Serão as criptomoedas realmente úteis para a sociedade?

54 Comentários

O mundo vai recebendo as novidades tecnológicas, de forma desconfiada, mas curiosa. As criptomoedas, por exemplo, chegaram de mansinho e são, hoje, tema recorrente. Mas será que estes ativos são realmente úteis para a sociedade?

Moeda criptográfica

Apesar de estarem amplamente envolvidas no avanço tecnológico, as empresas não apreciam tudo aquilo que resulta da indústria e, claro, constroem, também elas, uma opinião. No caso da NVIDIA, a sociedade não tira quaisquer vantagens das criptomoedas.

Numa entrevista ao The Guardian, o chefe de tecnologia da NVIDIA, Michael Kagan, disse que nunca considerou que as criptomoedas fizessem bem à humanidade. Na sua opinião, o seu colapso poderá estar associado a essa inutilidade.

Michael Kagan, chefe de tecnologia da NVIDIA
Michael Kagan, chefe de tecnologia da NVIDIA

Embora as “coisas criptográficas”, como apelida o executivo, tenham garantido, à NVIDIA, milhões de dólares em receitas, a empresa nunca as acolheu. Aliás, a Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, representa, agora, a sua principal fonte de receitas. Na entrevista, Kagan afirmou que a utilização do poder de processamento dos chips em IA vale mais a pena do que a mineração criptográfica.

Nunca pensei que a criptomoeda trouxesse algo de bom para a humanidade. As pessoas fazem coisas loucas, mas compram o seu material, você vende-lhes material. Com o ChatGPT, agora todos podem criar a sua própria máquina, o seu próprio programa: basta dizer-lhe o que fazer e ela fá-lo-á. E se não funcionar da forma que deseja, diz “eu quero algo diferente”.

Partilhou o chefe de tecnologia da NVIDIA, opinando que o poder de processamento é mais bem aplicado em tecnologia de IA, como no ChatGPT, do que na mineração de criptomoedas.

Comentários

54

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de deepturtle
    deepturtle

    Não!
    É tudo esquema.
    A começar pela Bitcoin que é “só” uma plataforma de rede que não precisa de confiança, aberta, descentralizada, pública, transparente, neutra, resistente a censura, global e sem fronteiras.

    1. Avatar de Repara
      Repara

      Sim, sim, descentralizadíssima 😉
      4.151 carteiras controlam 31% do mercado
      Os grandes investidores controlam, juntos, 61,14% de todos os Bitcoins

      1. Avatar de DeathSoldier
        DeathSoldier

        Maluco nem sabe a diferença entre o sistema atual e o de criptos e fala de boca cheia….

        1. Avatar de Repara
          Repara

          A iliteracia financeira dos apóstolos dos criptoativo é assustadora.,
          “Com essa concentração de BTC, o mercado se torna mais sensível às ações dos grandes players. Quando esses investidores compram ou vendem grandes volumes de Bitcoins, por exemplo, isso pode causar flutuações de preço significativas na criptomoeda”
          E isto com a BTC que tem já um volume financeiro elevado. Nos criptoativos de reduzido volume financeiro a manipulação é permanente.
          https://www.criptofacil.com/concentracao-de-bitcoins-61-estao-nas-maos-de-grandes-players/

          1. Avatar de DeathSoldier
            DeathSoldier

            Leste um artigo feito numa plataforma que nasceu na altura de BOOOM das criptos, perante malta que faz mais especulação e fake news que sei lá o quê e tens a cara de pau para partilhar isso sem realmente estudares 5m?!

      2. Avatar de Rui
        Rui

        Os 10% mais ricos controlam 76% da riqueza global. O Bitcoin é que é o problema.

        1. Avatar de deepturtle
          deepturtle

          yah Rui… deixa-os continuar com a visão afunilada!

      3. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        A rede Bitcoin não me bloqueia o dinheiro, nem me rouba à descarada com a conivência do governo.
        Sim, é descentralizada. Azarito o teu. Estudasses!
        Vai investir em certificados de Aforro que deve ser mais o teu perfil 😉

        1. Avatar de Zé Fonseca A.
          Zé Fonseca A.

          não bloqueia? queres quantos casos?

