Questão semanal: Qual a melhor dimensão de ecrã num smartphone?

58 Comentários

Com o objectivo de recolhermos informações dos gostos e interesses dos nossos leitores, recorremos aos nossos grupos do Facebook onde será colocada uma questão semanal, variando de grupo, acerca de um tema pertinente. Desta vez fomos ao grupo Pplware @ Hardware, onde ficámos a saber “Qual a melhor dimensão de ecrã num smartphone?”.

Qual a melhor dimensão de ecrã num smartphone



Obtivemos  328 votos válidos e, para a maioria dos leitores, a melhor dimensão de ecrã para smartphone é…

1. 5” (182 votos)

analise_s5_26

Para os leitores, ecrãs de 5 polegadas, como é o caso do Samsung Galaxy S5 têm a medida perfeira para um smartphone.

 

Outras resoluções mais votadas:

2. 5.5” (73 votos)
3. 4.7” (42 votos)
4. 4.5” (13 votos)
5. 5.2” (8 votos)
6. 4.0” (3 votos)
7. 5.7” (2 votos)
8. 5.1” (2 votos)
9. 6” (2 votos)
10. 4.3” (2 votos)
11. 3.2” (1 votos)
12. 8” (1 votos)

Concordam com estes resultados? E para vocês? Qual é a melhor dimensão de ecrã num smartphone?

Questão desta semana [Pplware@Programação]: Concordam com o ensino de Programação no 1º Ciclo?” 

 

Comentários

58

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Duarte
    Pedro Duarte

    para mim é 5.5 polegadas.
    mas depois depende muito do telemóvel, existem telemóveis de 5.5 que têm o tamanho de um de 5 polegadas derivado a terem molduras grandes.

    eu tenho um de 5.5 “pequeno” e prefiro este do que um de 5″ pelo mesmo tamanho real.

    1. Avatar de NC
      NC

      Se queres comentar vai ao post original, isto é só os resultados, não vale a pena discutir isto outra vez…

  2. Avatar de João Terra
    João Terra

    Para mim é um de 5 polegadas

  3. Avatar de Miguel Ribeiro
    Miguel Ribeiro

    Concordo. 5″ é o ponto certo.
    Tenho agora um de 5.5″. Näo o acho grande, mas näo consigo só com uma mäo e sem ginástica chegar à barra de cima para aceder aos menus.

  4. Avatar de Bruno
    Bruno

    “Samsung Galaxy S5 têm a medida perfeiRa para um smartphone.” tá mal escrito. Perfeita.

    Exelente sondagem PPLWARE é manter!!

  5. Avatar de Ricardo Silva PX
    Ricardo Silva PX

    Pra mim, que tenho dedos grandes, 5.5 é o ideal
    Já experimentei 4.5, 5 e 5.7, acabando num 5.5 que acho perfeito

  6. Avatar de XXXX
    XXXX

    Lumia 730 4.7 o ideal 🙂 (para mim claro)

    1. Avatar de JMMS
      JMMS

      Diz antes: Lumia é o melhor (para todos claro) :p

  7. Avatar de Johnny
    Johnny

    O Tamanho maximo que tolero até um telemoel é 6” 5.5 é o ideal.. 6 seria perfeito..
    Nunca gosto de 4,5.. mas são gostos eu quando compro um telemovel gosto de ter algo bem visivel e não algo pequeno.. ecrãs pequenos não dão para mim, não gosto e fica muito mais dificil de se ver..

    5’5 minimo.. 6′ é bastante aceitável.

