Sony anuncia novo sensor de imagem com 48 megapíxeis

24 Comentários

A Sony é uma marca que tem alguma dificuldade em vender os seus próprios smartphones, mas no que toca a sensores para câmaras é uma empresa muito forte. Aliás, a marca japonesa é responsável por desenvolver e produzir os sensores para várias marcas de smartphones.

A empresa anunciou o seu novo sensor de imagem, o IMX586 CMOS para smartphones com uma resolução de imagem de 48 megapíxeis. As câmaras dos smartphones estão a ficar cada vez melhores.

Sony anuncia novo sensor de imagem com 48 megapíxeis

Resolução incrível…

Quando este novo sensor chegar finalmente aos smartphones, os utilizadores serão capazes de tirar fotografias com uma incrível resolução de 8000 x 6000 píxeis. Significa isto que a Sony ultrapassa assim a Huawei e o seu sensor de 40 megapíxeis do Huawei P20 Pro, um smartphone que possui uma câmara que se destaca a vários nível.

Para ter um termo de comparação perceptível, veja o exemplo disponibilizado pela Sony que se encontra abaixo e que compara um sensor de 12 megapíxeis com um de 48 megapíxeis. Não há dúvida que depois de observar ambas e as respetivas ampliações notamos cores muito mais nítidas e vibrantes e uma imagem com muito mais qualidade com o sensor de 48 megapíxeis.

Mais alguns dados interessantes…

Um dos aspetos mais interessantes deste sensor é a forma como combina a luz capturada por quatro píxeis adjacentes em condições de pouca luz utilizando o filtro de cores Quad Bayer e cria uma imagem de 12 megapíxeis. O Huawei P20 também utiliza esta técnica mas apenas é capaz de produzir uma imagem de 10 megapíxeis.

Com este novo sensor de imagem, a Sony prova que é possível ter ao mesmo tempo uma câmara de alta resolução e com uma boa sensibilidade de luz. Para além disso, o novo IMX586 possuí um alcance dinâmico quatro vezes maior do que produtos do mesmo tipo. De acordo com as especificações da Sony, o novo sensor é capaz de gravar vídeo 4K a 90fps e vídeo 1080p a 240fps.

A Sony deverá começar a distribuir as primeiras amostras do IMX586 em setembro de 2018. Deste modo, só deveremos ver este sensor em smartphones que sejam lançados a partir do início de 2019.

| Sony

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui
    Rui

    Infelizmente mais megapíxel não quer dizer que a imagem é melhor!
    Aliás, pegando no próprio site da Sony, vemos que nenhuma das Alfa topo de gama (a custarem quase 5.000€) tem sequer 50 megapíxels (têem a rondar 20 ou 42 megapíxels), quer dizer que a cãmara de telemóvel que custará uns 50€ (a câmara, não o telemóvel) é de longe melhor que uma Sony Alfa de 5.000€ e 24 megapíxels? É que nem por sombras!!!!!
    Falta a variável sensor de imagem de uma Full Frame.
    Deixo aqui o site da Sony com as suas Alfa de 24 e 42 megapíxels: https://www.sony.pt/electronics/produtos-camara-lentes-amoviveis/t/camara-lentes-amoviveis

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Quanto maior o sensor melhor. Ponto.
      Mas se leres não aumentaram só para 50Mpx no sensor, como aumentaram o alcance dinamico (que é um ponto fraco dos sensores de telemovel) e consegue captar video em altas frame rates.
      Acho que é um salto tecnologico que poderá abrir outras possibilidades e não uma falsa publicidade a atirar poeira para a cara dos consumidores com “toma lá mais megapixels”

      1. Avatar de oscar
        oscar

        vê-se mesmo que não percebes nada disto!

