Qual é para si a melhor fabricante de chips gráficos?

44 Comentários

Recentemente as duas grandes fabricantes de placas gráficas apresentaram ao mundo o suas novas gamas de produtos. A primeira foi então a Nvidia que no início de setembro anunciou as suas potentes GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090. Já no final de outubro, foi a vez da AMD revelar as suas novas GPUs, Radeon RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT.

Depois destas novidades, o mercado das gráficas ficou ainda mais competitivo. Neste sentido, na nossa questão desta semana queremos então saber qual é para si a melhor fabricante de chips gráficos.



Qual é para si a melhor fabricante de chips gráficos?

Depois que a Nvidia e a AMD apresentaram as suas novas placas gráficas, os gamers viram-se perante uma complicada tarefa para escolher qual o melhor equipamento para responder às suas necessidades e, claro está, que esteja de acordo com a sua carteira.

Vamos recordar um pouco sobre cada uma das placas apresentadas por estas duas fabricantes.

Nvidia GeForce RTX 3070, RTX 3080 e RTX 3090

A Nvidia anunciou oficialmente a segunda geração da sua gama GPUs GeForce RTX Series 30. Foram assim apresentadas as potentes placas gráficas RTX 3090, RTX 3080 e RTX 3070, com arquitetura Ampere e prometem um desempenho superior ao conseguido pela geração anterior.

De acordo com a Nvidia, as novas placas gráficas são capazes de oferecer até 2x o desempenho e 1,9x a eficiência energética comparativamente à geração anterior baseada em Turing.

Especificações da gama RTX 30 da Nvidia:

  • a GeForce RTX 3080 foi lançada a 17 de setembro por 699 dólares (~592 euros). É 2x mais rápida do que a RTX 2080. Traz 10 GB de memória GDDR6X e é capaz de correr jogos com resolução 4K a 60 fps.
  • já a GeForce RTX 3090 foi lançada a 24 de setembro por 1.499 dólares (~1.270 euros), sendo conhecida como “BFGPU” – Big Ferocious GPU. Traz um silenciador e 24 GB de memória GDDR6X, o que lhe permite lidar assim com os algoritmos de IA mais complexos. Esta placa promete ser 50% mais rápida do que a Titan RTX e é capaz de correr jogos 8K a 60 fps.
  • Por fim, a GeForce RTX 3070 chegou em outubro por 499 dólares (~422 euros). Será mais rápida do que a RTX 2080 por menos de metade do preço, e ainda 60% mais rápida do que a RTX 2070. Vem equipada com 8GB de memória GDDR6 e consegue correr jogos com resoluções 4K e 1440p.

Pode conhecer todos os pormenores destas novas placas aqui.

AMD Radeon RX 6800, RX 6800 XT e 6900 XT

As novas placas gráficas da AMD RX 6800, RX 6800 XT e RX 6900 XT vão ser concorrentes à altura dos equipamentos da Nvidia.

Especificações da s novas GPUs da AMD

  • RX 6800

É a mais básica de todas e utiliza um GPU Navi 21 XL. Vai competir com o modelo básico da Nvidia, a GeForce RTX 3070 ou também com a RTX 2080 Ti. Vem equipada com 60 unidades de computação, um base clock de 1815 MHz, um boost clock de 1205 MHz, 16,17 teraflops e 16 GB de memória GDDR6. Consome 250 watts de potência, o que é menos 10 do que a RTX 2080 Tu Founders Edition da Nvidia. A RX 6800 custará 579 dólares (~493 euros) e ficará disponível no dia 18 de novembro.

  • RX 6800 XT

Traz um GPU mais potente, o Navi 21 XT e poderá ser uma concorrente direta da RTX 3080. Ao nível da memória, a gráfica traz 16 GB GDDR6 e promete ser capaz de superar a RTX 3080 em vários jogos de computador, quer na resolução 4k ou 1440p, conseguindo ainda um menor consumo energético. Traz um base clock de 2015 MHz, boost clock de 2250 MHz, 20,74 teraflops de desempenho e ainda 72 unidades de computação. O preço desta placa será de 649 dólares (~553 euros) e também ficará disponível no dia 18 de novembro.

  • RX 6900 XT

Topo de gama alimentada pelo GPU Navi 21 XTX, que é assim o mais poderoso da AMD. Esta placa será então a que vai jogar no mesmo campeonato de elite da RTX 3090 da Nvidia. Traz consigo uma 16 GB de memória GDDR6 e consegue um poderoso desempenho, mas com menos energia, a um valor bem mais baixo do que a RTX 3090.Vem com 80 unidades de computação, conta com 23,04 teraflops, mas o base clock mantém-se nos 2015 MHz, podendo aumentar para os 2250 MHz. A RX 6900 XT vai custar 999 dólares (~851 euros) e chegará ao mercado a 8 de dezembro.

Todos os três modelos são baseados na arquitetura RDNA 2, a mais recente tecnologia da AMD, que, por conseguinte, também é encontrada na PlayStation 5 e na Xbox Series X. Trazem ainda um tradicional design de slot 2,5, com conexões PCIe e um sistema triplo de ventilação para refrigerar as placas.

