Quase 80% não concorda que os smartphones não tragam carregador na caixa

37 Comentários

Sempre que compramos um smartphone novo, estamos habituados a que seja normal este trazer outros acessórios na caixa. Os mais comuns são o carregador e os auriculares. No entanto, alguns equipamentos mais recentes, como o iPhone 12 da Apple, deixaram de incluir o carregador juntamente com os telefones.

Assim, na questão desta semana, quisemos saber se os nossos leitores concordam com a não inclusão do carregador na caixa dos novos smartphones. E a esmagadora maioria não está de acordo com esta decisão.



Concorda que os novos smartphones não tragam carregador na caixa?

Finalizada a questão da passada semana, segue então agora a divulgação de todos os resultados através da análise das 2.380 respostas obtidas.

De acordo com as votações, não há qualquer dúvida de que a grande maioria não concorda que os novos smartphones não tragam carregador na caixa. Em números concretos, 79% dos leitores, o que correspondeu a 1.886 respostas, indicou que não concorda que este acessório deixe agora de fazer parte dos equipamentos que vêm junto com o telefone.

Por sua vez, apenas 21% dos votantes diz que concorda com o facto de os carregadores deixarem de vir na caixa dos smartphones (494 votos).

Resultados em gráfico

Para uma melhor perceção visual, segue então o gráfico com os resultados:

Concorda que os novos smartphones não tragam carregador na caixa

Smartphones sem carregador na caixa

Os novos iPhone 12 da Apple já não trazem carregador na caixa. Este decisão da empresa de Cupertino prende-se com questões ambientais. Ou seja, ao remover estes componentes, que já milhões de utilizadores têm nas suas casas, é assim evitado o uso de materiais e processos que são agressivos para o meio ambiente.

Mas também a Xiaomi lançou o seu novo Mi 11 já sem carregador na caixa. E, como já era esperado, a Samsung seguiu igualmente a tendência ao lançar, nesta quinta-feira, o Galaxy S21 também já vem sem este acessório incluído.

Se não respondeu diga-nos então agora se concorda que os novos smartphones não tragam carregador na caixa.


Participe na nossa questão desta semana

Questão desta semana:

Depois do ultimato do WhatsApp mudou para outra plataforma? Se sim, qual?

  • Não mudei. (39%)
  • Telegram (28%)
  • Signal (23%)
  • Discord (3%)
  • Facebook Messenger (2%)
  • Outra (2%)
  • Skype (2%)
  • Hangouts (1%)
  • Wire (0%)
  • Session (0%)
  • Element (0%)

Total Votos: 2.982

Loading ... Loading …


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, para conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Assim, caso queiram ver algum tema votado nas nossas questões semanais, basta deixarem um comentário com o mesmo ou enviem para marisa.pinto@pplware.com.

Comentários

37

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Mas acredito que esses 80% concorda em fazer como a Xiaomi.
    Tens a opção de adicionar ou não o carregador no momento de compra pelo mesmo preço, mas por defeito não vem.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Desconhecia que a Xiaomi fazia isso, está bem pensado e aqui realmente podem utilizar o argumento ecológico.
      Eu por exemplo compro telemóvel de 2 em 2, ou 3 em 3 anos, logo o carregador já está para lá de ultrapassado/estragado.

      1. Avatar de Luis
        Luis

        A sério? Ultrapassado/estragado?

        1. Avatar de André
          André

          3 anos seria normal o que num bom telemóvel, 18w? Agora vais vendo 60…

      2. Avatar de Joao Frango
        Joao Frango

        bem pensado é, mas a forma de carregar que esteve parada muito tempo, tem evoluido bastante. os carregadores antigos sao basicamente “obsoletos” para estes novos topo de gama. para os mais baratos deviam adoptadar esta medida. que normalmente tem tecnologia passada e sao os mais vendidos, melhor para o ambiente. eu confesso ke nao estou preocupado com essa “rapidez” no carregamento. tenho 3 tomadas com carregamento por usb com norma QI e tenho um sem fios a 10W que demora mais tempo que o carregador normal. Mesmo assim meia hora depois ja tenho energia para mais 1 dia. por isso nao vir era igual para mim. pelos vistos 80% das pessoas tem exigencias diferentes.