  2. Avatar de Hugo
    Hugo

    proximo sensor do iphone, cada vez gosto mais do rumo que as cameras nos iphones estão a tomar. Estão anos luz a frente de qualquer android, principalmente em video

    1. Avatar de AqueleGajo
      AqueleGajo

      Sabes que a Sony também faz smartphones (android) não sabes?

    2. Avatar de hommer
      hommer

      tens a certeza absoluta no que acabaste de dizer???? eu não tinha…

    3. Avatar de Pedro Faria
      Pedro Faria

      Principalmente em vídeo? É para rir?
      Vê as samples do novo Sony Xperia XZ2 Premium (sim, ainda está em modo pré-venda e o software ainda não é o final). E em low-light o Iphone X fica num bolso dos pequeninos.

      1. Avatar de Jorge Rodrigues
        Jorge Rodrigues

        As camaras não é só o sensor…o plastico que se coloca à frente tb conta…Fala-se muito no sensor mas realmente pouco se fala no restante

  3. Avatar de Ralk2
    Ralk2

    Não da para negar que a camera do iphone seja boa, porém esta no sexto lugar de melhor camera no momento, perdendo para 6 androids de marcas diferentes:
    https://www.dxomark.com/

    1. Avatar de The Onee
      The Onee

      Eles também saíram para o mercado depois do iPhone X. Muito provavelmente a câmara do próximo iPhone(s) estará no topo e quase no topo. E quando saírem mais smartphones androids irão novamente para o topo, e assim sucessivamente.

  4. Avatar de Belmiro
    Belmiro

    A vantagem destes sensores é que com 48 MP podes fazer um Zoom “Óptico” de 4x para uma imagem de 12 MP (na verdade é um crop da de 48) e em baixa luz “une” os pixeis para conseguir mais luz também em 12 MP.

    Na realidade são só vantagens e como é certo não podemos e esperar óticas e sensores duma SLR, mas cada vez mais deixamos de necessitar câmaras abaixo de 400€…

  5. Avatar de okapi
    okapi

    Mesmo que tenha 100MP nunca iria dispensar a minha Nikon 7500 para as minhas fotos. Cameras no telefone a mim passa-me ao lado, sem interesse.

    1. Avatar de Belmiro
      Belmiro

      Lol só para dizer que tem uma reflex de 1 kg ou mais com lente 🙂 parabéns campeão, como se o objetivo dum telemóvel fosse competir com tal Câmara…

      Garanto -te que muitas fotos perdeste porque não andas sempre com ela, não te cabe num bolso e pelo teu comentário tampouco tens um telemóvel de jeito. Eu se te mostrasse as fotos que consigo com um S8 ficarias muito admirado, e isso que sou fotógrafo amador; mas tu com essa Câmara, não só não quer dizer que saibas tirar fotos, como em muito boas ocasiões não a tens contigo

      1. Avatar de AR
        AR

        A necessidade dele foi igual à tua pra dizer que tens um S8. Se ele gosta mesmo de foto o telefone nunca daria, e se tu nao ligas muito e queres algo pra registar o momento não precisas da máquina. A câmara e o telefone nem se comparam, como é evidente.

        Deduzires que tem um mau telefone pelo comentário dele é como eu deduzir que a única coisa de jeito que tens é um telefone e pago a crédito. Não tem nexo, até porque ele pode ter lentes que custam várias vezes um preco de um iPhone X.

        Uma boa câmara não faz de alguém um bom fotógrafo, é certo, mas também não tiras boas fotos com más câmaras.

        1. Avatar de Andre Ferreira Andrade
          Andre Ferreira Andrade

          huawei p20 pro, Xiaomi mi 8, Samsung s9+… dao polinheira a cameras de Mirrorless de 800 Euros… com a vantagem de ter um sistema operativo e andarem sempre contigo…..

          Pensa bem no que dizes em relacao aos topos dos telemoveis em relacao a fotografia!