Desta forma, na nossa questão desta semana gostaríamos de saber qual é para si a melhor fabricante de chips gráficos.


Participe na nossa questão desta semana

Qual é a melhor fabricante de chips gráficos?

  • Nvidia (71%)
  • AMD (29%)

Total Votos: 2.064

Loading ... Loading …

Obrigado pela vossa participação!


Nesta rubrica colocamos uma questão sobre temas pertinentes, atuais e úteis, de modo a conhecer a opinião e tendências dos nossos leitores no mundo da tecnologia, sobretudo no nosso país.

Deixe-nos então sugestões de temas na caixa de comentários ou envie para marisa.pinto@pplware.com

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João
    João

    até aos dias de hoje Nvidia sem dúvida… agora veremos o que para aí vem =) já houve por parte da AMD algumas aproximações no passado, mas nunca levou a melhor.. falta concorrência no mercado das GPU’s vamos lá ver se é desta que a AMD dá o salto… Intel tb vem a caminho… o consumidor agradece

  2. Avatar de Celso
    Celso

    A AMD tem o melhor custo benefício. O meu portátil tem um ryzen 7 e um VEGA 10 e acho que dá bem conta do trabalho apesar de jogar só uns jogos do game passe como forza e assim. Para jogar uso a xbox e de futuro a nova xbox que chega dia 10 eheheh

    1. Avatar de Filipe Rafael
    2. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Quem quer saber de custo beneficio? O que interessa é o melhor, nem que custe 4 ou 5 vezes mais.

      1. Avatar de Celso
        Celso

        Rapaz eu tenho posses para comprar um pc gamer com a nvidia mais xpto mas como disse para jogar uso consola

      2. Avatar de Jiba
        Jiba

        Compra um threatripper pra jogar cs. Já que o preço não importa… Mais 10 fps por mais 500€ parece ser aceitável =’)

    3. Avatar de Thiago
      Thiago

      Ambas oferecem mesmo serviço com o preço a facilitar no AMD… Os Drivers pra Linux são suportados no AMD muito melhor. No entanto quem for pagar absurdos a NVIDIA tem a melhor placa.

  3. Avatar de Filipe Rafael
    Filipe Rafael

    Para mim a AMD, claro! Sempre gostei da AMD e sempre irei gostar. A NVidia só tem um defeito é demasiado cara!

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Então mas queres falar do que estás disposto a pagar ou qual consideras melhor?
      Ou vais considerar melhor aquilo que estás disposto a pagar ?

      1. Avatar de Gabriel Neves
        Gabriel Neves

        A amd é a melhor, sem dúvida nenhuma, pegas em 200€ e vais comprar uma gráfica da NVIDIA e eu pego em 200€ e compro uma gráfica da AMD e depois vamos ver quem tem mais fps no mesmo jogo com as mesmas configurações

  4. Avatar de PGomes
    PGomes

    Já houve alguns anos, em que a ATI/AMD tinha as melhores gráficas.
    Mas nos últimos anos a nVidia tem estado muito forte.
    Do que se sabe das RDNA2, parece que a AMD vai voltar a competir taco a taco com a nVidia.

  5. Avatar de Jota
    Jota

    A Nvidia de lonnnnnnnnnnnnnnnnnnge!

    1. Avatar de trolitó
      trolitó

      é mesmo !!!! de longe a ver a AMD a ganhar eheheheh

  6. Avatar de Victor
    Victor

    Atualmente, AMD

  7. Avatar de Tiago Alves
    Tiago Alves

    Por algum motivo, tanto PS5 como Xbox series X usam uma gpu da AMD

    1. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Por motivos apenas de custo, mais nada. Porque se metessem chip NVIDIA nas consolas elas não custariam o que custam iriam ser mais caras.

    2. Avatar de ...

      A sorte da PS5 e Xbox é que não precisam actualizar os drivers da Gráfica…

      1. Avatar de PGomes
        PGomes

        Sim, precisa de atualizar drivers.
        Faz parte dos updates de firmware da consola.

    3. Avatar de RM
      RM

      A razão é CPU + GPU integrado. A AMD tem actualmente a melhor solução.

      1. Avatar de Luís Silva
        Luís Silva

        Só nisso, mas aqui estamos a falar de gráfica dedicada, porque integrados já todos sabem que a AMD faz melhor no vou, porque em performance a Intel foi melhor digo performance de processamento e não gráfico, e sim a AMD faz melhor no gráfico integrado.
        No que toca a dedicada, creio que a NVIDIA faz melhor embora amd não seja mão de toda, embora a NVIDIA faça mais caro mas o que é facto é que anda sempre uns passos à frente da AMD.

    4. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Porque achas que uma PS5 vai custar uns miseros 400/500 EUR?

    5. Avatar de AJ
      AJ

      Foi custo/beneficio mas pode ser uma grande estratégia da AMD e acredito que esta arquitetura esteja muito forte e quem sabe tão ou mais forte que a NVidia…

  8. Avatar de Luís Silva
    Luís Silva

    Sempre gostei mais das nvidia, embora numa coisa ou outra gosto da AMD em ligação de ecrã externo. Mas de resto acho NVIDIA melhor.