    2. Avatar de miguel
      miguel

      Não sabia disso se assim for dá ao cliente a escolha e é o mais correcto.

    3. Avatar de V.T.
      V.T.

      Isso está previsto para o mercado chinês, penso que para o resto do mundo ainda não se sabe se vai haver essa hipótese.

    4. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Soube disso da xiaomi e sim, ai acho uma boa escolha por parte da xiaomi, embora no eral não concordo com vir smartphone sem carregador….

  2. Avatar de spyvspyaeon
    spyvspyaeon

    Isso é no meu ver má prática comercial. Eu não compro um aspiador sem cabo de eletricidade, eu não compro bicicletas sem rodas, eu não compro um maço de tabaco sem cigarros! lol

    Isso sem falar dos que compram um determinado telemóvel e quando compram o carregador (que não é o indicado) e frita… Ah pois, a culpa é do gajo que se meteu nisso…

    1. Avatar de Marcelo
      Marcelo

      Não, mas as bicicletas boas são vendidas sem pedais. As Tv’s são vendidas sem cabos HDMI, os Phones bluetooth quase nenhum traz adaptador de corrente…. etc etc etc

      1. Avatar de Hermano Faria
      2. Avatar de João
        João

        Tens alguma razão mas posso te dizer que já me aconteceu comprar uma bicicleta onde me deram os pedais em prol da outra loja que o negou…

      3. Avatar de Luis Henrique Silva
        Luis Henrique Silva

        Essa da bicicleta, vá lá que não vá.
        Agora Tv sem cabo HDMI?? Sério? claro que não vem, os outros aparelhos que se ligam à TV por HDMI ou vem ou não vem cabo hdmi, pois a tv não tem de fornecer esses cabos, e vir com cabo de alimentação é uma sorte…….

      4. Avatar de SergioFerreira
        SergioFerreira

        Se vais usar phones bluetooth, depreende-se que já tens smartphone e o seu respectivo carregador para o carregar…se o smartphone não trás carregador, nem os phones bluetooth carregas…capiche?!

      5. Avatar de Vai-te catar
        Vai-te catar

        Bicicletas boas vendidas sem pedais? Ainda estou para conhecer a primeira. E podes acreditar que conheço muito bem a área.

  3. Avatar de Pedro Fernandes
    Pedro Fernandes

    E de que vale “não concordar” estas Empresas quando tomam decisões não existe nada a fazer mesmo, aguenta.

    Podemos concluir já pelo o lançamento do novo Samsung S21, Samsung que na altura criticou a Apple 😉

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      O valer “não concordar” cabe a nós consumidor final que compramos a produto, se as pessoas não comprarem a ver se eles não voltavam atrás. O poder final cabe a nós apenas, assim como o preço dos telemóveis que é inconcebível um telemóvel valer 1300€ mas as pessoas compram eles querem la saber, o que eles querem é dinheiro e quanto mais gastares mais felizes eles ficam.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      Até pode ser que a Samsung faça o mesmo que a xiaomi, se o fizer, ganha alguns pontos…

      1. Avatar de Pedro Gonçalves
        Pedro Gonçalves

        Continua a não fazer sentido sendo um acessório fulcral e indispensável

        1. Avatar de Luis Henrique Silva
          Luis Henrique Silva

          Sim, tens toda a razão e não digo o contrário, mas se assim o fizer, que pelo menos dê essa escolha, pois eu compraria com carregador.

  4. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se os carregadores já fossem todos com o mesmo padrão, ex: “USB-C” aos anos aqui na União Europeia, até faria sentido ser algo opcional que deveria estar incluído no preço mas que poderia ser adicionado durante a encomenda, para evitar mais coisas desnecessárias.

