Qualcomm apresentou o Snapdragon 855, o SoC dos smartphones de topo no próximo ano

27 Comentários

A grande maioria dos smartphones que estão hoje no mercado têm no seu interior um SoC fabricado pela Qualcomm. A linha Snapdragon tem, ao longo dos últimos 11 anos, equipado mais de mil milhões de smartphones, uma prova única da sua qualidade.

Dando continuidade ao que tem disponibilizado, e mantendo a sua experiência técnica e a sua qualidade, a Qualcomm veio agora mostrar a sua próxima proposta. O Snapdragon 855 vai ser o SoC que vai estar nos smartphones de topo no próximo ano.

Snapdragon 855 Qualcomm smartphones SoC 3D Sonic Sensor

Foi há poucas horas que a Qualcomm deu a conhecer o SoC que será a próxima proposta da empresa para os smartphones de topo do mundo Android. O Snapdragon 855 chega ao mercado com muitas novidades e com muitas tecnologias associadas.

Snapdragon 855, o novo SoC dos smartphones de topo

Ainda não estão conhecidas todas as especificações deste novo SoC de topo, mas a Qualcomm levantou um pouco o véu e mostrou o que esteve a preparar no último ano. O mais importante é mesmo a chegada do 5G aos smartphones, sendo a porta aberta por este SoC e o seu modem Snapdragon X24.

Snapdragon 855 Qualcomm smartphones SoC 3D Sonic Sensor

Esta nova proposta da Qualcomm vem também abrir o caminho para a fabricação de 7nm, algo que a concorrência já conseguiu há alguns meses, com a Huawei a estrear este processo no Kirin 980 e a Apple no A12 Bionic.

A IA var ser ainda mais rápida no Snapdragon 855

No campo da Inteligência Artificial, o Snapdragon 855 traz a 4ª versão da proposta da Qualcomm nesta área. A empresa promete um desempenho 3 vezes superior. A presença do Computer Vision ISP vem também melhorar a fotografia e o vídeo.

Snapdragon 855 Qualcomm smartphones SoC 3D Sonic Sensor

Leitor de impressões digitais é seguro no Snapdragon 855

Uma novidade que chega com este SoC é o 3D Sonic Sensor, o primeiro leitor de impressões digitais ultra-sónico localizado no ecrã, que consegue identificar de forma mais segura os utilizadores.

Espera-se que nos próximos meses surjam as primeiras propostas baseadas no Snapdragon 855 e que nessa altura se conheçam as verdadeiras prestações deste novo SoC da Qualcomm e como se posicionará contra a concorrência.

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mateus Pinto
    Mateus Pinto

    Updates são bem vindos, mas gostava de ver algumas revoluções. Espero que a nível de autonomia real tenha muitos melhoramentos.

    1. Avatar de joao
      joao

      passar de 10nm para 7nm já em si um grande feito…nos desktops ainda comes de 14nm e só para o final do proximo ano é que vao para 10nm.

      mais performance menos consumo, nao é revolucao mas tecnologia de ponta.
      Se nao melhorar 15-25% no consumo e na performance fico desiludido e espero pela segunda geracao de 7nm mais optimizados.

      1. Avatar de joao
        joao

        ja li que a Qualcomm diz que os melhoramentos do CPUs ao da ordem dos 45% e GPU 20%, mas um smartphone não é só processador, por isso se o melhoramento geral do aparelho for da ordem dos 20% tanto em performance como em eficiencia (menor consumo) ja vou por algum dinheiro de lado para fazer upgrade para o ano. Isto mais o aumento da qualidade dos ecras e da camera que tem evoluido sao razoes suficientes para um bom upgrade. (nao para quem tem um SD845 que ja esta safisfeito), eu tenho um SD835 que a minha Maria anda a namorar, e assim tenho desculpa para fazer o upgrade…nao preciso que me chega o sd835….mas sou como as gajas no shopping…nao resistooooo as luzinhasssss…

      2. Avatar de mastermind
        mastermind

        Intel fanboy! a AMD já tem cpus de 12nm faz tempo e a nova geração de EPYC a 7nm que chega ao mercado domestico no inicio de 2019. A Intel é que te chapa com 14 nm e anda as turras para acertar no fabrico de cpus a 10nm!

  2. Avatar de V.T.
    V.T.

    Parece ter uma performance bastante superior ao Kirin da Huawei e até ao A12 fabricado pela TSMC. Vamos ver como se vai comportar o Exynos da Samsung.

    1. Avatar de Eu Mesmo
      Eu Mesmo

      Parece? Onde viste isso? Não duvido que será grande máquina como qualquer 8XX que sai, mas sem valores em concreto não podes dizer isso.

      A não ser que queiras começar FlameWars, por favor posta o link com a fonte.

      1. Avatar de joao
        joao

        nao sabes ir ao google confirmar por ti proprio? demorei 10s a confirmar o que o V.T. disse.

        1. Avatar de joao
          joao

          notar que ele disse “Parece”, isto porque so há ainda valores dados do fabricante e nao testes reais, visto que nao ha ainda aparelhos com ele.