  9. Avatar de SMOKESCREEN
    SMOKESCREEN

    NVIDIA é a melhor.

  10. Avatar de joao matos
    joao matos

    Isto é um dos temas que utilizamos para fazer preenchimento, pelo simples facto gerar sempre grande discussão. Pessoalmente nVidia, e dentro das placas com este chip existem marcas que evito. Diria…cada um que compre o que quiser. Interessa é que se fique satisfeito.

  11. Avatar de Bruno M.
    Bruno M.

    AMD pelo custo / benefício!

  12. Avatar de Bruno
    Bruno

    Depende do prisma por que se quer olhar. Se formos ver por apenas performance, NVidia é superior. Se quisermos ver por preço por performance, AMD é melhor. O que é excelente neste momento, porque andámos aí muito aninho a comer só com NVidia nas GPUs e Intel nas CPUs, a competição era pouca, logo a inovação também. Esperar para ver as novas GPUs da AMD, ansioso pelo que pode aí vir!

  13. Avatar de JimMorrisson86
    JimMorrisson86

    A Nvidia está sempre um passo à frente a nível de performance.
    Quanto ao custo/benefício temos o exemplo antigo da RTX2070 e a RX5700 com performance semelhante.
    A RTX2070 era mais cara mas, não tinha problemas de drivers, não consumia tanta energia como a RX.
    Sou suspeito porque tenho uma RX5700.

  14. Avatar de agamotto
    agamotto

    Visto que as AMD 6xxx ainda nem saíram este questionário peca por prematuro. Mas vai dar muitos clicks! Fanboy flamewar ahead.

    1. Avatar de Jorge Santos
      Jorge Santos

      A questão aqui colocada é qual o melhor fabricante de chips gráficos, não a melhor placa gráfica. Falha de interpretação 😉

      1. Avatar de agamotto
        agamotto

        Apenas se poderá avaliar a performance da arquitectura RDNA2 quando as gráficas estiverem no mercado. Até lá não faz sentido este tipo de votações.

    2. Avatar de Luís Silva
      Luís Silva

      Mesmo assim a NVIDIA está sempre à frente.
      A única coisa que a AMD faz bem ê no vou com gráficos integrados coisa que a Intel não consegue bem, e hoje em dia parece em termos de CPU a AMD está a superar um pouco, mas é só na tecnologia de fabrico..

  15. Avatar de Jorge Fernando
    Jorge Fernando

    hoje? A nvidea, de longe. Até porque neste momento é impossível conseguir comprar a nova geração tanto da nvidea como da AMD por isso temos de olhar para a geração anterior. Agora mesmo olhando para a próxima geração não sei até que ponto a nvidea não irá fornecer mais performance para o utilizador mesmo que a nível de performance bruta as próximas AMD sejam mais ou igualmente potentes e mais baratas.

  16. Avatar de JJ
    JJ

    Para mim a AMD,sem sombra de duvidas! Sempre gostei da AMD e sempre irei gostar. Até porque trbalho com computação gráfica e sempre achei vantagens na AMD. Quanto À Nvidia, para além de cara, só é ou era melhor para jogos porque estavam optimizados para elas, está-se a ver um inversão nessa tendÊncia.
    Basta ver por exemplo na apple ( não sou Fan da apple, só para avisar) os jogos corriam melhor como menos maquina, porque eram optimizados para as api’s apple. Apenas a minha umilde opinião

  17. Avatar de Indignado
    Indignado

    Deixei a ATI de lado no dia em que os drivers começaram a necessitar de ter o .net-framework instaldo para funcionarem correctamente. Os drivers servem para “facilitar” a comunicação entre o sistema operativo e o hardware quando é necessário algo mais para esta comunicação existir algo está errado.

  18. Avatar de Henrique
    Henrique

    Em termos de custo e performance/custo escolheria a AMD que até em termos de monitores se torna mais económica devido ao FreeSync.
    Só há um factor que ainda me faz optar por Nvidia que é o software. Que eu saiba ainda não existe na AMD algo equivalente aos filtros que se aplicam no geforce experience e isso para mim é fundamental em alguns jogos.

  19. Avatar de RM
    RM

    Alguém dá importância à eficiência energética (TDP) das GPU’s, para além da performance e preço ?

  20. Avatar de AlexX
    AlexX

    Para mim as Quadro. Votei Nvidia porque acho fazerem parte dessa turma, se votei mal, está feito.

  21. Avatar de Ze
    Ze

    Tenho AMD, mas reconheço que a Nvidia está ainda à frente da AMD.

  22. Avatar de Helder
    Helder

    Neste momento Nvidia, mas se AMD resolver os problemas constantes de drivers, como aconteceu na recente 5700 XT que estive quase para comprar, mas devido aos problemas constantes de drivers optei pena nvidia 2070 super, penso que brevemente passará á frente por questões de relação performence verso preço.

  23. Avatar de J.Santos
    J.Santos

    Daqui a uns anos, vamos ver os chips gráficos dos smartphones, tipo Adreno, a aparecer.