          1. Avatar de AT
            AT

            Diga-me 1

  2. Avatar de LA
    LA

    Tanto as criptomoedas, como as offshores, não deveriam de existir. Só favorecem, esquemas ilícitos.

  3. Avatar de Sergio
    Sergio

    Há uns anos disse isto a um amigo:
    “Cryptos é todo o mesmo lixo que o mercado tradicional. Só que em vez de fazerem asneiras por ti, fazes tu diretamente as próprias asneiras”

    Há muita coisa útil e interessante que se desenvolveu, o ser da blockchain, smart contracts , ou possibilidades de colocarmos o nosso dinheiro em staking, de forma minimamente segura.
    Mas no final do dia 95% dos que lá estão só querem comprar na baixa e vender na alta, num mercado pouco regulado.

    Como moeda é irreal

  4. Avatar de mamba
    mamba

    não se ‘investe’ em cripto. Aposta-se. É um esquema e está mais que provado.
    Da mesma forma que ninguém ‘investe’ quando vai ao casino..

    1. Avatar de GM
      GM

      Ou, mais simples, no Euromilhões. Não ganho, mas também não perco, porque não “invisto”.

  5. Avatar de Eu
    Eu

    Não!
    Também acho que é um sistema Ponzi onde o dinheiro é criado do nada.
    É um esquema onde a sua oferta não tem fim e o governo é que nos protege pelos bancos.
    Todo o dinherinho aplicado, só vai servir se pagarmos para o depositar e nunca perde o valor.
    Ninguém deve acreditar que existe inflação. As empresas é que são gananciosas e nós temos é de gastar para dar forma a economia.

    1. Avatar de Sergio
      Sergio

      ahah muito bom comentário 🙂

  6. Avatar de 0º0
    0º0

    Claro que não servem pra nada, a culpa dos bancos que foram à falência desde sempre, mesmo quando não existia criptomoedas, foi culpa das criptomoedas, e não dos queridos governos e bancos centrais que fazem com que a nossa querida moeda FIAT ganhe cada vez mais poder de compra.
    Nunca vi os bens alimentares essenciais tão baratos com hoje em dia.
    Só quero pedir aos nossos governadores um muito obrigado por esta economia forte e saudável.

    Buy BITCOIN.

  7. Avatar de João
    João

    Um quadro tem valor? Um relógio? Uma joia? Porquê?

    1. Avatar de Mr. Y
      Mr. Y

      Que raio de comparação.
      Esses produtos, no mínimo, são criados por humanos ou máquinas utilizadas por humanos, ou seja, vem associado a algum tipo de trabalho.

      Fazer esse paralelo com uma coisa baseada num algoritmo associado a um conjunto de regras acho que não tem nexo nenhum.

  8. Avatar de SocrateSocialistAmigos
    SocrateSocialistAmigos

    Bitcoin é o caminho da libertação

  9. Avatar de Mr. X
    Mr. X

    Die crypto. Die!

  10. Avatar de Eu
    Eu

    Mais uma vez, reforço.
    Não se metam nisso. O meu amigo disse que existe lavagem de dinheiro.
    Total de multas pagas pelos por lavagem de dinheiro, manipulação, etc. nos últimos 10 anos:
    $347.416.567.662
    https://media.licdn.com/dms/image/D562CAQGKMRce9sc8sA/comment-image-shrink_8192_1280/0/1680118139310?e=1680724800&v=beta&t=R0rS_mdNZ7qmCWphjCsR-DUblV5YSY8eMwJgQMUHOeU

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    Este tipo de moeda não só é desnecessário como contribuí para uma hipotética nova crise. Qualquer forma de dinheiro deve ter uma correspondência credível e concreta na economia, sejam horas de trabalho, produtos manufaturados, reservas de ouro ou bens alimentares. Ao promover uma economia paralelas baseada numa virtualização economia corremos o sério risco de desvirtuar a economia real. O mesmo acontece com a especulação ou uma inflação artificial, não existe paralelo entre o valor real da economia e estes elementos

    1. Avatar de DeathSoldier
      DeathSoldier

      O que tens neste momento não é uma inflação totalmente artificial, criada pelos governos, de forma a obterem lucros enormes e depois esconderem isso mesmo por detrás dos lucros das empresas?
      Achas que nesta altura do campeonato existe realmente alguma coisa por detrás do €, $, £ etc?
      É especulação e a inflamação que varia o valor da moeda….
      Qual a diferença entre os dois sistemas?
      Cripto – sobe e desce
      Fiat – sempre a descer

      Ou achas que a malta que não mete dinheiro em cripto, e investe, anda a meter o dinheiro aonde? Aforro?
      Andam a comprar ouro, prata, materias preciosas….