    Aproveitem e acabem também com os plásticos desnecessários dentro das caixas a envolver as coisas… tanta “preocupação” com o ambiente e continuam a mandar plástico desnecessário com fartura. O plástico externo ainda poderei compreender para manter a humidade e sujidade mais longe do interior, mas dentro da embalagem já não faz mais sentido ambientalmente falando.

    1. Avatar de rjSampaio
      rjSampaio

      fazme lembrar a intro para o Astetix,
      “todos usam usbc, bem todos não, uma pequena vila continua irredutível ao usbc”

      Pessoalmente tenho a anos um único transformador multiporta que suporta varios protocolos de carregamento rápido.

      Os ultimos 3 telefones quase nunca uso o carregador oficial, ou vai para uma gaveta, ou para outro local tipo escritório.

    2. Avatar de Luis Henrique Silva
      Luis Henrique Silva

      De certa parte concordo contigo, mas temos dois problemas, primeiro é que vai demorar muito deixar de se usar usb-a, porque ainda existe por ai equipamentos assim.
      Segundo, cada vez há mais equipamentos com carga de carregamento diferentes, e mais rápidas, e que muitas vezes para encontrar um carregador de outra marca com xW de carregamento não é fácil, eu tenho esse exemplo, tive um redmi note 5 que já tinha carregamento rápido, mas o carregador original não era da potência necessária, andei à procura encontrei um suposto qualcom mas não é original…..
      Eu prefiro que venham com os carregadores adequados do que andar a arranjar um que pode não ser bem adequado e fazer borrada…. por isso…..

  5. Avatar de ItsMeMikey
    ItsMeMikey

    É normal, normalmente aomelhor carregador para os telemóveis que compra é o que o acompanha.
    Dizer que temos muitos em casa nem sempre é verdade.
    Como consumidor posso estar a aproveitar a compra de um novo telemóvel porque o meu actual já esta muito desactualizado e nem o carregador já é o original. A construtora não pode assumir nada e garantir que na caixa venha tudo que o consumidor vá necessitar para garantir o completo e bom funcionamento mínimo do dispositivo.

    O que a Apple fez foi nada mais que um money grab e não tem nada a haver com a consciência ambiental!
    Há uma foto na Net que mostra isso mesmo a quantidade de material que vai para o lixo em termos de papel das embalagens na compra adicional do carregador que funcional melhor com o telefone actual e headphone é altamente criminosa! por tanto a Apple não se importa com o ambiente mas sim com o bolso.

  6. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    O problema é que o carregador original é quase sempre superior ao que se vende no mercado, de marcas terceiras. E para os casos de tecnologias de carregamento rápido proprietárias, como o WarCharge ou SuperVOOC, é preciso mesmo um carregador original para aproveitar essa capacidade. No caso de smartphones de topo em que já se paga uma verdadeira fortuna, é impensável não trazer um cabo e um carregador. Ainda aceito que num smartphone de 100€ venha sem o carregador, por contenção de custos, mas qualquer smartphone acima de 200€ deveria incluir o cabo e o carregador.
    Há muita gente que troca de smartphone, porque vende o anterior e compra um novo, e vai vender o outro com o carregador e cabo.

    1. Avatar de Hermano Faria
      Hermano Faria

      No caso do Iphone 12, trás cabo só nao trás a entrada para a tomada…Agora podiam reduzir os plásticos que trazem? Podiam, por exemplo tenho 4 autocolantes da apple que nao me servem para nada xD
      Vivo bem sem a entrada na tomada? sim carrego ou no computador ou numa entrada de tomada que já tenho aqui com carregamento rápido. O iphone carrega rápido e sem problemas. Já o uso desde o meu iphone anterior e esteve sempre a funcionar bem…

  7. Avatar de x
    x

    Seres humanos que não conseguem viver com um pouco de desconforto no seu consumismo.

