Samsung cria memória SSD de 512GB pequena como uma moeda

25 Comentários

A miniaturização dos componentes electrónicos tem trazido um efeito positivo para a sua forma e para o seu tamanho. Com componentes mais pequenos é possível criar novas máquinas mais eficientes e mais fáceis de transportar.

A Samsung tem acompanhado este movimento e lançou agora para produção uma das memórias SSD mais pequenas do mercado. É de tal forma pequena que é do tamanho de uma simples moeda.

ssd_smsung_1

Para além da sua posição de relevo e de destaque no mercado dos dispositivos móveis, a Samsung tem também um papel de relevo no mercado da construção de memórias e de discos baseados nestas.

A sua mais recente proposta, a linha PM971-NVMe, que entrou agora em produção, é uma memória SSD de (até) 512GB, que pesa apenas um grama e que tem dimensões reduzidas. Com apenas 20 x 16 x 1,5 mm, alberga dentro de si vários componentes, desde os 16 chips flash V-NAND de 48 camadas de 256GB, 4GB de memória DRAM LPDDR4 de 20 nanómetros e um controlador de alta performance.

ssd_smsung_2

Com velocidades de leitura e de escrita de 1.500 MBps e 900 MBps, respectivamente, permite descarregar um filme Full-HD em apenas 3 segundos, informação da Samsung. Com estas velocidades esta memória consegue ser 1500 vezes mais rápido que um normal disco HDD.

As memórias SSD da série PM971-NVMe SSD entraram agora em produção e vão ser vendidas com 512GB, 256GB e 128GB, sendo disponibilizadas no próximo mês, segundo a Samsung .

ssd_smsung_3

Com estas dimensões de memórias SSD, os fabricantes podem criar agora máquinas ainda mais pequenas ou com baterias maiores, dando uma maior liberdade a todos os que têm de usar computadores portáteis.

Este lançamento da Samsung é mais um da sua longa linha de ofertas no campo das memórias e dos discos, que estão cada vez com mais capacidades e menores dimensões.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Gabriel
    Gabriel

    Ótimo! O tamanho já tem, só falta custar uma moeda também… rsrss

  2. Avatar de rojas
    rojas

    16 chips de 256GB? Isso é que era… : )

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ainda podemos diminuir mais o tamanho dos transistores usados sem que haja falhas (ou seja os eletrões passarem-nos como que por “teletransporte”), portanto há lugar para melhor e melhor tecnologia surgir em cada vez menos espaço, especialmente se começarmos a aumentar o tamanho dos dispositivos verticalmente (como aliás, já começou a ser feito com memória de vídeo por exemplo pela AMD)

  3. Avatar de Pedro S.
    Pedro S.

    Onde estávamos há uns anos atrás e onde estamos agora.. Antes era era preciso um edifício inteiro para tais capacidades…

    1. Avatar de Goncalo
      Goncalo

      Ainda sou do tempo dos pesados e grossos discos rigidos com uma enorme capacidade de 10Mb, e eram bem caros, alguns PCs nem HDD tinham, funcionavam com disquetes.

  4. Avatar de Zefra
    Zefra

    Mais tempo menos tempo os smartphones topo de gama vão começar a entrar nesta área de armazenamento. Não que seja necessário mas não seria ma ideia. Porque o Note do ano que vem?

    1. Avatar de James
      James

      Para produzir isto em massa neste momento deve ter custos elevados,um ssd deste tipo não deve ser nada barato,e neste momento ou outro, um smarthphone com custos superiores a 1000 euros em massa, não seria uma aposta inteligente mesmo com este ssd,aqui ja compras um pc,e as pessoas inevitavelmente iram comparar precos,e para não falar que seria necessário haver algumas alterações a nível de software e hardware,se a samsung começasse nesta linha linha de ssd teria que ser para continuar,talvez daqui a uns 3 anos seja possível.

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não há grandes vantagens para um smartphone de começar a utilizar SSD em vez de eMMC para ser sincero, apesar de agora ser possível.

      Onde isto seria mais vantajoso é em tablets, mas mesmo assim já é bastante fácil utilizar um ou múltiplos SSDs M.2 sem ocupar muito espaço.

  5. Avatar de Honesto
    Honesto

    samsung sempre a inovar

  6. Avatar de Marco B.
    Marco B.

    BAH!! a Samsung devia aprender com Apple, essa sim trás inovação!

    1. Avatar de OPateta
      OPateta

      Já agora fale-me das invenções da Apple, algo que realmente tenha inventado?
      Mais algo que a Apple tenha inventado e seja útil para vários fins. A Samsung quando inventa algo não vai ser só útil a Samsung, vai ser usado por varias marcas, vai permitir avanços em varias vertentes.

