Qualcomm e Microsoft desenvolvem chip para a Internet of Things

6 Comentários

A Qualcomm é um dos pesos pesados no desenvolvimento de chips para smartphones. No entanto, a gigante tecnológica está a alargar a sua abrangência e apresentou um chip especialmente concebido, em conjunto com a Microsoft, para a Internet of Things.

A introdução foi feita na 5G Summit, em Barcelona. Ainda são desconhecidos os equipamentos que receberão este chipset, mas será que a Microsoft irá surpreender?

Qualcomm Quick Charge 4.0 smartphones Android Xiaomi


A Internet of Things é já uma realidade, mas ganhará uma nova dimensão no futuro com a próxima geração de redes móveis. Tendo em conta esta realidade, a Qualcomm anunciou o seu novo chip na 5G Summit, em Barcelona.

Este chip foi desenvolvido em conjunto com a Microsoft, especialmente no que ao software diz respeito. Este é certificado e otimizado para o sistema operativo Azure Sphere Internet of Things (IoT). Tal como o nome indica, este SO baseado em Linux foi especialmente concebido para dispositivos IoT.

A Microsoft colaborou ainda na segurança acoplada a este chip. Para além dos elementos implementados no hardware, pela Qualcomm, a empresa de Redmond disponibilizou os serviços do Azure Sphere security cloud.

Qualcomm e Microsoft desenvolvem chip para a Internet of Things

Temos o prazer de expandir o nosso amplo portfólio de soluções para a Internet of Things e adicionar os poderosos recursos do Microsoft Azure Sphere no nosso próximo chipset. Esperamos permitir novas transformações de negócios emocionantes para os clientes numa variedade de verticais, onde a computação avançada, a conectividade de baixa latência e a segurança de ponta a ponta podem fazer uma diferença importante.

| Jeffery Torrance, Vice-Presidente da Qualcomm Technologies

As duas gigantes tecnológicas dão assim um passo em frente nas suas ambições para a IoT. Não foram especificadas as características do chip em pormenor. Para além disso, não foram adiantados, para já, os dispositivos em que estará presente.

Conheça mais sobre a Internet of Things (IoT)

O que é a Internet das Coisas (IoT)? Isso é seguro?

Comentários

6

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Só espero poder comprar sempre coisas sem serem smart.
    Aceito que haja quem queira uma torradeira inteligente, mas eu não quero.
    Espero que não aconteca como nas tvs, onde é impossivel comprar uma dumb tv.

    1. Avatar de nao digo
      nao digo

      So tens que te adaptar, nao te adaptas ficas pra traz….
      Uma smart TV não é necessáriamente IOT, e uma torradeira IOT nao tem de necessáriamente estar ligada a internet.
      Uma torradeira IOT simplemente significa que quando a torrada esta no ponto que queres avisa-te pelas luzes ou pelo google Home, mas nao tem que obrigatoriamente que o fazer.
      O grande poblema do “actual” IOT é que fazem com que tudo funcione exclusivamente pelo telemovel e esse é o grande erro, eu quero chegar a casa e ligas as luzes nos botoes nao quero ter que tirar o telemovel para o fazer. Quando mais cedo as empresas virem isso melhor!!

  2. Avatar de João Alberto Bendlin Junior
    João Alberto Bendlin Junior

    Blue screen of death in lot of things

  3. Avatar de Joao Ptt
    Joao Ptt

    Se forem tão bons na segurança, privacidade e fiabilidade do novo chip como são com o Windows 10, a coisa advinha-se de evitar por completo.

  4. Avatar de Joca Silva
    Joca Silva

    É incrível a quantidade de comentários de bota-abaixismo relativamente a qualquer novidade tecnológica que seja publicada no Pplware.

    Questiono-me o porquê destas pessoas seguirem e comentarem sites de teconologia. Já sabemos que para eles, o Windows XP é que é bom, o Nokia 3310 faz tudo o que é preciso, os carros nem sequer deviam ter rádio, etc.

    Eu pessoalmente acho que vivemos numa época extraordinária, com revoluções brutais em variadíssimas áreas, em que muitas delas vão determinar o futuro dos nossos filhos.

    Vá pessoal, saiam um bocadinho do Restelo 🙂

    1. Avatar de Vítor M.

      Bom dia. São apenas 3 ou 5% dos comentários totais que mostram comentários de bota abaixo ou com laivos de tal. Felizmente há muitos mais a exaltar a tecnologia, muitas vezes opinando sobre a mesma, outros a questionar sobre a mesma e outros ainda a ligar os pontos, entre o passado, o presente e o futuro. Mas, claro, como uma sociedade de vários níveis culturais e sociais, haverá sempre quem exalte a sua frustração. Mas sim, é preciso ver para lá da outra margem.

      Cmps.