Sistema com 78 gráficas RTX 3080 minera o equivalente a 128 mil dólares por ano

77 Comentários

A Nvidia lançou este ano no mercado a sua nova linha de gráficas da série 30, compostas pelas RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. Estes são equipamentos muito potentes e desejados e, por isso, estão praticamente esgotados em todo o lado.

Uma das atividades para a qual as gráficas são usadas é a mineração. E agora foi divulgado um sistema com 78 unidades da placa RTX 3080 que é capaz de minerar o equivalente a 128 mil dólares por ano em criptomoedas.




A placa gráfica Nvidia GeForce RTX 3080 é um dos mais desejados modelos da serie 30 apresentados este ano pela fabricante. O chip já provou todo o seu potencial e algumas análises mostraram mesmo que se trata de um GPU mais rápido do que a Radeon RX 6800 XT da rival AMD.

Mas a compra desta placa tem sido uma missão quase impossível, uma vez que o stock está esgotado praticamente em todo o lado. E um dos principais motivos para isso é o facto de estas gráficas serem usadas pelos adeptos da mineração de criptomoedas. E, por conseguinte, a pouca oferta também inflaciona o preço.

Estação com 78 placas RTX 3080 pode minerar cerca de 128 mil dólares por ano

Recentemente foi confirmado que um dos grandes motivos para não haver stock das novas gráficas da Nvidia é a mineração de criptomoedas.

O site TechArp divulgou um sistema de mineração de ETH (Ethereum), que fica localizado em Las Vegas e pertence a Simon Byrne. Essa estação conta com um total de 78 exemplares da gráfica RTX 3080, capaz de minerar cerca de 128 mil dólares por ano, cerca de 104 mil euros. Este é um valor estimado pelo site.

Se inicialmente a RTX 3080 havia sido lançada por 700 dólares (~571 euros), já chegou a estar à venda por cerca de 1.200 dólares (~980 euros). Nesse sentido, e com base neste último valor, então este sistema conta com 93.600 dólares em placas gráficas (~76 mil euros).

De acordo com os cálculos do site, é estimado que cada placa consiga minerar o equivalente a 165 dólares por mês (~135 euros). Feitas as contas, o total das 78 placas conseguem minerar cerca de 12.870 dólares mensais (~10.500 euros).

Em suma, esta realidade poderá estar a acontecer noutros locais. E, por isso, o mais provável é que quem quiser mesmo comprar uma placa destas terá que esperar ainda mais algum tempo.

Leia também:

Gráfica GeForce RTX 3080 Ti com 20 GB é confirmada em lista da ASUS

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Oscar
    Oscar

    135 euros por mês, se retirarmos a eletricidade e o aluguer do espaço (ficamos com nada).

    1. Avatar de MM
      MM

      É para ocupar o tempo.. XD

    2. Avatar de eu
      eu

      segundo o site indicado no artigo
      “So the total rig of 78 cards should generate 17.3447586 ETH worth $12,840 per month. Deducting electricity costs, that’s a net profit of $10,674 per month or $128,088 per year!

      That’s an incredible ROI of 10.7% per month, which means he recovers the cost of the entire rig in just under 9.5 months.”

      Ou seja ter o retorno de todo o investimento em 9 meses e meio e daí para a frente ter um lucro liquido de ~US$10.000, parece ser um bom investimento que motive todo este trabalho.

      1. Avatar de Joao Frango
        Joao Frango

        isto em que país? cada local tem os seus preços de energia e tugolandia nao é dos melhores para isso.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          no pais que esta no artigo, mais precisamente em Las Vegas

        2. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Vais para um bairro de ciganos e fazes uma puxada, tens electricidade o ano inteiro de borla e só pagas 30€ por mês por um T3.
          Se for preciso ainda consegues umas RTX 3080 gamadas, por isso é tudo lucro.