          1. Avatar de Eu Mesmo
            Eu Mesmo

            https://www.phonearena.com/news/Snapdragon-855-galaxy-s10-chipset-geekbench-benchmark-performance-single-multi-core_id108452

            Este Link? Demorei mais de 10seg e são apenas rumores ; )

            Rumor:
            Ouvi dizer que o A13 vai ser inferior ao S865

    2. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      Vem com algum atraso face ao Kirin e ainda são dados teóricos, rumores e afins! Huawei desde o lançamento da câmara dupla é a empresa com mais inovação e o seu know how começa a ter visibilidade no mundo! Espero que a concorrência acompanhe a pedalada para que fasquia esteja sempre alta.

  3. Avatar de Joao
    Joao

    Para aqueles que viram a noticia à uns dias atrás sobre o S10 da SMG ter o Snap8150, aqui fica a explicação :

    https://www.leak.pt/o-qualcomm-snapdragon-8150-afinal-vai-ter-outro-nome/

  4. Avatar de Horácio
    Horácio

    Bom soc para androids mas no mundo Apple é equivalente a um A10 de 2016. Os melhores androids de 2019 tera a performance de um iphone 7, é incrivel como a Apple tem um avanco tremendo sobre a concorrencia

    1. Avatar de pois
      pois

      A propósito, eu sou o pai natal

    2. Avatar de joao
      joao

      alguem parou no tempo……..

    3. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      Horácio..
      Poco F1 270€ com Snapdragon 845 fabricado em 2017
      XS Max 1300€ com A12 fabricado no verão de 2018

      e entretanto o F1 dá abada ao XS em rapidez e fluidez, então o Snapdragon 855 com F2 Arrebenta.

      agora diz-me qual é o melhor, Teorias Teorias Teorias ou Prática ?

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        vai aqui o vídeo
        https://www.youtube.com/watch?v=omto9Q-eS_Q&t

        são os androids com cpu’s inferiores que estão à frente com a optimização muito melhor que iOS com melhor cpu……………..

  5. Avatar de Mikael Korinski
    Mikael Korinski

    Benvindos a 2016 e ao iphone 7 performance, se quiserem um soc a serio experimentem o a12 do novo iphone e ipad. Abraco

    1. Avatar de Claudinei
      Claudinei

      Eu ate gostaria, mas acho q meus rins poderiam me fazer falta depois.

      1. Avatar de Mikael Korinski
        Mikael Korinski

        Rims? Ja ouviste falar em ir trabalhar?

        1. Avatar de Claudinei
          Claudinei

          Duas penas eu sinto de ti: 1 a falta se senso de humor e 2 aqui no Brasil, é extremamente caro os produtos da Apple. Em todo caso, mesmo eu podendo pagar, não acho que valham a pena(péssima relação custo x beneficio). Uso um celular Android que me atende com sobras. Tal como a Samsung, se destacam em alguma coisa por hora, ate que os chineses lhes alcancem, por exemplo os: tab a, s3 e s4 – Com a possibilidade de usá-los como cadernos para a faculdade, por isto cobram mais caro por um hardware com funções específicas. Na Apple vejo um cenário bem pior, temos um hardware bem menos potente, no qual VC pode usar um ecossistema em torno do software. A pergunta que podem estar se fazendo, então como é pior? Pior pq VC fica restrito às coisas que eles quiserem oferecer a VC, aí entra uma questão de filosofia pessoal TB. Um grande abraço e mais senso de humor!

          1. Avatar de Mateus Pinto
            Mateus Pinto

            Não ligues ao miúdo, ainda por cima escreve com 2 nomes diferentes. Ele em vez de comprar creme para as espinhas gasta o que os papás lhe dão no PC e telemóvel e acha que a maioria não tem que fazer ao dinheiro que gastar num iPhone, quando pode comprar um superior poupando 40% do valor. E como não tem outra justificação já que o ecrã, câmara, etc são batidos por outros terminais mais baratos, vive dos números do benchmark e nem se lembra que o iOS é tão atrasado que até faz parecer o S60 (symbian) atual…

        2. Avatar de Toni da Adega
          Toni da Adega

          Ou entao voltar para a escola, aparentemente isso dá direito a iPhone

    2. Avatar de Renato Nismo
      Renato Nismo

      com o Poco F1 de 270€ até te dás mal por teres pago 1300€ pelo xs max e 1800€ pelo ipad que não faz nem um quarto de um pc..
      https://www.youtube.com/watch?v=omto9Q-eS_Q&t

      agora pensa um android de 1300€ e um pc de 1800€, já que o Mate 20 PRO já matou os novos iphones em todos os aspectos e custa bem muito menos 😉

      1. Avatar de Renato Nismo
        Renato Nismo

        e entretanto bem-vindo a 2012, 2013, 2014 e afins.. as tecnologias dos últimos iphones já foram utilizadas pelos android desde 2009…………. 😀

  6. Avatar de ARKAN
    ARKAN

    Séra que realmente cumpre o que promete ? e será que a Samsung vai por no s10 e nas suas variantes ?

    1. Avatar de Mateus Pinto
      Mateus Pinto

      Nenhum SoC, carro etc cumprem o que prometem. Vai ser um dos melhores de 2019, daí a alguém sentir a diferença…