Sensor de temperatura funciona sem bateria e custa 0,20€

8 Comentários

A Internet das Coisas ou Internet de Tudo veio trazer ao mundo da tecnologia novos desafios. Apesar de existirem actualmente já vários sensores nesta área, são poucos os que conseguem funcionar de forma autónoma, sem a necessidade de uma bateria integrada/externa.

Mas há novidades! Um grupo de investigadores holandeses conseguiu criar um minúsculo sensor de temperatura que funciona sem bateria!

wireless_sensor

Com apenas 2mm quadrados, o sensor de temperatura inteligente tem a capacidade de funcionar sem qualquer fonte de energia! No entanto, tal não significa que o sensor não necessita de energia. Na prática, este minúsculo sensor obtém energia para funcionar através das ondas rádio que são emitidas pelo router onde este está ligado. O sensor vai guardando energia e sempre que realizar uma leitura da temperatura, envia essa informação para o router.

The sensor contains an antenna that captures the energy from the router. The sensor stores that energy and, once there is enough, the sensor switches on, measures the temperature and sends a signal to the router. This signal has a slightly distinctive frequency, depending on the temperature measured. The router can deduce the temperature from this distinctive frequency.

A mesma tecnologia pode ser facilmente adaptada a outros sensores como por exemplo luminosidade, movimento ou humidade.

Actualmente, para que tudo funcione, o sensor deve estar muito perto do router para que consiga obter “essa energia”. No entanto, os investigadores já revelaram que estão a trabalhar com o objectivo de expandir o raio de acção para cerca de 5 metros. Segundo as informações, o custo de produção deste sensor é na ordem dos 20 cêntimos podendo chegar ao mercado a menos de 1€.

Partilhar:
Tags:

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de rjSampaio
    rjSampaio

    Não é por anda, mas nao é anda de especial, o sensor actualmente funciona a 2.5cm…
    A muito tempo que tecnologia assim existe, se chegar aos 5metros já é qualquer coisa, mas actualmente, não é nada de especial.

    1. Avatar de Cristiano
      Cristiano

      So o preço do sensor chega para por de lado o teu argumento 😉

  2. Avatar de Cristiano Alves
    Cristiano Alves

    Fantástico.
    Melhor de tudo ainda é o preço… Acessível a toda a gente.

  3. Avatar de Jorge
    Jorge

    Sex toys com sensores de temperatura…

  4. Avatar de Kaynrath
    Kaynrath

    Não há inovação aqui. O galo do tempo foi inventado há decadas :p

  5. Avatar de RenatoNismo
    RenatoNismo

    se tivesse o logótipo ‘i’ e com o hardware praticamente igual, os iDiots iam logo comprar isso por 99€ ao invés de 1€ e depois não sabem como usar.

    1. Avatar de Dr. Estranho
      Dr. Estranho

      Tens toda a razão