Queda das criptomoedas leva à venda em massa de placas gráficas para mineração

33 Comentários

A vida não está fácil para quem atualmente investe no mercado das criptomoedas. As moedas digitais têm sofrido pesadas quedas na sua valorização, o que se torna numa significativa preocupação para todos os adeptos deste segmento.

As consequências começam a fazer-se notar pois, de acordo com as mais recentes informações, a queda no valor das criptomoedas está a levar à venda em massa das placas gráficas usadas para a mineração destes criptoativos.



Venda de placas gráficas usadas para a mineração de criptomoedas

Segundo as últimas notícias, a descida acentuada no valor das moedas digitais, nomeadamente a Ethereum, fez com que a mineração das criptomoedas deixasse de ser lucrativa, uma vez que os custos e gastos em eletricidade superam os ganhos que esta prática traz aos utilizadores.

Desta forma, como os mineradores não estão a conseguir amortizar o investimento feito nos equipamentos, e muitos deles comprados e ‘preço de ouro’ devido à escassez de componentes, então estão agora a começar a vender as placas gráficas usadas na extração das moedas digitais. Assim, nalguns locais já se está a assistir a uma venda em massa destas GPUs dedicadas à mineração de criptomoedas.

Mineradores chineses tentam vender as suas placas gráficas de mineração (via Baidu/Hassan Mujtaba)

Segundo os detalhes revelados, a China é um dos países onde esta realidade tem sido mais verificada e onde o boom da venda destes equipamentos começou a surgir nos cibercafés, os mesmos que haviam sido fechados para se transformarem em sistemas de mineração, uma vez que era mais lucrativo do que estar aberto ao público. Mas agora, esses mesmos locais ficaram com dezenas de placas gráficas que não usam e que estão a tentar vender em segunda mão.

As GPUs de mineração também estão a ser vendidas em sites de leilão. Num desses casos, uma Nvidia GeForce RTX 3060 Ti encontra-se à venda a preços entre 285 e 380 euros, numa conversão direta. Um modelo novo destes encontra-se a cerca de 550 euros.

Por outro lado, se considerarmos que a Ethereum poderá migrar para o modelo Proof of Stake, em agosto ou setembro, tal significa que estes equipamentos não vão poder aproveitar o poder das GPUs para a mineração.

Este é o aspeto das placas gráficas que morreram a minerar criptomoedas (leia aqui)

Assim sendo, tal como está a acontecer na China, espera-se que noutros países, como Portugal, também se comece a assistir a uma venda em grande escala destas placas gráficas.

Leia também:

Bitcoin cai abaixo dos 20.000 dólares, o menor valor desde dezembro de 2020

Comentários

33

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Jota
    Jota

    O lixo e o desperdício de dinheiro que as criptomoedas provocaram!

    1. Avatar de Eu
      Eu

      Sim, porque se fossem os gamers a comprar, já não seria lixo.

      1. Avatar de aa
        aa

        1 gamer compra 1 placa gráfica para se usar por anos. 🙂

        1. Avatar de Eu
          Eu

          Parece que não me fiz entender.
          O numero de gamers que desesperadamente esperaram por uma placa porque o mercado encareceu pela procura, são em grande numero suficiente para as ter comprado na mesma se não existisse cripto para minerar.
          A ser assim, o lixo e o desperdício também se iria notar embora um pouco mais tarde.
          Ninguém consegue controlar ou manipular o mercado. Ele é dinâmico.

      2. Avatar de Dark
        Dark

        gamers compram jogos que sustentam uma indústria e economia reais

        1. Avatar de Realista
          Realista

          Porque ao comprares criptomoedas o contra-valor em FIAT não vai sustentar uma industria e economia reais…

      3. Avatar de k
        k

        Alguém que quer uma gráfica para jogar compra uma ou duas. Não tem uma necessidade virtualmente infinita de placas gráficas.

        Olha uma imagem duma mining farm (e esta até é pequena):
        https://miro.medium.com/max/1400/0*cSOy1yxYV6wo1udV

    2. Avatar de IUR
      IUR

      Foram as criptomoedas que compraram as placas gráficas?

  2. Avatar de Miner
    Miner

    Não vendo as minhas.
    Estou comprador de GPU’s por valor simbólico 😛

  3. Avatar de Toni
    Toni

    Sim, já vi 3090’s a 50€. Depois acordei.

  4. Avatar de Imf
    Imf

    Finalmente vai haver gráficas no mercado

    1. Avatar de secalharya
      secalharya

      Todas lixadas…

      Eu não comprava estas placas.

  5. Avatar de iDroid
    iDroid

    Já tenho uma lágrima de crocodilo pronta a sair…

  6. Avatar de SteveRobs
    SteveRobs

    Que as comam cozidas com batatinhas agora!

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      E achas mau??
      Fogo, uma RTX3060 feita no forno, que bom!
      Ahh, que não se esqueçam do recheio de pasta térmica! Aí sim, fica um miminho!!

  7. Avatar de J.
  8. Avatar de Realista
    Realista

    É mais devido ao Etherium estar para alterar de proof-of-work to proof-of-stake para Agosto…

    1. Avatar de Realista
      Realista

      *para *em

    2. Avatar de Gajo que sabe
      Gajo que sabe

      ^isto

    3. Avatar de Zé Fonseca A.
      Zé Fonseca A.

      É mais a capitulação.
      De que te vale minerar se deixas de ter lucro.

  9. Avatar de elma
    elma

    ja vem tarde

  10. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Compro gpus

  11. Avatar de Alexandre Clemente
    Alexandre Clemente

    Pena não ter mais dinheiro de lado para expandir a farm….

    1. Avatar de Food Eat
      Food Eat

      Pensava que isso das criptomoedas dava dinheiro

      1. Avatar de Alexandre Clemente
        Alexandre Clemente

        E faz, usei o lucro para outras coisas e acumulei vários cryptos para vender quanto tiver mais alto, é só ter paciência que o dinheiro vem….

  12. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Já aqui disee e volto a repetir .

    Os consumos de energia quer de graficas quer de cpus não pode continuar como até aqui, sempre a subir.

    A tal falada sustentabilidade fica em causa …

    Esta na altura de alguém fazer ver isso à própria indústria.

    Os consumos deveriam ser menores e não o contrario …

    Comprar graficas que foram todas espremidas para minerar penso ser mau negócio, por razões óbvias …

  13. Avatar de Badoxa
    Badoxa

    Como já foi dito num video do LTT, compra de gráficas usadas em mineração só compensa se o preço estiver por voltar de 1/3 do MSRP. É um pouco de roleta russa e por essa razão não vale a pena comprar se estão só 100€ mais baratas que o MSRP.

  14. Avatar de SANDOKAN 1513
    SANDOKAN 1513

    Já não valem nada.Ora,ora.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Ainda fazem a alegria de muitos!

  15. Avatar de Orl
    Orl

    Ainda vão a tempo de fazer algo útil com as criptomoedas, comprem uma guilhotina para lá porem quem as inventou.

  16. Avatar de Grunho
    Grunho

    Não se assustem, podem sempre trocá-las por papel comercial do BES.

  17. Avatar de Octávio
    Octávio

    Eu estou a comprar. Alguém quer despachar uma?

  18. Avatar de Fernando
    Fernando

    LOL… eu não gastava dinheiro nestas gráficas, mas fazia o favor de aceitar uma de graça.