RTX 3060 da Nvidia ainda nem foi lançada, mas as lojas já aumentaram o preço

26 Comentários

Tal como temos referido em artigos anteriores, há uma crescente procura por placas gráficas no mercado. A Nvidia é considerada como uma das melhores fabricantes deste componente, mas os seus mais recentes chips já são difíceis de encontrar nas prateleiras. E muito também por culpa da mineração de criptomoedas.

Mas tudo isto está a provocar um fenómeno interessante, apesar de não ser muito benéfico para os consumidores. A recém anunciada GeForce RTX 3060, por exemplo, ainda nem sequer chegou ao mercado, mas há já várias lojas na Europa, incluindo Portugal, a aumentar o seu preço.




A Nvidia surpreendeu o mundo com o lançamento das potentes gráficas GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. Para além disso, foi também lançada a RTX 3060 Ti e ainda as novas placas para computadores portáteis.

Mas a fabricante prepara-se para lançar uma outra gráfica, a GeForce RTX 3060 que chegará no dia 25 de fevereiro por 329 dólares. Ou, pelo menos, era esse o objetivo.

Lojas começam a aumentar preço da RTX 3060, mesmo sem ser lançada

Várias lojas na Europa estão a aumentar o preço da próxima placa gráfica da Nvidia. De acordo com alguns registos, os aumentos chegam a ser mais de 100 euros em comparação aos preços que praticados na semana anterior ao aumento.

Este fenómeno acontece devido à enorme procura por placas gráficas, em grande parte dos casos motivada pela mineração de criptomoedas. Relembramos, por exemplo, o caso da descoberta de um sistema de mineração com 78 placas RTX 3080. E devido à falta de stock, quem minera criptomoedas também já começa a investir nos portáteis com as novas gráficas da série RTX 30.

Outros modelos, como a RTX 3080, também viram o seu preço aumentado, nalguns casos acima dos 1.300 dólares (~1.072 euros), quando o valor de lançamento rondava os 700 dólares (~577 euros).

No caso da RTX 3060, o preço recomendado na Europa é então de 329 euros, mas nalgumas lojas a placa o valor já se encontra acima dos 500 euros.

Para além disso, segundo o site VideoCardz, as lojas estão ainda a cancelar as pré-vendas, como forma a ‘forçar’ os clientes a comprar o produto pelo preço maior.

Esta situação também foi detetada nalgumas lojas portuguesas onde, nalguns casos, o aumento foi de quase 200 euros.

Portanto, a vida não está nada fácil para quem, neste momento, procura uma placa gráfica recente. Resta-nos aguardar que a procura diminua para, talvez, votarmos a ter stock e preços mais ao encontro do estipulado pelas marcas.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno Monteiro
    Nuno Monteiro

    Isto resolvia-se com a NVIDIA a tomar uma posição sobre os preços inflacionados! Isto aos poucos mata a empresa pois transparece que ela tem preços mais elevados do que a AMD quando afinal são os revendedores a estragar tudo.

    1. Avatar de Hélio Musco
      Hélio Musco

      A AMD também está com o mesmo problema. Se as empresas quisessem fazer alguma coisa, já teriam feito. Continuam a vender e isso é que importa.

    2. Avatar de Miguel Gomes
      Miguel Gomes

      A AMD também sofre do mesmo infelizmente. O mining e os scalpers estão a arrebentar com o mercado. É o preço da liberdade e de cada um fazer o que quer… Não há legislação para controlar isto.

      1. Avatar de danny
        danny

        Isso não tem nada a ver com mining ou coisa alguma. O que está a acontecer é que a produção de componentes reduziu drasticamente, tudo devido a pandemia. Afinal de contas, muitas empresas estão a trabalhar muito menos e claro, se menos produzem, menos será a possibilidades de produzirem em quantidades minimamente aceitáveis.

        1. Avatar de José Carlos da Silva
          José Carlos da Silva

          Isso é verdade, mas o mining também ajudou em muito a quebra nos stocks. Há fotos de mining rigs com dezenas de gráficas das novas. Quem conseguiu, esgotou os stocks das lojas e daqui a uns meses vende as gráficas ainda dentro da garantia, mas já completamente exaustas.

  2. Avatar de Tiago Ferreira
    Tiago Ferreira

    Isto é vergonhoso, a PCDiga, tem as RTX 3060, já marcadas €300 acima do preço de referencia da Nvidia, a Globaldata, pelo preço a que tem as RTX 3060 ti, deve ir pelo mesmo caminho. Da minha parte, não vão ver nem um cêntimo e gostava que todos fizessem o mesmo. Não vale tudo para conseguirem sacar mais uma centenas de euros a quem gostava de fazer uma actualização no seu Computador, ou simplesmente montar uma máquina nova. E não venham com a treta de que compram mais caro, isso é valido para os pequenos lojistas, que não têm poder de negociação e compram pequenas quantidades.

