Mac, Microsoft, Samsung…, já não é sinonimo de qualidade.

      1. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Tao dai eu dizer brinquedos caros e bonitos.

      2. Avatar de Hugo Gomes
        Hugo Gomes

        Tambem ja cai tenho ali o meu surface rt a fazer de apoio para os gatos subirem a escada. Ja cai 1 surface, 2 lumia 630. Ha terceira so se for mesmo burro.

        1. Avatar de Marco
          Marco

          então foge dos Asus razor blade ;), são conhecidos alguns problemas nas grafias e n só.

  11. Avatar de Zinco
    Zinco

    A MS que se dedique ao software e deixe o hardware para quem sabe. Mania de se meter em tudo só dá merda. A nossa equipa de vendedores foi equipado com Surfaces 4 e é só problemas. P.q.p os surfaces. Estou em contagem decrescente para mudar a porcaria dos surfaces por outros equipamentos.

    1. Avatar de Alvaro Campos
      Alvaro Campos

      Por iPad Pro, por exemplo?

    2. Avatar de Marco
      Marco

      Se quiseres com Windows e com o mesmo aspecto, tens lenovo

  12. Avatar de Alex
    Alex

    Ainda se justifica pagar por um surface? Não estou a ter em consideração os problemas relatados ou outros, mas parece-me que é muito caro existindo hoje alternativas com funcionalidade semelhante e mais em conta.

  13. Avatar de Gil M
    Gil M

    Tenho um surface pro 4. no ano passado, no verão, com o aquecimento o ecrã passava-se… Nos cantos era como se estivessem sempre a carregar… Ou seja, perdias o controlo do PC…
    Já aconteceu isso a mais alguém? Solução?
    PS apesar disso, é um excelente equipamento… Apple também tem excelentes equipamentos, mas não com as mesmas funcionalidades… Equiparado só as HP, Asus,…

    Mas o meu problema é comum?

    1. Avatar de Brasão SS
      Brasão SS

      Amigo, se Apple não te serve, compra Dell. Vais muito bem servido.
      Foge da Asus. HP, ainda estou naquela. É muito razoável.
      Asus só tem nome. E tenho um portátil Asus, e desktop ROG. Não recomendo.
      Para mim o melhor é mesmo a Apple. Mas isso não gostos e necessidades que cada um é que sabe.

      1. Avatar de Brasão SS
        Brasão SS

        *mas isso são gostos.

      2. Avatar de polo
        polo

        HP tem bons equipamentos, da gama pro claro

      3. Avatar de Gil M
        Gil M

        Apple é bom, mas acho exageradamente fechada…

  14. Avatar de Maria Josefina
    Maria Josefina

    Eu sei que vou ser bloqueada e tal como é costume, mas pronto, não posso deixa de dizer que desta vez é que o Pedro começou a comer gelados com a testa!

    Então com tanto utilizador menos experiente por ai, vão recomendar meter Surfaces no frio? Por amor da santa, isto ultrapassa os limites e já roça o ridiculo.

    Por favor, acabem com estas palhaçadas ou perdem a pouca credebilidade que já têm! E não venham com as conversas do blog do ano, porque até aqui há lobbis!

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Se não tem credibilidade porque te dás ao trabalho de escrever um testamento desses?

      1. Avatar de Marco
        Marco

        Para alertar os mais distraídos a NÃO fazerem isto. Acho que se percebe bem no texto dela.

  15. Avatar de Louro
    Louro

    Bem, se meter no congelador resolve pode ser por isso que nunca tive problemas com o meu…

    Temperatura actual -12

    lol

  16. Avatar de Mig-L85
    Mig-L85

    Tenho esse problema, ainda agora, neste preciso momento que escrevo já está tudo desfocado
    Por vezes uso o surface pro 4 ligado ao monitor por horas e não acontece mas com o aquecimento do processador e a utilizar o aparelho normalmente ao fim de 30 / 45 minutos começa a tremer tudo.
    Se desligar e voltar a ligar fica normal e volta a tremideira ao fim de algum tempo (presumo que devido ao aquecimento do processador).
    Tenho o equipamento desde setembro 2015 (surface pro 4 i5 8gb) e até hoje foi o único (e grande) problema… Uma palavra de reconhecimento da microsoft e uma tentativa de resolução de problema seria apreciada.
    Cuidado aos novos utilizadores.
    Ps: o meu pai tem o mesmo equipamento comprado um ano depois e ainda não teve nada mas o meu só começou a fazer isto há 7 meses…

  17. Avatar de Joana
    Joana

    a mim aconteceu me a primeira vez ha dois dias. deixei o desligado e hoje voltei a ligar para ver o que acontece… tenho este equipamento ha 1 ano e 1 mes…

  18. Avatar de Basílio Farinha
    Basílio Farinha

    Começou agora acontecer com o meu surface pro 4.
    Alguma solução?

  19. Avatar de Carlos Marques
    Carlos Marques

    começou a acontecer com o meu surface 4, 6 meses após o fim da garantia. Para uma marca com o prestígio da windows, é vergonhoso

  20. Avatar de Susana
    Susana

    O meu começou a dar problemas quando começou o calor deste ano, sobreaquece e comece a tremer a imagem toda.
    Gosto da portabilidade do surface, mas acho que o seu desempenho deixe um pouco a desejar. Desde o início que bloqueava e tinha que carregar no botão On para ele “acordar” novamente.