Raspberry Pi: Medidor do Caudal de água – Wi-Fi

11 Comentários

Sendo a água um recurso precioso, em escassez, cada vez mais caro, somos sucessivamente obrigados a encontrar novas formas de gerir mais eficientemente este bem.

Hoje trazemos a ideia de David Schneider, que juntou o seu espírito maker à necessidade e dever de poupar água.

agua-abertura

Tendo vivido na Califórnia, local frequentemente fustigado por secas severas, David Schneider rapidamente se apercebeu da necessidade de obter informação sobre os gastos de água de modo mais frequentemente do que apenas receber a sua factura mensal.

Desta maneira, usando a sua ingenuidade e espírito criador, concebeu um pequeno dispositivo capaz de ler em tempo real o caudal de água a passar no contador e de disponibilizar essa informação num website dentro da sua rede local.

RaspWaterMeter01

Para a concepção deste projecto foram utilizados um Raspberry Pi com uma ligação Wireless, um magnetómetro e um Arduino Uno.

O elemento principal desta invenção é mesmo a utilização do magnetómetro. Este instrumento é capaz de medir a intensidade, direcção e sentido de campos magnéticos provenientes da passagem da água e dos componentes existentes no interior do contador.

RaspWaterMeter02

Os dados em bruto obtidos pelo magnetómetro são “limpos” ao serem processados pelo Arduino que, por sua vez, os envia para o Raspberry Pi. Este último serve de servidor local responsável pela disponibilização da informação obtida num simples website.

Nesta página é exposto o valor do caudal de água a ser utilizada no momento, sendo que neste caso foi optado por uma actualização de dados em intervalos de 10 segundos, bem como a contabilização total de todo o consumo efectuado.

Medidor de Caudal

 
Apesar já existirem ou estarem em processo de lançamento, no mercado algumas soluções do género, como o FLUID, o Aquai Puk ou o Driblet, é interessante ver o que é possível fazer-se com apenas uma ideia e alguns componentes electrónicos.

Este é decididamente o espírito maker que estes pequenos dispositivos vieram despertar em todos nós.
 

E vocês, que novas ideias de aplicação do Raspberry Pi têm em mente? Partilhem no grupo de facebook as vossas experiências.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jose
    Jose

    ando eu a ensinar aos meus filhos a poupar agua, para depois a vizinha aos sábados andar a lavar a estrada de mangueira. !!!!

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Exactamente como a minha vizinha… e é todos os sabados!
      Pelo menos ultimamente não o tem feito porque a estrada está em obras…

    2. Avatar de YaBa
      YaBa

      Deixa lá, aqui lavam o carro com a água do condomínio.

  2. Avatar de José Miguel
    José Miguel

    O ideal para mim era exactamente o mesmo mas para o contador da Electricidade.
    Isso é que era …

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      se for daqueles que tem um led que pisca a cada “x” W é super facil.
      É literalmente ligar um LDR ou um simples LED a entrada analogica do Rpi, já existe software para fazer os graficos e afins.

      Se for dos de disco, é mais dificil, mas não impossivel, o disco tem quela parte branca/preta numa certa area, mas é muito dificil calibrar.

    2. Avatar de Tiago Costa
      Tiago Costa

      Tens uma solução fantastica:

      http://theowl.com/owl-intuition/

      Eu uso há dois anos e considero um equipamento quase perfeito senão perfeito mesmo.

  3. Avatar de PL
    PL

    Estou a (re)fazer a mesma coisa para os medidores lá de casa.
    Para a electricidade vou medir os impulsos do LED do contador e para a água a rotação do contador.

    Já tive isto implementado (há +/- um ano), com um arduino, mas o registo era feito apenas localmente para um cartão SD (para análise posterior). Além disso a alimentação era feita por baterias (AA) o que assegurava pouco mais de 2 dias de registo (com um programa não optimizado). Ou seja, não era nada prático e por isso ficou encostado uns meses à espera de uma melhoria (upload para a ‘cloud’ – thingspeak).

    Entretanto já tenho outro proof-of-concept a funcionar, muito simples e totalmente wireless (apenas um componente electrónico + 2 sensores + 1 para temperatura e humidade), e em vez da cloud estou a usar um servidor de domótica local.

    Vamos lá ver se tenho mais sorte e não me cortam a água como a última vez (!) por pensarem que estava a adulterar o contador/leituras…

    1. Avatar de YaBa
      YaBa

      Com o ESP8266 ?

      1. Avatar de PL
        PL

        Yeah. Há mais de um ano atrás o esp8266 ia servir como bridge wireless para o arduino. Depois, o esp que comprei não dava para atualizar (dos primeiros) nem se dava bem como arduino e lá tive de esperar por outra encomenda… que queimei com 5v (por engano não mudei um jumper entre testes). Entretanto o esp deu um salto e agora é alternativa ao arduino.

        1. Avatar de IR
          IR

          Eu utilizo o firmware ESP-EASY no esp8266, que depois envia para o RPI com domoticz