    1. Avatar de Rui
      Rui

      7.9 é o ideal

      1. Avatar de Hugo Ribeiro
        Hugo Ribeiro

        32″ sim, é o ideal 😉

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Não, 42 é melhor mas também depende da sala… em algumas 50 dá outra imagem 😉

  8. Avatar de Artur
    Artur

    Entre 4.7 e 5.5 dependendo do smartphone mas normalmente 5.5 já é demasiado grande para mim

  9. Avatar de João Correia
    João Correia

    Olá a todos, tenho a referir que a dimensão do ecrã não é o factor principal, porque a dimensão é do telemóvel e não passa só do ecrã. O meu ecrã é de 5” que é para mim a par com 4.7” a melhor. Por exemplo o meu BQ E5 tem os botões “fora do ecrã” o que faz que o telemóvel seja um pouco maior do que um telemóvel de 5” com os botes dentro do ecrã.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Eu por exemplo não me habituo a um iphone standard mas já adoro o tamanho de ecrã do Plus.

    2. Avatar de Zé Montanelas
      Zé Montanelas

      O tamanho da parte de baixo da moldura não tem relação ao facto de ter botões físicos ou não
      O Galaxy S4 tem a parte de baixo mais curta que praticamente todos o telemóveis da mesma dimensão e tem botões físicos

      1. Avatar de João Correia
        João Correia

        Podes ver em imagens pela internet o BQ Aquaris E5 HD que eu tenho razão e que o meu telemóvel tem praticamente mais 1” de ecrã por causa das teclas.

        1. Avatar de Zé Montanelas
          Zé Montanelas

          Mas independentemente de ter botões fisicos ou não, isso é sempre variável
          Só estava a mostrar como exemplo o S4, que é possível ter a moldura bastante estreita e botões fisicos

          1. Avatar de João Correia
            João Correia

            Sim tens toda a razão, depende da estética do telemóvel, o que eu quis dizer é que é sempre preferível que o telemóvel não tenha muito maior dimensão pala alem de um ecrã de 5”.

  10. Avatar de YAYA
    YAYA

    Desde que caba no bolso, o maior tamanho possivel ….

    1. Avatar de Alex
      Alex

      Entao o problema está no tamanho dos bolsos… Manda fazer bolsos grandes ou calças “unibolso” 😀

  11. Avatar de Rui
    Rui

    Não consigo imaginar como é que a generalidade das pessoas conseguiu sobreviver até ao lançamento do Note 1 no final de 2011. Julgo que foi com o 1º Note que apareceram os ecrãs tablet em smartphones…

    Até lá diziam que o 4 era ideal, 4.2 era ideal, 4.5 era ideal. Enfim

  12. Avatar de Joao
    Joao

    seria muito mais útil perguntar qual a medida do telemovel ideal do que o tamanho do ecrã.
    existem telemoveis de 4.7″ maiores que alguns de 5″. existe outros de 5.5″ quase do tamanho de um de 5″.
    quando olho para um telemovel vou sempre ver o racio corpo/ecra (aproveitamento do espaço que o ecra ocupa). isso sim e’ muito mais importante do que a o tamanho do ecra.

  13. Avatar de luis
    luis

    5 polegadas ou menos. Tudo acima disso nao faz sentido para um smartphone.

    1. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Não há uma medida para todos, há bastante gente que le noticias e e-mail compridos, ou mesmo vê filmes habitualmente, e no caso preferem um ecrã grande (5.5 – 5.7). Há mesmo gente que evita os Tablets e compra um phablet

      1. Avatar de Pencilvester
        Pencilvester

        E a preguiça é tanta que nem se podem dar ao trabalho de fazer scroll para ler a noticia/email?
        Eu bem digo, antes haviam os tijolos, agora são telhas…

  14. Avatar de Rogério
    Rogério

    Por mais que goste de smartphones pequenos, já não me consigo habituar a eles.

    Tenho um P8 Lite e não consigo utilizar um i5C sem me enganar constantemente e vejo-me a tentar persistentemente carregar nos botões pequeninos.