          1. Avatar de AR
            AR

            Comparares o imparável só pode ser a gozar. A maquina é apenas parte da história, e se for uma full frame nem cheiras, a seguir vem a lente, o flash, os intervalos de aberturas…

            Até uma boa compact bates esses telefones, desde que saibas usar outros modos que não o automático.

            São aparelhos distintos. Podes dizer que para as tua necessidades fotográficas preferes o telemóvel e serve perfeitamente. Isso é legítimo e defensável até para a maioria das pessoas.
            Dizer que um telefone consegue bater uma boa maquina com uma boa lente só pode ser ignorância. Mas não te preocupes, ignorantes somos todos, ignoramos é coisas diferentes.

          2. Avatar de Joao
            Joao

            Nunca deves ter pegado numa mirrorless na tua vida. A qualidade produzida pela minha sony mirrorless é infinitamente superior ao melhor smartphone ke anda por ai. Tenho um htc u11 ke tira “excelentes” fotos do dia a dia mas nao compares ok? Nao estao na mesma liga. Se deixei de usar tanto a minha maquina? Sim, nao sou tao fanatico pela fotografia que me faca pegar num bakcpack com 3 lentes e duas baterias as costas e passar o dia com ela as costas cansado e farto de trocar lentes. Prefiro apreciar o dia a dia tal como ele é e nao preciso de recordacoes de cada momento ke vivo. Uso a mirroless para situacoes especificas e especiais..nada mais.

          3. Avatar de Luis Santos
            Luis Santos

            Andre Ferreira Andrade-Não diga asneiras ,qualquer compacta de 300 ou 400 euros bate o melhor telemovel em fotografia ,lá que para si a qualidade de um telemóvel chega e sobra ,é uma coisa ,agora não compare o que não tem comparação.Quem tem gosto por fotografia ,não fotografa com um telemovel ,por muito bom que ele seja .OBS ,tenho um huawei mate 10 pro ,que ainda está entre os melhores em fotografia ,mas para mim ,nem para imprimir em 10-15,quanto mais formatos maiores.

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          “Uma boa câmara não faz de alguém um bom fotógrafo, é certo, mas também não tiras boas fotos com más câmaras.”

          Tiras pois!! Já alguma vez foste a alguma exposição de bons fotógrafos que apenas usaram câmaras descartáveis? Se nunca foste, devias ir.

      2. Avatar de okapi
        okapi

        @Belmiro, se fosse essa a intenção então teria te falado na outra que nunca algum dia hás-de ter. Para saberes eu sempre tive boas maquinas na minha vida desde , Hasselblad, Zenza Bronica, e algumas Nikon , entre elas F , FE2 , etc, portanto essas tuas bocas de resssabiado a mim não me atingem. Claro nunca percebi bem , mas que existem pessoas que levam a sério uma maquina num telemóvel é verdade. Fica lá com o teu S8 e boas fotos e quanto a perder fotos fica descansado que para isso serve bem outra mais pequena e que eu saiba um backpak sempre ajuda.

  6. Avatar de Nelson Costa
    Nelson Costa

    Que medo! Congraz Sony!

    PS.: Mais mega pixeis, não é iguala melhor qualidade. Verdade, mas neste caso tem boa qualidade!

  7. Avatar de Andre Ferreira Andrade
    Andre Ferreira Andrade

    Youtube – Escrevam – Huawei p20 pro vs sony alpha 6300

    Depois voltem aqui , de forma honesta , e digam me o que viram !

    1. Avatar de Luis Santos
      Luis Santos

      https://www.youtube.com/watch?v=R3eeaBW_LhY&t=4s&pbjreload=10 Se foi isto que viu ,só confirma o que se disse ,os telemóveis têm muito que andar .Os telemóveis ainda não conseguem ultrapassar a física .VOlto a dizer ,se para si um telemovel serve ,óptimo ,agora não diga é barbaridades como a que disse .

  8. Avatar de oscar
    oscar

    pra ver isso em tamanho real é preciso projectá-la no muro do quintal!