      1. Avatar de neopunk
        neopunk

        DeathSoldier, lamento dizer-te que estás a gastar o teu “latim”, 99% das pessoas não entendem o fundamento da blockchain e o que envolve criptoativos, quanto a isso não os posso condenar porque é um tópico que exige algum investimento de leitura e investigação. A geração Z e subsequentes são nativos digitais que crescem neste novo paradigma, a natureza encarrega-se de limpar o legado e proporcionar a evolução geracional.

        Já por outro lado da geração Y para trás têm a obrigação de aumentar a literacia financeira tradicional para não dizerem baboseiras e não viverem em constante prejuizo na aplicação de investimento ou delegação da custódia de valores.

        1. Avatar de Tsunamy
          Tsunamy

          Clap,Clap,Clap…. “nem mais nem ontem” …. 😉

  12. Avatar de jao
    jao

    claro que sim! os governos estao ai para fazer me/%$a qual é o problema de termos uma moeda que preserva valor a longo prazo!

  13. Avatar de jao
    jao

    Vai parecer arrogante mas as pessoas nos comentario nao teem a minimo estudo nem literacia financeira para poder aprecentar um comentario racional a cerca das cripto!! elas nem do seu sistema actual estam a par !!!

    1. Avatar de Stanley
      Stanley

      Lol

      Mas é verdade mesmo.

  14. Avatar de Zé Fonseca A.
    Zé Fonseca A.

    claro que serve, serve para fazer dinheiro ou para perder dinheiro.
    tirando isso há chains e produtos com tecnologias interessantes, mas tudo isso se pode faz e correr sem criptmoedas propriamente ditas.

  15. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Para os “sonhadores” de El Salvador acho que continuam a ser.Quanto aos da República Centro-Africana esses já abriram os olhos,vá lá.São mais realistas.

    1. Avatar de neopunk
      neopunk

      Diz antes visionários, e se tens dúvidas:

      Zalaya announced the news via Twitter on Jan. 23, highlighting the government’s commitment to meeting its debt obligations and proving the skeptics wrong. Bukele tweeted, “Well, we just paid in full 800 million dollars plus interest. But of course, almost no one is covering the story.”

      The government still owes $367 million plus interest on an additional bond set to mature in January 2025, but the successful repayment of the 2023 bond is a positive sign for the country’s financial stability.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        Ui,que “visionários” !! Um dos países com uma das maiores dívidas de todo o mundo.São cá uns “visionários” do caraças.

  16. Avatar de Nuno Palma
    Nuno Palma

    Em termos de português, não percebo a palavra “realmente” no útil para a sociedade. Não é isso que está em causa, mas sim a sua inutlidade. Desta forma, o título deveria ser “Serão as criptomoedas realmente inúteis para a sociedade?”.
    E a resposta é óbvia: claro que sim. São realmente inúteis.

  17. Avatar de Luis Henrique Silva
    Luis Henrique Silva

    Na minha opinião não tem utilidade nenhuma, embora tem a vantagem de não ser preciso ser fisico. Mas os valores que algumas custam e outras valer pouco não vale a pena investir, não é para qualquer um e isso torna inutil, mais parece ser previlégio para alguns…. mais parece ser moeda feita só para ser um esquema…..
    Nas criptomoedas não acredito na utilidade, mas acredito um dia deixar de haver moeda fisica.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      “Nas criptomoedas não acredito na utilidade, mas acredito um dia deixar de haver moeda fisica.” Nisso concordo consigo,mas não é tão cedo.Demorará ainda décadas a fazer-se a mudança.