          1. Avatar de Luís
            Luís

            Ui o que tu foste dizer.. daqui a pouco tens o SOS racismo em cima de ti xD

          2. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            so espero que a EDP nao anda a dormir se ve energia a ser xupada demais e sem beneficio. mas sim ciganos sao o cancro de uma sociedade e com a politica do guterres de dar dinheiro a quem dorme eles vao buscar o cheque de taxi ke da muito trabalho ir a pe ou de autocarro. quanto ao SOS racismo. tenho 2 raças é impossivel ser racista agora giganos nao tem raça…cancro de qualquer cidade. se tem boas pessoas? tem…..mas pagar impostos para uma sociedade melhor é ke era…

          3. Avatar de G
            G

            Há me$?%!a que não percebo… os políticos, bancos e grandes empresas privadas (tipo a edp) roubam indecentemente milhões e milhões de euros com negócios para benefício próprio e quando corre mal é o povo que paga sempre! nunca chegam a ser julgados ou a receber penas de prisão , deixam o país na miséria e com crises económicas e gajos como tu só se preocupam com minorias e com trocos…

          4. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Joao, a EDP manda o piquete cortar o piquete corta e ajuda-os a fazer uma nova puxada para não ser apedrejado.
            Já assisti a muitas cenas destas de norte a sul do país. Pagamentos rendas excessivas à EDP para compensar pelos que não pagam nada.

          5. Avatar de luis nascimento
            luis nascimento

            lógico.

      2. Avatar de Oscar
        Oscar

        São $180 para eletricidade / mês, cada placa gasta 320 watts (power rating), o que dá 230,4 Kwh (24 horas por dia, 30 dias / mês). Para as 78 placas dá 230,4 * 78 = 17.971 Kwh (mês).
        O preço Kwh 0,1385 (sem taxas e taxinhas), o que dá $2488 / mês em eletricidade.
        Até duvido da minha matemática, mas $180 parece-me pouco!

        1. Avatar de David
          David

          Esquece o power rating, com over/underclocking o sweet spot desta GPU é 100Mh/s @ 225W. Ou seja, 162 kW por mês cada GPU, 12 636 kW as 78 GPUS. Nos USA conta com 0.15$ o kW/h, dá ~1896$. Se todas as GPUS fizerem os 100Mh/s mineras o equivalente a $422.96 / dia. Num mês fazes ~12 688$, menos a eletricidade ~10 793$, ou seja, cerca de 8 780,59 € de lucro por mês à taxa de conversão atual. Alguns fatores a se ter em conta é que apenas calculei o consumo energético das GPUs (sem psus, cpus, mobos etc de cada rig), o eth está atualmente num valor elevado, e estima-se que o eth passe a PoS nos próximos 1-3 anos.

          1. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            ou seja sao preciso 10 meses para pagar os custos de hardware ke nesse tempo ficam desactualizados..fora o valor da bitcoin ke pode descer ou subir……e estamos a falar de vaporware ke nao existe riqueza nenhuma a sustentar o valor. na bolsa uma empresa vale o ke produz fora as especulacoes. nas bitcoins sao 100% especulacao…

          2. Avatar de David
            David

            Totalmente de acordo João.

      3. Avatar de Miguel
        Miguel

        E as placas gastam água da chuva….

    3. Avatar de antonio silva
      antonio silva

      quantos negócios conheceis que em menos de um ano paga o investimento!!

      1. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Qualquer macdonalds, starbucks, KFC, etc.

        1. Avatar de ze_contas
          ze_contas

          e quanto capital tens que ter de entrada? E não é bem assim, não acreditem em tudo o que lêm na net

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Nada, o banco empresta.

          2. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            este negocio de 78 placas custa tanto como um mcdonalds…se eu o tivesse nesta altura andava de carro de 70mil euros comprado a pronto ke conheco o filho do dono aki dos macs…

        2. Avatar de Traveller
          Traveller

          ja vi macdonalds fecharem em portugal

          1. Avatar de acs
            acs

            KFC então…

          2. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Até na India um macdonalds é lucrativo, um macdonalds fechar em Portugal ou em qualquer lugar é preciso gerir muito mal.