    1. Avatar de RM
      RM

      A PCDiga já não é o que era. Agora é mais como a Worten ou a Fnac a tentar enganar os clientes com preços irrealistas! No passado era a minha loja de referência, mas agora está longe de ser a loja de informática que era no início. Deviam mudar de nome, porque PCDiga já foi.

    2. Avatar de Zeze
      Zeze

      Eles querem lá saber, vendem-nas na mesma porque os loucos pelo mining compram-nas a qq preço! As lojas não tem grande culpa nos preços, apenas aplicam a sua margem. Tentem descobrir a quanto estão a sair dos distribuidores e depois reflitam. É tudo a mamar e a procura é muito alta.

  3. Avatar de Xnelox
    Xnelox

    Vou esperar que esta maluquice passe, quando sair a RTX 5070 já tudo deve andar normal

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      Até existir uma nova febre de mineração,como em 2018 e agora.

  4. Avatar de Pirata das cabernas
    Pirata das cabernas

    a pcdiga é/foi patrocinador do pplware, não percebo porque não colocaram uma imagem deles.. enfim
    o preço subiu porque teve que subir, a própria nvidia vai vender mais caro isto deve-se à escassez de material para produção. o preço subiu porque teve que subir fácil.

  5. Avatar de Zé dos Azeites
    Zé dos Azeites

    O preço vai continuar assim até ao final deste ano. A subida do ethernum não vai descer tão cedo.

    1. Avatar de Zeze
      Zeze

      Isto vai ser para continuar. Enquanto o Ethereum continuar a poder ser minerado via GPU vai ser uma corrida louca às gráficas para as colocar em rigs! Quando sair o Ethereum, entra outra moeda qq mais abaixo. Só se os fabricantes conseguirem de alguma forma capar os GPU a nível de hardware para impedir ou tornar o mining non profitable e lançar gráficas dedicadas para tal. Mas para isso é necessário que nvidia e amd queiram, como estão a vender como nunca, simplesmente não querem saber. É voltar às consolas e “cagar” nos PC’s.

  6. Avatar de Ze
    Ze

    Tanta febre por causa das graficas, os jogos nem estao preparados pra tanta potencia

    1. Avatar de j
      j

      Estão… o problema é que as empresas têm jogos denuvo, cagam para o jogo todo, sai bugado e é uma perda de tempo, acaba por ser pirateado logo a seguir um ano depois. O pessoal compra e depois chora no dia um, porque querem o jogo a rodar nas perfeitas condições. Desde que veio o denuvo eles estragaram TUDO!!!!!!

  7. Avatar de Alguém
    Alguém

    Rip, mais um ano com a Rx580 I guess

    1. Avatar de gr33nbits
      gr33nbits

      E deixa que está muito bem, eu tenho uma Aorus 8gb e para o pouco que jogo chega perfeitamente, estes preços é mesmo completamente #out” eu por acaso em 2017 ou 2018 quando comprei esta já tive que largar mais uns euros, coisa pouca, mas já se notava a inflação do mining que depois começou a subir e foi a loucura, mas acredito que agora ainda está pior.

    2. Avatar de Tigas
      Tigas

      x2 hehe , rx580 power

      1. Avatar de ricardo
        ricardo

        Queres vender esa rx? eu compro-ta 🙂

  8. Avatar de Joao Figueira
    Joao Figueira

    Corrijam a publicação. Eu vi 1 loja bem conhecida em Portugal, aliás, até penso que seja a maior loja do tipo a operar em Portugal, a aumentar o preço na ordem dos 200€. Antes fossem 20€…

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Boa, obrigada, não tinha reparado. Sim, realmente se fosse só 20€… e outro problema é quem quer os equipamentos para fins profissionais, por exemplo quero um portátil ASUS com a nova RTX 3060 já estou a ver a coisa a ficar complicada… 🙁

  9. Avatar de Rui Silva
    Rui Silva

    Corrijam a publicação sff. Não se minera Bitcoin com gráficas, mas sim com ASICs. Ethereum é que se minera com gráficas.

    1. Avatar de Micael Teixeira
      Micael Teixeira

      Pois não, bit coin mina-se nas montanhas do chile com pá e picareta.

  10. Avatar de TrincaEspinhas
    TrincaEspinhas

    Eu quero a minha mãe!

  11. Avatar de Infinity
    Infinity

    Basta que ninguem compre que logo baixam os precos. Era ficarem um temporada sem vendas