Raspberry Pi Zero: O PC de 5 dólares ganha conector para câmara

18 Comentários

Foi em Novembro do ano passado que a Fundação Raspberry lançou o Raspberry Pi Zero. Este modelo tem um hardware bastante básico mas pode ser o ideal para os mais diversos projectos.

Agora a Fundação Raspberry informou, através do seu próprio site, que o Raspberry Pi Zero passa a incluir um conector CSI para se poder ligar uma câmara.

rpi_001


A Fundação Raspberry anunciou hoje que o Raspberry Pi Zero passa a incluir um conector que permite ligar uma câmara ao mini PC.

Este novo conector traz já suporte para a nova câmara, que vem com o sensor de imagem Sony IMX219 de 8MPX. Esta câmara custa cerca de $25, o que a torna substancialmente mais cara que o próprio mini PC, que custa apenas $5. Além da utilização deste conector, o utilizador pode também ligar uma câmara através da interface USB.

pi_zero

O Raspberry Pi Zero vem com processador ARM11 a 1 Ghz, tem 512 MB de RAM, duas portas USB (sendo uma delas para alimentação do dispositivo), um leitor de cartões microSD e uma porta mini HDMI. Tal como outros modelos, o Pi Zero vem com com a interface GPIO de 40 pinos.

Raspberry

Comentários

18

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rui Paulo
    Rui Paulo

    5euros e o preco da camera ou do pc?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Se leres, diz que o raspberry pi custa 5 e a câmara custa 25. Os dois juntos ficam a 30€

  2. Avatar de Carloa
    Carloa

    Atenção que só tem 1 USB o outro é unicamente de alimentação

  3. Avatar de jgago
    jgago

    Onde se pode comprar o Raspberry Pi Zero em Portugal ou na Europa? Já procurei nos vários sites onde vendem o Raspberry Pi 2 e 3, mas o Zero não o encontro. Tenho um Raspberry pi 2, 1 arduino nano e 1 uno e agora queria testar um RPI zero.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Na página dos distribuidores oficiais do Raspberry Pi tens lá a indicação do thepihut.com que vende este Pi Zero.

      1. Avatar de carlos
        carlos

        nao envia para portugal, ou pelo menos nao veja lá o país no checkout

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Provavelmente deve ser algum bug, já que também enviam para espanha.
          Manda mail a perguntar 🙂

        2. Avatar de Eduardo Serra
          Eduardo Serra

          Não envia!
          “We’re very sorry, but we no longer ship to the country in question. In our experience, we have found the local shipping options to not be reliable enough – with far too many misplaced and delayed parcels to make it a viable option for us.” thepihut

        3. Avatar de Eduardo Serra
          Eduardo Serra

          Não envia!
          “We’re very sorry, but we no longer ship to the country in question. In our experience, we have found the local shipping options to not be reliable enough – with far too many misplaced and delayed parcels to make it a viable option for us.” thepihut

        4. Avatar de Jorge
          Jorge

          Só a pimoroni (outra das opções no site) é que envia para cá….

  4. Avatar de Miguel
    Miguel

    Um PC destes para fazer umas brincadeiras no carro era espetacular…

  5. Avatar de joao lopes
    joao lopes

    ola boa noite gostaria de uma ajuda keria algo para ter o kodi nas tvs aki em casa via wif sem fios e de preferência fácil de utilizar e barato ja vi muita coisa mas keria ajuda de alguem k tivesse e desse uma opniao boa de algo e onde comprou

    1. Avatar de Charles
      Charles

      Para começar, onde aprendeste a eskrever?

      1. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
        Estou a usar o w10 porque fui obrigado

        T9 FTW BRUH

    2. Avatar de Charles
      Charles

      Vê um raspberry PI 3.
      Não há nada tão versátil…

    3. Avatar de Hugo
      Hugo

      Há mil e uma opções.
      No entanto, se optares pelo raspberry, ficas não só com um media center como também um mini pc.
      Eu tenho o pi2, mas pelo preço justifica comprar o 3 e sempre tem um desempenho um pouco melhor. Já tem bluetooth e wifi que são menos 2 periféricos que terás de investir.
      Instalando por exemplo o SO “pipplware” ficas com acesso fácil e rápido ao kodi, um ambiente gráfico (baseado em linux), emuladores de genesis, snes etc…tudo o que um computador fraquinho consiga processar :P.
      Eu por exemplo uso também para ter torrents activos dia e noite e aceder-lhes remotamente.
      São variadíssimas as utilidades mas espreita o que anda no mercado. Uma coisa te posso garantir, com raspberry vais bem servido (o meu está ON desde Setembro passado e tá pras curvas.

  6. Avatar de João Nogueira
    João Nogueira

    Obviamente “out of stock”
    alguem sabe de algum sitio otimo para comprar o raspi zero por 5$? apenas o raspi zero

    1. Avatar de Estou a usar o w10 porque fui obrigado
      Estou a usar o w10 porque fui obrigado

      +1