          3. Avatar de Joao Frango
            Joao Frango

            wow loucra em 1000 fecha 1. tambem nao sabes quantas pessoas desistiram de minerar pois nao?

        3. Avatar de Bruno
          Bruno

          Não digas isso… Vai ver as condições de acesso ao franchising … Até vão ver a tua folha de IRS para saber se foi ganho por ti, para ver até qu eponto estás disposto a trabalhar e não a investir com o dinheiro do amigo ou do familiar….

    4. Avatar de acs
      acs

      é mais que os juros de ter o dinheiro parado no banco ou debaixo do colchão. 1350 euros por ano é um salário extra para muita gente. claro que a cada ano que passa minera menos mas também pode vender as 3080 às peças depois de recuperares o dinheiro e ter ganho algum. Para quem tem tempo e algum para a oferta inicial, não é muit mau.

    5. Avatar de Pirata das cabernas
      Pirata das cabernas

      Isso é em Portugal que pagas muito pela eletricidade. É o aluguer não deve ser caro.. Quem faz isto é bpara ganhar. Não é bpara perder…

    6. Avatar de Nuno Boaventura
      Nuno Boaventura

      135*78= 10530€ por mes com esta estaçao de 78 placas

  2. Avatar de ze_contas
    ze_contas

    O custo total das placas, mais o custo de energia consumida, storage, cpu e engenheiros não estou a ver grande lucro para um investimento alto que vai demorar uns meses\anos a recuperar. Não será para valorizar o material.. para a semana sobe mais 100 ou 200 dolares.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      as contas parece que foram feitas com valores de hoje sem pensar em aumento de dificuldade ou outros promenores com passagem do ETH para PoS.

      Seja como for, ter ROI em menos de 1 anos não é para todas as empresas. e 12k$ chega para pagar a algumas pessoas para manter o sistema.

      1. Avatar de ze_contas
        ze_contas

        so acho que ha mais gastos do que estão na noticia, não é um valor liquido tão rapido. E temos que ver que não estas sozinho a minerar. Vais ter que continuar a investir para continuares a ser competitivo. Ainda que se fosse viavel prara avançar este negocio ha o problema que não ha placas dessas no mercado para podermos montar essa arquitectura, podias apenas ficar com metade da capacidade e deixas de conseguir faturar o que pretendes.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          a fonte esta lá para alguma coisa, de qualquer maneira que mais queres?
          tens duas contrastantes, aluguer do espaço e electricidade, mediante o espaço podes precisar de ar condicionado.
          Se for num armazem/sala de aluguer, ja podes estar a pagar segurança inclusive.
          Não tens muitas mais despesas.

          quando ao retorno, como disse atras, deve ser incluido a subida da dificuldade.

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Deves estar a brincar, se me despedir e passar a prestar 100% dos meus serviços através da minha empresa facilmente faço 200k anuais apenas com um computador como investimento.
        Quem acha que isto é mais rentavel que trabalhar é porque não sabe fazer nada nem nunca fez prestação de serviços.

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          acho que não estas a fazer a conta certa.
          Desculpa perguntar, o que fazes com esse computador?

          1. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Presto os serviços informaticos que quiser.
            Dá cerca de 100€ por hora, valor comum em Portugal para serviços especializados, se vender os meus serviços para UK, US, DE, etc até consigo fazer mais 50% em cima disso.
            Pessoal de informatica anda a dormir, ainda tem empregos classicos das 9 ás 6 para uma qualquer empresa ao lado de casa.
            Ser nomada digital não é só coisa de youtuber, qualquer um com serviços para vender, um computador e uma ligação à internet pode ser, hoje em dia até tens plataformas só para ajudar a vender os teus serviços.

