RX 6700 XT da AMD poderá trazer chip Navi 22 e 12 GB de memória

13 Comentários

O anúncio das placas Radeon RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT da AMD foram um autêntico sucesso. Mas a fabricante não parece parar por aqui e poderá ter na manga mais uma surpresa interessante no segmento das gráficas.

Segundo informações agora reveladas, a próxima placa Radeon RX 6700 XT deverá trazer um chip Navi 22 e ainda 12 GB de memória GDDR6.



Radeon RX 6700 XT da AMD pode trazer chip Navi 22

A Radeon RX 6700 XT será a próxima placa gráfica de gama média da AMD. E recentemente teve alguns detalhes partilhados na Internet que terão sido divulgados através de atualizações de firmware do macOS da Apple.

De acordo com as informações, a nova GPU RX 6700 XT, assim como possíveis variantes, terá por base o chip Navi 22. Os modelos recentemente apresentados pela AMD (RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT) são baseados em Navi 21.

Nova GPU trará 12 GB de memória VRAM

Para além disso, a placa gráfica contará ainda com 12 GB de memória VRAM. Esta capacidade é superior aos 10 GB que a fabricante rival Nvidia oferece na sua GPU GeForce RTX 3080. Essa informação foi também deixada num tweet do utilizador Patrick Schur.

A atualização do macOS confirmou ainda que a RX 6700 XT terá 40 unidades de computação, ou seja, menos 20 do que a RX 6800, menos 32 do que a RX 6800 XT e metade da RX 6900 XT.

Em suma, prevê-se que a próxima gráfica da AMD seja uma verdadeira sucessora da linha Radeon RX 5700. No entanto oferece ainda mais eficiência energética e maiores velocidades de clock. Estima-se que a nova placa consuma entre 186 W e 211 W, ou seja menos que os 225 W que a RX 5700 XT consome.

O chip Navi 22 traz um barramento de memória (Memory Bus) de 192 bits, o que significa que as suas placa terão que ter 6 GB ou 12 GB de VRAM.

A AMD já terá dito às suas fabricantes parceiras que as placas gráficas baseadas em Navi 22 seriam lançadas antes do esperado. Neste momento, espera-se que a marca lance a Radeon RX 6700 já em janeiro de 2021.

Leia também:

Análises mostram que a gráfica RTX 3080 é mais rápida do que a RX 6800 XT

Comentários

13

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Magnot
    Magnot

    Interessante mas para gaming nvidia esta muito a frente. As amd nem vem com raytracing ativado enquanto que nvidia ja tem ha que tempos.

    1. Avatar de PGomes
      PGomes

      Andas a dormir. As RDNA2 já têm aceleração de ray tracing por hardware.

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Para além de não se falar noutra coisa nas novas consolas.. que são RDNA2 e AMD

        1. Avatar de Antonio
          Antonio

          Pois, mas as novas consolas não são Full RDNA2 nem têm ray tracing por hardware dedicado, tem de ser processado nos shaders.

          1. Avatar de Ivo Murilo
            Ivo Murilo

            Os Xbox Series são full RDNA 2

          2. Avatar de PGomes
            PGomes

            Errado. Nas consolas é processado nas unidades de texturização, com extensões para aceleração de ray tracing. Tal como nas versões de PC.
            Não é realizado nos shaders.

      2. Avatar de Luis Silva
        Luis Silva

        E a nvidia é por ue? Também por hardware, exceto as gtx
        Mas acho as nvidia mais à frente isso é verdade.
        Nas consolas têm AMD por apenas questão de custo.

        1. Avatar de PGomes
          PGomes

          Pelo que se tem visto, a nVidia e a AMD têm implementações muito diferentes de Ray-tracing. Isso significa que otimização é muito importante. Nos últimos anos, os jogo foram apenas otimizados para RT da nVidia, pois era a única.
          Mas jogos com RT, otimizados para RNDA2 estão amostrar bons resultados.
          O WOW Shadowlands e o Dirt 5, com RT, correm melhor nas RDNA2 do que na Ampere.

          1. Avatar de Luis Silva
            Luis Silva

            Quero ver é comparativos entre rtx série 3000 e as novas rx, de certeza que a nvidia vai um passo à frente, aliás acho que já vi em algum lado que elas estão à frente

  2. Avatar de Sergio
    Sergio

    Alguém sabe se está a AMD vai lançar GPU da série RX 6000 de gama média, isto é, com custo até 200€ ?

    Esta ‘guerra’ entre AMD e NVidia é muito bonita mas é sobretudo na gama alta, e dar 400€ infelizmente não está para a minha realidade.

    1. Avatar de Hidelberto
      Hidelberto

      gama media a 200euros? Isso é gama baixa. Gama média é 500euros como as 3070!

    2. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Poderá ser então uma boa altura para explorar os mercados de segunda mão onde deverão aparecer boas oportunidades a preços mais acessíveis e sem grandes compromissos de performance – atendendo ao valor das novas, e respectivo investimento, claro.