      1. Avatar de deepturtle
        deepturtle

        décadas são pelo menos 20 anos.
        tão ingénuo que avô é!
        vê-se mesmo que não acompanha os bastidores das criptos…
        há anos que vejo claramente o que está a ser desenvolvido, transversal a toda a sociedade e indústrias, no entanto continuam a achar que tokenizar de forma segura não tem futuro! Tão anjinhos! A tecnologia é como um tsunami… a Bitcoin é como o honey badger, meus amigos!

      2. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        +1

  18. Avatar de Profeta
    Profeta

    Alguem cria a necessidade e as pessoas vao atras. Eu so gostaria de fazer aqui uma pergunta em relacao as cryptomoedas. Uma vez que se sabe que alguns de voces podem usar cryptos para comprar alguns bens certo ? Mas de que forma isso funciona ? Imaginem que voces tem 10 cryptos. Um produto que voces queiram comprar pode custar abaixo de 1 crypto ? E apenas mera curiosidade, porque se por defeito vao gastar 1 crypto ou mais vao ficar a perder dinheiro.

  19. Avatar de André
    André

    Negócio pirâmide, só isso!

  20. Avatar de Teresa Viegas
    Teresa Viegas

    Primeiro há que perceber que “cripto” não é nada. Existe Bitcoin e existem outras moedas que na maioria são burlas e apenas compra quem quer. Não vejo ninguém a criticar o euro-milhões como não vejo ninguém a criticar quem gosta de investir em ouro.

    A Bitcoin contribui de facto para a sociedade, da mesma forma que o ouro contribui para a sociedade. A diferença é que o ouro pode ser roubado, como o governo americano fez em 1933, quando ilegalizou o ouro e apenas permitiu novamente a compra livre do ouro em 1974… mas curiosamente ninguém fala desta “burla”, se calhar porque não é burla nenhuma e hoje em dia toda a gente sabe que o ouro tem valor.
    A Bitcoin contribui para a sociedade da mesma forma que o dinheiro fiat contribui, excepto o facto do dinheiro fiat ser uma burla autentica e poder ser roubado pelos governos, como aconteceu bem recentemente no Chipre ou que já aconteceu tantas vezes na Argentina que nem vale a pena listar quantas.
    Sim, de facto Bitcoin é como investir em ouro, mas de uma forma mais fácil e acessível.

    Quando uma pessoa diz que Bitcoin é criada do nada apenas revela que não percebe nada do que está a falar, pois a Bitcoin requer energia para gerar (curioso que criticam o uso da energia quando querem, mas “esquecem” a energia quando convém). Ao usar energia (não é gastar porque nada se gastou, apenas foi usada na criação de algo) faz com que o valor dessa energia possa ser monetarizado (atribuir valor, não monitorizar).

    Por fim existe uma burla bem conhecida chamada de CBDC, as moedas digitais criadas pelos bancos centrais.
    Quando lemos as comentários dalgumas pessoas aqui que criticam e falam sem saber, podemos realmente substituir o termo criptomoeda por CBDC, pois tudo aquilo que é criticado nas criptomoedas é uma CBDC:
    – É criado a partir do nada
    – É controlado centralmente
    – Não tem qualquer valor
    – Pode ser controlado pelos governos e como tal roubado sem qualquer consequência
    – No fundo representa um retornar ao regime de escravatura, onde o dinheiro é dado aos “escravos” na forma de ordenado mas nunca deixa de pertencer ao “dono” e pode ser retirado a qualquer momento

    1. Avatar de Turboman
      Turboman

      Excelente comentário

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Não percas tempo. Uns não sabem porque não querem saber outros não sabem porque lhes convém não saber.

      Procurem pela capa do The Economist de Setembro de 2021.

  21. Avatar de Rui
    Rui

    Cerca de metade da população mundial não tem acesso a conta bancária. Cripto ajuda em muitos casos essas pessoas.