      Para a Apple e um tal de Steve Jobs, só preciso responder com Elon Musk PayPal, Tesla, HyperLoop…

      Deixa de ser um ridículo fanboy, a Apple tem meia dúzia de equipamentos, onde vai melhorando o hardware e usabilidade, mas invenções que tenho impacto no mundo? Acordem para a vida.

      1. Avatar de Gonçalo
        Gonçalo

        http://www.techradar.com/news/computing/apple/10-ways-apple-changed-the-world-1136277/1 entre inovações em computador, telemóvel, música, etc não sei por onde queres escolher. A Apple mudou o curso dos telemóveis que antes tinham todos teclado e ecrã não-tátil antes de ser apresentado o iPhone, e não são palavras minhas, “before the iPhone, smartphones either looked like BlackBerries or were weird things from Nokia. After the iPhone, they looked and worked like iPhones.”. Por isso, aí tens amigo, e não chames “ridículo fanboy” aos outros, só porque tens uma visão diferente.

        1. Avatar de Poeta
          Poeta

          Tem algumas imperfeições esse artigo, por exemplo, o GUI é da Xerox e a Apple nem foi o primeiro a implementá-lo, foi a Microsoft que lançou o primeiro produto. Depois apresenta o iOS 6 como algo que mudou o mudo??? As apresentações de Steve Jobs??? O iMac??? A sério? Quanto ao iPhone, iPad, o primeiro Apple PC até posso concordar, o resto é para encher chouriço…

    2. Avatar de RA
      RA

      nem mais! XD
      nao tarda lancam ai uma cena nova (que nem sei se já alguem se lembrou….): uma memoria de 512GB, do tamanho de uma moeda!

    3. Avatar de Ricardo Ricardo
      Ricardo Ricardo

      Nao sejas assim, embora nao troque o macbook pro retina 13 por nada pela primeira vez vi um portatil windows despertar me interesse. Asus zenbook 3 com 512gb e 16gb de ram….So tenho receio de nao gostar muito do windows 10 até porque ainda tem o bug do 100% disco nao resolvido.

      1. Avatar de Mylittlelife
        Mylittlelife

        Que é isso? Eu tenho vários PC com SSD e não vi tal coisa

      2. Avatar de Insider
        Insider

        Ricardo, tenho um portátil HP-Compaq de 2006, nx9420, de 17″ Ultrawide, XPTO, etc, com W10, 4 Gb de RAM e SSD de 120 (instalei o antigo disco na baía do DVD porque não preciso de DVD) com gráfica dedicada de 256MB (ATI Mobility Radeon), e que em tarefas de escritório, internet, vídeos (até 1080p), música e jogos casuais funciona perfeitamente. Trabalho com Windows desde a infância do mesmo e posso dizer que nada tenho a dizer sobre o W10. O utilizador é que tem de informar-se e configurá-lo à sua medida, como todos os SO’s. Se optar por começar a trabalhar com o W10 não vai ter problemas. E, mais uma coisa, nunca tive o problema do disco a 100%. Tenho um monitor de recursos desde o primeiro dia e garanto que nunca tive esse problema.

    4. Avatar de Marco B.
      Marco B.

      Ironia? XD

  7. Avatar de Rui LUX
    Rui LUX

    isto é excelente.. mas agora (já era para ontem) precisamos de baterias para tlm, tablets, portáteis que durem dias.. tipo 3 ou 4 ou 5 dias.. e não horas.. a capacidade de processamento aumenta.. a capacidade de armazenamento aumenta.. mas tudo isto sempre com um carregador por perto.. e isso é que precisa de mudar

    1. Avatar de TMC
      TMC

      Concordo, há uns anos atrás a lenta velocidade de acesso dos discos era o principal problema, mas “agora” com o aparecimento dos dispositivos mobile o grande problema é mesmo a autonomia… Eu gostava de um smartphone que me desse no mínimo umas 12h de ecrã ligado… Digo no mínimo no sentido em que gostava que me desse essa autonomia sem ser a executar tarefas “básicas” como navegar na net ou ver um simples vídeo, mas sim qualquer que fosse o cenário, 12h no mínimo… Era bom também que carregar uma bateria fosse tão rápido como meter gasolina num carro… aí sim conseguiríamos alcançar um verdadeiro nível de portabilidade

    2. Avatar de António Vision
      António Vision

      Há formas de mudar de baterias sem desligar equipamentos, e formas de substituir uma bateria em menos de 5s, porque não se aposta por ai?

    3. Avatar de Mylittlelife
      Mylittlelife

      Se vires a autonomia continua a aumentar principalmente em modelos de gama média. Há vários modelos com Snapdragon 6xx com ecras 1080p e baterias de 4000 mAh, e a autonomia é gigantesca

  8. Avatar de António
    António

    Uma pequena correcção. Onde se lê “1.500 MBps a 900 MBps” deve ler-se “1.500 MBps e 900 MBps”.

  9. Avatar de Rita Alves
    Rita Alves

    Algém tem ideia de quando vai custar um “brinquedo” destes?