  15. Avatar de José
    José

    o iPhone é o melhor

  16. Avatar de Miaggy
    Miaggy

    O problema de algo maior que 5″ é não caber num bolso de calças. Mais do que ideal, 5″ é o tamanho máximo que consigo considerar para um bom smartphone. Claro que outros utilizadores podem achar tamanho superiores mais convenientes, apenas refiro o meu caso

  17. Avatar de Carlos
    Carlos

    Quando comprei o SGS2 com 4.3″, o pessoal todo perguntava-me “para que queres um telefone tão grande??”. Eu sempre disse que ainda achava pequeno. Na altura não comprei o iPhone porque era mais pequeno que o SGS2. O primeiro iPhone que consideraria comprar é o iPhone 6 e idealmente o Plus. Neste momento aguardo o Lumia 950 XL. Mas acho que as 5.7″ são o meu limite máximo (até ver…).

  18. Avatar de César Couto
    César Couto

    Como foi referido aqui várias vezes, 5″ é para mim o tamanho ideal, acima disso torna-se desconfortável para manipular apenas com uma mão e deixa de ter a funcionalidade que penso que um telemóvel devia ter e ser mais um phablet. Dos vários smartphones que tive, o Iphone 4 que tive é ligeiramente pequeno, o 5 era perfeito, o Sony Xperia Z3 era demasiado grande. Agora estou com o Samsung S6 Edge e para mim continua a ser ligeiramente grande, uma polegada a menos e seria o ideal.

  19. Avatar de Zé Montanelas
    Zé Montanelas

    É dependente do tamanho da mão ou comprimento dos dedos, e talvez a estatura em comparação ao tamanho dos bolsos da roupa que se veste

    Para mim 5″ é 1 tamanho acertado, mesmo assim em calças com bolsos mais pequenos tornasse 1 pouco desconfortável e a conduzir costumo tirar o smartphone do bolso

    Mas mesmo assim o tamanho da moldura influencia bastante não só o tamanho do ecrã, por exemplo o Galaxy S4 é o smartphone com moldura mais estreita que eu conheço, proporcionalmente ao ecrã

  20. Avatar de Tripax
    Tripax

    Para mim o tamanho ideal do ecrã no smartphone é, 4.7 mínimo, e 5.2 máximo.

  21. Avatar de Ze
    Ze

    para mim 4″, eu gosto de manobrar so com uma mão. Quando fizerem um smartphone de 4″, com boas specs, boa bateria, e dual sim sou o primeiro a comprar, até acampo na pre-venda

    1. Avatar de JM
      JM

      BQ Aquaris E4? http://www.bq.com/gb/aquaris-e4….tenho um…0 problemas e 100% eficácia

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Ele estava a falar de um bom smartphone, não de um Android low cost

        1. Avatar de Kapa
          Kapa

          Bom e Barato de 4″?…..só na BQ mesmo.

        2. Avatar de Kapa
          Kapa

          E mais uma coisa…..Android 5 🙂

        3. Avatar de JM
          JM

          Pois, olha que antes usava um iPhone 5S e outro Android do trabalho, encostei os dois e agora ando só com um….e faço tudo o que fazia antes com o iPhone 5S e num smartphone dual sim do mesmo tamanho, aliás ainda faço mais 🙂

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Queres comparar um 5S com o E4? Tirando o dual sim, o E4 é tuuuuudddoooooo pior. Já tive um, sei bem o que ele vale.

          2. Avatar de JM
            JM

            Tudo depende do que é que fazes com o smartphone e quanto tempo é que passas com ele…no meu caso em trabalho, cloud e diversão, tudo o que fazia antes com um iPhone 5S e com um Android, faço agora só com um BQ Aquaris E4 sem necessidade de root e que é o unico de jeito que é do mesmo tamanho…..aliás até faço bem mais na altura de grandes jogos, se é que me faço entender 🙂

          3. Avatar de Rui
            Rui

            JM, o cliente de email que o BQ trás de origem é bem fraquinho, expecialmente com exchange. O ecrã é mediocre, rapidez de resposta fraca, qualidade de cores e resolução baixa, camera de 8mpx só no papel em que o iPhone 4 que eu tinha com 5mpx e que tirava fotos bem melhores que esse BQ, 1Gb de RAM que não aguenta bem com a instalação de Apps e que é só uma questão de tempo para teres lag.