  22. Avatar de Turboman
    Turboman

    Mas algum dos que criticam as cripto percebe realmente de economia, finanças e de como funciona o mercado financeiro?
    Deixo aqui algumas perguntas para irem investigar:
    – Dizem que bitcoin é criado do nada. Então e o dinheiro real? É criado com base em alguma coisa ou é só porque os governos querem criar porque precisam?
    – Os US imprimiram nos ultimos 3 anos mais dinheiro do que em toda a sua história, mas o problema está em bitcoin que é finito e não pode ser mais impresso…
    – “Bitcoin é só usado para esquemas de lavagem de dinheiro e afins”. Ah sim porque antes de existir Bitcoin nunca existiram offshores, nunca existiram roubos nem lavagem de dinheiro.
    – “Não se sabe quem está por trás da Bitcoin por isso é esquema de piramide manhoso em que alguns ganham e muitos perdem” – Pois… Exato. Até porque quando um banco afunda, todo o nosso dinheiro que lá estava está 100% protegido. E quando os governos vão safar os bancos, nós como contribuintes não somos nada prejudicados…
    – “Grande percentagem do bitcoin está nas mãos de poucas pessoas / empresas e conseguem manipular isso” – Exato, até porque em dinheiro real o mesmo está distribuido equitativamente por todas as pessoas e não existe cá também essa história de que mais de 80% da riqueza de todo o mundo está nas mãos de poucas pessoas / empresas…
    – “ah mas o Bitcoin é descentralizado, logo como não existe ninguem a impor regras é mau” – Realmente o sistema centralizado que temos com dinheiro real em que estamos continuamente a ser lixados todos dias por causa das manipulações que são feitas no mercado pelos sistemas centralizados é que são bons… Inflação? recessão? Nah isso é tudo histórias…
    – “Estas falencias das empresas de cripto (FTX, 3AC, etc) só provam que cripto é mau”. Não meus amigos, stas falencias acontecerem por causa da ganancia de alguns e especialmente porque provaram mais uma vez que os esquemas que usaram nas grandes falências de bancos no passado, foram o mesmo tipo de esquemas que estavam a ser usados por estas empresas.

    Foi exatamente para evitar estes esquemas que o bitcoin foi criado da maneira que foi e não é por acaso que hoje em dia praticamente todos os bancos estão a criar ou estão a pensar criar produtos baseados em cripto e que os Governos estão a falar em CBDCs. Eles vêm claramente que estão a perder o seu poder de centralização e querem evitar isso a todo o custo

    1. Avatar de Ska
      Ska

      – Os US imprimiram nos ultimos 3 anos mais dinheiro do que em toda a sua história, mas o problema está em bitcoin que é finito e não pode ser mais impresso…
      Um reparo, a afirmação está correta, mas se existir um consenso entre os miners, o total de bitcoin poderá ser aumentado, aí sim era necessário acontecer um hard-fork na rede BTC e a comunidade ir atras desse hard-fork.

  23. Avatar de Mario Coelho
    Mario Coelho

    BTC não é Bitcoin o original!
    Vai haver uma reviravolta muito em breve… É só um aviso ⚠️….

  24. Avatar de MVSi65
    MVSi65

    Quem tem interesse em desmoralizar as cryptos? A questão aqui é a independência do modelo bancário. O que a meu ver, é EXTREMAMENTE NECESSÁRIO. Mas as criptomoedas tem o seu espaço e a sua importância, talvez não da forma que agora está , mas a criação de Blockchains as tendo como garantidor é uma daa formas que eu ainda espero a estar a ver.

  25. Avatar de pdsermqq
    pdsermqq

    99.9% são scam.

  26. Avatar de Eu
    Eu

    ISTO É TUDO UMA GRANDE MENTIRA.
    O BITCOIN NAO PRESTA. DEVEMOS TODOS CONTINUAR A USAR O EURO E O DOLAR.

    Janet Yellen e o Tesouro planeiam garantir todos os depósitos no sistema bancário, que atualmente é de US $ 18 trilhões de dólares.

    Em comparação, durante a crise financeira global de 2008, o Fed teve que intervir com US $ 700 bilhões.

    O que é que isso significa para a economia?

    Inflação maciça e destruição da moeda.

    Ludwig Von Mises enquadrou isso como o boom do crack-up, onde as pessoas percebem que a inflação é permanente e intencional.

    Como resultado, as pessoas estão começando a fugir do sistema bancário e à procura de outras ferramentas financeiras.
    (opsss, queres ver que afinal sempre vão cair na desgraça humanitária de aderir ao bitcoin?)