          2. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            ha portanto tens de trabalhar 8h por dia.
            deixa ver se ainda sei fazer a “regra 3 simples”, pera, 8h vs 0h…
            sim é mais rentavel…

            Seja com for então porque não te despedes? não percebo, se podias estar a ganhar muito mais, e ainda dizes que os outros estão a dormir?

            não percebi nada.

          3. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Ganho 120k ano e tenho efectividade, prefiro ter estabilidade e ganhar um pouco menos, ainda vou fazendo uns biscates e ganhando algum quando me apetece, já tive imigrado muitos anos e já fiz o dinheiro que precisava fazer para não ter de me preocupar mais com isso.

          4. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            Estas então a dizer que preferes não ganhar o dobro.

            Acho que fazes bem

          5. Avatar de José Fonseca Amadeu
            José Fonseca Amadeu

            Quando tiveres filhos e tiveres estado longe deles mais de uma década em prol de dinheiro e carreira perceberás

          6. Avatar de rjSampaio
            rjSampaio

            mas então… nao preferes estar mais 8h com eles?

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sou só eu que acha este conceito de “mineração” um completo absurdo?

    Cada placa a consumir 350w .. 78x350W=27,3KW/Hora .. 27,3×24=655,2 KW/Dia … 655,2×365=239148 KW/Ano …
    Corrijam-me se estiver enganado nas contas.

    Não estamos a nível global a falar de apenas 78 placas …
    O impacto “ambiental” desta abordagem é catastrófico a médio e longo prazo.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Sim, tens toda a razão. Com a loucura da mineração em 2017/2018 chegou inclusivamente a ser escrito um documento que estimava o consumo energético, e era um descalabro…

    2. Avatar de Security
      Security

      Isto… para não falar no quão instável é esse mercado que ora hoje vale x e daqui a dois minutos y.

    3. Avatar de David
      David

      Jorge no mining é feito underclock/overclock nas gráficas de forma a minerarem da forma mais eficiente, tendo em vista obter o maior hashrate e o menor consumo energético. A minar ethereum (memory based) uma 3080 faz cerca de 100Mh/s (se não fizer thermal throttling devido à temperatura da VRAM) a consumir ~225W. Quanto ao impacto ambiental da abordagem tenho a referir dois pontos: o impacto ambiental da rede é significativamente inferior ao das moedas tradicionais (FIAT money), basta pensarmos no fabrico de notas e moedas e no consumo energético das infraestruturas; atualmente o ethereum é uma criptomoeda proof of work, mas já começou a implementação da versão 2.0 do ethereum que será proof of stake, isso fará com que minar com gpu deixe de ser rentável e como tal a nova versão será muito mais eficiente em termos de consumo energético. Corrijam-me se estiver errado.

      1. Avatar de paulo
        paulo

        com o proof of stake deixa de haver mineracao e passa haver stake! via deixar de ser minerada!

      2. Avatar de Jorge
        Jorge

        Ok. Percebo o argumento.
        Já aprendi mais umas coisas 🙂
        Bom ano !!

      3. Avatar de Joao Frango
        Joao Frango

        nao percebi deixa de ser rentavel na versao proof of stake mas é mais eficiente em termos de consumo energetico…

        1. Avatar de David
          David

          Um número inferior de máquinas irá estar responsável pela validação das transações, inerentemente irá haver um decréscimo do impacto ambiental do ethereum.. a nível global, o poder computacional deve-se mudar para outra criptomoeda por isso talvez acabe por ser o mesmo ou pior.. tudo especulação 🙂

  4. Avatar de FAR
    FAR

    Que desperdicio de poder de processamento e de energia. Tanta coisa útil que esse potencial todo poderia estar a calcular.

    1. Avatar de IDroid
      IDroid

      Cálculos científicos,renderização de 3d e vídeo (criação de produto real e com valor – não necessariamente monetário).