            BQ E4 foi bom para contacto com Android, mas para mim nunca o teria como smartphone para o dia a dia. O 5S está noutro campeonato que nem vale a pena comentar, e a única coisa que o E4 tem de bom relativamente ao iPhone 5S é mesmo o facto de ter dual sim.

      2. Avatar de zezinho
        zezinho

        Não me parece mau, desconhecia este modelo,
        Mas se tivesse uma câmara melhor e outra bateria, era uma boa hipotese 😀
        Obrg pelo feedback

        1. Avatar de JM
          JM

          Em utilização normal a bateria dá para dois dias…as 4″ tb não puxam tanto pela bateria e a luminosidade do ecran e as côres são muito boas pelo que não é preciso puxar muito pelo brilho (ando com ele a menos de metade). Os 8/2 Mpx servem para desenrascar bem, não tem havido queixas lá em casa 🙂 Cumps

  22. Avatar de Almeida
    Almeida

    Atualmente uso 4 e nao vejo qualquer obstaculo tendo em conta a minha utilização, diria que ideal é 4.7, não gosto de andar com televisões no bolso.

  23. Avatar de Sergio J
    Sergio J

    Tudo depende o que fazem com o telemovel, quanto tempo passam com o telemovel. Por exemplo, hoje em dia há muita gente que tem smartphone e quase não faz telefonemas. Não estou a criticar, apenas a dizer que são utilizações diferentes.

    Há muita gente que quer telemoveis grandes,porque acha inconcebível ver um filme num ecran de reduzidas dimensões. Para mim até um portatil tem um ecran pequeno para ver um filme, quanto mais um telemovel.

  24. Avatar de umx
    umx

    Infelizmente já não se conseguem arranjar telemóveis com boas specs com ecrã de 4.7, conheço poucas pessoas que consigam utilizar um tlm de 5″ com uma só mão, quanto mais tlms maiores…

  25. Avatar de Blazxx
    Blazxx

    Para mim o tamanho não é tudo! Também é muito importante o tamanho dos pixeis do mesmo.

  26. Avatar de dannxz
    dannxz

    Sem dúvida que o tamanho ideal é o de 5′ . Os meus dois smartphones até agora foram 5′ e vão continuar a ser, se possível claro.

  27. Avatar de Jorge Cardoso
  28. Avatar de JN
    JN

    Estou muito satisfeito com as generosas 5,7″ do meu Lumia 640 XL.

  29. Avatar de Nuno
    Nuno

    Eu tenho de 10″ e acho pequeno, gosto especialmente de andar com uma mochila atrás para levar o telemovel gigante que na maior parte das vezes é usado para navegar no facebook e instagram

  30. Avatar de Mendes
    Mendes

    Para mim 5″ é o ideal mesmo.
    Com uma mão apenas, consegues fazer tudo como se de um tamanho “relativamente” pequeno se tratasse (a minha opinião).
    Acho um absurdo que alguém compre um telemóvel com mais de 5″ polegadas, quando pego num telemóvel com mais de 5″ aquilo não me enche os olhos, pelo contrário, só me dá vontade de o pousar logo, com medo de o deixar cair, já para não falar que nem seque consigo chegar a algumas aplicações nem aceder ao menu de notificações.
    Recentemente uso um Iphone 6s e apesar de ser um pouco mais pequeno que o meu S4, consigo fazer tudo na boa, e com apenas uma só mão o que é bastante prático.

  31. Avatar de Salomão Abreu
    Salomão Abreu

    5,5, sem sombra de dúvida. Já utilizei de 5″ (Nexus 5) mas depois de ter um one Plus One já não consigo habituar-me a um ecrã mais pequeno.

  32. Avatar de john
    john

    Sempre disse que se couber na mão, então serve … ah não ! Isto é sobre telemóveis, não é ?

  33. Avatar de Duarte Santos
    Duarte Santos

    O Samsung Galaxy S5 apresentado como ‘vencedor’ tem, na realidade, 5.1 polegadas e não 5”. Está em 8° lugar (2 votos).