Supercomputador da Universidade de Kyoto perde 77 TB de dados após falha no backup

15 Comentários

Já imaginou o que seria perder ‘apenas’ 1 GB de dados do seu computador pessoal? Definitivamente seria uma situação que o deixaria fora de si só de pensar. Agora imagine esse problema, mas em grande escala.

E foi isso que aconteceu recentemente na Universidade de Kyoto, no Japão. Devido a um erro no backup, o supercomputador da instituição perdeu cerca de 77 TB de dados!



Universidade de Kyoto perde 77 TB de dados

A Universidade de Kyoto é uma das principais instituições de pesquisa do Japão. No entanto a entidade está a atravessar uma má fase depois que um erro no backup resultou na perda de 77 TB de dados. Em específico foram perdidos aproximadamente 34 milhões de ficheiros que pertenciam a 14 grupos diferentes de investigadores que usavam os serviços do supercomputador da universidade.

A instituição conta com os sistemas do computador Cray da Hewlett Packard e um sistema de armazenamento ExaScaler da DataDirect. Para já não foi especificado que género de ficheiros foram perdidos nem qual foi a real causa deste erro de backup, mas a universidade referiu que o trabalho de pelo menos quatro grupos diferentes não poderá voltar a ser restaurado.

Segundo o BleepingComputer, a pesquisa com supercomputação não fica nada barata, chegando a custar centenas de euros por hora para operar. E o lamentável sucedido na Universidade de Kyoto, que é uma das mais prestigiadas escolas do Japão e que recebe grandes quantidades de verbas, foi divulgado pela instituição em meados de dezembro.

A Hewlett Packard Japão, G. K. terá publicado um relatório integrado no anúncio oficial da universidade. Segundo a instituição:

Caros utilizadores do serviço de computação, hoje um erro no programa de backup do sistema de armazenamento causou uma falha onde alguns ficheiros foram perdidos em /LARGE0. Parámos de processar o problema, mas podemos ter perdido quase 100 TB de ficheiros e estamos a investigar a extensão do impacto.

Esta é realmente uma situação a lamentar, mas que infelizmente não é um caso novo, tendo já acontecido, embora pontualmente, noutras situações de diferentes organizações.

Comentários

15

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Luis
    Luis

    Mas porque raio as universidades continuam a manter servidores? Hoje em dia qualquer universidade consegue ter uma ligação de fibra jeitosa, e pode subcontratar os serviços de alojamento a terceiros (Google, Microsoft ou Amazon) com custos mais baixos que manter os servidores, além da segurança e manutenção dos dados estarem nas mãos do melhor que existe no mundo.

    1. Avatar de Zeca Esteves
      Zeca Esteves

      Concordo mas por vezes o receio de ter dados em locais não controlados a 100% pelas organizações faz com que o on prem continue a ser a única solução.

    2. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      Um supercomputador não é um servidor, tens de te informar o que é um supercomputador e para que serve. Tens datacenters cloud com menos poder computacional que alguns supercomputadores.

      Depois achar que fica mais barato ter servidores na cloud é uma falácia, tens de ter em conta capex vs opex e perceber o que faz mais sentido para a tua empresa. Numa instituição de ensino, caso seja pública claramente que on-prem trará muito mais vantagens financeiras, mas é tudo uma questão de avaliar a realidade de cada empresa e puxar da calculadora.

  2. Avatar de Oscar
    Oscar

    Chama se custo beneficio. Ter tudo na nuvem nao é sinonimo de melhor e mais barato.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Fica sempre muito mais barato… e em caso de erro humano, incêndio, etc. vai tudo com o caneco. Além que, 77TB de dados provavelmente têm um valor de muitos milhões para uma universidade…

      1. Avatar de Tudopracloud
        Tudopracloud

        Na OVH também é barato e foi o que foi…

      2. Avatar de João
        João

        E o sr acha que só por que está na nuvem essas coisas não acontecem? Ponham na cabeça, só muda de lugar. Td do governo federal no Brasil está na Amazon, e sofreu ataque hacker e está há 1 mês fora do ar.

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          Claro, mudaram para AWS mas continuam a ter brasileiros a gerir os sistemas de segurança, não se poderia esperar nenhuma milagre.
          Os brasileiros estão muito atrasados face ao resto do mundo no que diz respeito a TI, mais ainda no que concerne a cibersegurança.

      3. Avatar de Sabichão
        Sabichão

        A google, Amazon e companhia são imunes a erros humanos?
        E é possível alugar 5.48PFlops na Google? E é mesmo mais barato? Quanto custa por mês 5.48PFlops e 24 PBytes na Amazon?

      4. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        E sites de DR? Falam do que não sabem.

  3. Avatar de Luis Henrique Santos Silva
    Luis Henrique Santos Silva

    è tramado mesmo……devo imaginar a cabeça de muitos a rolar…..

  4. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Profissionais cometerem um erro desses e gravissimo. Ou entao foi propositado.

    1. Avatar de João
      João

      E onde foi dito que foi algum profissional? Pode ter sido falha de hardware ou bug no software. Esses sistemas altamente específicos.

      1. Avatar de Zé Fonseca A.
        Zé Fonseca A.

        Claramente é falha humana ou de procedimento, mesmo que tenha existido falha de hardware ou bug têm de ter em prática mecanismos para que os mesmos não tenham impacto.
        Os backups têm de ser verificados quando à sua consistência e têm de ser realizados restauros periódicos com a finalidade de testar a sua recuperação. Isto são procedimentos básicos de qualquer backup administrator precisamente para evitar que qualquer falha tenha algum tipo de impacto.
        Maus profissionais a serem maus profissionais é o único motivo por coisas como estas acontecerem e serem notícia.

  5. Avatar de iDroid
    iDroid

    Gostei desta parte: “um erro no programa de backup do sistema de armazenamento causou uma falha onde alguns ficheiros foram perdidos” Alguns ficheiros, hehehehehehehehe