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Como é que chamas “desconforto” à utilização de um telemóvel…sem carga na bateria?! E como carregas a bateria sem carregador? E como vendo um telemóvel para comprar um novo sem entregar o respetivo carregador ao novo dono? E porque as autoridades autorizam as marcas a vender um produto incompleto (falta o carregador da bateria) ANTES de “obrigarem” TODOS os fabricantes a utilizarem o mesmo tipo de carregadores? Será por uma questão de falta de tempo para legislar…ou por desconforto?

      1. Avatar de Hermano Faria
        Hermano Faria

        No caso do Iphone, trás cabo para ligares do iphone a uma entrada que ligue a tomada (tipo-c), só nao vem mesmo a entrada na tomada…
        Eu já comprei telemóveis em segunda mão em que nao me deram carregador nenhum e ainda estou vivo…
        Produto incompleto? ou fomos todos habituados a que venha um carregador na caixa, porque se achas incompleto pede também pelicula e capa protetora….
        A tecnologia evolui e cada vez mais depressa, parece e que nao conseguimos acompanhar mais a sua evolução…

        1. Avatar de SergioFerreira
          SergioFerreira

          A falta de película ou capa torna o funcionamento do aparelho impossível??? Que raio de lógica é essa??

          Compraste tlms sem carregador porque queres…uma venda a sério de um smartphone vem com todos os acessórios de origem. Eu, pessoalmente, já duvidava do tratamento que o antigo dono teria dado ao smartphone se nem os acessórios básicos inclui aquando a sua venda em segunda mão.

          Faz muitíssimo mais sentido quereres oferecer a um familiar ou vender o teu smartphone antigo, em prol de comprares um novo… é efectivamente mais “ecológico” do que o deixares a apodrecer na caixa. Se o vendes ou ofereces, logicamente deves incluir um acessório básico como o carregador.

          Parece-me que não se trata tanto de “não conseguirmos acompanhar a evolução das tecnologias”, como se trata de tu te deixares levar por qualquer balela que te enfiem na cabeça.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    Compra um topo de gama com carregamento rápido e usa o carregador normal que tem em casa ,e auriculares deve ser obrigatório .

  9. Avatar de jorge
    jorge

    Quantos mais carregadores vierem com os telefones mais lixo vai ter que ser reciclado, e mais poluiçao se vai fazer.

    1. Avatar de costa
      costa

      vais carregar o telemovel a bater palmas?

    2. Avatar de falcaobranco
      falcaobranco

      A poluição nao está em fazer carregadores mas sim telemoveis novos praticamente todos os meses… mandar bitaites é do melhor qd nao se sabe uma das muitas razões para o aquecimento global…inclusivé isso dos telemoveis já se falou aqui no pplware…

  10. Avatar de V.T.
    V.T.

    É uma politica que as marcas estão a adoptar, porque a Apple teve a coragem de o fazer e os seus clientes não tiveram “tomates” para dizer não à empresa.
    Neste caso a Samsung foi atrás, mas não da pegada ecológica, o que elas querem todas é aumentarem os lucros e acho que se a Samsung tivesse mantido o carregador dentro da caixa teria ganho bem mais do que o retirando!
    Aqui a Samsung esteve muito mal… ponto!

    1. Avatar de Vítor M.

      Estás a tentar contornar a questão. Mais vale aceitares e sofres menos. Porque não há dúvida que são questões económicas que motivam as empresas (mesmo que sejam também ambientais, do ponto de vista deles). Foi apenas triste por parte da Samsung e Xiaomi “gozarem” com a Apple e depois, lá foram atrás deles, novamente. Tu, ficas sempre mal porque achas que a Apple faz as coisas só porque sim. Vais sempre levar com a bisca que atiraste para o ar 😀 sempre. É impressionante 😀

  11. Avatar de Bazinga
    Bazinga

    desculpas esfarrapadas das marcas alegando ecologia para depois cobrarem um preco sibre inflaccionado por um carregador… e sempre que usarem o carregador errado com a amperagem errada estão a levar eternidades a carregar o smartphone

    o chamado greenwashing