      Em suma,concordo contigo.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        ainda não nasceu e ficou uma moeda baseada no boinc, porque não sei.

    2. Avatar de Batman
      Batman

      Mas a mineração recebe recompensa porque sem ela as transações em bitcoin não acontecem.

      1. Avatar de costa
        costa

        mas por estes valores apresentados, não compensa

        1. Avatar de rjSampaio
          rjSampaio

          que valores apresentados?

  5. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém sabe de apps de mineração fiáveis? queria experimentar…
    Talvez desse um bom artigo

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sei que não irei ganhar quase nada, mas queria conhecer mais sobre isso

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Posso garantir que ganhas mais se assistires a formações no YouTube de por exemplo, Andréas Antonopoulos.

  6. Avatar de Não Obstante
    Não Obstante

    Paguem-me um valor por mês e eu deixo os meus computadores a minerar.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      … é rigorosamente assim que funciona.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Para acompanhar…

  8. Avatar de supersilva
    supersilva

    Gente, não é incrível como conseguem fazer dinheiro do nada, só gastando eletricidade, e criam algo que é nada, bitcoin, que vale mais de 20000 dólares a unidade. Ninguém acha estranho não?

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      é algo, é segurança extra para a rede bitcoin, em troca disso recebes algo.
      Nada de estranho para quem percebe.

    2. Avatar de Redin
      Redin

      E como achas que os governos fazem para imprimir dinheiro?
      Já fizeste essa questão a ti próprio?
      Ou ainda pensas que existe alguma reserva de ouro a proteger o dinheiro que tens no bolso. Aliás, o dinheiro que tens não é teu. Ė apenas uma promessa que pode a qualquer momento ser retirada, controlada ou inflacionada.

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        claro que sim, entao o famoso fort knox onde se baseia valor do papel moeda americana?
        ha pera, não é auditado a uns 50 anos XD

      2. Avatar de José Fonseca Amadeu
        José Fonseca Amadeu

        Redin, é diferente, cada vez que fazes cunhagem desvalorizas a tua moeda, funciona como acções de uma empresa, quando maior o número menor o valor.
        Cunhagem de moeda em países desenvolvidos não é algo levado de animo leve até porque podes perder competitividade nos mercados e até poder de compra que afecta as tuas importações.

        1. Avatar de Redin
          Redin

          E é precisamente isso que eu estava a querer dizer…
          Quando se imprime do nada, sendo somente por decreto, a moeda desvaloriza.

  9. Avatar de adbu
    adbu

    Falta ainda o consumo em arrefecimento para essas placas. 78 dessas placas a funcionarem sem parar sempre no máximo, devem aquecer bem.

    1. Avatar de Ruben
      Ruben

      E passado 1 ou 2 anos essas placas não estão todas queimadas? Elas aguentam essa tareia toda?

      1. Avatar de rjSampaio
        rjSampaio

        Sem ser as ventuinha, bem que podem aguentar muitos anos, até mais que o normal visto que normalmente se faz undervolting.

  10. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Acho que vou comprar acções da Nvidia…

  11. Avatar de ToFerreira
    ToFerreira

    De todas as contas, acho que não vi nenhuma que tivesse em conta a possibilidade de produzir a própria eletricidade. Há artigos aqui no pplware sobre energia solar.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      o retorno de investimento de um painel solar demora mais que mining infelizmente.

  12. Avatar de Vidal
    Vidal

    Não quero ofender ninguém, mas muito por causa destas e outras invenções é que o degelo está a passo galopante.
    Quase todos focam seus comentários em loucro e/ou despesas, mas no problema que o desastre ambiental isso causa ninguém sequer ainda pensou.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Sim, isso é superior a isto tudo… e não estou a ser sarcástico :/

    2. Avatar de Woot!
      Woot!

      Se não concordas/não gostas, existem outras crypto “green”, investe nelas 🙂