Scalpers não conseguem vender as gráficas GeForce RTX 4080 da Nvidia

18 Comentários

Se há alguns meses as notícias mostravam uma enorme procura por placas gráficas, apesar da grande escassez de componentes, atualmente o cenário é bem diferente. Motivado por vários fatores, especialmente económicos, a indústria está agora a ter dificuldade em escoar determinados produtos.

Posto isto, parece que a vida dos scalpers deu uma volta inesperada. Ou seja, como costume, compraram várias placas gráficas GeForce RTX 4080 da Nvidia logo quando estes chips foram lançados, mas agora com a crise não estão a conseguir vender nem devolver as unidades que têm em mãos.



Scalpers estão a ‘ver-se gregos’ para vender as RTX 4080

Para quem não sabe, os scalpers são revendedores não oficiais conhecidos sobretudo por comprarem muitas unidades de determinados equipamentos populares e muito aguardados aquando do lançamento dos mesmos. Com isto esperam revendê-los depois a valores muito superiores aos recomendados pelas marcas.

Assim, quando a Nvidia lançou as gráficas topo de gama GeForce RTX 4090, estes revendedores apressaram-se a comprar estes modelos e, portanto, tal contribuiu para que os mesmos esgotassem num ápice nos primeiros dias. Fizeram algo idêntico com a GeForce RTX 4080, contudo saiu-lhes o ‘tiro pela culatra’, uma vez que estes chips não estão a ter tanta procura.

Desta forma, as últimas informações indicam que os scalpers encontram-se agora com várias unidades da gráfica RTX 4080 em stock, uma vez que não as estão a conseguir revender nem devolver.

No Reddit há algumas discussões que mostram que os gamers não estão dispostos a pagar valor altos por placas gráficas. E quem não aposta na RTX 4090, prefere optar por modelos da linha anterior GeForce RTX 30, ou então por chips da AMD.

A Nvidia anunciou esta gráfica a um valor recomendado de 1.199 dólares, mas em Portugal o preço vai desde os 1.500 euros até quase aos 2.500 euros. E parece que o que tem afastado os utilizadores da compra deste modelo é a relação entre o custo e o benefício. Há então quem prefira investir no modelo topo de gama GeForce RTX 4090 que nas lojas portuguesas se encontra à venda entre 1.999 e 2.521 euros, mas grande parte dos modelos encontram-se esgotados.

Portanto, ou estes revendedores adotam outra estratégia, ou arriscam-se a acumular várias RTX 4080 durante muito tempo, sem as conseguirem vender.

Leia também:

Surge a primeira imagem da possível GeForce RTX 4070 e parece pequena

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de DrFrank
    DrFrank

    Só hà uma palavra para isso: HAHA!

      1. Avatar de Jbsenterprise
  2. Avatar de secalharya
    secalharya

    Temos pena!

  3. Avatar de Tretas
    Tretas

    Comam-nas com pão, pode ser que escorreguem melhor

  4. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Mesmo para quem tem dinheiro não vai ser burro para comprar uma placa gráfica por mais de 1.000 euros.É totalmente estúpido este tipo de preços.

  5. Avatar de L. Teixeira
    L. Teixeira

    A ganância matou o pato

    1. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Neste caso foi os scalpers

  6. Avatar de Carlos Soares
    Carlos Soares

    Portugal nunca teve tanta gente que ama ser roubado!

  7. Avatar de FernandoRJ
    FernandoRJ

    Penso que para games não é necessário sair correndo para comprar os últimos lançamentos. A Steam acabou de divulgar um ranking com as placas de vídeo mais usadas na plataforma, e em primeiro lugar está a GTX 1650 e em segundo, a GTX 1060, que inclusive é a que uso e sem qualquer problema. Penso que para este tipo de consumo o ideal é aproveitar as boas oportunidades de compra considerando custo X benefício, sem pressa.

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Concordo. Agora para editores de vídeo e profissionais de renderização a questão é outra…

  8. Avatar de Luis
    Luis

    A culpa é do Vitalik Buterin…

  9. Avatar de Godlike
    Godlike

    Pois é o que acontece quando se constrói um negócio em volta do Hype, são riscos.

    Melhor virarem-se para a mineração… Ah não pera (outro hype).

  10. Avatar de Me and me
    Me and me

    BOOOM!!!

    Não tenho pena por esses gananciosos…

  11. Avatar de PTO
    PTO

    Que façam uma boa cebolada e que as comam com a ajuda de um garrafão de Paizinho para não arranharem a garganta.